O inverno europeu é barra pesada para nós, brasileiras. Eu que me sinto sortuda com o fato de morar na Irlanda, onde o inverno não é tão rigoroso, também me esforço para não cair na melancolia. Chego ao ponto de ficar chateada até quando não neva (sem graça, nem fiz boneco de neve) ou quando neva (que caos, o carro não dá partida, escorreguei no gelo e cai, etc).
Também não é nada anormal que eu me sinta assim depois de morar uma vida inteira em Salvador, onde nem horário de verão existe mais – a proximidade da cidade com a linha do Equador garante um número de horas diurnas e noturnas, além de temperaturas, praticamente iguais durante todo o ano.
Assim, resolvi fazer uma lista de coisas para fazer durante o inverno, com o objetivo de evitar essa queda de rendimento psicológico. As ideias que pretendo colocar em prática neste ano são as seguintes:
1 – Tome banho de banheira
No inverno, minha pele brasileira tende a mudar e a ficar mais seca (já ouvi gente dizer que a deles fica mais oleosa). Identifique o que acontece com a sua, lance mão de produtos específicos e curta um adorável (e longuíssimo) banho de banheira.
2 – Leia bastante
Talvez essa seja uma boa oportunidade para retomar o hábito da leitura. Muita gente tem um ou mais livros que comprou e nunca leu, por isso é agora de colocar tudo em dia. Se não tiver nada pendente, vá até a livraria mais próxima, ou compre ebooks, e viaje para onde quiser pelas páginas dos livros.
3 – Invista no seu guarda-roupa de inverno
Mate suas amigas brasileiras de inveja desfilando casacos, chapéus, luvas e cachecóis belíssimos nas suas fotos do Facebook (ninguém precisa saber que isso por aqui custa muito barato e de glamour não tem nada). Eu acho roupa de inverno um charme só.
4 – Assista aos filmes e seriados que você perdeu
O inverno é quando você pode colocar em dia todos os filmes e seriados que você não assistiu porque tinha coisas muito mais interessantes para fazer durante as outras estações do ano. Faça uma lista, compre os boxsets, ou procure o que está disponível online pago ou gratuitamente.
5 – Faça esportes de inverno
Aproveite a estação para praticar esportes de inverno. Aprenda a esquiar, patinar no gelo, snowboarding e o que mais estiver disponível. Mesmo em países em que praticamente não neva, como é o caso daqui da Irlanda, tem sempre um parque de diversões com simulações bem interessantes.
6 – Exercite-se em casa
Tá frio demais lá fora? A academia parece um deserto? Transfira sua ginástica para dentro de casa. Arrume um cantinho, nem que seja no corredor, coloque um colchonete e mexa-se. DVD é o que não falta com exercícios para fazer em casa, e quem tem mais espaço pode pular corda ou usar um mini trampolim para manter o corpo em dia. Tem espaço e dinheiro? Compre uma bicleta ergonométrica ou outro aparelho que goste.
7 – Use e abuse da tecnologia
Os adeptos das soluções geek, ou nem tanto, devem conferir as opções tecnológicas para ajudar a superar os terrores causados pelo frio e escuro constante. São cobertores elétricos, roupas e acessórios térmicos ou aquecidos de última geração, abajures com luz azul (especialmente criados para quem sofre com a depressão de inverno), pisos aquecidos, luvas touchscreen, etc.
8 – Dedique-se às artes ou artesanato
Quer um hobby para te manter ocupado dentro de casa? Então revele seus talentos artísticos e dê uma chance à pintura, ao desenho, ou ao artesanato, seja usando materiais reciclados, fazendo bijuterias, entre outros. Você pode se surpreender consigo mesma!
9 – Delicie-se com o melhor do inverno
Inverno significa uma oportunidade para comer fondue de queijo (ou de chocolate!) em frente à lareira, tomando um vinho quente, chocolate quente, ou mesmo um café bem brasileiro. De dieta? Prepare um fondue vegetariano, cheio de legumes e verduras. Uma delícia!
10 – Faça de conta que não é inverno
Essa última dica parece coisa de louco, mas o que eu quero dizer é que você não deve deixar o inverno te abater. O escuro acaba fazendo a gente pensar que é hora de dormir quando ainda nem são 5 da tarde, por isso é preciso ficar atento. Não mude seus hábitos, na medida do possível, ou serão meses de tristeza. Agasalhe-se bem e saia, divirta-se e encante-se com essa estação do ano!
E você, tem mais ideias para colocar nesta lista sobre como evitar depressão de inverno? Aceito sugestões!
17 Comments
Oi Luciana! Parabéns pelo texto! Como diz a Cristiane, não existe frio, mas roupa errada! Haha!
Acho o inverno barra para quem vem de países tropicais como o nosso, mas também o ano porque descobri que ele me faz amar o verão como nunca e aproveitar os dias deitada no parque, ao sol. Acho o inverno irlandês bem complicado pela umidade, mas bem… Cada um sabe onde o sapato aperta! Hehe!
Beijos e bom inverno
Obrigada, Tati! Concordo, e roupa errada é o que a gente mais usa quando se muda para outro país. Imagina eu, nordestina? Até hoje estou tentando aprender a amarrar cachecol kkkk
Eu li o seu comentário sobre o vento e me lembrei que em Dublin era o lugar onde todos os ventos do mundo se encontravam! Se bobear, vinha vento do chão! Hahaha!
E o Irish Breakfast, Lu? Você não toma no inverno? Lembro que aos domingos só abandonava meu duvet, meus livros e séries pelo Irish Breakfast do café da polonesa do outro lado da rua de onde morava!
Verdade, Tati, aqui é onde o vento faz a curva! Não sou muito chegada ao Irish Breakfast não, porque bacon e sausages me fazem passar mal (qualquer coisa com muita gordura me deixa com mal estar), e eu detesto aquele feijão doce, o tal do baked beans. Mas, acabo comendo Irish Breakfast de vez em raramente, porque é muito bom mesmo, e depois o chá de boldo me salva kkkk
Ótimo texto.
Banho de banheira! A melhor pedida. Ler também, adoro me enrolar no cobertor com um chazinho na mão e um livro na outra.
Eu recomendo sair, dar uma volta, respirar o ar puro de inverno, nem que seja por uma meia horinha, pra esticar as pernas e ver o sol (sim, ele continua lá, só se põe mais cedo, e um dia frio ensolarado é a coisa mais linda).
Verdade, Daniela, um dia de sol no inverno é lindo de se ver e de fotografar!
Amei as suas dicas Lu! Se exercitar principalmente é importantíssimo… nada como um pouco de endorfina pra me alegrar no inverno. E um banho de banheira com um bom livro quando volto da aula de zumba 😉
Obrigada Lilian! Queria ter a sua coragem para fazer zumba, mas a preguiça não me larga kkkk Fico nas minhas caminhadas e yoga mesmo 🙂
Pingback: Tradicional Medicina Chinesa – TCM e o inverno | China na minha vida
Obrigada! Espero que as dicas tenham ajudado 🙂
Eu acho o inverno aqui na Irlanda muuuuito sossegado. Fico até chateada de não conseguir usar meu casacão pesado porque passo calor toda vez que o coloco! rs
Que bom que você lida bem com isso, você é de onde no Brasil? Na verdade, acho a escuridão mais desagradável que o frio, e o vento daqui me mata mais do que a temperatura em si!
Oi Luciana,
Muito interessante seu texto.
Sou uma pessoa que ama sol e dias quentes, mas se um dia, quem sabe, talvez… rs… eu mudar para um lugar com inverno rigoroso vou seguir à risca suas dicas. Principalmente a do fondue que além de aquecer é guloseima e eu adoro 🙂
Beijos
Sim, sim, obrigada! só estou tentando moderar no fondue de chocolate ou chegarei ao verão enorme de gorda kkk Mas vamos em frente, só mais uns dois meses e primavera vem ai 🙂
Luciana vc descreveu tudo mto bem e suas dicas sāo ótimas Grande abraço!
Que bom que gostou, obrigada!
Adorei a parte do guarda-roupa e a parte da tecnologia!