BrasileirasPeloMundo.com
Costa Rica

Morar na Costa Rica é como viver no paraíso

Morar na Costa Rica é como viver no paraíso.

Como citei num outro texto (leia aqui), dias antes de embarcarmos para a Costa Rica, eu e meu marido conhecemos o Marcus em Porto Alegre, um costa riquenho que nos disse assim:

– Parabéns, vocês estão indo viver na sucursal do céu!

Claro que nossa impressão da Costa Rica já era, desde as nossas férias por aqui, muito positiva e, por isso, depois de muito conversar, sonhar e planejar, tomamos a decisão da mudança não só de país, mas de estilo de vida. Ainda assim, tenho que admitir que o impacto da frase dele foi muito forte: sucursal do céu!

Por isso pergunto: que predicados um lugar deve apresentar para ter o direito de ser chamado de paraíso? O tal “jardim do Éden”, de onde saímos depois que nossos ancestrais Adão e Eva comeram aquela bendita maçã, como será afinal?

Lá no nosso longilíneo litoral gaúcho tem uma praia batizada de “Jardim do Éden”, porém, acredito com todas minhas forças que não dá pra chamar aquele lugar de paraíso. Alguém deve ter se confundido ao escolher esse nome ou nunca foi lá num dia de ressaca ou nordestão…

Sendo o paraíso um lugar utópico, sem dúvida ele é muito particular aos sonhos de cada um. Uns amam a serra, outros o litoral, uns gostam de cinema, outros de parques. Numa rápida pesquisa descubro, entre outras definições, que o paraíso é:

“Um lugar descrito por diferentes religiões, onde o clima é ameno, há abundância de alimentos e recursos e não há guerras.” – confesso que, assim como fazem alguns jornais, escolhi colocar esse ponto final justamente onde me interessava.

Leia também: dez curiosidades sobre a Costa Rica

Bom, aqui temos um ponto de partida, então, eis que na mesma pesquisa, me deparo com uma obra do “velho” Jan. Jan Brueghel, um artista Belga lá da época do descobrimento, que pintou o paraíso assim:

fonte wikipedia
fonte wikipedia

Sério, eu simplesmente não acreditei! Quando comecei a imaginar o texto que escreveria, juro que estava anotado: “Não afirmar que a Costa Rica é o paraíso.”

Mas agora, depois de ver essa pintura, parece que Jan Brueghel veio passear na Costa Rica para se inspirar.

Na praia onde vivemos, todos os fins de tarde vemos revoadas de araras vermelhas, exatamente como na foto. Aqui perto, uma hora ao sul, no Parque Manuel Antônio, além de muito verde, onde o mar literalmente encontra a floresta, em cada visita encontramos cerdos, pássaros, macacos, guaxinins e preguiças.

Leia também: comidas típicas da Costa Rica

Tá bom, admito que em um segundo olhar mais detalhado vi os felinos africanos no quadro e percebi que o paraíso do Jan era lá pelas bandas da África, mas o mais legal disso é que a pintura foi feita no final do século XVI e, mesmo depois de todo esse tempo, e ainda sendo um país bem pequeno, a Costa Rica guarda muitos e muitos lugares exatamente assim.

Voltando à descrição, no “paraíso” o clima seria ameno e desde que nos mudamos para cá, em 2013, só usei casaco 3 vezes! Além das temperaturas serem muito estáveis, também temos um regime climático com duas estações bem definidas: uma seca e uma chuvosa, que ajuda a “regar” abundantemente toda a rica vegetação do país, servindo de habitat atraente para muitas e muitas espécies. Uma região ao sul da Costa Rica conhecida com o mesmo nome do morro do Rio, Corcovado, é considerada um dos lugares mais biodiversificados do mundo.

A constante temporada de chuvas e a geografia peculiar da Costa Rica fazem uma espécie de “pirâmide”, onde o meio do país possui uma cordilheira com picos tão altos como o Chirripó, ponto culminante do país e que quase chega aos 4 mil metros. Ele cria um “caminho natural”  para a formação de rios e para os mesmos chegarem ao mar. Com isso, há um bom sistema de irrigação, favorável ao cultivo agrícola. Essa mesma água chega diretamente dos serviços públicos com potabilidade de 90% ao copos da população. Mesa farta e água limpa!

Finalmente, no paraíso não há guerras. Pois então, mesmo sendo parte da América Central, região assolada por inúmeros conflitos armados, desde o ano de 1949 a Costa Rica não possui exército. O lema aqui é PURA VIDA! ( leia mais sobre esse lema no meu último texto aqui). Se no paraíso as pessoas deveriam ser felizes, saibam que a Costa Rica está sempre no topo de listas do tipo Índice de Felicidade (Happy Index).

Como estamos falando do mundo real, mesmo no paraíso existem problemas: a mesma água rica e abundante que abastece a maioria dos lares do país, ainda não recebe tratamento adequado em algumas regiões, contaminando rios e lençóis. Sem guerras ou conflitos, ainda assim os grandes centros estão sujeitos à violência urbana como assaltos e tráfico de drogas.

O nosso paraíso é um país em desenvolvimento, por isso, os problemas citados existem. Mesmo assim, devido à sua estabilidade política e econômica, aos altos níveis de educação e saneamento básico, além do relevo, muitas vezes recebe o apelido de “Suíça da América Central”. Pode ser um pouco exagerado, mas quem conhece o país e sua vizinhança vai entender um pouco a analogia.

Leia também: custo de vida na Costa Rica

Independente de todo esse contexto, a sensação de dormir e acordar sem sentir frio, ir à uma praia linda de mar verde e quentinho, poder olhar o exuberante verde em volta, traz realmente a sensação de que vivemos no paraíso. Além disso, trabalhando como guias de turismo somos com frequência colocados em cada um desses lugares especiais, que realmente fazem você sentir a presença de Deus, para quem acredita nele. Mas eu diria que, independente de crenças, nos faz sentir pequenos e perceber que somos apenas uma fração de um todo muito maior.

Praia Conchal - Arquivo pessoal
Praia Conchal – Arquivo pessoal

O mundo reserva com certeza um monte de lugares incríveis, a ideia de paraíso é individual, mas nós certamente encontramos o nosso!

Tallenna

Tallenna

Related posts

Custo de vida na Costa Rica

Cássia Souza

O que é essa tal de “Pura Vida”?

Franciane Reis

Dez curiosidades sobre a Costa Rica

Franciane Reis

7 comentários

Suelen Sales Setembro 21, 2016 at 3:50 pm

Que lindo texto Franciane! Sou paulistana e vivo em Santiago do Chile, como sou turismóloga e tenho muita vontade de fazer uma especializacao em Ecoturismo estou com muita vontade de ir pra Costa Rica em uns 8 meses! =), confesso que sou muito mais de natureza do que cidade, mesmo tao acostumada com as facilidades que tem as Metrópoles..!! Oque voce acha do setor turístico?É legal para encontrar vagas de trampo?? Seria melhor encontrar antes a oportunidade pelo Brasil, ou chegando or ai na sua opiniao? =)

Tudo de bom e Pura Vida para voces!

Resposta
Franciane Reis Outubro 2, 2016 at 1:53 am

Oi Suelen, que bom que você gostou do texto! Eu sou apaixonada por esse país! A principal fonte de renda da Costa Rica é turismo e agricultura. Sobre trabalho depende muito da região, na capital é muito mais fácil do que nas praias. Acho bem arriscado você chegar aqui sem trabalho, a não ser que tenha uma renda por pelo menos uns 3 meses.
Qualquer dúvida que tenha e só me perguntar que estou a disposição! Grande abraços e continua acompanhando os textos aqui no BPM. Pura Vida!

Resposta
Patricia Dezembro 9, 2016 at 2:07 pm

Franciane, boa tarde!!!

Me ajuda com algumas duvidas por gentileza…
Meu esposo trabalha com TI e recebeu uma proposta para trabalhar na Costa Rica e estamos considerando seriamente a proposta, porem temos algumas duvidas pois moramos em São Caetano do Sul (SP) eu estou desempregada e temos um filho de 1 ano, porem temos uma boa vida apenas com o salario do meu esposo.
Gostaria de saber em questão de saúde, educação, segurança e moradia como são as coisas por ai?

Desde já muito obrigada!

Resposta
Franciane Reis Dezembro 9, 2016 at 5:23 pm

Oi Patricia tudo bem? Que boa noticia! Bom eu sou suspeita para falar da Costa Rica… hehehe
Mas a saúde privada daqui é muito boa, a pública é bem parecida com a do Brasil na minha opinião.
A educação é muito boa, bem melhor que a do Brasil. Segurança podemos falar que é um país seguro, mas como todos os países em desenvolvimento também acontece furtos e roubos. Tem um texto meu sobre custo de vida que seria interessante a leitura, segue o link abaixo!

Qualquer dúvida que tenha estou a disposição! Pode escrever e-mail se preferires. Abraços Fran

Resposta
Natercia Mendes Janeiro 26, 2017 at 7:44 pm

Oi Franciane! Vi uma reportagem no ano passado sobre a Costa Rica e como o país é lindo e interessante para pessoas aposentadas, fiquei muito interessada em morar aí, desde então tenho procurado informações sobre como realizar essa mudança. Lendo o seu texto reavivou em mim o interesse, mas não encontrei o passo a passo de como fazer isso. Pode me enviar algumas dicas? Grata!

Resposta
Patrícia Almeida Agosto 21, 2018 at 2:17 am

Franciane!
Sou gaúcha de Porto Alegre também, estamos pensando sobre morar na Costa Rica, gostaria de saber como é a educação(pois tenho um filho de 9 anos), a saúde e a segurança por aí!!
Se puder responder agradeço!
Abraço
Patrícia

Resposta
Liliane Oliveira Agosto 22, 2018 at 1:37 pm

Olá Patrícia,
A Franciane Reis parou de colaborar conosco, mas temos outra colunista na Costa Rica chamada Lorena Schramm que talvez possa te ajudar.
Você pode entrar em contato com ela deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação