BrasileirasPeloMundo.com
Irlanda

Irlanda – Educação e saúde dos filhos

Uma dúvida comum de quem quer se mudar para a Irlanda ou de quem acaba ficando por outros motivos é como ficará a educação e a saúde dos filhos que já têm ou gostariam de ter.

Se esse é o seu caso, fique tranquila (o). A Irlanda é um país que acolhe as crianças imigrantes bem mais facilmente do que os adultos. Qualquer criança tem acesso, por exemplo, à educação gratuita até o ensino médio, e a consultas gratuitas ao clínico geral até os seis anos de idade – não, aqui as crianças não vão ao pediatra para consultas comuns, e sim ao clínico.

E isso independe do seu visto. Mesmo filhos de estudantes têm acesso aos serviços gratuitos, desde que o visto familiar tenha sido concedido pela imigração – ou seja, desde que você ou seu filho não estejam ilegais no país.

Importante: quero chamar a atenção aqui para o fato de que a Irlanda não facilita muito a entrada de familiares de imigrantes não europeus no país. Trazer filhos, pais e cônjuges para cá pode ser um trabalho árduo, burocrático e lento. Por isso, pense nos prós e contras e contate a imigração ainda no Brasil, pois eles analisam cada caso individualmente.

As escolas públicas são de boa a ótima qualidade  – sim, há diferença no ensino e qualidade dos laboratórios e outros quesitos de escola para escola, e de cidade para cidade. Contudo, nenhuma delas é ruim, por isso a educação de seu filho está garantida.

A maioria das escolas é católica

Outro fato importante a se destacar é que as escolas são, em sua grande maioria, dirigidas por organizações católicas, e crianças não batizadas podem (discretamente) não serem aceitas ou podem se sentir um pouco desconfortáveis por lá. Isso porque o ensino religioso continua presente nas escolas e a Primeira Comunhão e Crisma ainda fazem parte das atividades comuns.

Algumas dessas escolas ainda chegam a separar meninas de meninos, fazendo com que eles frequentem colégios diferentes. E os uniformes são tradicionais, com saias longas para as meninas e calças sociais para os meninos.

Além do inglês, o irlandês também é matéria básica. Francês, espanhol e alemão são matérias opcionais e podem ou não serem oferecidas, de acordo com a instituição e com o ano letivo. Quem é adepto da língua nativa pode matricular seus filhos em escolas gaélicas, onde o irlandês é a prioridade e não o inglês.

Fonte: arquivo pessoal
Escola primária – Fonte: arquivo pessoal

Para matricular o seu filho na escola basta preencher o formulário, levar a certidão de nascimento e pagar a taxa de inscrição. A escola não oferece refeições, livros, nem uniformes: tudo isso será comprado à parte.

Além disso, por ainda não ter muito preparo para receber imigrantes, a Irlanda não oferece nenhum programa oficial de adaptação ou preparatório para crianças que falam outras línguas – elas têm que se ajustar por si mesmas da melhor forma possível ou contar com a amigável colaboração do corpo docente em escolas mais sensíveis à questão.

A saúde é gratuita para menores de três anos

O sistema de saúde irlandês não é gratuito, como já expliquei em outro post. No entanto, algumas concessões são feitas e uma delas é voltada para crianças até seis anos de idade. Estas têm acesso gratuito ao clínico general (conhecido como GP – General Practitioner) e  a algumas outras gratuitidades caso tenha asma ou outras condições específicas. O restante cai no sistema privado e é preciso ter cobertura no seguro de saúde para atendimentos mais complexos, especializados ou hospitalares. Existem hospitais pediátricos de boa qualidade, porém a demanda é grande e pode haver fila de espera para casos que não são considerados urgentes.

Ainda assim, o sistema funciona bem, de um modo geral, e os profissionais de saúde são muito bem preparados para cuidar de crianças  – até porque o número de filhos por mulher ainda é estável e a segunda maior da Europa: cerca de 2,01 filhos por mulher.

 

Related posts

Conheça 18 mulheres que fizeram história na Irlanda

Viviane Miranda

Trabalho voluntário na Irlanda

Andréa Soares

Valentine’s Day e os símbolos do amor na Irlanda

Luciana Damasceno

34 comentários

Patrícia Dezembro 29, 2015 at 3:10 pm

Olá Luciana, estou indo trabalhar em enfermagem, levo 2 filhos comigo, o que mais me preocupa é a minha filha de 6 anos, pois não sei se tem alguma disciplina de língua portuguesa, quero que aprenda a língua materna. Me aconselha uma escola pública de boa qualidade, não quero escolas católicas, quero convívio com rapazes e raparigas. ..

Se puder ajudar agradeço muito.

Obrigada
Beijinhos
Patrícia Lopes

Resposta
Luciana Damasceno Dezembro 30, 2015 at 8:37 am

Oi Patricia. Obrigada por ler o artigo e por comentar. Entendo a sua preocupação com certeza. Infelizmente, o número de escolas não católicas e mistas ainda é baixo, mas depende da área onde você irá morar. Geralmente, as crianças estudam em escolas próximas à residência delas, então o ideal é que você busque as escolas diretamente quando souber em que área irá morar, e esclareça suas dúvidas. Quanto à língua portuguesa, infelizmente, não há nada nesse sentido nas escolas, eles aprendem inglês e irlandês, e, quando mais velhos, alemão ou francês ou espanhol. Seria interessante você procurar por outros portugueses que vivem na Irlanda para ver se há alguma associação de mães que ofereça classes extras – existe uma de brasileiras, que trabalham o português, mas é português do Brasil e não de Portugal. Mas, posso te garantir que as crianças costumam se adaptar rápido e bem mais facilmente do que nós adultos. Espero ter ajudado e boa sorte!

Resposta
Carolina Abril 1, 2016 at 12:22 am

Oi Patricia,
tenho interesse em trabalhar como Enfermeira na Irlanda, como foi seu processo? muito complicado? se puder me ajudar, agradeço.
Abraços,
Carolina

Resposta
Luciana Damasceno Abril 1, 2016 at 4:13 pm

Oi Carolina, obrigada por ler o texto e entrar em contato. Na verdade, trabalho como jornalista freelancer, então não sei nada especificamente sobre a profissão de enfermeira na Irlanda. O que eu poso te dizer é que é preciso se registrar e que o seu diploma seja reconhecido aqui. Dá uma olha neste link para ver se te ajuda (http://www.pcqrecruitment.com/candidate/nurse-registration-for-ireland-and-the-uk/) e veja no irishjobs.ie as ofertas de emprego. Desculpe não poder ajudar mais. Boa sorte!

Resposta
Sabrina Canal Fevereiro 15, 2017 at 11:06 am

Olá, Luciana!
Muito bacana seu post! Bem esclarecedor. Estamos pensando em mudar com a família para a Irlanda e a educação e a saúde de nosso filho é a maior preocupação de todas. Lendo seu post até fiquei mais tranquila. Mas o que me chamou a atenção foi quando você comentou acima que precisamos registrar nosso diploma para trabalhar aí. Também sou jornalista e gostaria de trabalhar na área aí. O que preciso fazer?

Obrigada!

Resposta
Luciana Damasceno Fevereiro 15, 2017 at 2:04 pm

Oi Sabrina! Na verdade, quis dizer que enfermeira precisa registrar diploma aqui. Jornalista não precisa, até pq não é preciso ser jornalista formado em universidade para atuar na profissão na Irlanda. Caso vc tenha interesse em trabalhar na área aqui, sugiro que tire a carteira internacional de jornalista (da IFJ) ainda aí no Brasil, apenas para dar um pouco de respaldo mesmo – mas nem disso vc precisa na realidade. Boa sorte!

ISABELA Abril 18, 2016 at 3:39 pm

Boa tarde Luciana, estou indo para Irlanda para estudar Ingles e trabalhar (intercambio), e decidi levar o meu filho de 11 anos comigo. Procurei muitas agencias e todas me falam que ele não pode ir, porque para estudar lá teria que ser maior de idade. Encontrei apenas uma agencia que falou que conseguia escola para ele, porem tem apenas 1 escola que o aceitaria e no caso eu tenho que morar em Carlow, e tenho que pagar 4,450 Euros para 6 meses de estudo.
Minha duvida é: Realmente é verdade que não é facil de conseguir escola?
O preço esta de acordo?

Resposta
Luciana Damasceno Abril 18, 2016 at 4:33 pm

Oi Isabela. Obrigada por seu comentário. Infelizmente, desconheço casos iguais ao seu, então eu sugiro que vc entre em contato com a escola diretamente para verificar isso, pois se trata de uma escola privada (as públicas são gratuitas) e eles têm suas regras particulares. Converse também com a embaixada da Irlanda aí no Brasil mesmo para verificar a vericidade deste visto de 6 meses para o seu filho menor de idade. Desculpe não poder ajudar mais.

Resposta
neia Junho 18, 2016 at 2:05 am

oi. querida. estou indo. pra. Portugal. mês que ve . mais. onde queria cria meus filhos era na. Irlanda. mais. como eu faço. pra chega. ai. de portugal o que eu preciso

Resposta
neia Junho 18, 2016 at 2:09 am

olá. estou. querendo ir. pra irlanda. mora. com meus 3 filhos de 20 anos de 6 anos e 3 anos. o que preciso pra. chega ai consigo colocá meus filhos. em uma escola me ajuda por favor

Resposta
Luciana Damasceno Junho 19, 2016 at 10:34 am

Olá Maicon! Então, se vc tiver cidadania europeia ou um visto de residencia/trabalho, seus filhos poderão estudar gratuitamente nas escolas públicas gratuitamente sem problema nenhum. Só uma coisa, se seu filho de 20 anos já estiver na faculdade, estão são todas pagas, viu? Obrigada por ler e comentar no blog.

Resposta
João Gustavo Agosto 16, 2016 at 8:13 pm

Olá Luciana tudo bem? Obrigado pelas informações e dedicação que você tem. Certamente nos esclarece muitas dúvidas.
No meu caso, estarei estudando na Irlanda no proximo ano , em Julho de 2017. Minha esposa e minhas 2 filhas ( 3 e 6 anos)são cidadãs portuguesas e pensamos em migrar para a Europa em 2018.
Hoje temos no Brasil rendimentos de aplicação financeira de cerca de 1.000 euros/mês.
Minha esposa é fisioterapeuta e eu sou formado em Direito e trabalho há mais de 12 anos em banco no Brasil. Eu tenho 32 anos e minha esposa 35.
O que você acha sobre as oportunidades de trabalho na Irlanda em nossos casos? Com esta renda mensal da aplicação e mais os 2 trabalhando dá pra viver bem na Irlanda? Temos 3 opções em mente. A primeira é Portugal, a segunda é a Irlanda e a terceira é o Ducado de Luxemburgo onde mora minha cunhada e família.
Obrigado., Abs

Resposta
Luciana Damasceno Agosto 17, 2016 at 10:55 am

Oi João! Então, vamos com as boas notícias: sendo a sua esposa cidadã europeia, ela poderá solicitar um visto stamp 4 para vc, e vcs dois poderão buscar emprego sem problemas (só que ela tem q estar trabalhando para q vc tenha acesso ao visto). Na área dela, ela poderá ser autônoma ou ver como anda o mercado (dê uma olhada em http://www.irishjobs.ie ou http://www.jobs.ie), e leia mais sobre emprego neste post . No seu caso, imagino que saiba que não poderá trabalhar como advogado, já que a legislação é diferente, mas vc pode tentar outras posições na área. Em qq caso, mesmo que vcs dois ganhem salário mínimo, vcs podem viver bem aqui, pois o salário é justo em qq profissão. Boa sorte!

Resposta
Juliana Antonucci Agosto 22, 2016 at 2:12 am

Olá Luciana, fiquei em dúvida sobre uma questão: eu e meu marido com vusto de estudante, minha filha de 6 meses poderá ir junto e estudar nas escolas públicas irlandesas?

Resposta
Luciana Damasceno Agosto 22, 2016 at 7:34 pm

Oi Juliana! Pelo que entendo, é possível sim, mas vcs terão que comprovar que podem sustentar sua filha com salário de estudante (que só pode trabalhar 20h por semana) e quem vai cuidar dela enquanto vcs estão na escola ou universidade. E vcs tem que resolver isso no Consulado irlandês no Brasil ou terão que vir sem ela e solicitar reunião familiar. Com seis meses, ela não tem acesso a nenhuma escola, pois aqui escola só começa a partir dos 4 anos. Tb não tem creche pública, só privada. Boa sorte!

Resposta
Jéssica Sousa Setembro 8, 2016 at 1:56 pm

Olá bom dia, tenho uma filha de 3 anos. Onde ainda estamos morando no Brasil mais em breve estaremos indo pra Irlanda, somos descendentes europeus. O meu maior medo é a adaptação pra ela, pois a lingua dela hoje é 100% brasil. Tenho medo que ela sofra nas escolas por não entender o idioma. Será que la eu conseguiria algo que a ajudasse ah aprender o idioma?

Resposta
Luciana Damasceno Setembro 8, 2016 at 8:10 pm

Oi Jéssica! Muitas crianças passam por isso e, em geral, elas se adaptam bem melhor do que a gente, e muito mais rápido 🙂 Mas, como não tenho experiência nisso, pelo que busque o grupo Noivas, Casadas, Grávidas e Mamães na Irlanda no Facebook, que eles podem te ajudar mais.

Resposta
Aline Gavazzi Setembro 15, 2016 at 1:41 pm

Bom dia Luciana,

Eu tenho cidadania italiana e em Janeiro de 2017 estarei mudando para Dublin e vou levar o meu filho de 5 anos que nasceu na Italia e tbm possui cidadania Italiana.
Eu gostaria de saber se as escolas Irlandesas são de periodo integral, qual horário seria.
Você tbm comentou que as refeições e livros a escolar não fornece, você saberia informar qual o valor, ou se existe uma taxa mensal. Na Itália existe uma taxa a cada 2 meses de aproximadanente 80 euros, que seria referente a refeição.
E as escolas particulares vc saberia a media de valor da mensalidade?
Aguardo sua resposta.
Obrigada
Aline Gavazzi

Resposta
Luciana Damasceno Setembro 21, 2016 at 10:41 am

Oi Aline! O horário da aula depende da série, mas para a idade dela, é, geralmente, das 9h às 13h. Não há uma taxa para refeições, livros e uniformes, você compra os dois últimos vc mesma, e o lanche vai na lancheira de casa mesmo (vc prepara e manda com o seu filho). Os valores de livros e uniformes variam (e muito) de escola para escola. Infelizmente, não sei valor das escolas particulares, mas posso te dizer só gente muito rica matricula os filhos nela por aqui – até pq o ensino público é de bom nível. Espero ter ajudado, mas, se precisar de mais detalhes, tente o grupo Noivas, Casadas, Grávidas e Mamães na Irlanda no Facebook, por favor.

Resposta
Janaina Outubro 14, 2016 at 1:39 pm

Ola, Luciana, tudo bom? Adorei seus posts, parabens! Tenho cidadania Europeia, meu filho de 05 anos tb, mas meu marido não…. Quero muito poder recomeçar minha vida ai, mas tenho insegurança quanto ao meu pequeno…sabe é, mães….rs O que vc aconselha? E quanto ao fato da Inglaterra daqui uns meses não pertencer mais a União Europeia, o que vc acha que vai atingir ai? Muito obrigada e sucesso ai 🙂

Resposta
Luciana Damasceno Março 20, 2017 at 8:11 am

Oi Janaina! Muitas pessoas trazem crianças para a Irlanda e elas costumam se adaptar bem, melhor que os adultos! Qunato à Irlanda sair da UE, não há nada muito nesse sentido, mas garantir ninguém pode, infelizmente. Boa sorte!

Resposta
Ana Monteiro Março 22, 2017 at 7:35 pm

Olá Luciana

Sou portuguesa, enfermeira, 50A, o meu Inglês esta muito ENFERRUJADO!
Para estudar Ingles ai e trabalhar noutra área é fácil?
Podia inicialmente tomar conta de crianças portuguesas/brasileiras tem conhecimento desta necessidade?

Grata pela sua atenção.

Resposta
Luciana Damasceno Março 23, 2017 at 7:37 am

Oi Ana! Então, cada caso é um caso, mas eu pessoalmente não recomendo ninguém a vir para a Irlanda com intuito de trabalho com pouco inglês. Mesmo os empregos de babá exigem certa fluência. O ideal seria vc aperfeiçoar o seu inglês antes de vir, ou vir com a intenção (e recursos finnaceiros) de estudarapenas por alguns meses. Boa sorte!

Resposta
Mariana Prusseck Junho 20, 2017 at 11:45 am

Excelente artigo, muito pertinente o assunto. Fico feliz em achar um blog com bom conteúdo em meio a tanta informação ruim na internet. Parabéns!

Resposta
Luciana Damasceno Junho 20, 2017 at 3:42 pm

Obrigada, Mariana! Que bom que gostou do artigo.

Resposta
Anna Claudia Barbosa Junho 21, 2017 at 1:26 pm

Adorei! Muito bom esse conteúdo, rico em informações.

Resposta
Luciana Damasceno Junho 21, 2017 at 1:29 pm

Obrigada, Anna!

Resposta
Flaviane Vargas Agosto 9, 2017 at 6:54 pm

Boa tarde, estou prestes a ir morar na em dublin com meu marido (meu marido vai a trabalho) e meu filho de 2 anos.
Vc sabe me dizer se tem algum programa de adaptação para crianças nas escolas públicas?
Existe escola públicas para crianças de 2 anos?
Obrigada

Resposta
Luciana Damasceno Agosto 9, 2017 at 7:46 pm

Oi Flaviane! As crianças aqui só vão para escola a partir dos 4 anos – aí é pública até o fina do ensino médio. Menores que isso, só são aceitas por creche, e não tem pública. Para três anos de idade, tem um tipo de pré-escola, 3 horas por dia, que é de graça – busque por ECCE Ireland. Boa sorte!

Resposta
Monique Dalpizzol Novembro 12, 2017 at 2:10 am

Oi Luciana, como vai?
Eu, meu marido e nosso filho de dois anos, estamos nos mudando para Irlanda no ano que vem.
Tenho algumas dúvidas,e gostaria que você esclarecesse se possível.

1. A criança com quase 3 anos pode entrar entrar no ano letivo da pré-escola?
2.Quanto tempo em média leva para matricular uma criança de 3 anos na pré-ecola?
3.Fugindo um pouco do assunto sobre escolas, qual seria o bairro que tenha um “custo benefício”para uma família morar (com acessos a mercados, hospitais..)

Estou gostando muito do seu blog, com ótimos conteúdos, e o melhor: você interage com seus leitores!! =D
Desde já agradeço.

Um abraço.

Monique.

Resposta
Liliane Oliveira Novembro 12, 2017 at 5:19 pm

Olá Monique,
A Luciana Damasceno parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Irlanda.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Monique Dalpizzol Novembro 13, 2017 at 1:03 am

Ola Liliane!!
ah obrigada por avisar. Ok, farei isso!!
=D

Resposta
Jeniffer Agosto 13, 2019 at 8:00 pm

Olá Luciana, tudo bem? Meu marido foi convidado para trabalhar numa empresa grande e estabelecida na Irlanda. Ainda não temos muitas informações,mas gostaria de saber se a Irlanda se opõe a levar conjuge e filhos… vc faz ideia? E neste caso, ele entra com Stamp 1 ou 4? e nós, esposa e filhos pequenos?

Obrigada! =)
adorei seu site

Resposta
Liliane Oliveira Agosto 14, 2019 at 1:16 pm

Olá Jeniffer,
A Luciana Damasceno parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação