Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    • Home
    • Sobre o BPM
      • Time do BPM
      • Autoras
      • Contato
      • Na Mídia
      • Blogs
    • Colabore
    • Custo de Vida
      • Quanto custa
      • Cheguei e agora?
      • Custo de Vida Pelo Mundo
    • Países
      • Alemanha
      • Austrália
      • Áustria
      • Canadá
      • EUA
      • Espanha
      • França
      • Inglaterra
      • Itália
      • Japão
      • Polônia
      • Portugal
      • Suécia
    • Mais
      • Dicas para viajar sozinha
      • Relacionamentos online
      • Turismo Pelo Mundo
      • Vistos
    • Intercâmbio
      • Intercâmbio pelo Mundo
    Facebook Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    Home»Costa Rica»Gravidez na Costa Rica
    Costa Rica

    Gravidez na Costa Rica

    Franciane ReisBy Franciane ReisJune 26, 2016Updated:June 22, 20181 Comment6 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Eu, Luciana, David, Juliano e Sofia na barriga
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Gravidez na Costa Rica.

    Este mês contarei um pouco sobre a experiência de ter filhos na Costa Rica.

    Como ainda não vivi a maravilha da maternidade,  convidei uma grande amiga para dar seu depoimento. Ela se chama Luciana Komeroski e estudou no mesmo colégio que eu, em Porto Alegre. Além disso, jogávamos futebol juntas e acabamos nos tornando grandes amigas.

    Por coincidência do destino, escolhemos o mesmo país para viver. A Lu conheceu a Costa Rica em 2011, durante uma viagem com 3 amigas,  se apaixonou pelo David, um Costa Riquenho, voltou para o Brasil, pediu demissão, arrumou a mala e veio de “mala e cuia” para a “Pura Vida”, de encontro ao seu amor! A grande mudança foi rápida, depois de um ano casaram-se e, em 2013, ela engravidou.

    Luciana conta sua experiência:

    Parei  o uso de anticoncepcional e quinze dias depois já estava gravida! Fui descobrir 2 meses depois: um dia me senti muito cansada e resolvi fazer o teste de farmácia em casa, junto com minha mãe, que recentemente tinha vindo morar aqui também, e deu positivo! Nós nos abraçamos e começamos a chorar. Um sentimento estranho; uma mistura de felicidade e medo. O David chegou do trabalho e ficou sabendo da grande notícia. Surpreso disse: – Que rápido!”

    A saúde pública aqui na Costa Rica é administrada pela instituição “Caja Costarricense de Seguro Social” (CCSS). Todos têm direito de utilizar o sistema, mas é necessário ser assegurado e, para isso, é obrigatório que se faça uma contribuição mensal cujo valor irá variar de acordo com a renda de cada um. Assim, o cidadão pode utilizar os serviços médicos e hospitalares sem custo extra. Algumas cidades menores não possuem hospitais,  mas centros de saúde que não oferecem todas as especialidades médicas e não realizam cirurgias.

    A Luciana também mora em Jacó, uma das cidades de praia com mais infra-estrutura do país e, ainda assim, uma cidade sem hospital. Como era sua primeira filha e por ser estrangeira, ela se sentiu mais segura indo a um médico conhecido da família de seu marido. Por isso,  foi até Alajuela, cidade da região metropolitana, distante uma hora e meia de Jacó, para ver um médico obstetra particular,  o mesmo de sua sogra.

    No decorrer dos meses e do pré- natal, ela acabou optando pelo médico do centro de saúde de Jacó pela facilidade e conveniência. Naquele ano, a cidade ainda não contava com clínicas para a realização de ecografias, portanto, Luciana as realizava em Alajuela. Hoje, no entanto, já é possível realizar ecografia na cidade. Ela afirma que todo o acompanhamento feito durante sua gravidez foi excelente.

    Leia também: custo de vida na Costa Rica

    Na Costa Rica, o hospital é definido de acordo com o endereço das pessoas. No caso deles, seria o de Puntarenas, mas como toda a família de seu marido mora em Alajuela, também havia a possibilidade de escolher o hospital de lá. E foi essa a preferência deles.

    Com 40 semanas, de acordo com a contagem do médico do pré-natal, Luciana foi para o hospital San Rafael de Alajuela, onde foi consultada e solicitado que aguardasse mais duas semanas, pois diferente dos médicos do pré-natal, segundo os médicos do hospital, Luciana estaria com 39 semanas de gestação e não 40.

    “Esse foi um momento muito delicado, os médicos me deixaram super confusa e eu não sabia mais em quem acreditar, mas como sempre pensei no bem estar da bebê Sofia, voltei para a casa da minha sogra e aguardei mais duas semanas. Fiz outra consulta particular com o obstetra, tudo estava ótimo com a bebê, ele me pediu para caminhar bastante e disse que já estava quase na hora de conhecermos a Sofia Del Mar.”

    Na Costa Rica os hospitais públicos internam depois de 41 semanas, exatamente o que aconteceu com a Luciana. Quando ela chegou na 41ª semana, de acordo com os médicos do hospital, foi internada e lá ficou durante 3 dias, antes de dar à luz. Nesses dias ficou em um “cubículo”, como é chamado em espanhol o quarto de espera antes do parto, onde ficam até 6 grávidas caminhando e sendo monitoradas constantemente.

    No hospital tive um pequeno sangramento e os médicos acharam melhor induzir o parto. “Tomei  soro para indução durante algumas horas e por não ter alcançado dilatação suficiente, optaram por cesárea para o bem estar da Sofia. Gostaria muito de ter tido parto normal, era um sonho, mas as dores eram tantas que ao final já estava implorando por uma cesárea!”

    Luciana no hospital sendo monitorada
    Luciana no hospital sendo monitorada

    Na Costa Rica os hospitais públicos só realizam cesáreas em caso de emergência ou risco, por esse motivo todas as mulheres estão preparadas para o parto normal.
    A Sofia nasceu no dia 18 de maio de 2014, à 1h da madrugada, com 2.445kg e 47cm. Foi considerada com baixo peso pelos padrões da OMS e, por isso, os médicos pediram que fosse utilizado o método “canguru” com ela durante a primeira semana de vida. Canguru é um procedimento que deixa o bebê em contato direto com o peito da mãe ou do pai, pele com pele, sem roupas, para aquecê-lo e ele escutar as batidas do coração. Com o uso do método, o bebê ganha peso mais rápido. Para ajudá-la com o canguru, Luciana foi liberada para ter um acompanhante no quarto 24hs, já que a regra do hospital é ter acompanhante somente nos horários de visitas.

    Leia também: dez curiosidades sobre a Costa Rica

    “Saí do hospital no terceiro dia, passamos essa primeira noite na casa dos sogros e no segundo dia viemos para Jacó. Minha mãe estava nos esperando com a casa limpa e a comida pronta, e sempre, até hoje, 2 anos depois, me ajuda muito, muito mesmo! Meu pós-parto foi super tranquilo e a Sofia começou a ganhar peso rápido. De toda a experiência vivenciada, achei ótimo o atendimento do hospital, assim como as instalações super limpas e a comida excelente! A única chateação foi a confusão em relação ao tempo de gestação, acredito que em uma próxima procurarei mais de um médico no princípio da gravidez para indicar exatamente quando foi o inicio.”

    Conhecendo a Sofia
    Tia Fran e Tio Ju, conhecendo a Sofia

    O acompanhamento médico da Sofia foi feito no posto de saúde de Jacó, uma vez por mês, com um clínico geral, pois o posto não conta com pediatra todos os dias, e de 6 em 6 meses Luciana e David levam sua filha a um pediatra particular.
    Sofia completou 2 anos no último mês e já está louca por um(a) irmãozinho(a).

    [wpv-view name="authors-articles-view"]
    filhos no exterior Gravidez na Costa Rica gravidez no exterior saúde da mulher Saúde na Costa Rica ter filhos na Costa Rica
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Franciane Reis
    • Website

    Franciane é gaúcha de Porto Alegre, formada em Publicidade e Propaganda e mora há 3 anos e meio na cidade de Jacó, na Costa Rica, com o marido. Atualmente trabalha com turismo. Deixou Porto Alegre para realizar um sonho de morar na praia e no calor. Adora viajar, tomar chimarrão, fazer esportes e praia. Proprietária da Ocean Life Trips.

    Related Posts

    A mulher imigrante e a busca da sanidade perdida

    March 26, 2021

    Como Quaker influenciou no direito da mulher votar

    December 28, 2020

    Grávida na África do Sul em tempos de pandemia

    December 8, 2020

    1 Comment

    1. Luciana Komeorski on August 26, 2016 5:43 am

      ADOREIIIIIIIIIIIIIIIII!!!!!!!!!!!!!!

      Reply
    Leave A Reply Cancel Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    • Facebook
    • Instagram
    A Mulher na Sociedade Pelo Mundo

    Silverlocks: um novo espaço para mulheres maduras no Brasil e no exterior

    By Ann MoellerJuly 4, 20260

    Há projetos que nascem de estratégia. Outros nascem de necessidade. E alguns nascem dos dois.…

    Dia de Finados na Polônia

    October 28, 2024

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    March 1, 2023

    Terremoto na Turquia

    February 10, 2023
    Categorias populares

    Green Card e Residência permanente após o casamento

    April 26, 2015

    Como morar legalmente na Espanha

    August 7, 2015

    Como estudar no Ensino Superior em Portugal

    August 14, 2014

    Como é morar em Santiago no Chile

    June 28, 2014

    Validação do diploma brasileiro nos EUA

    May 20, 2016

    Cinco razões para não morar na Dinamarca

    April 19, 2015

    Passo-a-passo para fazer mestrado ou doutorado com tudo pago nos EUA

    March 2, 2016

    É brasileiro e reside no exterior? A Receita Federal ainda lembra de você!

    February 9, 2017
    BrasileirasPeloMundo.com
    Facebook Instagram
    • Sobre o BPM
    • Autoras
    • Na Mídia
    • Anuncie
    • Contato
    • Aviso Legal
    • Política de privacidade
    • Links
    • Política de Cookies
    • Termos e Condições
    • Não vender nem compartilhar minhas informações
    © 2012-2026 BrasileirasPeloMundo.com

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Manage Consent
    To provide the best experiences, we use technologies like cookies to store and/or access device information. Consenting to these technologies will allow us to process data such as browsing behavior or unique IDs on this site. Not consenting or withdrawing consent, may adversely affect certain features and functions.
    Functional Always active
    The technical storage or access is strictly necessary for the legitimate purpose of enabling the use of a specific service explicitly requested by the subscriber or user, or for the sole purpose of carrying out the transmission of a communication over an electronic communications network.
    Preferences
    The technical storage or access is necessary for the legitimate purpose of storing preferences that are not requested by the subscriber or user.
    Statistics
    The technical storage or access that is used exclusively for statistical purposes. The technical storage or access that is used exclusively for anonymous statistical purposes. Without a subpoena, voluntary compliance on the part of your Internet Service Provider, or additional records from a third party, information stored or retrieved for this purpose alone cannot usually be used to identify you.
    Marketing
    The technical storage or access is required to create user profiles to send advertising, or to track the user on a website or across several websites for similar marketing purposes.
    • Manage options
    • Manage services
    • Manage {vendor_count} vendors
    • Read more about these purposes
    View preferences
    • {title}
    • {title}
    • {title}