BrasileirasPeloMundo.com
Bélgica Turismo Pelo Mundo

Lugares incríveis para conhecer na Bélgica

A Bélgica é um país bem pequeno, mas de uma complexidade colossal. Constituída por povos bem diversos, possui características geográficas, culturais e arquitetônicas magníficas, porém bem distintas. Com isto, preparei uma lista com alguns lugares (não tão tradicionais) a conhecer no país.

Durbuy

Auto intitulada a menor cidade do mundo, esta pequena vila medieval localizada no meio de um vale arborizado, encanta qualquer visitante. O caminho para se chegar até Durbuy já é um indício do que iremos encontrar ao chegar. Rústicas ruelas sinuosas de paralelepípedos e chalés bucólicos ornados de videiras e flores de papoula. Caminhar pela cidade é um deleite, com alguns percalços, confesso, mas ao final basta sentar em uma mesa em qualquer charmoso restaurante e saborear as delicias da gastronomia belga. 

Dica: O Parc des Topiaires parece um cenário do filme “Edward, mãos de tesoura”(os mais experientes lembrarão), com lindos arbustos esculturais, além de proporcionar uma vista incrível ao Rio Ourthe e ao Castelo de Durbuy

Parc des Topiaires – Durbuy (arquivo pessoal)

Parque Nacional Hoge Kempen 

Trata-se do primeiro Parque Nacional da Bélgica, uma verdadeira colcha de retalhos de beleza natural que resume o interior selvagem da região flamenca. Em uma extensão de 60 quilômetros quadrados de colinas ondulantes, florestas de pinheiros nebulosos e lagos espelhados, é o lar de veados selvagens e flores de lavanda. Ideal para trilhas e ciclismo, uma (outra) paixão belga.

Spa

Vocês sabiam que a palavra que nos remete ao êxtase relaxante tem origem nesta cidade? Pois então, o prefixo “spa” atribuído a destinos famosos por suas nascentes minerais borbulhantes em todo o mundo, também é o nome desta charmosa cidadezinha no coração da província de Liège. Aclamada por suas águas curativas desde o século XIV, Spa proporciona aos visitantes, banhos termais em jacuzzis, piscinas e até mesmo banho de lama. Aos apaixonados por automobilismo, como eu, a cidade é o circuito do Grande Prêmio Belga de Fórmula1.

Floresta em Ardennes (pixabay.com)

Ardennes

Uma extensão de bosques e colinas no sul da Bélgica, é famosa como um dos mais belos destinos de caminhadas em todo o norte da Europa. Entre suas fronteiras, os viajantes podem encontrar castelos de pedra como o Chateau de Bouillon,  festividades do carnaval em Malmedy,  belas águas para canoagem ao longo do rio Lesse, cavernas e grutas pontilhadas de estalactites entre as colinas de Ourthe, densas florestas e mosteiros trapistas em Rochefort.

Conhecida também pela cruel batalha durante a Segunda Guerra Mundial, Ardennes mantém as cicatrizes em seus cidades e estradas, onde se encontra museus, esculturas, placas e bustos em homenagem aos mortos de guerra.

Leia também: Museus grátis em Bruxelas 

Leuven

Belíssima cidade flamenga com sua universidade de 800 anos e uma população estudantil em expansão com mais de 25.000 belgas eruditos e amantes da cerveja, que circulam pelo famoso distrito de Grand Béguinage, uma área de ruas de paralelepípedos e edifícios de tijolos vermelhos encantadores. Circular pelo Grote Markt (Praça Central), abaixo das torres góticas da Prefeitura e visitar a Catedral dedicada a São Pedro que tem a sua torre listada como Patrimônio Mundial da UNESCO é só um pouquinho do que há a ser feito nesta cidade. Aproveite também para curtir uma cerveja trapista na Oude Markt uma das praças belgas com a maior concentração de bares e restaurantes aliás, para informação, Leuven é a casa do grande cervejaria InBev (uma das maiores do mundo).

Centro histórico de Leuven (pixabay.com)

Mons

Orgulhosa ex-Capital Europeia da Cultura e sede do talvez mais elegante centro histórico de toda a Bélgica, Mons e sua variedade de residências luxemburguesas e germânicas se assentam sobre as encostas do sudoeste, a poucos passos da fronteira com a França. O movimento concentra-se na irresistível Grand Place, onde as fachadas elaboradas de uma câmara municipal seriamente fotogênica ficam à sombra do único campanário barroco da Bélgica (Patrimônio da Humanidade pela UNESCO). A cidade também abriga a antiga casa do artista holandês Vincent Van Gogh e famosas festividades de primavera com uma impressionante exibição de tradições religiosas locais, completas com encenações bíblicas, batalhas campais entre São Jorge e o dragão, desfiles de cavalos e muito mais.

Leia também: Custo de vida na Bélgica 

Namur

Cidade de casas tradicionais construídas de tijolo cinza e ardósia preta estóica, ruas de paralelepípedos entrecruzadas e lindas calçadas ribeirinhas, Namur possui uma vibe descontraída e histórica. Sua peça indiscutível de resistência é a extensa Citadelle medieval que coroa as encostas acima do Rio Meuse. Com mais de 1.000 anos de idade, continua sendo uma das maiores fortalezas de toda a Europa e vem completa com grande quantidade de túneis de fuga e baluartes que foram usados ​​até a Segunda Guerra Mundial. E assim que terminar a visita pelo complexo do castelo, e ainda tiver fôlego e disposiçao, aprecie as 4 lindas praças da cidade: Place d’Armes, Place du Vieux, Place du Théâtre e Place Saint-Aubain.

Dinant (pixabay.com)

Dinant

Esta minúscula e pitoresca cidade encrostada nas rochas e as margens do rio Meuse, por sua localização estratégica foi uma das que mais sofreram durante as duas grandes guerras, tendo sido destruída, saqueada e quase inteiramente queimada. 

Além das inúmeras histórias de guerra, Dinant é também a cidade natal de Adolphe Sax, o inventor do saxofone, dos biscoitos mais duros de toda a Europa, que põe a prova as “dentaduras” e também é a casa da famosa cerveja Leffe, com um museu dedicado à esta maravilha.

Boa “viagem” e até a próxima.

Related posts

Nem só de pub vive a Irlanda

Annaline Stepien

5 road trips a partir de Chicago

Luana Teles

Os 10 mandamentos de um turista educado

Ana Tavela

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação