BrasileirasPeloMundo.com
Portugal Turismo Pelo Mundo

Inclua o Vale do Douro no seu roteiro em Portugal

Quando pensamos em viajar por Portugal, é comum julgarmos que os destinos imperdíveis se concentram em cidades grandes como Lisboa, Porto ou Fátima.

Entretanto, esse país esconde em seu seio lindas regiões com paisagens que fariam inveja aos mais elaborados cenários de filme. O Vale do Douro é uma delas.

Classificada como patrimônio mundial pela UNESCO, essa região é a perfeita mistura entre o esplendor da natureza e a ação do homem. Ali, a água do rio Douro e o vinho do Porto ocupam o lugar de destaque na disputa pela atenção dos que se aventuram a visitar a localidade.

Para acessar a região é possível alugar um carro ou utilizar os diversos meios de transportes disponíveis. Diariamente partem do Porto trens e ônibus que tem como destino final as inúmeras cidadezinhas que beiram o famoso rio. A viagem de trem é a mais interessante de ser feita já que a linha ferroviária serpenteia as colinas do Vale, fazendo com que, mesmo durante o trajeto, o visitante já possa se deslumbrar com as paisagens.

Dentre as muitas cidades disponíveis para visitar no Vale do Douro, Peso da Régua é uma das que possui maior estrutura para receber o turista. Embora seja pequena, a cidade conta com muitos hotéis com preços amigáveis e excelentes instalações.

acervo pessoal

Recomendo o Hotel Columbano, que oferece uma excelente experiência por preços módicos. As diárias mais baratas durante a baixa temporada iniciam a 37€ com café-da- manhã (ou como eles diriam em Portugal, pequeno-almoço) incluso.

Leia também: roteiro turístico em torno de Braga em Portugal

Também conhecida pelo nome de Régua, essa cidade do norte de Portugal é a capital da região e sede do Museu do Douro, onde é possível conhecer mais sobre a história, cultura e identidade dessa região. O museu oferece diferentes tipos de ingressos em que estão inclusas a visita às suas instalações e, claro, a degustação dos diferentes tipos de vinhos produzidos na região.

É compreensível que uma paisagem como essa seja ainda mais linda vista de cima e é por isso que a cidade conta com miradouros, sendo o mais famoso o miradouro de São Leonardo da Galafura. Uma dica para acessar mais facilmente esse lugar e desfrutar da vista panorâmica é dirigir-se até a estação de Covelinhas.

Churrascaria do Douro. acervo pessoal

Dali, você terá acesso tanto ao miradouro quanto à capela de São Leonardo da Galafura. A vista privilegiada sobre as diversas vinhas e o rio que as banha com certeza te deixará sem palavras.

Durante o verão é possível visitar as diversas vinícolas existentes no Vale do Douro que se ocupam, anualmente, do cultivo da uva e a produção de um dos vinhos portugueses mais famosos. Além disso, há diversos cruzeiros disponíveis nos quais pode-se percorrer o Rio Douro e, ao mesmo tempo, degustar um bom vinho e queijos de diferentes tipos.

Leia também: tudo que você precisa sabe para morar em Portugal

Mesmo durante o inverno é possível aproveitar o passeio e desfrutar da calma da cidade. Na beira do rio há diversos gramados nos quais pode-se fazer piquenique tendo como cenário a natureza em toda a sua magnitude.

Mas é claro que, quando pensamos em Portugal, também pensamos em comida e o Vale do Douro não decepciona quando o assunto é alimentação. O segredo para comer bem na região é procurar pelos restaurantes simples.

Há muitos estabelecimentos que oferecem jantares típicos portugueses a preços exorbitantes, mas a verdadeira graça está em comer onde os locais comem, afinal de contas, eles conhecem muito bem a região.

Dentre os muitos locais disponíveis, recomendo a Churrasqueira Rio Douro. Não se deixe enganar pelo nome e aparência singelos. Olhando de fora ele parece um boteco comum mas, na verdade, é um restaurante no qual você comerá uma das melhores refeições pelo preço mais diminuto.

Só para ter uma ideia, uma deliciosa refeição completa para dois, incluindo meio litro de vinho, uma coca-cola e sobremesa para dividir custou-nos apenas €16,70, o mesmo preço cobrado por um único prato no restaurante ao lado.

Para aqueles que gostam de praticar exercícios durante a viagem, Peso da Régua conta com uma longa ciclovia que beira o rio, na qual é possível tanto pedalar quanto correr.

Devido ao fácil acesso, não é preciso contratar uma agência para visitar a região do Vale do Douro. Basta reservar as passagens, caso decida utilizar-se do transporte português, fazer a reserva no hotel de sua preferência e partir.

Seja para desfrutar de um passeio romântico ou conhecer uma região diferente e aproveitar momentos de paz e tranquilidade, a cidade de Peso da Régua, no Vale do Douro, deve constar na sua lista de lugares imperdíveis nesse lindo país chamado Portugal.

Related posts

Dicas de turismo na Rússia

Renata Rossi

Cidades para Conhecer na Finlândia – Parte 2

Lili Simmelink

Frustrações e expectativas ao imigrar para Portugal

Tamyris Almeida

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação