BrasileirasPeloMundo.com
Itália Turismo Pelo Mundo

Maravilhas da Sicília

Vamos conhecer a Sicília?

Voltamos aqui para continuar nossa jornada de descobertas da maravilhosa Itália.

Estamos no sul da península, na quente região da Sicília.

A Sicília sempre foi um dos destinos turísticos mais populares graças à sua posição estratégica. É a maior e mais populosa ilha do Mar Mediterrâneo e o domínio sucessivo das civilizações fenícias, gregas, romanas, bizantinas, árabes e normandas deixaram na ilha fragmentos de sua cultura, formando uma feliz combinação cultural que deu vida ao esplendor da arte siciliana.

A ilha abriga uma enorme herança artística e cultural, deixadas pelos dominadores estrangeiros ao longo dos séculos e que continuam sendo importantes tesouros arqueológicos e belos vestígios de inestimável valor, conservados no coração de mansões antigas e nobres, onde os visitantes são inseridos em uma das atmosferas mais lindas e envolventes  do mundo.

Remains of an ancient Greek temple of Heracles (V-VI century BC), Valley of the Temples, Agrigento, Sicily. The area was included in the UNESCO Heritage Site list in 1997
Ruínas do templo grego de Hércules (séculos 5-6 A.C), Vale dos Templos em Agrigento, Sicília. O local foi incluído no patrimônio histórico da humanidade pela UNESCO em 1997.

Ao termo sicílio é atribuído o significado de “terra da fertilidade” como, aliás, sempre foram efetivamente essas terras.

Para aqueles que sonham em visitá-la, esta terra ensolarada, rodeada pelo mar e beijada por Deus tem a oferecer sua longa história, belas paisagens e sua natureza vulcânica, que contribuiu para a formação de águas termais e lama.

Os maravilhosos mercados sicilianos, que evocam um ambiente árabe acolhedor, são visita obrigatória. Também devem ser admirados os requintados artesanatos, tais como os fantoches e carrinhos herdados das antigas histórias da cavalaria.

Mas a região é especialmente repleta de belezas naturais: as belas praias de Taormina, Giardini Naxsos, Cefalu e também as belas e fascinantes ilhas Eólias, e as belíssimas Favignanna, Pantelleria, Linosa, Ustica, além do mágico Valle dei Templi di Agrigento;  some-se a isso o fascínio dos vulcões em plena atividade como os Etna, Stromboli e Vulcano.

agrigento valle dei templi, sicilia, italia

Partindo do princípio de que  é uma região que merece ser descoberta e admirada por inteira, vamos listar os lugares para a cultura, beleza e tradição que estão em primeiro lugar no âmbito do turismo.

Praia dos coelhos (Lampedusa): simplesmente maravilhosa, uma praia de cores e atmosfera fantásticas. Uma vez lá, você não vai querer sair.

Ortigia (Siracusa): Uma visita ao passado entre becos e sacadas barrocas, a bela catedral foi construída sobre um templo grego. À noite, a cidade iluminada tem um charme especial e passear pelas ruas estreitas lotadas parece quase transportar você de volta a um mundo antigo e cheio de histórias misteriosas.

Templo da Concordia (Agrigento): Um dos mais belos templos construídos pela civilização grega. O edifício é tão bem conservado que parece ter  ficado suspenso no tempo e ileso das intempéries do mundo.

Villa Romana del Casale (Piazza Armerina): bela vivenda, forrada com mosaicos fantásticos.

Basílica de Monreale (Monreale): O interior da catedral é uma explosão contínua de cores e graças aos seus mosaicos é uma obra única que precisa ser conferida!

cattedrale palermo

Vale dos Templos (Agrigento): “magnífica peça da Grécia”. Visitar o Vale dos Templos é uma experiência única. A atmosfera, as cores e os cheiros são uma mistura perfeita entre o antigo e o novo.

 

Monte Etna (província de Catania): O Etna, para quem visita ou vive na Sicília, é um lugar que precisa ser visitado. É bonito em qualquer época do ano. A paisagem muda com as estações. No inverno, a neve cobre completamente e você pode até mesmo ir esquiar. No verão, você pode tocar os lados do vulcão coberto com uma vegetação esparsa – um espetáculo inesquecível.

Etna paroxysm

Ragusa Ibla (Ragusa): Uma das mais belas cidades do mundo.

Cala Rossa (Favignana): uma maravilha da natureza que precisa ser visitada. Nadar em suas águas cristalinas é uma luxúria.

Escalada da cratera (Isola Vulcano): Uma experiência ótima para aqueles que visitam as ilhas Eólia e Vulcano. A “escalada” não é, particularmente, um desafio (duração média de aproximadamente 40-45 minutos), e a vista panorâmica que você pode desfrutar na cratera e sobre as sete irmãs paga, com certeza, qualquer tipo de esforço.

Reserva Natural Orientada do Zingaro (Castellammare del Golfo): paisagem intocada, onde os elementos naturais, o mar, a terra vermelha, as montanhas e o céu se juntam para formar uma paleta de cores inesquecível.

Santa Maria do Almirante (La Martorana): absolutamente uma jóia enfeitada com belos mosaicos. A beleza é tanta que você não sabe para onde olhar!

Centro Histórico de Noto (Noto): Uma maravilhosa cidade siciliana, onde você pode ver exemplos de arte barroco-siciliana. Igrejas são uma obrigação.

Noto, Sicily

Catedral de Siracusa (Siracusa): A Sicília resumida em uma única praça. Cheiros, caras e cores que lembram a terra extraordinária da Sicília e que a fazem ser ainda mais amada. A catedral é majestosa, rica. A visitação é obrigatória!

Piazza des Duomo, Syracuse - Sicile, Italie

Trapani – Erice (Trapani): Vila rica em história e tradições, parece mergulhar no passado.

Monastério Benedito (Catania): Muito belo, interessante o tour no interior do Mosteiro.

Museu Histórico da Aterrissagem na Sicília 1943 (Catania): Museu interessantíssimo, vale a visita.

Cavernas Marinhas do Boi (Favignana): Lugar encantador, você se sentirá vivendo em um sonho mergulhando no mar pintado de azul.

Vulcão Stromboli (Stromboli): O espetáculo natural que se oferece é agradável, claro e cristalino sob um fundo negro. Você não pode perder!

Palácio Normando e Capela Palatina (Palermo): Excelente em todos os sentidos, a Capela Palatina normanda com seus mosaicos e o grande Cristo Pantocratore.

cattedrale palermo

Igreja de São Jorge (Modica): Igreja única em função de sua bela paisagem.

Teatro Grego (taormina): Maravilhoso mergulho no passado, com vista para o mar e para o Monte Etna.

 

– Scocle (Scicli): Delicioso país barroco, escolhido pela UNESCO. No verão, há vários festivais cheios de turistas.

Jardins da Vila Comunal (Taormina): Para aqueles que passam por Taormina, é impossível deixar de fazer um passeio neste jardim espetacular. Há duas entradas que parecem catapultar você para outra dimensão, uma vista espetacular do Golfo de Taormina e da ilha bela, um oásis de frescura e paz.

Costa Cefalu: Centro turístico maravilhoso com um mar igualmente impressionante. As pessoas se animam com as maravilhas e lembranças disponíveis.

Fischerhafen in Castellammare del Golfo, Sizilien

Escada dos Turcos (Realmonte): O impacto visual é extraordinário. A cor branca dominante é devido à argila que o caracteriza.

Templo de Segesta (Templo Grego): É um lindo lugar, rico em cultura. Vale a pena visitar!

Visita às Cavernas de Marettimo nos barcos de pescadores: Visitar as cavernas de barco é uma experiência que deve ser feita,  absolutamente tem que ser feita. Você também terá permissão para se banhar nas zonas mais exclusivas da ilha.

Teatro Massimo (Palermo): Um dos lugares símbolos da belíssima Palermo. Local das mais importantes e célebres representações e de reuniões da elite local. Hoje, é utilizada fundamentalmente para passeios turísticos.

Ilha Egadi (Marsala): mar excepcional , lugar belíssimo.

Praça da Catedral (Catania): Fantástica, o charme da praça  enriquecido pelas luzes e cores da cidade fazem jus à cidade a qual pertence.

catania

Relógio astronômico (Messina): um mecanismo verdadeiramente maravilhoso. Fascinante e complexo, ao marcar as 12:00, surpreende com os movimentos das estátuas que o adornam e efeitos sonoro. O espanto dos turistas (e não turistas) que o observam, muitas vezes culmina em um rodada de aplausos que ecoa na praça da catedral messinense. Merece ser visto!

O Espelho de Vênus (Pantelleria): O lago de Vênus é uma oásis de beleza ao ar livre. Tem cores maravilhosas e permitem que você faça um tratamento com lama ou tome banhos em banheiras quentes. Um spa espatacular!

Templo de Juno (Templo de Juno): Uma maravilha italiana capaz de admirar e recordar a atmosfera histórica, grandiosa e impressionante que o fez surgir.

Ilha Bella (Taormina): Uma ilha encantadora, acessível apenas a pé. A vegetação é linda, o mar é cristalino e a vista é de tirar o fôlego.

Corso Umberto (taormina): Possui uma espetacular rua central.

A Sicília, terra de mar, sol, calor e cor, também oferece inúmeras outras atrações e certamente, a gastronomia local merece um elogio. Falar da gastronomia siciliana equivale a viajar. Os pratos marcantes foram sendo aperfeiçoados ao longo do tempo e nos lugares de onde originaram. É uma cozinha cheia de sabores e perfumes, uma combinação sensacional de mar e terra.

Na Sicília a variedade de pratos é rica em produtos, especiarias e perfumes, que demonstram que a ilha tem, durante séculos, estado no centro das atenções e ambições dos povos em todos os lugares. Os produtos pastorais têm um lugar de destaque. O peixe obviamente é proposto com riqueza e variedade de preparações.

Tonnara di Scopello, Sicily, Italy

Caros leitores, descrever o sabor da cozinha da Sicília é impossível. Uma especialidade única em seu gênero, o típico almoço siciliano é feito de brioche e granita, cujos gostos são numerosos e frescos. Como esquecer então o cannolo recheado com ricota, um prazer imperdível para os amantes da comida?

Como se pode notar, as maravilhas da Sicília são infinitas e você pode descobrir como irá desfrutar deste presente incrível, um presente cuja lembrança permanecerá para sempre em sua memória.

E então, a Sicília é ou não é uma obrigação para todos os amantes de história, mar e boa comida? Acho que a resposta é definitivamente positiva! A ilha é de fato um local que você pode visitar durante o ano todo, graças a um clima relativamente ameno, escolhendo preferencialmente (se possível) o verão, quando ela está ainda mais bela e fascinante.

Permanecer indiferente diante de tanta beleza é impossível. O homem certamente contribuiu para o desenvolvimento desta paisagem, mas a natureza ainda reina em cada ângulo do céu, mar e da terra.

O humor dos visitante se transforma nesses lugares onde a diversão, relaxamento e cultura se reúnem em um incrível casamento. O aroma do mar, o cheiro de frutas cítricas, e o sol que ilumina e aquece são elementos que, juntamente com esculturas, vilas, praias, igrejas e tantos outros aspectos dão aos turistas  momentos de intenso prazer.

rovine di tempio greco

Umas das minhas frases favoritas é “Carpe Diem”, do latim para “aproveitar o dia”. E cada um de nós deve aproveitar e desfrutar o espetáculo rico e encantador que só a Sicília pode dar!

 

 

Related posts

Cinco programas imperdíveis na Suíça

Teca Hungria

Um dia em Borgarfjörður, na Islândia

Erika Martins Carneiro

Dez dicas de inverno em Clermont Ferrand

Marcella Delfraro

7 comentários

Ana Cristina Zeidan Setembro 2, 2015 at 9:17 pm

Querida Ana Patricia, adorei sua matéria da Sicília, porquê adoro a Sicília! Por coincidência, hoje na minha pagina Facebook està uma foto de um Templo na Sicilia “recordaçao de exatamente 1 ano atras”. Um lugar maravilhoso, um clima ótimo, comida deliciosa, gente simpàtica! É tudo de melhor como destinaçao turistica!! Valeu a sua matéria!! Abraços, Ana Cristina Zeidan.

Resposta
Ana Patricia da Silva Setembro 3, 2015 at 9:54 am

Querida Ana, tudo bem? Obrigada pelo teu comentário!! Realmente a Sicília é uma das destinações turísticas mais lindas e completas da Itália! Em uma só região encontraremos todo tipo de beleza! Artística, naturalística, cultural e enogastronômica!!

Resposta
Por que conhecer a Sicilia? | Touristico Setembro 3, 2015 at 9:33 am

[…] Leia o texto agora!! […]

Resposta
Marcos Antonio Gonçalves Julho 18, 2016 at 8:02 pm

Ana gostei muito da sua publicação sobre a Calábria e da Sicília. Nós temos um grupo e estamos muito interessados em fazer uma viagem pela Sicília pela Calábria até a Costa Amalfitânia num total de 25 dias. Será que você poderia nos dar uma orientação a respeito principalmente por onde começar. Se você faz um roteiro quanto você cobra por ele.
Abs.
Marcos Santo André São Paulo

Resposta
Marcia Miranda Março 30, 2017 at 1:08 pm

Bom dia Ana, me chamo Marcia e vou a Sicilia em maio deste ano. Estou em duvida se reservo hotel em Agrigento ou mais para o interior, como Enna. Na verdade pretendo conhcer não só a cidade onde eu me hospedar mas outros locais perto já que estarei de carro. Poderia me ajudar nesta escolha? Devo passar 2 noites. Obrigada

Resposta
IDAL CASZ Janeiro 12, 2018 at 12:35 pm

PATRICIA.
LI SOBRE A SICILIA NO BRASILEIROS PELO MUNDO, E GOSTARIA DO SEU AUXILIO POIS EU E MAIS 3 PESSOAS (dois casais ) PRETENDEMOS IR PARA SICILIA NO FINAL DE ABRIL POR 6 (seis dias).
QUAIS CIDADES,ALÉM DE PALERMO CLARO,HOTÉIS,ALUGUEL DE CARRO OU GUIA COM CARRO,

Resposta
Liliane Oliveira Janeiro 12, 2018 at 2:09 pm

Olá Idal,
A Ana Patricia da Silva parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Itália (não na Sicília neste momento), mas que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação