Lisboa ou Cascais, onde morar?
Somos 105.423 brasileiros com residência em Portugal, representando mais de 1/5 do total dos estrangeiros, de acordo com o Relatório 2018 do SEF, o serviço português de estrangeiros e fronteiras. Deste total, a maioria ainda mora no que conhecemos como a Grande Lisboa, que é composta pelos Concelhos de Amadora, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Odivela, Oeiras, Sintra e Vila Franca de Xira. Esmiuçando ainda mais, existe um número denso de nossos compatriotas dividido entre os Concelhos de Lisboa, já aqui falando da cidade em si, e o de Cascais, abrangendo este último as freguesias de Cascais, Estoril, Carcavelos, Parede, São Domingos de Rana e Alcabideche.
Pois bem, se você está de mudança para Portugal, precisa ou pretende morar nos arredores da capital portuguesa, mas tem dúvidas entre instalar-se no Centro de Lisboa ou seguir os rumos da Linha e escolher umas das freguesias de Cascais, este texto traz algumas considerações sobre o que você deve ponderar antes de fazer a sua escolha.
Leia também: Tudo que você precisa saber para morar em Portugal
Vantagens e desvantagens
Cascais tem vida própria e está à beira da praia, beneficiando-se da longa costa e da serra que juntas formam o Parque Natural de Sintra e Cascais. Oferece boas escolas internacionais, hospitais e serviço médico, além de um comércio variado. De acordo com a Câmara Municipal, há 212.474 habitantes no Concelho, dos quais 25.199 seriam estrangeiros (dados de 2018). Localiza-se a cerca de 30 km do Centro de Lisboa, com fácil acesso pelas rodovias pedagiadas ou por comboio (trem).
Vantagens: Qualidade de vida, possibilitando a prática de esportes variados; proximidade à natureza; opções de imóveis maiores e mais espaçosos do que em Lisboa; fácil acesso à capital e distante ceca de 30 km do aeroporto.
Desvantagens: Vida noturna e cultural limitadas, muitos turistas durante os meses de verão, preços excessivos em vários pontos dedicados ao turismo; nas áreas mais visadas, altos preços de aluguel e mesmo pouca oferta de imóvel; mercado de trabalho limitado.
Lisboa é uma capital europeia em tamanho humano, com vida noturna animada, várias opções de restaurantes e algumas atividades culturais. Também oferece boas opções de escolas e está servida por inúmeros hospitais e centros de saude. O transporte urbano funciona bem (ônibus, os “autocarros”; bondinhos, os “elétricos”; e metrô) e fica a pouca distância das praias. De acordo com a Câmara Municipal, o último Censo de 2011 computou o número de 506.654 habitantes.
Vantagens: Vida noturna e cultural, comércio com todas as opções de uma cidade grande; o tamanho da cidade que não é imenso; a oferta de trabalho; a proximidade da praia, o tempo bom (em razão da localização, durante o verão, Lisboa chega a ter entre 3 ou 4 graus a mais do que Cascais, com bem menos vento do que no balneário).
Desvantagens: Altos preços para alugar imóveis e oferta também limitada; alta concentração de turistas o ano inteiro; tráfego intenso pelas principais vias; altos preços praticados pelo comércio e restaurantes nas áreas mais turísticas ou visadas por residentes estrangeiros.
Razões de escolha
Nós optamos por morar em Cascais, muito embora o meu marido trabalhe em Lisboa. Apesar de gostar e estar habituada a viver em grandes centros urbanos, escolhemos Cascais porque buscávamos mais espaço para morar e mais qualidade de vida, especialmente durante os finais de semana. Sendo assim, ao invés de pegarmos o carro para irmos até a praia ou a serra, ja acordamos a poucos passos delas e deixamos para usá-lo (ou o Uber, que serve muito bem este trajeto entre Lisboa e Cascais) quando desejamos sair à noite ou jantar fora na “cidade grande”, fazendo o caminho oposto dos que moram no Centro. Como neste momento das nossas vidas os programas diurnos são mais valorizados do que os noturnos, a escolha fez sentido.
Mas, não vou esconder o fato de que, bicho da cidade que sou, no início fiquei bem receosa de sentir-me isolada na pacatez de Cascais. Passados 18 meses, posso dizer que o receio não se justificou porque Cascais e Lisboa não são exatamente longe e os acessos são fáceis. Há, sem dúvidas, as inconveniências do trânsito ou mesmo de estacionamentos e imprevistos de última hora que atrapalham mais os planos de quem está distante do que os que habitam o miolo do agito, porém, por necessitar de ares urbanos, eu me organizo e vou com frequência fazer o que preciso ou tenho vontade em Lisboa, matando assim minha “sede de mundo, de gente, de cultura, de barulho”.
Leia também: Frustrações e expectativas ao imigrar para Portugal
Outros pontos de vista
Para trazer pontos de vista outros além dos meus, lancei este questionário a um grupo de cerca de 100 brasileiras, das quais umas 40 responderam quais foram os motivos que as levaram a escolher entre uma e outra. Vamos às respostas!
Como podemos ver no gráfico, a maioria mora em Cascais (“Outro” reponde por demais freguesias do Concelho de Cascais) e a razão número 1 da escolha foi unânime: este grupo buscava mais qualidade de vida e tranquilidade. No mais, os motivos dados foram estes aqui:
Cascais
- Perto da praia
- Menos stress
- Longe do Centro
- Mais espaço para morar
- Escolas
- Trabalho
- Perto de Lisboa sem a confusão de Lisboa
Lisboa
- Local de trabalho
- Vida urbana
- Escolas
- Estilo de vida mais europeu
- Atividades culturais
- Melhores opções de bares e restaurantes
Apesar da proximidade e da facilidde no vai e vem entre uma e outra, Lisboa e Cascais apresentam diferentes vantagens e desvantagens, valendo a pena analisar qual delas cabe melhor na forma como deseja acomodar sua vida neste novo país. Boa mudança!