BrasileirasPeloMundo.com
Turquia

Inverno na Turquia

Quando ouvimos falar sobre a Turquia geralmente pensamos em um lugar do Oriente e sempre associamos essa região ao calor. Eu percebi isso quando postei em meu Instagram fotos de lugares cheios de neve. Muitas pessoas escreveram nos comentários que não imaginavam que nevava na Turquia.

A Turquia é um país Transcontinental porque está situada em dois continentes, Ásia e Europa. E é aqui na Turquia que está a única cidade do mundo localizada em dois continentes: Istambul. Com mais de 12 milhões de habitantes na região metropolitana, está dividida em duas partes pelo estreito de Bósforo, que também é um dos marcos divisores dos continentes europeu e asiático.

Isso aconteceu devido a uma longa história que teve início no período Bizantino. Bizâncio foi fundada em 657 a.C., no lado europeu, e a Calcedônia, no lado asiático. É a atual Kadiköy, na Turquia. Depois, recebeu o nome de Constantinopla e, por último, Istambul. Quando os turcos otomanos conquistaram as duas cidades elas se juntaram e em 1930 foi chamada de Istambul.

Um pouco de história à parte, vamos ao frio. Nesse período que moro aqui consegui vivenciar as quatro estações do ano como elas realmente são. E compreendi como isso impacta diretamente em nossas vidas. Saí de um país totalmente tropical, onde podemos comer diversas frutas o ano inteiro porque o clima permite o plantio e colheita por praticamente 12 meses do ano e vim para um país onde as estações acontecem e devemos nos adaptar a elas. A primeira coisa que senti falta, realmente, foi das frutas. Por aqui temos frutas das estações. Agora, por exemplo, estamos na época de laranjas, tangerinas e maçãs.

Leia também: Sistema de saúde na Turquia

O frio não impacta somente em nosso corpo, mas em nossa alimentação e isso deve ser estudado quando se pensa em morar em outro país. A cidade onde moro raramente neva, mas é rodeada de distritos onde a neve é comum todos os anos. É cercada por montanhas e podemos ver a neve no ponto mais alto dos montes. Uma paisagem linda!

Foto: arquivo pessoal

Os meses de novembro a fevereiro são os mais frios e também chuvosos. Vamos dividir a Turquia para compreendermos melhor o clima nas regiões.

Litoral da região do Egeu e do Mediterrâneo (uma das cidades mais visitadas nessa região é a Antália). Uma região muito quente no verão, com temperatura média de 30 graus, bom porque as praias são belíssimas por lá. No inverno é fria e chuvosa, com uma temperatura que chega a 9 graus.

Região de Mármara: por aqui, o inverno é mais rigoroso, com temperaturas no inverno abaixo de zero, ocorrendo com mais frequência a neve. A temperatura mínima pode chegar a -27 graus Celsius.

Região do mar Negro: por aqui, o inverno tem uma temperatura média de 7 graus, mas no inverno pode chegar a -32 graus Celsius.

Região da Anatólia Central: é aqui que está localizada uma das cidades com maior fluxo turístico na Turquia, a Capadócia. No verão é muito quente, com uma temperatura máxima de 42 graus; e no inverno a mínima pode chegar a -36 graus Celsius.

Região da Anatólia Oriental: por aqui, a temperatura máxima pode chegar próxima dos 45 graus e mínima de -45 graus Celsius.

Região Sudeste da Anatólia: a máxima, no verão, pode chegar a 48 graus; e no inverno a mínima de -24 graus Celsius.

Foto: arquivo pessoal

É claro que entre essas temperaturas há uma média que varia muito, mas como podemos ver, na Turquia, quando é inverno é realmente frio. A maioria das residências e comércios possuem aquecedores a gás, o que facilita muito nossa vida. Quem não possui um aquecedor a gás, com certeza possui um elétrico ou o soba (que pode ser elétrico ou a lenha).

Nas cidades onde a neve é mais constante, muitas vezes as aulas são canceladas por alguns dias porque fica inviável transitar pelas ruas. Existem cidades onde a neve ultrapassa dois metros de altura.

Próximo a Izmir fica Uludağ, um dos melhores lugares para se esquiar. Lá, a paisagem no inverno é somente neve e são muitos os turistas que se hospedam para aproveitar o clima frio e alegre do lugar.

Viver na Turquia tem sido uma descoberta constante. É um país surpreendente e com uma cultura riquíssima, diferente em cada região. Para quem deseja visitar, apenas, pode escolher qual paisagem mais gosta: o sol bem quente nas regiões litorâneas e mais amenas nas regiões montanhosas durante o verão; ou o frio, com ventos que parecem congelar e o branco da neve nas cidades com temperaturas abaixo de zero, durante o inverno.

Related posts

Poligamia na Turquia

Rubiana Ozturk

Choque Cultural na Turquia

Aline Oliveira

Alimentação e culinária turca

Rubiana Ozturk

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação