BrasileirasPeloMundo.com
EUA Turismo Pelo Mundo

Turismo em Portland, Oregon

Portland está ficando cada vez mais famosa nas notícias e torna-se o destino de muitas brasileiros. Além disso, tem um bom mercado de trabalho e aposta em uma economia verde, atraindo muitos ambientalistas. Neste texto vou comentar sobre atividade de turismo em Portland, no estado do Oregon. 

Turismo básico

Toda cidade tem atrações básicas, que todo turista deve conhecer. Assim como a Estátua da Liberdade em Nova Iorque, a Torre Eiffel em Paris, e o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, Portland também tem pontos turísticos bem famosos. Entre eles, o Voodoo Doughnut, que é uma loja que vende donuts horríveis, mas que são famosos e as pessoas fazem fila para comer. São mais de 50 sabores em cores e formatos (incluindo boneco vudu e órgão reprodutor masculino) para escolher. 

O Rio Willamette corta a cidade de Portland e mais de dez pontes conectam as partes leste e oeste da cidade. A Ponte Burnside tem uma placa famosa escrito Portland, Oregon, com a imagem de uma rena. Na época de festas de fim de ano, o nariz da rena fica vermelho. Para observar o rio e as pontes, é legal andar no teleférico (tram) da cidade. 

A ponte mais nova, chamada Tilikum não permite a passagem de carros e caminhões. Apenas transporte coletivo, bicicletas, e pedestres. A ponte Saint John’s fica um pouco mais afastada, mas tem um formato lindo e é ótima para fotos, com uma floresta no fundo e um parque embaixo da ponte. As pontes Burnside, Hawthorne, Morrison, e Broadway se abrem ao meio, eventualmente, para a passagem de barcos maiores.

Outro lugar interessante em Portland é a livraria Powell’s. Com livros novos e usados, se autoproclama a maior livraria independente do mundo. Os três andares e diversos salões coloridos possuem cerca de um milhão de livros. 

Portland tem um museu grande (Portland Art Museum) que fica no centro. Na frente, tem uma rua exclusiva para pedestres bem arborizada. Sempre tem exposições interessantes e são apenas cinco dólares nas sextas-feiras depois das 5 da tarde. 

Remanescente da exposição do Kehinde Wiley no Museu de Arte de Portland

Leia também: Extensão do visto de turista nos EUA

Natureza

Portland tem muitos parques e a cobertura florestal da cidade é cerca de 30%. Isso mesmo, quase um terço da cidade é coberto por árvores. Entre os parques famosos tem o Forest Park com várias trilhas; Washington Park com zoológico, arboreto,  jardim japonês, e jardim de rosas; Laurelhurst Park e Mount Tabor. 

Próximo a Portland também existem muitas áreas naturais para trilhas. A cachoeira Multnomah Falls é uma das maiores dos EUA e fica cerca de 30 minutos de Portland. Existem vários rios próximos para acampar ou fazer rafting no verão. O litoral do Oregon fica cerca de 1:30hrs e oferece um cenário de tirar o fôlego. Só não dá pra entrar na água porque é muito frio. 

Próximo a Portland também fica o Monte Saint Helens, um vulcão que implodiu. E a outra montanha próxima é o Monte Hood. Ambas podem ser vistas em alguns observatórios da cidade (Pittock Mansion no Forest Park, topo do teleférico). No inverno, uma atividade legal é esquiar no Monte Hood. 

Compras

Nos EUA, é comum ver taxas extras ao final de cada compra. No estado do Oregon elas não existem!!! A Black Friday aqui é uma loucura, atraindo pessoas de outros estados e até outros países, como o Canadá. Por exemplo, um celular ou computador, pode sair até $100 mais barato, comparando com lugares que cobram taxas de comércio. Além disso, Portland tem dois grandes shopping (Pioneer Place e Lloyd Center) com marcas famosas. Ao redor da cidade também há muitos outlets, lojas com desconto extra, para aqueles que gostam de gastar dinheiro ou estão a procura de descontos. 

Comida 

Portland é famosa pelos food trucks, onde pode-se encontrar comida de todo o mundo, inclusive brasileira, Se tiver com saudade de comida do Brasil, não deixe de visitar o Brazilian House e Pop’s Pantry. Através dos food trucks eu conheci a culinária da Coréia, Líbano, Alemanha, Índia, Tailândia, e vários outros lugares por um preço acessível. 

A cidade respira sustentabilidade e as opções de comida não ficam de fora. É fácil de encontrar alimentos orgânicos nos mercados. Durante o verão, dezenas de feiras (farmer’s market) vendem produtos locais e exóticos, como cogumelos e frutas vermelhas selvagens, kombucha, e ervas medicinais. Embora a maioria das feiras só ocorram no verão, existe uma que dura o ano todo e acontece todo sábado de 8 da manhã até as 2 da tarde. Ela fica localizada no South Park Blocks, na altura da Portland State University, a maior universidade da cidade. 

Portland é apontada como um das culinárias mais variadas dos EUA. Além dos food trucks, existem restaurantes renomados. A maioria dos restaurante oferece pratos vegetarianos bem gostosos, e muitos contam com opções veganas. Morar aqui me ajudou a melhorar meus hábitos alimentares. Hoje eu entendo que não preciso comer carne em todas as refeições. 

Diversão para maiores

Portland é bem famosa por cervejas locais. Aparentemente a região é favorável para o crescimento de lúpulos diferenciados. Existem cervejas de todos os tipos, sabores, cores, e muitas cervejarias locais. Alguns bares tem mais de 100 opções de cervejas. Existem várias cervejarias (chamadas de brewery) que oferecem um tour pela fábrica em alguns horários da semana. 

Sidra e vinho também tem um mercado bom por aqui. Sidras de diferentes frutas vermelhas, pêssego, pera, maçã, e outras iguarias também tem forte produção local. Próximo à Portland, é possível fazer degustação de vinho e visitar vinhedos. O local mais perto é na área de Hood River, seguindo o famoso Fruit Loop, uma rota pelas fazendas locais. 

Nos EUA, só se pode beber com 21 anos ou mais. A maioria dos bares vai pedir a identidade (se não tiver identidade americana, só vale o passaporte). Clubes de strip-tease são um grande fênonemo em Portland e também só são permitidos para maiores. A mesma regra para a compra de maconha. O uso recreacional é permitido e existem muitos produtos além das flores. É possível comprar doces, vaporizadores, ceras, óleos, e diversos produtos canábicos. Mas todas as lojas que vendem (dispensaries) vão verificar a identidade.

Leia também: Seattle, uma cidade diferente do padrão americano

Bairros 

Costuma-se dizer que Portland é uma cidade de bairros. Isso facilita a locomoção e acessibilidade na cidade. Os serviços não ficam concentrados em apenas um local. Alguns dos distritos mais turísticos e famoso incluem Alberta, Pearl District, Mississippi, Hawthorne, Belmont, e o centro (downtown).  

Contraste entre parques e prédio no parque Tanner Springs, no Pearl District

O único “problema” de Portland é a chuva constante no inverno. O verão é 200 vezes mais animado e com mais eventos do que o outono/inverno, com muitos festivais de música gratuitos. Alugue uma bicicleta (ou um patinete elétrico), se hospede em um Airbnb, vista roupas engraçadas, e explore a cidade como uma verdadeira local.

Related posts

Tudo que você precisa saber para morar nos EUA

Liliane Oliveira

Turismo na região de Halkidiki na Grécia

Aimée Bardella Aihst

EUA – Brazilphobia

Felicia Jennings-Winterle

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação