BrasileirasPeloMundo.com
Peru

Os Mercados de Lima

Os Mercados de Lima.

Um dos pontos mais positivos sobre a cidade onde moro, para mim, são os mercados. Há quem não goste, há quem se negue a comprar as coisas dos comerciantes locais, há quem tenha medo de fazer compras nesses lugares e há quem adore, como por exemplo, eu! Em Lima, os mercados estão espalhados por quase todos os bairros e se parecem bastante com as feiras brasileiras, mas são fixos; em sua grande maioria, cobertos, localizados em galpões e vendem quase tudo, sem exagero.

O primeiro mercado que os visitantes conhecem é do centro da cidade e ele já consegue dar uma boa ideia de como os mercados limenhos são em geral. O mercado Central de Lima é o mais importante da cidade, pode entreter um visitante por horas com todos os seus sabores, cheiros, cores e preços enlouquecedores. Roupas, brinquedos, bijuteria, artigos para festas, carnes, queijos, artigos de cozinha, temperos. Quase tudo que se precisa, está lá. A melhor parte é que não há taxista que não conheça o Mercado Central e chegar até lá é super simples!

 

Mercado Inca, na Avenida Petit Thouars, em Miraflores.
Mercado Inca, na Avenida Petit Thouars, em Miraflores.

Ainda na agitação que só um centro de grandes cidades pode oferecer, temos o mais badalado mercado da cidade: O Centro Comercial Polvos Azules. Sendo péssimo passeio para aqueles que não gostam de confusão, o Polvos Azules ganhou fama devido à venda indiscriminada de produtos falsificados produzidos com algodão peruano, considerado o melhor algodão do mundo. A fusão do preço baixo com etiquetas de grife famosas e algodão peruano resultou em um comércio intenso.

Leia também: curiosidades sobre o Peru

Já bem afastado do centro da cidade, outro mercado super interessante e extremamente famoso da cidade é o mercado Inca. Localizado em Miraflores, perto de toda a agitação da zona turística da cidade,  ocupa grande parte da avenida Petit Thouars e é passeio quase obrigatório para os visitantes. A razão para isso é simples; esse mercado traz quase todas as coisas típicas do Peru até Miraflores e é uma ótima oportunidade para sair do país com um legítimo acessório feito com legítima lã baby alpaca, produto peruano exclusivo e de altíssima qualidade, um conjunto lindo de prata peruana de lei, considerada a melhor do mundo, ou até mesmo balinhas feitas de folha de coca.

Como boa cidadã Miraflorina que sou, morando no bairro de Miraflores desde que cheguei à cidade, assumo que não penso duas vezes na hora de levar para outro país uma lembrancinha peruana e vou direto no mercado inca. Também não deixo de levar a esse mercado todas as pessoas que me visitam no Peru e a satisfação é garantida. Vale lembrar que não existe somente um Mercado Inca e que várias galerias reunidas formam o que chamamos aqui de Mercado Inca de Miraflores. Na primeira vez em que visitei as galerias, fiquei procurando uma chamada “Mercado Inca” e demorei bastante pra achar e entender que isso não era o certo. Também não custa lembrar que há outras galerias, bem parecidas em São Miguel, fazendo com que esse bairro tenha seu próprio “Mercadinho Inca”.

Em Lima também existem os pequenos mercados populares, com proposta completamente diferente, que vendem basicamente alimentos frescos. Quase todos os bairros de Lima têm seu próprio mercado popular, a parte mais legal disso é, quem mora perto desses mercados come frutas, verduras e legumes fresquinhos todos os dias. A facilidade da compra e o preço baixo, são o empurrão ideal. Aqui em Miraflores temos a Cooperativa Miraflorina, na rua General Mendiburu, pertinho da praia. Os mercados mais famosos que seguem essa linha são os do Bairro de Surquillo, que fica ao lado de Miraflores. Conhecidos como Mercado nº 1 e Mercado nº 2 – nomes extremamente difíceis! Eles atraem moradores dos bairros vizinhos, pelo tamanho, sendo muito maiores do que os mercados populares em geral. Vale muito a pena explorar os mercados de Lima e economizar. Opções não faltam.

Leia também: custo de vida em Lima

Mercado popular da cooperativa de Miraflores, na rua General Mendiburu.
Mercado popular da cooperativa de Miraflores, na rua General Mendiburu.

Related posts

Mais 10 coisas que você precisa saber antes de visitar o Peru

Janayna Guerra

Tem carnaval no Peru?

Janayna Guerra

Curiosidades sobre o Peru

Maria Isabel Camargo

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação