Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    • Home
    • Sobre o BPM
      • Time do BPM
      • Autoras
      • Contato
      • Na Mídia
      • Blogs
    • Colabore
    • Custo de Vida
      • Quanto custa
      • Cheguei e agora?
      • Custo de Vida Pelo Mundo
    • Países
      • Alemanha
      • Austrália
      • Áustria
      • Canadá
      • EUA
      • Espanha
      • França
      • Inglaterra
      • Itália
      • Japão
      • Polônia
      • Portugal
      • Suécia
    • Mais
      • Dicas para viajar sozinha
      • Relacionamentos online
      • Turismo Pelo Mundo
      • Vistos
    • Intercâmbio
      • Intercâmbio pelo Mundo
    Facebook Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    Home»Irlanda»Irlanda – Natal Longe da Família
    Irlanda

    Irlanda – Natal Longe da Família

    Luciana DamascenoBy Luciana DamascenoDecember 2, 20146 Comments4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Estar longe de seu país e da família não é fácil. Você perde um pouco da sua identidade e da segurança que sentia em saber que havia sempre alguém ali para te apoiar caso precisasse. Some a isso as dificuldades relacionadas à língua, ao clima e, muitas vezes, à nova profissão que terá que abraçar. Mas, é durante certas festividades, como aniversários, Natal, Dia das Mães e Pais, que a situação fica mais complicada.

    Eu nunca fui de muita festa, então isso não foi uma coisa que previ quando decidi ficar de vez longe do Brasil. Ainda assim, a verdade é que uma sensação de nostalgia, e mesmo de culpa, está sempre presente nestas ocasiões. Mesmo que seja o seu próprio aniversário, não dá pra negar que bate a saudade e que você começa a fantasiar o que estaria fazendo nesses momentos se estivesse em seu país,com sua família e amigos.

    Quem mora fora sabe a expectativa que é gerada nessa época, enquanto se aguarda pelo telefonema, email ou mesmo uma mensagem no Facebook vinda de amigos e parentes. No fundo, a gente quer saber se ainda é lembrada e querida, se ainda faz parte da vida daqueles que estão do outro lado do oceano.

    Morar fora é mesmo uma oportunidade imensa para crescer e dar novo sentido a laços de amor e de amizade. Um dos meus grandes desafios tem sido aprender a entender que, da mesma forma que eu acho difícil ligar ou escrever para quem está longe, eles também passam pelas mesmas dificuldades. Nessa hora, até o fuso horário atrapalha, aumentando ainda mais a distância.

    O negócio é mesmo agradecer pelos avanços da tecnologia, que barateiam os custos e tornam mais viável manter contato com amigos e família. O que eles não resolvem é a necessidade tão tipicamente brasileira de abraçar essas mesmas pessoas. Sem dizer do que fazer com nossos avós e outros parentes mais idosos, que não lidam bem nem mesmo com os longos números das ligações internacionais.

    Outra confissão a fazer é que muitas vezes não falar a respeito ou ignorar essas datas é uma forma quase eficaz de manter essa saudade longe da gente. No eu caso, isso funciona bem durante o Dia dos Pais ou das Mães, já que essas datas são celebradas em dias diferentes no Brasil. Posso, inclusive, até fingir ficar feliz com o fato de não ter que enfrentar as longas filas de restaurantes, ou de participar daqueles casamentos e aniversários de família para os quais preferia não ter sido convidada.

    christmas_nativity_scene_200625Só que, no fundo, até não participar das eleições passa a ser motivo de melancolia. E no Natal e no Ano Novo, aí não dá mesmo para fugir dos fatos, e ainda é preciso fingir um pouco para não estragar a festa alheia, principalmente quando se vai passar as festividades com a família do marido ou namorado.

    Bem, tudo na vida tem dois lados. Talvez o interessante seja mesmo aproveitar a chance de experimentar outras formas de comemoração. Quem mora fora tem a oportunidade única de misturar a sua cultura nativa com a local e fazer uma festa como nunca teve antes, com os novos amigos e a nova família que está construindo. Ou pode simplesmente viajar e aproveitar para deliciar-se com novas experiências.

    Quanto às outras datas, só mesmo economizando, e tentando estar presente, ainda que de vez em quando. O importante é mesmo aprender que a distância não destrói laços verdadeiros, e que estar presente é mais do que estar lado a lado.

    O ideal é buscar participar da vida de quem é parte de nossos corações, ainda que de longe, e enfrentando as possíveis limitações. Culpa e tristeza não ajudam em nada, até porque essas mesmas pessoas, com certeza, querem acreditar que a nossa escolha de morar em outro país foi uma decisão pela felicidade e não pelas lágrimas.

    [wpv-view name="authors-articles-view"]
    blog sobre a Irlanda brasileiros na Irlanda irlanda morar na Irlanda natal Natal na Irlanda
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Luciana Damasceno
    • X (Twitter)

    Luciana Damasceno é jornalista freelancer e atua como gestora e criadora de conteúdo online para clientes de diversos países. Mora na Irlanda desde 2010, onde chegou como intercambista por conta de um sabático, e acabou ficando.

    Related Posts

    Natal em tempos de guerra

    December 21, 2022

    O dia 25 de dezembro no Egito

    December 25, 2020

    Natal longe da família

    December 22, 2019

    6 Comments

    1. Bárbara Hernandes on December 4, 2014 6:38 pm

      Oi, Luciana! Esse será o meu segundo Natal na Irlanda e apesar da saudade da família e amigos, eu gosto do clima natalino desse lado do mundo (inclusive com a possibilidade de neve – será?), ainda mais porque eu tenho a sorte de vivenciar um Natal irlandês com a família do meu namorado.
      Em compensação, o aniversário foi tenso porque a gente sempre fica na espera das mensagens, e assim como você mesma dissse, querendo saber se ainda fazemos parte da vida daqueles que deixamos no Brasil… enfim, conheci o site hoje e já adorei! 🙂

      http://www.barbarahernandes.com

      Reply
      • lucianadamasceno on December 9, 2014 7:08 pm

        Oi Bárbara, que ótimo que gostou do site! Esse vai ser meu quarto Natal na Irlanda e concordo com vc de que a possibilildade de vivenciar uma celebração em um clima diferente é mesmo muito boa. O meu primeiro Natal foi com neve, só que foi MUITA neve, então espero que esse seja branquinho, mas com moderação 🙂 Quanto ao aniversário, bem, te digo que melhora bastante com o tempo 🙂

        Reply
    2. Cleo Vassiliou on December 4, 2014 10:00 pm

      Oi Luciana,

      Lendo seu texto deu uma melancolia…rs… me sinto bem assim quando chega o período do Natal, pois era o período que a família toda se reunia e desde que casei isso vai ficando cada vez mais raro. Até porque a gente passa a dar prioridade para a nova família que é o marido e nem sempre as datas de todos coincidem. Pelo menos esse é um período que nos aproximamos das pessoas que estão distantes, mesmo que seja pela mídia social.

      Beijos

      Reply
      • lucianadamasceno on December 9, 2014 7:10 pm

        Pois é, Cleo, pelo menos tem esse lado positivo. No Natal, as pessoas costumam ficar mais receptivas, o que torna mais fácil retomar antigas amizades, concordo com vc.

        Reply
    3. Joy Matta on December 10, 2014 12:43 am

      Ah, melancolia e saudades sao duas coisas tao recorrentes na minha vida, que já nem sei como é viver sem elas. Por ser filha de chilenos, nunca tive toda a família em um mesmo lugar. Mas pra mim, saudades mesmo tenho dos meus pais e do meu irmão e nossas pequenas tradiçoes diárias e de datas tradicionais…. Você nao está sozinha em seu sentimento… 🙁 Um dos preços a pagar por morar em outro país. Abraços!!!

      Reply
    4. Luciana Damasceno on December 11, 2014 7:09 pm

      Verdade, Joy, o negócio é tentar concentrar no lado positivo (porque sempre tem um). Abraços pra vc tb!

      Reply
    Leave A Reply Cancel Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    • Facebook
    • Instagram
    A Mulher na Sociedade Pelo Mundo

    Silverlocks: um novo espaço para mulheres maduras no Brasil e no exterior

    By Ann MoellerJuly 4, 20260

    Há projetos que nascem de estratégia. Outros nascem de necessidade. E alguns nascem dos dois.…

    Dia de Finados na Polônia

    October 28, 2024

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    March 1, 2023

    Terremoto na Turquia

    February 10, 2023
    Categorias populares

    Green Card e Residência permanente após o casamento

    April 26, 2015

    Como morar legalmente na Espanha

    August 7, 2015

    Como estudar no Ensino Superior em Portugal

    August 14, 2014

    Como é morar em Santiago no Chile

    June 28, 2014

    Validação do diploma brasileiro nos EUA

    May 20, 2016

    Cinco razões para não morar na Dinamarca

    April 19, 2015

    Passo-a-passo para fazer mestrado ou doutorado com tudo pago nos EUA

    March 2, 2016

    É brasileiro e reside no exterior? A Receita Federal ainda lembra de você!

    February 9, 2017
    BrasileirasPeloMundo.com
    Facebook Instagram
    • Sobre o BPM
    • Autoras
    • Na Mídia
    • Anuncie
    • Contato
    • Aviso Legal
    • Política de privacidade
    • Links
    • Política de Cookies
    • Termos e Condições
    • Não vender nem compartilhar minhas informações
    © 2012-2026 BrasileirasPeloMundo.com

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Manage Consent
    To provide the best experiences, we use technologies like cookies to store and/or access device information. Consenting to these technologies will allow us to process data such as browsing behavior or unique IDs on this site. Not consenting or withdrawing consent, may adversely affect certain features and functions.
    Functional Always active
    The technical storage or access is strictly necessary for the legitimate purpose of enabling the use of a specific service explicitly requested by the subscriber or user, or for the sole purpose of carrying out the transmission of a communication over an electronic communications network.
    Preferences
    The technical storage or access is necessary for the legitimate purpose of storing preferences that are not requested by the subscriber or user.
    Statistics
    The technical storage or access that is used exclusively for statistical purposes. The technical storage or access that is used exclusively for anonymous statistical purposes. Without a subpoena, voluntary compliance on the part of your Internet Service Provider, or additional records from a third party, information stored or retrieved for this purpose alone cannot usually be used to identify you.
    Marketing
    The technical storage or access is required to create user profiles to send advertising, or to track the user on a website or across several websites for similar marketing purposes.
    • Manage options
    • Manage services
    • Manage {vendor_count} vendors
    • Read more about these purposes
    View preferences
    • {title}
    • {title}
    • {title}