BrasileirasPeloMundo.com
EUA Maternidade Pelo Mundo Nova Iorque

Gravidez e Pré Natal em Nova Iorque

FELIZ ANO NOVO !
Estou aqui, neste primeiro texto do ano, para dividir a experiência de minha primeira gestação e de como foi o acompanhamento pré-natal em Nova Iorque.

Mesmo estando nos Estados Unidos, local de referência mundial para a saúde e onde muitas mulheres gostariam de ter os seus filhos, minha principal preocupação era a mesma de quem engravida longe de seu país de origem (e de sua família): ter a segurança de estar em um local onde você terá toda a assistência necessária, tanto durante a gestação quanto no momento do parto. E posso dizer que Nova Iorque me deu essa segurança desde o momento que decidi que era “a hora de engravidar”.

Escolhi fazer tudo da maneira “mais tradicional” possível: pré natal com minha ginecologista e o parto em um hospital. Ambos através do sistema de saúde particular pelo meu convênio que é um dos melhores internacionais (Aetna).

Médico

Antes de querer engravidar eu já me consultava com uma ginecologista, brasileira, que conheci por indicação. Ela tem formação no Brasil e em Nova Iorque (porque o diploma brasileiro na área de saúde não é reconhecido nos Estados Unidos), outros médicos até brincam que ela é “médica em dobro”. E decidi continuar com ela nesse importante momento de minha vida por acreditar em sua competência. E tudo ocorreu da melhor maneira possível desde a primeira consulta até o pós parto.

Hospital/Maternidade

A grande diferença do Brasil é que você escolhe o médico e este médico já é filiado a um determinado hospital (não dá para escolher os dois: médico e hospital separados). Para minha alegria, minha médica é filiada a um dos melhores hospitais da cidade, o Mount Sinai.

Consultas médicas

São realizadas mensalmente no consultório médico e iniciadas apenas a partir da 6ª semana de gestação. A partir da 36ª semana, as consultas passam a acontecer semanalmente e vão se ajustando conforme a situaçāo de cada gestante.

Exames 

Os exames laboratoriais são solicitados pelo médico e realizados ou no próprio consultório ou no laboratório que ele indicar, dependendo do quão específico seja o exame. Vários testes são solicitados logo na primeira consulta, como um “check up” da saúde da gestante e, para mim, também foi solicitado um exame de sangue para ver a propensão a doenças genéticas. Os resultados sāo entregues diretamente ao médico e, no meu caso, minha médica me ligava, mandava email ou me dava o resultado na consulta seguinte. Uma coisa que achei interessante é que o exame de sangue “panorama” (super caro no Brasil), onde é possível ver defeitos de formação genéticos como a Síndrome de Down e também descobrir sexo do bebe, foi me solicitado na 8ª semana e totalmente coberto pelo meu plano de saúde.

Ultrassom

Grande vantagem comparando com o Brasil é que os médicos do setor privado possuem o ecógrafo dentro de seus consultórios, inclusive a minha médica. Então, os primeiros ultrasons foram realizados no próprio consultório pela mesma. Ultrassons mais detalhados, como o da 12ª e o da 16ª semana, foram feitos em um laboratório indicado por ela (o mesmo dos exames de sangue mais específicos). A máquina em que faço os ultrassons, também fazem imagens em 3D e 4D só apertando um botão diferente. A cada exame, ganhava algumas imagens impressas do meu filho.

Vitaminas e medicamentos

Ao contrário do que sempre ouvi no Brasil, nos Estados Unidos há remédios considerados seguros para as gestantes. Fui liberada a tomar Tylenol para controlar dores de cabeça e outros remédios para alergia, que me fez espirrar muito na época da primavera. Desde o momento em que comecei a tentar engravidar, fui recomendada a tomar ácido fólico e no início do 2° trimestre (12ª semana) comecei a tomar uma vitamina mais completa específica para gestante. Outra diferença dos planos de saúde daqui é que eles “pagam” pelos remédios com prescrição médica. Ou seja, estes remédios são super “regulados” e prescritos pelos médicos apenas em real necessidade.

Tour pela Maternidade

Até o início de 2016 havia uma tour guiada pela maternidade Mount Sinai, porém o procedimento foi mudado e agora esta tour pode ser feita apenas virtualmente, pelo site . Uma coisa interessante é que o hospital oferece vários cursos para a gestante e sua família, como por exemplo: Como cuidar de um recém-nascido, preparação para os irmãos receberem o recém-nascido (no caso da gestante ter outros filhos) e até um curso para quem vai te acompanhar no momento do parto (o que fazer, o que não fazer, como ajudar na dor etc). Eu não fiz nenhum desses, fiz apenas um de primeiros socorros em um outro local, particular, indicado pela minha médica.

Todo este grande preparo para chegar a grande hora do parto! A hora de conhecer alguém que você ja ama incondicionalmente! E como foi meu parto em Nova Iorque? Contarei para vocês aqui, em um outro post.

Que 2017 seja um ano de muita PAZ e AMOR para todos nós.

Related posts

Dicas para comer em Nova Iorque

Debora L. Juneck

Decorando com o lixo de Nova Iorque

Michelle Marinho

Inverno na Califórnia

Raiane Rosenthal

15 comentários

Flavia Abril 22, 2017 at 6:40 pm

Hello.
Moro em NY e pretendo começar a tentar engravidar em julho.
Vc pode me dizer o nome da sua médica e o plano? Estou contratando plano agora e super contrataria o seu.
Vc sabe se aqui tem carência para parto como no brasil?

Resposta
Debora L. Juneck Abril 22, 2017 at 8:53 pm

Olá! A minha é a Dra Chen e meu plano é o Aetna internacional, não sei te dizer das carências e nem se fazem para pessoa física mas certamente se vc entrar em contato eles te informarão! Boa sorte! Obrigada pelo comentário. abs, Debora.

Resposta
VERONICA Julho 12, 2017 at 2:08 pm

Bom dia,
Você poderia me passar o contato da sua médica?

Resposta
Debora L. Juneck Julho 12, 2017 at 3:50 pm

Oi Veronica, obrigada pelo seu comentário. É a Dra Chen: tel (212)3698192, 1112 Park Av. bjs, Debora.

Resposta
Simone Agosto 7, 2017 at 2:46 pm

Oi Débora, seu post foi mto importante e com informações completas,sobre os cuidados em um início de gravidez! Li em outros blogs q não haviam exames de sangue nos EUA para descobrir o sexo do bebê como no Brasil… E aqui vc fala sobre ele … qual o nome dele em inglês vc sabe me informar ? E tbm qual o nome da vitamina q vc tomou a partir do 2° trimestre de gravidez? Eu estou sendo acompanhada pela minha ginecologista no Brasil, pois, ja estava tentando engravidar (pela segunda vez, o q facilita por já entender o processo e exames do pré natal) antes de vir passar as férias aqui! gostaria de perguntar a minha medica se posso tomar a mesma vitamina q vc tomou, pois a que tomei na primeira gestação não encontrei nos EUA … Estou tomando acido fólico desde janeiro e trouxe na mala um estoque para tomar aqui… ontem fiz o teste de gravidez de farmácia e o resultado deu Positivo 🙂 … Agora tenho q tentar iniciar o pré natal !

Resposta
Debora L. Juneck Agosto 7, 2017 at 6:48 pm

Oi Simone! Qur notícia feliz! Super Parabéns!!!! O exame é de DNA,tem que estar com no mínimo 8semanas de gestação, e pode ser chamado de Materni 21, Panorama (esse foi o meu) , ou Harmony test. A vitamina que tomei só é vendida com prescrição médica e chama Vitafol Ultra, mas em qq farmácia você acha inúmeras opções de vitaminas pre natal que vendem sem receita e também são bem mais baratas! Hoje (amanentando há 10 meses) eu estou tomando a “Centrum Prenatal”. Obrigada pelo comentário e aproveite a viagem. Bjos e Boa sorte!

Resposta
Registro de nascimento no Consulado brasileiro em Nova Iorque Janeiro 21, 2018 at 7:01 am

[…] também: Licença Maternidade em Nova Iorque, Gravidez e pré-natal em Nova Iorque e O dia em que me tornei mãe em Nova […]

Resposta
Rezende Fevereiro 7, 2018 at 4:28 pm

Veronica, Liguei para a sua medica e ela nao aceita meu seguro , uma pena.
Preciso encontrar algum outro Obstetra Brasileiro.
Ah nao achei seu instagram,mudou ?
Beijos

Resposta
Rezende Fevereiro 7, 2018 at 4:29 pm

Seu comentário está esperando moderação
Ola Debora , Liguei para a sua medica e ela nao aceita meu seguro , uma pena.
Preciso encontrar algum outro Obstetra Brasileiro.
Ah nao achei seu instagram,mudou ?
Beijos

Resposta
Debora L. Juneck Março 26, 2018 at 10:48 pm

Que pena! O nome do insta é @my_eye_world agora 😀 Beijos e boa sorte, Debora.

Resposta
Michele Março 25, 2018 at 1:44 am

Poderia me ajudar ? Moro no Brasil e pretendo comprar algumas vitaminas , estou tentando engravidar , queria saber de sugestões para tomar neste período , também durante a gestação . Muito obrigada

Resposta
KELLY REGINA LORENZETTI Março 27, 2018 at 3:34 am

Boa noite,
Você teria o e-mail da sua médica para me passar, por favor?
Obrigada

Resposta
Quel Maio 11, 2018 at 8:54 pm

Olá Débora!
Obrigada pelas informações postadas, são muito produtivas.
Gostaria de saber quanto custou o seu plano internacional “aetna”? Ele é mensal ou anual? E a Dra. Chen, tem que ser paga a parte? O parto é pago a parte também? O processo todo ficou em quanto? Obrigada e boa sorte para você e o seu boneco!

Resposta
Bruno Outubro 16, 2018 at 4:43 pm

Olá

Estou de transferência par NY em Dezembro e minha esposa estará grávida de 31 semanas.
Em contato com a secretária da Dr Chen, ela se recusou a acompanhá-la por ter mais de 16 semanas. Minha esposa está sendo acompanhada no Brasil pela chefe da Obstetrícia da UNIFESP em SP e com todos os exames perfeitos. Mas ela nem quis me ouvir. Achei uma indelicadeza absurda isso.

Alguém consegue me indicar uma obstetra brasileira? Estou super preocupado agora com essa situação.

Muito obrigado

Resposta
Liliane Oliveira Outubro 17, 2018 at 1:25 pm

Olá Bruno,
A Debora L. Juneck, infelizmente parou de colaborar conosco, por isso, sugerimos que você acesse o site: https://www.brasileirinhospelomundo.com/ e verifique se há alguma colunista que more em Nova York.
Em caso positivo, você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação