BrasileirasPeloMundo.com
Curiosidades Pelo Mundo Escócia

Highland Games na Escócia

Enquanto o mundo está de olho no Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro, à espera dos Jogos Olímpicos, aqui na Escócia os jogos estão a todo vapor. Mas são outros: os Highland Games, eventos que acontecem entre junho e setembro, reunindo cultura e esportes em uma celebração das tradições escocesas e celtas.

Foram os Highland Games que inspiraram o Barão Pierre de Coubertin a reviver os Jogos Olímpicos modernos, depois dele ter assistido a uma apresentação dos escoceses durante a Exposição Universal de 1889, em Paris.

Pipe band em Aberdeen.
Pipe band.

Estima-se que uma versão mais primordial dos jogos teve origem na Irlanda em torno de 2000 AC, e eles foram trazidos para a Escócia durante migrações entre os séculos 4 e 5. Entre os celtas antigos, os jogos serviam para eleger os soldados mais fortes. Os clãs escoceses organizavam os jogos para seus líderes escolherem não só os lutadores mais fortes, mas também as pessoas e bandas que trabalhariam para seu entretenimento.

O evento tomou forma mesmo na Escócia no século 11, mas tinha objetivos diferentes dos de hoje em dia: o rei Malcolm III criou uma competição com algumas modalidades, sendo a principal uma corrida para eleger o competidor mais rápido a fim de trabalhar como seu entregador.

Depois da derrota dos Jacobitas em 1746, os jogos foram banidos por 40 anos como parte da proibição a costumes, vestuários e eventos tradicionais escoceses, conhecida como o Ato de Proscrição. Quando este foi revogado, o retorno das tradições escocesas foi retomado e fortemente incentivado; entre elas estavam os Highland Games.

Hoje em dia oitenta cidades organizam os jogos, que reúnem membros das comunidades e visitantes para assistir a apresentações de dança, competição de bandas de gaita de fole e outros instrumentos tradicionais, e contam com tendas de variadas atividades e comércio. Os clãs ainda estão presentes, mas de forma mais social para apresentar suas tradições e costumes.

Tenda com armaduras e outros artigos tradicionais
Tenda com armaduras e outros artigos tradicionais (crédito: Felipe Madureira)

O maior dos jogos é o Cowal Highland Games, organizado na cidade de Dunoon, que reúne 23 mil pessoas. A rainha Elizabeth II e a Família Real costumam frequentar o Braemar Gathering, na cidade onde fica o Castelo Balmoral, a residência real de verão na Escócia.

Nos jogos que eu fui, em Aberdeen, havia tendas com atividades para crianças, exposição de aves de rapina, de armas e armaduras antigas, além de venda de comida e produtos típicos do país.

As apresentações de dança acontecem nas categorias adulto e criança, e individual ou em grupos, todos devidamente vestidos com os tradicionais trajes escoceses.

Apresentação de dança
Apresentação de dança (crédito: Felipe Madureira)

Em termos de esporte, os jogos são divididos em dois tipos: os jogos leves e os jogos pesados. Os leves incluem corrida, ciclismo e cabo-de-guerra. Entretanto, a grande atração, principalmente mais para o norte do país, é mesmo a parte dos jogos pesados, os chamados Heavy Games. São eles:

Arremesso de tronco (Caber toss): a competição mais famosa dos Jogos, onde os atletas devem carregar um longo tronco e arremessá-lo de forma que ele dê uma volta. O importante aqui não é a distância, mas a forma como o tronco dá a volta na hora em que é arremessado e atinge o chão.

Arremesso de martelo (Scottish hammer throw): Apesar de algumas diferenças, é parecido com a modalidade que existe nos Jogos Olímpicos.

Arremesso de pedra (Stone put): Similar ao arremesso de peso que conhecemos, mas feito com uma pedra, que pode variar de tamanho e peso dependendo da dificuldade.

Arremesso de peso (Weight throw): Também parecido com o arremesso de martelo que conhecemos, este tem uma bola de ferro anexada a uma corrente e só pode ser arremessada com um dos braços.

Arremesso de altura (Weight over the bar): O atleta nesta modalidade deve arremessar um peso de ferro sobre uma barra similar à que é usada para salto com vara, que vai aumentando de altura cada vez que o atleta acerta (assim como no salto).

E, como não podia deixar de ser em uma celebração tradicional, os atletas de jogos pesados podem até usar shorts ou bermudas compressoras, mas obrigatoriamente devem vestir o kilt por cima para participar.

Seguindo o já conhecido bom humor escocês, em algumas cidades há até uma competição de arremesso de haggis à distância, chamada haggis hurling. Sim, é isso mesmo: os competidores arremessam aquela comida famosa da Escócia. O que começou como piada nos anos 70 virou competição oficial. O recorde de arremesso é de 217 pés (66 metros).

Arremesso de pedra
Arremesso de pedra (crédito: Felipe Madureira)

Outros países, principalmente os Estados Unidos, por terem muitos descendentes de escoceses, também organizam suas versões dos Highland Games, mas nada como o evento tradicional, na terra onde se originou!

Se você estiver na Escócia durante o verão, vale a pena dar uma conferida no calendário dos jogos, disponível nesta página, e fazer uma visita a um destes eventos. Sessenta cidades são parte da Scottish Highland Games Association, cuja página também está repleta de informações pra quem quer participar. Os jogos são garantia de um dia divertido com a família e a chance de conhecer um pouco mais muitas tradições do país.

Related posts

O café de 3 horas na Croácia

Renata Ferrari Pegoretti

Dez curiosidades sobre o Líbano

Cláudia Rahme

21 Curiosidades sobre a Nutella

Farah Serra

3 comentários

Marcus Vinícius Souza Melo Agosto 23, 2016 at 9:17 pm

Primeiramente agradecer e parabenizar, você Daniela, pela ótima reportagem e ao Felipe Madureira, pelas excelentes fotos. Fiquei com vontade de participar, mas tenho certeza que eu garantiria o ultimo lugar em qualquer modalidade ! jamais imaginei que eram os Highland Games seriam a inspiração do Barão Pierre de Coubertin. Muito boa matéria e imagens. Espero fazer meu intercambio de língua inglesa na Escócia !As matérias das universidades, ficaram muito boas e me ajudaram muito e entender sobre o ensino superior na Escócia ! Continuem o ótimo trabalho Daniela e Felipe!

Resposta
Daniela Madureira Agosto 23, 2016 at 10:18 pm

Oi Marcus. Muitíssimo obrigada pelo gentil comentário 🙂
Quando estiver por aqui, tente ir a um destes jogos, é bem divertido!
Se tiver alguma dúvida, por favor, fique à vontade pra perguntar por aqui e espero poder ajudar.
Abraço, Daniela (e Felipe)

Resposta
Marcus Vinícius Souza Melo Agosto 24, 2016 at 4:47 pm

Surgindo alguma dúvida, irei perguntar sim ! Muito obrigado, desde de já pela ajuda! Novamente continuem com as reportagens e imagens do blog, infelizmente existem poucas informações da Escócia em português seja em vídeo ou blog. Este trabalho é importante !

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação