BrasileirasPeloMundo.com
Comemorações Pelo Mundo Hong Kong

Mid-Autumn Festival em Hong Kong

mid-autumn festival

Mid-Autumn Festival em Hong Kong.

Uma das datas mais importantes do calendário chinês é o Mid-Autumn Festival. Mid o quê? Em português eles chamam de Festival da Lua e é o segundo maior feriado chinês, perdendo apenas para o Ano Novo Chinês.

Mid-Autumn Festival em Hong Kong

O Mid-Autumn Festival é mais um desses feriados para se passar em família, ter aquela refeição tradicional com os próximos, e aproveitar a companhia. Tradicionalmente também é um dia que as pessoas observam a lua em família.

mid-autumn festival
Foto : Pixabay

Claro que com o tempo, o feriado foi perdendo um pouco mais do real significado e ganhando ares mais comerciais, assim como ocorre com o Natal para nós. Ainda assim, é um dos mais importantes momentos festivos da cultura chinesa.

As datas festivas tradicionalmente são em função do calendário lunar, assim o Ano Novo Chinês, então o festival tem uma data móvel que varia entre setembro a outubro, mas é sempre o 15 dia do oitavo mês do calendário lunar. Esse ano por exemplo vai cair na segunda dia 24 de setembro.

Onde ele é celebrado?

O festival tem origem chinesa, e é celebrado em outros lugares de cultura chinesa como Taiwan, Macau, Singapura, Hong Kong, e China é claro! Há também celebrações em outras partes da Ásia como Vietnã e Malásia.

Como a China é um país gigante, claro que há variações regionais na maneira como é feita a celebração, em algumas cidades por exemplo há lanternas de papel, em outras há danças do leão e do dragão, como aqui em Hong Kong.

Reuniões familiares

No passado, o Mid-Autumn Festival coincidia com a época da colheita, e as famílias se reuniam para agradecer pela colheita e pelo ano, uma espécie de Dia de Ação de Graças chinês. As pessoas comiam o que colheram na época, e hoje em Hong Kong ainda é comum comer frutas da época e oferecer essas frutas nos pequenos altares nas ruas. Cestas de frutas ainda são um presente ideal para se oferecer.

Como o Mid-Autumn Festival sempre cai numa noite de lua cheia, é comum também as famílias passearem para ver a lua. Antigamente havia muito mais atividades relacionadas a lua, adoração mesmo, mas nos dias de hoje algumas tradições foram perdendo adeptos.

Como as reuniões familiares acontecem durante a noite (já que é um festival da lua!) aqui em Hong Kong, o dia após o Mid-Autumn Festival é um feriado, mas fácil de comemorar até tarde quando não se precisa acordar cedo no dia seguinte.

mid autumn festival
Foto : Pixabay

Mid-Autumn Festival e Mooncakes

Existe um doce que é o símbolo desse festival, e mesmo que você não saiba bem a relação dos dois, vai ser impossível não ver em todo canto propagandas mostrando esse doce, que mais parece um super biscoito por todo lado.

Mooncakes são quase exclusivamente para presentes, não é comum comprar para si próprio. A coisa é tanta, que fui comprar uma caixa de mooncakes, e a vendedora voltou com um voucher para eu entregar para a pessoa, eu tive que explicar que era para mim mesma e que eu ia comer na hora.

Tradicionalmente, as pessoas comem o mooncake com chá. Corta-se um biscoito em quatro pedaços e molha no chá e come. Geralmente se come um ou dois, nada de querer comer a caixa inteira como eu tenho vontade!

Os mooncakes mais tradicionais tem recheio de gema de ovo ou semente de lótus, mas mais uma vez podem variar de acordo com a região, e em Hong Kong o mooncake aqui tem estilo próprio e geralmente são mais leves que os consumidos na China.

Mooncakes tradicionais e modernos

Aqui em Hong Kong, é onde o mooncake ganhou várias outras versões, e acredito que tem muito do fato de ser um lugar mais internacional. Sabores que não exatamente são asiáticos começaram a aparecer nas prateleiras, e é possível encontrar inclusive mooncake de chocolate.

Outra coisa é que além do tradicional biscoito redondo (simbolizando a lua cheia) é possível encontrar outras sobremesas com gosto de mooncake, inclusive sorvete, pães e biscoitos recheados.

O Starbucks é um os lugares que vende mooncake, e apesar de não ser exatamente tradicional, é um bom lugar para provar. Esse ano que é o meu primeiro ano morando na Ásia, quis provar logo. Resolvi comprar o do Starbucks, que não é tradicional mas tem sabores mais conhecidos da gente como creme e baunilha.

O mooncake do Starbucks vem num kit com uma lanterna de papel dentro, e uma amiga me falou que viu um kit mais ou menos no mesmo estilo em alguns cafés em Taipei, mas num estilo um pouco mais taiwanês.

Como estrangeira, e conhecendo pouco da tradição dos mooncakes, achei um tanto caro. No geral, um custa pelo menos cinco dólares americanos, e não são vendidos a unidade, mas em caixas de com uma média de 6 mooncakes, o que termina deixando o presente um tanto salgado.

Related posts

Fastelavn, o carnaval do gato no barril na Dinamarca

Cristiane Leme

Hong Kong, 20 anos da reunificação com a China

Ana Clara Oliveira Garner

Loy Kratong e Yee Peng – Os festivais de Chiang Mai

Ágatha Transfeld

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação