BrasileirasPeloMundo.com
Costa Rica

O que é essa tal de “Pura Vida”?

O que é essa tal de “Pura Vida”?

Desde que eu vim morar na Costa Rica, muitos perguntam sobre o que é “Pura Vida” e, por isso, esse vai ser o assunto do meu texto.

Recentemente, tenho visto com alguma frequência a expressão sendo usada no Facebook e Instagram por brasileiros, inclusive como hashtag #puravida. Por já estar fora do Brasil há alguns anos, fico me perguntando como este termo, que faz todo sentido tanto em português como em espanhol, de repente caiu nas graças dessa galera.

A Costa Rica é um pequeno país na América Central que a Copa do Mundo de Futebol, disputada no Brasil em 2014, ajudou um pouco a divulgar. Quando eu e meu marido viemos morar aqui, apenas poucas pessoas a quem contávamos sobre nosso destino sabiam de que lugar se tratava, e, várias vezes, escutamos: “O que vocês vão fazer em Porto Rico?” Tão pequena é a expressão e a popularidade deste simpático país de pouco mais de 4 milhões de habitantes entre nós brasileiros…

Culturalmente falando, a herança da Costa Rica para o mundo também tem pouca expressão. Localizada juntamente com alguns de seus vizinhos em uma “zona intermediária” entre as culturas mesoamericanas e andinas, o indígena daqui não obteve um desenvolvimento intelectual equivalente aos outros, e em pequeno número, acabou miscigenando-se rapidamente, deixando a Costa Rica dentro de uma espécie de “hiato cultural”, carente de identidade cultural e história própria robusta para contribuir com a humanidade.

Se olhando  para o passado vejo esta ausência de representatividade, olhando para o presente vejo cada vez mais pessoas perdendo a identificação com os valores da sociedade tradicional. E prestando um pouco mais de atenção em coisas que o dinheiro não pode comprar, como a satisfação com a vida e a felicidade, nesse ponto específico, reconheço nesta história despretensiosa um pequeno presente da Costa Rica para todos: a “PURA VIDA”.

Se você ainda não teve contato, saiba que esta é uma expressão do espanhol originária deste país, usada para um sem número de ocasiões e possui significado riquíssimo.

Leia também: comidas típicas da Costa Rica

“Pura Vida” pode ser usado como uma saudação, um bom dia, boa tarde ou um obrigado, para adjetivar algo como muito bom, além de várias outras coisas. O mais interessante é como essa expressão, que é hoje o slogan da Costa Rica para o mundo, se relaciona com o seu passado e presente, sua natureza abundante, seu jeito simples e despreocupado.

A expressão “Pura Vida”, acredita-se tenha sido introduzida no país por um filme mexicano na década de 50, onde o personagem usava-a em tom de comédia. Houve uma grande identificação do público costa-riquenho e, rapidamente, a expressão ganhou eco pelas ruas do país. Apesar de seus usos singelos no cotidiano, a natureza da expressão recebe uma interpretação mais abrangente e profunda. A “pura vida” simboliza para os costa-riquenhos a simplicidade da boa vida, o apego à humildade, associada com satisfação, alegria e bem-estar. É a arte de apreciar o simples e o natural com felicidade e otimismo.

Muitos artigos com o lema PURA VIDA - Arquivo pessoal
Muitos artigos com o lema PURA VIDA

A Costa Rica é um país Tropical, a temperatura média nas zonas baixas é superior a 25 graus; a população é relativamente pequena; a natureza rica  e abundante. O que isso quer dizer? Diferente da história que ouvimos quando pequenos da formiga e da cigarra, por aqui, mesmo  as “cigarras” não morrem de fome ou frio e terão suas necessidades básicas atendidas, logo, por que se preocupar tanto? Outro exemplo dessa forma de ver a vida é a fábula moderna do “Pescador e do Executivo”, veja aqui,  na qual um executivo sugere ao pescador qualificação e  investimento em seu negócio para, no futuro, poder descansar numa praia, e o pescador, meio sem entender as vantagens da sugestão, lhe responde que a vida dele já é assim.

Acho que isso resume bem a “Pura Vida” e essa filosofia de vida dos costa-riquenhos; essa despreocupação que acaba se traduzindo em felicidade. Segundo o Happy Planet Index em sua pesquisa de 2012, a Costa Rica foi considerada o país mais feliz do mundo e também aparece em elevada posição na Pesquisa sobre Felicidade, realizado pelas Nações Unidas, e em praticamente todas as pesquisas do gênero que são apresentadas.

Praia - Arquivo pessoal
Praia da Langosta na região de Guanacaste

O ICT(Instituto Costa-riquenho de Turismo) frequentemente apresenta a Costa Rica como um oásis de tranquilidade; um lugar para fugir dos problemas e reconectar-se com a natureza em suas campanhas de marketing para os turistas americanos – principal mercado do país em número de turistas. Os costa-riquenhos enxergam assim o seu próprio país: com orgulho.

Leia também: dez curiosidades sobre a Costa Rica

Alguns dias antes de embarcarmos definitivamente para morar aqui, enquanto ainda estávamos em Porto Alegre, eu fazia algumas aulas de espanhol com um vizinho chileno. Na última aula, ele trouxe à nossa casa um colega da Costa Rica e nunca me esquecerei da alegria e orgulho que ele demonstrou ao falar de seu país. Em sua primeira frase ele apresentou o país como “a sucursal do céu”! Já ouvi de outra pessoa a frase “ fico feliz de meu país ser um lugar onde as pessoas podem esquecer de seus problemas e conectarem-se consigo mesmas”.

Gosto de pensar que essa felicidade que podemos notar facilmente em contato com os costa-riquenhos, essa conexão com a natureza e, em última instância, com o próprio ser, que nos trouxe para morar aqui em 2013, é o mesmo tipo  de sensação das pessoas que buscam durante os momentos  em que digitam em suas publicações “Pura Vida”.

Portanto,  se você quer saber o que é viver uma vida tranquila, simples, feliz, com um profundo apreço pela natureza, família e amigos, venha para a Costa Rica  experimentar por si mesmo, venha para a “Puravidalândia”!

Related posts

Preço do aluguel na Costa Rica

Iraci Gaspar

Como homologar carteira de motorista na Costa Rica

Jesuela Macedo

Dificuldades durante a adaptação na Costa Rica

Lorena Schramm

6 comentários

Francisco Nobre Agosto 23, 2016 at 7:40 pm

Me parece tentador. É claro que qualidade de vida é algo que tem componentes objetivas e subjetivas. O que é qualidade de vida para um hippie, com certeza não é para uma “patricinha carioca (ou paulista)”! E ambos estão certos, dentro de suas expectativas. Para mim, tudo descrito em seu post é sinônimo de boa qualidade de vida, embora precise também de um pouco de infraestrutura e algum urbanismo, mesmo que mínimo. Porém, o que é imprescindível, e que mais anseio na realidade anacrônica do Brasil, é morar em um lugar com baixíssimas taxas de violência. Nesse tocante, como é a vida na Costa Rica? Obrigado.

Resposta
Franciane Reis Agosto 28, 2016 at 6:06 pm

Oi Francisco, tudo bem? Realmente é tentador! Eu sou apaixonada pela Costa Rica, mas concordo que cada pessoa tem uma visão das coisas. Em relação a segurança, a Costa Rica também é um país em desenvolvimento, mas me sinto segura por aqui!Existem roubos, furtos, mas assaltos não se vê muito por aqui. Me sinto segura de caminhar à noite por aqui. Realmente comparando com o Brasil nesse momento, diria que a Costa Rica está bem mais segura que o Brasil 🙂 Caso queira visitar a Costa Rica, entre em contato através do nosso site: http://www.oceanlifetrips.com Abraços e Pura Vida!

Resposta
Wisley Tabosa Setembro 28, 2016 at 1:33 pm

Olá Fran, hoje em dia como está o mercado de trabalho na CR? O quao complicado é? Qual o processo recomendado?

Pergunto isso pois está nos meus planos.. mudar de vida, encontrei em CR um restauro pra alma…

Resposta
Franciane Reis Outubro 2, 2016 at 1:59 am

Oi Wisley, Tudo bem? O mercado da Costa Rica está estável. Existem algumas vagas de emprego inclusive para quem tem o idioma Português na capital. Como moro na praia, por aqui é mais difícil. Eu recomendo você buscar oportunidades em empresas multinacionais e já chegar empregado por aqui ou vir com uma renda para 3 meses. Se precisares de maiores informações estou a disposição. Pura Vida!

Resposta
Maria Zeny Dantas de Moraes Março 14, 2019 at 11:49 pm

Boa noite , Fraciane!
Eu sou Zeny Dantas , estarei em Costa Rica para um curso e quero saber a possibilidade de fazer dois tours, um até as TABACON, já fui , amei e gostaria de repetir e também chegar a Caribe, o pode ser a cidade mais perto de San Jose onde será o meu curso.
Datas livres: 24, 25 e 31/03.
Vocé teria como me ajudar?
Gratidão!

Resposta
Ann Moeller Março 15, 2019 at 9:50 am

Ola Maria, a Franciane não colabora mais com o BPM porque voltou a morar no Brasil. Obrigada. Equipe BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação