BrasileirasPeloMundo.com
Itália Turismo Pelo Mundo

Por que conhecer a Lombardia?

Cada região da Itália é uma descoberta, a Lombardia não é diferente. Muitas vezes ignorada como destino de férias por parecer apenas  uma terra laboriosa em torno de Milão, esconde uma beleza que vale a pea conferir.

Apesar de ser uma região bastante  industrializada, a Lombardia possui diversas áreas verdes e zonas de proteção ambiental, como a zona de Franciacorta, famosa por seus vinhedos e produção de vinho.

Landscape in the Oltrepo Pavese (Pavia, Lombardy, Italy) at summer
Paisagem de  Oltrepo Pavese (Pavia, Lombardy, Italy) no verão

A cidade mais importante da região é com certeza, Milão. Que é uma junção de várias cidades pequenas, igualmente belas e fascinantes que fazem o território lombardo ser único e diversificado.

O fascínio e a poesia desta região ressoam de uma maneira simples e eficaz nas palavras escritas por Manzoni na sua obra I promessi Sposi “ O céu da Lombardia, é belo quando é belo, assim esplêndido, assim em paz.”  É desta beleza, dessas formas e cores que quero falar.

Por que conhecer a Lombardia?  

A resposta é : porque é uma região rica de arte e cultura, turismo e tradições, esportes e bem-estar e naturalmente enogastronomica. Apesar de sua fama de ser uma região industrial, possui várias atividades turísticas únicas e diversas. É uma região operária acima do seu tempo, está sempre pronta para inovar, uma região que por si só surpreende. Partindo desse pressuposto, veremos mais detalhadamente o que visitar e conhecer na região de Padana.

Começamos por Milão, principal cidade da região e capital da moda. É o coração pulsante da Lombardia,é uma  metrópole cosmopolita com as torres do seu Duomo,ao topo, a Madonnina sorridente sobre esta terra que é rica tanto em belezas naturais, artísticas e culturais, bem como uma encruzilhada entre a civilização germânica e do Mediterrâneo.

Milão na Itália
Milão na Itália

Depois temos o Teatro Scalla, o Castelo de Sforzesco, a Galeria Vittorio Emanuele III. Um arco coberto com estruturas fenomenais de ferro e vidro, onde se encontram as melhores lojas, restaurantes e outros locais peculiares, nos quais os olhos se perdem de tamanha beleza.

Leia também: por que conhecer Liguria

Entre as coisas para se visitar na Lombardia, não se pode deixar de ir aos cenários empolgantes dos lagos das vilas nobres, parques e aldeias encantadoras.

Na saída desta principal região, pode-se relaxar sobre as margens do lago di Como. Paisagens que foram escolhidas por muitos nobres para construírem as suas Villas.

 A visita no Lago di Como é perfeita o ano inteiro, no verão é um lugar fresco para se escapar do calor da cidade e do caos das praias, enquanto no inverno, a neve cai perto da margem do lago, para nos presentear com um cenário natural único no mundo.

A região é espetacular e as paisagens imponentes.  Não se pode deixar de ir na Villa d’Este, Villa Erba e Villa Pizzo.

Varenna town at the famous Italian lake Como
Como Cidade de Varenna no lago Como

A Villa d’este é considerada umas das arquiteturas mais belas do mundo. Para complementar esse lugar, temos o lago di Como, com sua paisagem e beleza indubitáveis. Essa antiga Vila foi originalmente construída para ser a residência de férias do cardeal Tolomeo Gallio. Em 1873, foi transformada em um hotel de luxo. Até os dias de hoje, conserva sua estrutura original e todo o fascínio da época. Nos seus salões , pode-se admirar obras de artes fascinantes sendo algumas da escola francesa.

Leia também: por que conhecer Abruzos?

Muitas cidades da Lombardia merecem uma visita, mas entre elas, Mantova é a guardiã de um passado intrigante e misterioso. A vila medieval surge no reflexo do lago com forma de coração. Por isso, é considerada uma das cidades mais românticas do mundo.

Mantua Cityscape, Lombardy, Italy
Mantua Cityscape, Lombardy, Italy

Mantova é rodeada de montanhas que parecem muralhas protetoras de sua beleza e tesouros. Primeiro, visite o Palácio Gonzaga, família que conquistou o esplendor da cidade. Para visitar o Palácio Ducal se requer muito tempo, porque possui 500 cômodos. Mas, as salas principais dão a noção da magnificência desta obra. Outro símbolo da cidade que não se pode deixar de visitar é o Palácio Te, onde se encontram as imperdíveis Sala di Amore e Psiche e aquela dos gigantes.

Outro lugar que vale a pena a visita é Monte Isola. O nome deste lugar já nos trás pensamentos interessantes. De fato, é um monte que surge no meio do lago. Não é nada menos do que uma ilha que fica no centro do lago Iseo, rodeada por montes e paisagens não contaminadas pelas mãos do homem.

O trajeto para a ilha é feito por uma balsa que parte da Sulzano e de Sale Marasino. Com uma volta na ilha, se pode esquecer o caos e o burburinho da cidade, pois não é permitido  a circulação de automóveis, somente de motocicletas e bicicletas. Felizmente, a maioria da ilha sofreu intervenção do ser-humano, podendo ser considerada um santuário espetacular.

Salò, il Duomo - Lombardia
Salò, il Duomo – Lombardia

Uma belíssima Vila da Lombardia é Lovere, um pequeno centro que surge em ao topo de uma colina. Possui um castelo espetacular que a séculos supervisiona a cidade e presenteia a maravilhosa vista do lago Iseo. Circundado de muralhas, oferece paisagens panorâmicas.

Esta pequena vila medieval se encontra apenas a duas horas de Milão, mas ao ser vista dentro de suas muralhas, parecem ser anos luz de distância do caos e do ritmo frenético da cidade grande. Uma vila dos sonhos, que é espelhada pelo lago azul, que no verão fica cheia de praticantes de esportes aquáticos.

Bergamo
Bergamo

Para completar esse breve quadro, temos as colinas de Franciacorta, famosa por seus vinhedos e planícies de Lomellina. Os amantes do bom vinho não podem perder a ocasião de visitar a região de Franciacorta Os vinhos são produzidos nas características fazendas da região.

Esta região é recheada de turistas que entram nas cantinas para saborear um ótimo vinho, acompanhado de apetitosos pratos tradicionais. Franciacorta também possui opções para quem gosta de passar seu tempo em áreas ao ar livre. Excursões para todos os gostos como, passeios nos bosques, em mountain bike, a cavalo, a pé.

A Lombardia é um território que apresenta uma fusão entre natureza, arte, cultura, inovação, tecnologia e moda. Graças as variações em suas paisagens, seus percursos, seu incentivo á prática  de esporte e de  apoio á cultura. A Lombardia irá satisfazer as expectativas de todos os turistas.

Related posts

Tour pela cidade de Metéora

Marina Lemgruber

Austrália – Turismo em Sydney

Fabiana Marinelo

10 Motivos para conhecer o Michigan – Parte 2

Jenny Rosén

2 comentários

Carlos Brito Outubro 10, 2016 at 10:32 pm

Olá ! Meu nome é Carlos e esposa Sandra, sou do estado do Rio de Janeiro / Brasil e estou planejando conhecer a linda estrada Stelvio em Bornio e preciso de ajuda . Preciso de informações de qual é o aeroporto mais próximo e vi também esta estrada em Lombardia nas montanhas, irei passear de mot, ai se aluga moto ? Obrigado.

Resposta
Ana Dietmüller Outubro 16, 2016 at 7:47 am

Alô, Carlos.

Obrigada por ler e comentar.

A colega Ana não mais colabora com o BPM.

Sugiro seguir as demais colegas da Itália a fim de sanar tuas dúvidas.

Grande abraço.

TIME BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação