BrasileirasPeloMundo.com
Curiosidades Pelo Mundo Ilha de Man

Governo, idioma e moeda na Ilha de Man

Desde quando resolvi que iria me mudar para a Ilha de Man, sou cercada por perguntas curiosas que se repetem. É bastante compreensível pelo fato de ser um país pouco conhecido e por não haver quase nenhum material em português sobre a ilha, salvo alguns blogs de viagem que tratam sobre pontos turísticos e sobre a famosa corrida de motos, entretanto tudo é apresentado de forma bastante objetiva.

Por conta disso, resolvi escrever algumas informações a respeito do país explicando sobre a forma de governo, a língua falada, moeda utilizada e algumas peculiaridades.

1. Governo

Uma das perguntas mais comuns que tenho ouvido é quanto à localização e governo da Ilha de Man: “- Você mora no Reino Unido?”. A resposta certa é não. A Ilha de Man não faz, formalmente, parte do Reino Unido, nem integra a União Europeia. Não tem representação parlamentar nem no Reino Unido e nem na União Europeia.

A Ilha de Man faz parte das Ilhas Britânicas. Não é subordinado ao Reino Unido e é uma dependência da coroa, com seu próprio parlamento que é chamado de Tynwald. Esse parlamento foi fundado pelos nórdicos e é o parlamento contínuo mais antigo da Europa, com mais de 1000 anos. Os moradores da ilha são chamados de “manx” e são considerados britânicos.

Apesar de toda essa independência, as relações internacionais e defesa do país são feitas pelo Reino Unido. Um exemplo efetivo dessa relação pude perceber ao solicitar meu visto, ainda no Brasil, pois precisei me dirigir ao consulado do Reino Unido para realizar todo o processo.

O governo da Ilha de Man é uma Democracia Representativa Parlamentar e se organiza da seguinte maneira: o chefe de Estado é o Senhor de Mann (Lord of Mann), que é uma posição hereditária exercida pelo monarca britânico, atualmente é a rainha Elizabeth II.

O tenente-governador, ou vice-governador, é nomeado pela rainha sob recomendação do Secretário de Estado da Justiça do Reino Unido por um mandato de cinco anos e exerce o poder executivo em nome da rainha. O Ministro Chefe é eleito pelo Tynwald, seguindo todas as eleições gerais da Casa das Chaves (House of Keys – que é o estamento mais baixo do Tynwald) e é válido por cinco anos até as próximas eleições gerais.

É um pouco confuso, eu sei, por isso muita gente não entende imediatamente todo esse arranjo singular. Mas vamos com calma, é só uma introdução ao país.

2. Idioma

Desde 1985, as línguas oficiais da Ilha de Man são o manx e o inglês. O manx tem sido tradicionalmente falado, mas agora é considerado criticamente ameaçado. Essa língua, também conhecida como gaélico manx, está intimamente relacionada com o gaélico escocês e irlandês, embora seja diferente deles. O inglês é o idioma principal da Ilha.

Todos os departamentos do governo usam o inglês e o manx em toda a documentação e sinalização oficial do país. Os nomes das ruas e cidades também são escritos em linguagem dupla.

3. Ilha do Homem ou Ilha de Man?

Uma outra pergunta que ouço bastante é: “- Então você mora na Ilha do homem?”. Respondo logo, já acertando o equívoco: – Moro na Ilha de Man.

É comum traduzirem a palavra Man, porém trata-se de um substantivo próprio. Eu mesma precisei vasculhar algumas informações para compreender melhor essa história, foi então que encontrei alguns escritos interessantes que me ajudaram a discorrer melhor sobre o assunto.

Nessa escavação quase arqueológica, encontrei materiais antigos com várias hipóteses para a origem do nome da Ilha. O nome manx da ilha é Mannin, é daí que vem o Mann.

A forma contraída da palavra é usada frequentemente em inglês, Mann, é derivada do Mannin, embora às vezes o nome seja escrito apenas como Man. Pelo país, é possível ver essa variação nas placas onde aparece o nome da Ilha. Ora lemos Ilha de Man, Ilha de Mann, Mannin ou somente Mann.

Diferentes origens foram atribuídas ao nome Mann ou Mannin. Uma das prováveis hipóteses é a de que os nomes das tribos antigas invariavelmente precederam os nomes dos países que eles ocupavam. Mann foi originalmente habitado por uma tribo da raça primitiva que povoou a Irlanda. Esta tribo foi chamada Manninee ou Mannanee. Manninagh indica nativo e, Manninee, nativos de Mann. O nome de Mannin ou Mann foi emprestado desses habitantes e indica a terra ou o país do Manninee.

Também há uma lenda que diz que o nome da ilha de Man vem do deus do mar celta, Manannan Mac Lir, que protegeu a Ilha dos invasores envolvendo-a em um manto de névoa.

Enfim, tudo isso para esclarecer de vez que a tradução de Isle of Man para o português é simplesmente Ilha de Man, e não faltam curiosas histórias para explicar esse nome.

4. Moeda

A moeda da Ilha de Man é a libra manx, que está em paridade com a libra esterlina. As notas e moedas são emitidas pelo Governo da Ilha de Man e não são aceitos em países que usam a libra esterlina, entretanto o oposto acontece.

Libra Manx – Fonte: arquivo pessoal

As notas apresentam de um lado a rainha Elizabeth II do Reino Unido e, no mesmo lado, porém no centro, o trisquel, uma palavra que vem do grego que significa três pernas. Esse símbolo está presente na bandeira manx e em todo canto do país. Do outro lado da nota, são exibidas paisagens e elementos tradicionais da Ilha de Man.

Então, fique atento se for visitar a Ilha de Man e não utilizar toda a libra manx que tiver na carteira. Lembre-se que ela não será aceita em nenhum outro lugar, mas será um ótimo souvenir para levar para casa.

E se quiser conhecer mais sobre Ilha de Man, confira minha galeria de fotos e mais histórias no meu blog.

Related posts

Cinco curiosidades sobre a Ucrânia

Maria Elaine Iaciuk

Quantas “Croácias” há dentro da Croácia?

Renata Ferrari Pegoretti

Surpreenda-se com algumas invenções argentinas

Ina de Oliveira

14 comentários

Gabriela Agosto 3, 2017 at 1:23 pm

Que coisa linda essas moedas 😀 Parabéns pelo texto Priscila! Sempre achei que a “Ilha do Homem” fosse parte de UK rs

Resposta
Priscila Valverde Agosto 3, 2017 at 1:35 pm

Obrigada, Gabriela! Fique tranquila, acredito que a maioria acha isso também, espero ter tirado algumas dúvidas com texto.

Resposta
Ada Fraga Agosto 3, 2017 at 6:11 pm

Adorei ler seu texto sobre a Ilha de Man, Priscila!
Você escreve muito bem, descreve com imensa riqueza de detalhes sobre esse local, surpreendo-me em saber o quanto foi enriquecedor ter ido morar aí!

Resposta
Priscila Valverde Agosto 3, 2017 at 6:33 pm

Que maravilha, Ada! Obrigada pela leitura, sem dúvida, estar em um local diferente apura muito nosso olhar e, consequentemente, a escrita.

Resposta
Cláudia Agosto 3, 2017 at 7:17 pm

Tô chocada! Disse para muita gente que você morava num país do Reino Unido. Agora ñ sei mais o q dizer… Direi algo: ñ é Reino Unido, mas a Rainha Elizabeth é a monarca de lá. É um país independente, mas se as relações internacionais e defesa do país são feitas pelo Reino Unido. É mais ou menos que nem aquele filho adulto, que mora fora da casa dos pais mas são os pais que pagam o cartão de crédito dele … Seria por aí? rsrs

Resposta
Priscila Valverde Agosto 3, 2017 at 9:13 pm

Não falei que era confuso, Cláudia rsrs! Pode dizer que moro em uma Ilha que pertence às Ilhas Britâncias. Realmente essa relação com a coroa existe, mas há uma independência admnistrativa. Algumas questões, não as administrativas, precisam da aprovação da coroa e por aí vai…

Resposta
Viviane Agosto 3, 2017 at 11:07 pm

Que lindo. Parabéns Pri. Sucesso!!!

Resposta
Priscila Valverde Agosto 5, 2017 at 1:31 pm

Muito obrigada, Viviane!!Abraços

Resposta
Ângela Bragatto Agosto 7, 2017 at 2:30 am

Ótimo texto Priscila, apesar da relação com o Reino Unido ser um pouco confusa, mesmo. Parabéns!!!

Resposta
Priscila Valverde Agosto 7, 2017 at 4:34 pm

Muito obrigada, Ângela!! Realmente confunde, mas resumindo essa história toda, a gente pode dizer que as relações internacionais e a defesa do país quem faz é o Reino Unido. Beijos e até a próxima!

Resposta
Blanca Agosto 7, 2017 at 4:28 pm

Que legal esse post! =)
Me perdoe a curiosidade, mas por qual motivo você foi morar na Ilha de Man? Nunca tinha ouvido falar dela!

Abraços!

Resposta
Priscila Valverde Agosto 7, 2017 at 6:06 pm

Olá Blanca, obrigada! Eu também nunca tinha ouvido falar, mas resumindo a história, foi o seguinte, meu marido recebeu uma proposta de trabalho aqui, então depois de analisarmos, decidimos que valeria a pena vir para a Ilha. Abraços

Resposta
Rayner Botelho Junho 18, 2018 at 12:35 pm

Olá Priscila tudo bom? Muito bombos seus textos tem Sido de grande ajuda! Estou com uma dúvida e acho que vc consegue me ajudar! Como cidadão Europeu (Italiano) eu preciso de visto para trabalhar e viver na Isle of Man?
Muito obrigado!

Resposta
Priscila Valverde Junho 18, 2018 at 4:40 pm

Olá Rayner,
Obrigada por acompanhar os posts. Respondendo sua pergunta, como cidadão europeu você pode morar na Ilha sem problemas, porém precisará sim de work permit para trabalhar. Dê uma olhada na terceira pergunta deste link do site do governo da Ilha de Man.
Isso acontece porque a Ilha de Man não faz parte da União Europeia.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação