BrasileirasPeloMundo.com
França Intercâmbio pelo Mundo

9 motivos para fazer um intercâmbio na França

Sou suspeita para falar, afinal de contas eu escolhi fazer o meu intercâmbio na França. Se quiser saber mais um pouquinho, leia este texto no qual compartilho como foi minha decisão de fazer meu mestrado em Lyon. Se você tem um interesse em morar fora, e uma afinidade pela França, vou compartilhar no texto de hoje 9 pontos positivos para te dar aquele empurrãozinho! Então vamos lá:

Intercâmbio na França

  1. Trabalhar e estudar

Se você quer morar fora para estudar, mas precisa de um graninha extra, sem problemas! Com um visto de longo prazo na França, você tem o direito de trabalhar caso dê uma apertada no orçamento! É claro, que o ideal é você se planejar. Mas também é bom saber que você poderá trabalhar legalmente, seja para ajudar no orçamento, seja para ter uma graninha extra para viajar!!

  1. Mesmos direitos que um estudante francês

Diante dos organismos da França, um estudante estrangeiro tem os mesmos direitos que um estudante francês. Ou seja, isso vale para o auxilio moradia, CAF e também o sistema de saúde que é público. Gostaria de ressaltar que é muito legal o fato de ter o direito, mas isso não significa obrigatoriamente que você terá acesso. Ao seguro saúde, sim, afinal no momento da inscrição da faculdade, será obrigatório a aquisição da seguridade social. O Auxílio-moradia, você também tem direito, mas é preciso ter um comprovante de residência no seu nome. O que nem sempre é o caso quando moramos sublocando ou na casa de alguém.

  1. Equivalência dos estudos

Acho legal ressaltar que no Brasil, na maioria das vezes temos graduações de 4 anos. E na França, eles costumam fazer 3 anos de licence e 2 anos de Master. Ou seja, isso nos dá a possibilidade de fazer a equivalência dos estudos no Brasil na França, e ter acesso direto ao segundo ano do Master (que equivale a uma pós graduação).

Dica! Se você pretende ir pra França a longo prazo, aconselho entrar no M1 (Master 1), ou seja no primeiro ano. Isso te dará mais tempo de adaptação, inserção na cultura, sistema de ensino… e vantagens diante de renovação de visto e tempo de moradia na França.   Agora se você pretende ter o diploma e voltar pro Brasil, o fato de entrar direto no M2, pode ser visto como uma vantagem e ganho de tempo. Tudo depende dos seus objetivos 🙂

  1. A França não é só Paris

Desculpe ter que te dizer isso, mas NÃO, a França não é só Paris. O que também é uma ótima novidade!! A França tem uma infinidade de cidades que você pode morar. Abra seus horizontes e pesquise de acordo com o seu perfil, área de trabalho, custo de vida. Levanto a bandeira e te convido a pesquisar sobre Lyon! Na minha opinião a cidade mais linda da França. Mas além das maiores cidades como Paris, Marseille, Lyon… Temos: Toulouse, Nice, Nantes, Strasbourg, Montpellier, Bordeaux, Lille…

Leia também: me mudei para França e agora?

  1. Qualidade de vida

Pra mim, o mais importante de todos, qualidade de vida! Não é à toa a fama de que francês é bon vivant. Come-se bem, vive-se bem, você consegue se locomover muitas vezes à pé, de bike, de metrô, de ônibus… Com segurança.

  1. Transportes que funcionam!

Ok, às vezes, quase sempre os transportes públicos fazem greve, a SNCF faz greve, mas na maioria das vezes, tudo funciona. Você tem o horário exato que o ônibus vai passar, e ele passa. Você tem em quantos minutos o metro chegará em cada plataforma, e ele chega! Além disso, a maioria das cidades, pelo menos as grandes cidades da França, possuem um sistema de locação de bikes. Ou seja, com varias estações de bike espalhas pela cidade, você pode pegar em uma e deixar na outra. Enfim, a sensação que eu tenho é de poder viver e fazer parte da cidade. Além de ter opção e acessibilidade para onde quer que eu vá.

  1. Gastronomia

Se você assim como eu AMA comer, a França é seu lugar! A gastronomia francesa representa realmente uma experiência, uma tradição, uma excelência na qualidade com seus chefes reconhecidos mundialmente e suas especialidades de cada região. Não é à toa que foi considerada como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2010.

Leia também: custo de vida na França

  1. Facilidade para viajar

Esse ponto também é um dos meu preferidos! A França conta com uma diversidade geográfica que te permite viajar muito. Você quer praia? Tem! Quer montanha? Tem também. Quer cidades históricas e medievais, tem! Além, é claro da facilidade de viajar pela Europa, e poder escolher se você vai de ônibus, de trem, de carona, ou de avião!

  1. Sistema de saúde público

Como eu disse no item 2, os estrangeiros que estão estudando/ trabalhando na França, possuem os mesmo direitos, e condições que os franceses também no quesito saúde! Quando você vem como estudante, no momento da inscrição na faculdade e pagamento da matricula, você terá que pagar 215 euros (dado referente a minha experiência no ano letivo de 2015-2016). Uma vez feito isso, você pode ou não optar por um plano “privado” que seriam as mutuelles, que na verdade possibilita um maior reembolso das consultas médicas e remédios. E caso você precise fazer alguma operação ou ser internado. Se não, com o acesso a seguridade social, você é reembolsado uma parte da consulta e tem descontos nas compras de remédios. O sistema de saúde é um pouco diferente do brasileiro (assunto para outro texto). Mas o ponto é que funciona, é público, e todos tem os mesmos direitos.

E  você, se animou em fazer um intercâmbio na França ? Deixe seu comentário! 

Related posts

Relatos sobre alugar um apartamento na França

Lisa Elkaim

Um Passeio Por Paris/Parte 1

Ana Lozon

A mudança de país pelos jovens: da independência à solidão

Michelle Smagasz

1 comentário

Priscilla Calvi Outubro 2, 2017 at 3:38 pm

Claro que fiquei com vontade!
Sonho em fazer um mestrado no exterior e, sem dúvidas, tenho uma queda pela Europa! 😀
Muito legal o seu texto! Estou amando os depoimentos aqui do site, pois nos dão mais coragem ainda!
Ainda estou tentando descobrir como fazer para conseguir morar no exterior. As pesquisas não param! 😉
Beijos

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação