BrasileirasPeloMundo.com
10 Motivos Áustria

Dez motivos para morar na Áustria

Como residente desse país há mais de 4 anos, vou citar 10 motivos para morar na Áustria.

No. 1: Viena é a melhor cidade para se viver, segundo o ranking de qualidade de vida da empresa de consultoria Mercer.

Schloss Belvedere - Viena
Schloss Belvedere – Viena

No. 2: A Áustria é um país muito seguro. O país tem pouco mais de 8 milhões de habitantes, e o índice de assassinatos é menos de 100 por ano. Aqui você pode sair na rua sem medo de ser assaltado e andar na rua a noite sem perigo. Crianças de 6 anos vão e voltam a pé para a escola e as pessoas do interior muitas vezes nem se preocupam em trancar suas casas.

No. 3: Aqui os trabalhadores têm direito a 5 semanas de férias por ano. Além disso, o país é um dos que mais têm feriados no mundo! São 13 ao todo, e a cultura de “emendar o feriado” também existe por aqui. Não acaba por aqui: muitas empresas liberam os funcionários na sexta-feira depois do meio dia e para terminar, além do 13º, aqui também se paga um 14º salário para as férias de verão (normalmente junto com o salário de junho).

No. 4: A crise econômica que abalou (e em alguns países continua abalando) a Europa nos últimos anos não foi tão sentida aqui. Os índices de desemprego do país estão na casa dos 7%.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Áustria

No. 5: A Áustria tem ótima infra-estrutura e sistema de saúde público de qualidade. Estudantes (até o ensino médio) pagam 19€ por ano para pegar o transporte público de casa até a escola aqui em Innsbruck; os ônibus e bondes são de ótima qualidade e passam com muita frequência, principalmente nos horários de pico (a cada 5 minutos). Em grande parte dos consultórios médicos não precisa marcar horário, é só chegar cedo e esperar sua vez (aqui incluem-se os clínicos gerais e especialistas que têm consultório fora do hospital). Além disso, os remédios receitados pelos médicos são pagos pelo sistema de saúde e os exames também.

No. 6: Falando em fazer uma trilha, pra quem gosta de esporte, esse é o país certo! O assunto já foi tratado aqui, mas vale a pena relembrar. Como o país tem montanhas e áreas planas, além das estações do ano bem definidas, é possível praticar uma grande variedade de esportes por aqui.

No. 7: Já que toquei no assunto, aqui temos as estações do ano bem definidas. Verão com direito a dias de mais de 30°C, outono com as folhas das árvores caindo, inverno com muita neve e temperaturas negativas e a linda primavera que chega alegrando a todos com suas flores e cores.

No. 8: A Áustria é um país muito cultural, e onde as escolas e universidades são de graça para todos (estrangeiros pagam uma taxa ínfima). Não apenas em Viena, mas aqui em Innsbruck também – apesar de a cidade ter apenas 140.000 habitantes – além da Universidade, temos teatro, ópera, diversos cinemas e muitas apresentações de artistas internacionais durante o ano.

No. 9: As paisagens dos Alpes são incríveis. Mesmo morando há tanto tempo aqui, não me canso de admirar a paisagem cada vez que vamos viajar, passear ou fazer uma trilha. As montanhas, com neve ou sem, são de encher os olhos!

No. 10: A localização da Áustria é ótima – principalmente onde moro. A Áustria faz fronteira com 8 países: Itália, Alemanha, Suíça, República Tcheca, Eslovênia, Eslováquia, Hungria e Liechtenstein. Innsbruck, por sua vez, fica há 40 quilômetros da fronteira com a Itália e Alemanha, e não muito longe (cerca de 150 km) de Liechtenstein e Suíça.

Related posts

200 anos de Noite Feliz

Ana Dietmüller

Será que seu destino é Portugal?

Daniele Bacelar

A estabilização profissional na Áustria

Fernanda Stortecky

19 comentários

Christian Hackspacher Outubro 15, 2014 at 7:58 pm

Que orgulho de morar aqui! rsrs

Resposta
Kysse Outubro 16, 2014 at 3:38 am

Uau!!! É o “País dos sonhos” de todos! rs Abçs.

Resposta
Carol Outubro 17, 2014 at 6:52 am

Eu e meu marido visitamos Innsbruck certa vez e ficamos apaixonados pela cidade! Moramos na Hungria e adoro viver aqui, mas Innsbruck, com certeza seria uma opção, se fosse escolher outro lugar para morar. É linda demais! Deu vontade de fazer uma viagenzinha… rsrsrs
Beijinhos!

Resposta
edy Outubro 17, 2014 at 9:15 am

Tem mesmo coisas lindas aqui. Graz também é uma cidade maravilhosa!

Resposta
Elizabeth Petz Outubro 18, 2014 at 1:02 pm

Eu moro ha 20 anos no Tirol. Devo dizer que adoro viver neste Pais. Realmente a seguranca eh muito grande e tudo, mas tudo mesmo, funciona a contento. Adoro a Primavera (pelas flores) e o Outono (pelas cores das arvores). Sou de Goiania (terra muito quente), porisso nao curto tanto o Inverno, mas ja me acostumei a ele. Resumindo: Adoro morar na Austria.

Resposta
Paulo Garros Julho 9, 2018 at 3:40 am

Boa noite, tenho 18 anos, moro no Brasil e quero muito ir para a Austria. Que tipo de empregos eu poderia encontrar ai para viver “bem”?

Resposta
Ana Dietmüller Julho 10, 2018 at 6:36 am

Alô, Paulo.

Obrigada por ler e comentar.

Para viver bem aqui, qualquer trabalho serve. De caixa de supermercado a funcionário da empresa de limpeza urbana. Quanto mais qualificado fores, obviamente, melhor. Mas é importante saber que para toda e qualquer profissão, aqui, tu precisas de um diploma, seja ele de estudo profissionalizante ou acadêmico. Talvez apenas os serviços privados de limpeza (seria o equivalente às diaristas no Brasil) não necessitem qualificação formal.

Não existe abismo social como no Brasil. Então, a grande massa tem o suficiente para viver e um pouquinho mais.

E falar alemão é muito importante. Sem alemão, as chances de conseguir um emprego são quase zero.

Espero ter auxiliado.

Abraço e até a próxima.

Resposta
larah30 Outubro 20, 2014 at 1:58 am

Mariana, tudo bem? Adorei o seu post! Gostaria de saber um site específico que informe melhor sobre estudar na Áustria sendo um estrangeiro. Tenho lido o de vários países, como o daad, study in sweden, norway, etc. Agradeço a colaboraçaão!

Resposta
Mariana Gonçalves Outubro 21, 2014 at 9:02 am

Oi Larah!
A Áustria nao tem nenhum site desse tipo, é um país pequeno com poucas universidades, e nao promove suas universidades como outros países, para chamar alunos do exterior. Também tive dificuldades em encontrar algo até conseguir meu doutorado, mas vou escrever meu próximo post sobre o assunto entao, ok? Assim te ajudo melhor com esse tema e também já aproveito para ajudar outras pessoas com a mesma dificuldade. 🙂
Abracos!

Resposta
mara Fevereiro 26, 2015 at 12:00 pm

Bom dia …estou em Innsbruk tentando encontrar um local p/morar….um casal só. ..está bem difícil pode me ajudar?
Mara

Resposta
Mariana Gonçalves Fevereiro 26, 2015 at 12:26 pm

Oi Mara!
Você já procurou no ÖH (http://www.oehweb.at/service/wohnungsboerse/)?
Tem também o flohmarkt.at e o willhaben.at, são sites onde você encontra apartamentos direto com o dono, sem imobiliária.
Abraços

Resposta
Edineide Maria de Oliveira Março 6, 2015 at 2:33 pm

Lugar maravilhoso!!!! Morei por três meses em innsbruck ,sonho em voltar !

Resposta
Raquel Abril 7, 2015 at 3:14 am

Oi Mariana. Gostei do post, mas questiono algumas informações e discordo de outras…
Sugestão: podia fazer um post com o título “Razões para não morar na Áustria”, pensando em algum (ns) aspecto (s) negativo (s) do país. É sempre válido olhar os dois lados de um mesmo fato.
Abraço!

Resposta
Mariana Gonçalves Abril 7, 2015 at 6:52 am

Oi Raquel!
Com certeza nem tudo é mar de rosas em lugar nenhum do mundo, tudo tem seus prós e contras…
Mas tanto prós como contras também sao muito pessoais. Assim como eu nao gosto de neve, tem gente que ama. Entao é difícil fazer uma lista de aspectos negativos do país, pois estes podem ser muito diferentes para cada pessoa. 😉
Abracos!

Resposta
Laura Março 26, 2019 at 5:14 pm

OI Mariana estou morando na Inglaterra, mas pretendo mudar para a Austria ja estive ai a trabalho sou babysitter.
Falo Englsh, Italiano e tambem basico em Espanhol.
Ja tenho meus 50 anos mas em forma, tenho cidadania Europeia .
Voce podeira me dar umas dicas se e mutio dificl conseguir trabalho nesta area como babysitter ai?
meu e mail e [email protected]
E lugar para morar e muito caro?
estive em Kitzbühel Alps por 1 mes amei mas longe de tudo.
Obrigada
Laura

Resposta
Liliane Oliveira Março 28, 2019 at 1:36 pm

Olá Laura,
A Mariana Gonçalves parou de colaborar conosco, mas temos outra colunista na Áustria chamada Ana Dietmüller que talvez possa te ajudar.
Você pode entrar em contato com ela deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Michelle Kuroda Abril 10, 2015 at 1:19 am

Oi, Mariana!

Quando fui para Innsbruck fiquei receosa. Sou descendente de japoneses (mestiça) e as pessoas da cidade olhavam muito para mim, com uma cara pouco agradável. A cidade tem muitos turistas, mas senti um certo preconceito. Será que foi apenas uma má impressão? Não sei se era preconceito sintomático de resquícios da primeira guerra mundial (Áustria x Japão) ou curiosidade por uma fisionomia peculiar. Na ocasião não tive coragem de perguntar. Você poderia tirar essa dúvida minha?
Em outras cidades da Áustria e em outros países da Europa não observei essa reação das pessoas.

Abs e parabéns pelo blog

Resposta
Mariana Gonçalves Abril 10, 2015 at 8:53 am

Oi Michelle!
Muito curioso seu comentário… Aqui em Innsbruck tem muito turista, e muito turista asiático também. Além disso, tem diversos imigrantes de países asiáticos (China, Filipinas, Índia, Turquia etc.), assim como dos outros continentes também. As pessoas da cidade estao super acostumadas com estrangeiros, e nao creio que haja um preconceito em particular com japoneses. Já em alguns vilarejos, onde as pessoas sao mais conservadores, ainda pode existir um certo “protecionismo” dos locais com pessoas de fora.
Espero que nao tenhas ficado com uma má impressao de Innsbruck por conta disso! A cidade depende muito dos turistas, acredito que nao tenha sido nada intencional. 😉
Abracos!

Resposta
Rubia Ladislau Julho 18, 2015 at 9:55 pm

E magnifica! desejo conhecer.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação