6 motivos para morar na Croácia.
Morar em um outro país não é tarefa fácil, podemos nos sentir sozinhas e distantes da família e dos amigos, dos nossos hábitos e lugares que estamos acostumadas. Mas ser expatriada tem uma tarefa principal: observar e utilizar todos os pontos positivos do lugar em que vive, a fim de superar os obstáculos que aparecem no caminho! Neste texto, explico alguns bons motivos para morar na Croácia:
1. Segurança
Em geral, a Croácia é um país extremamente seguro. Em Zagreb, por exemplo, não há mendigos na rua e há pouquíssimas pessoas pedindo dinheiro no farol ou no transporte público. As mulheres são respeitadas e podem voltar sozinhas às 3 horas da manhã com segurança. Como em toda cidade, há áreas em que é melhor evitar andar sozinho de madrugada, tanto homens quanto mulheres, somente por precaução. Durante o verão, as pessoas sentam em bares ao ar livre e podem, livremente, deixar suas bolsas ou mochilas na cadeira ao lado, sem medo de que alguém irá roubá-las. Claro que existem crimes, mas com uma frequência bem pequena. Desde 1998, houveram somente 35 assassinatos e 34 casos registrados de estupro na cidade litorânea de Split, que possui em torno de 180 mil habitantes.
2. Clima
Apesar de ser um país pequeno, há variados tipos de clima em diferentes regiões da Croácia. Se frio não é a sua praia, o melhor é morar no litoral. Devido ao clima mediterrâneo, as temperaturas são amenas (não são negativas durante o inverno) e raramente cai neve. Na região montanhosa de Lika, no entanto, as temperaturas podem ser baixíssimas chegando até a -45ºC. Na capital Zagreb, o inverno mais intenso dura do final de novembro até começo de março, com temperaturas que podem chegar a -20ºC durante a época do Natal e do Ano Novo. Durante o verão (de junho a setembro) as temperaturas são bem altas, podendo chegar a 45ºC.
3. Baixo custo de vida
Como já disse, o custo de vida na Croácia é baixo se comparado com os países da Europa Ocidental. Para aqueles que já têm uma renda, trabalham como freelancer ou são um nômades digitais, por exemplo, a Croácia é uma ótima opção para morar. Apesar de o nível de vida não ser tão alto como na Alemanha ou na França, por exemplo, a Croácia pode ser uma opção que inclui baixo custo de vida, sistema de ensino gratuito e de qualidade, segurança, dentre outras vantagens. Com um salário de mil euros, por exemplo, pode se viver uma vida muito boa por aqui.
4. Natureza incrível
Quase 10% do território croata (7547,18 km²) é protegido por leis ambientais que proíbem o corte de árvores ou qualquer tipo de alteração da flora e da fauna. A Croácia possui 11 parques nacionais, sendo o mais famoso deles o Parque Nacional dos Lagos Plitvice, e 11 parques da natureza, sendo o mais famoso o Parque Velebit. Um dos rios mais longos da Europa, o Danúbio, passa por 180 km do território croata. Além desse, os rios Sava e Drava são os principais rios da Croácia, que percorrem respectivamente 562 e 305 km do território. Porém, a joia da Croácia é o mar Adriático, que com sua intensa beleza, impressiona milhares de turistas por ano, e é um dos maiores orgulhos dos croatas. Nunca diga que o lado italiano do mar Adriático é mais bonito do que o lado croata, se você não quiser participar de uma discussão amigável!
Leia também: como alugar imóvel na Croácia
5. Receptividade do povo croata
Devido à problemas econômicos do país, a Croácia não é uma das primeiras opções de estrangeiros que procuram um novo país para morar. Isso leva a uma genuína surpresa por parte dos croatas quando você lhes diz que escolheu a Croácia para estudar, trabalhar ou morar. A comunidade de estrangeiros é bem pequena, então quando você conhece croatas, eles ficam extremamente felizes e fazem várias perguntas do estilo: “Mas por que a Croácia?”. Eles ficam ainda mais felizes quando, se for o caso, você diz que sua família é croata e que você “voltou” para conhecer suas raízes. Em geral, os croatas não têm nenhum tipo de preconceito contra brasileiros, pois para eles é uma novidade conhecer estrangeiros morando aqui.
6. Estilo de vida
A maioria dos croatas A-DO-RA ir ao cafés e ficar horas conversando com os amigos. É um hábito tipicamente croata, que tem origem na influência dos turcos, há séculos. Para os croatas, é quase que obrigatório ir tomar um café em um kafić todos os dias, e até podem ficar ofendidos se te convidarem para um café e você recusar! Além disso, todos os anos eles esperam ansiosamente o começo do verão. Zagreb, por exemplo, fica praticamente vazia durante os meses de julho e agosto, pois estão todos no litoral aproveitando a linda costa do mar Adriático. Quem pode culpá-los, não é mesmo? Pode-se dizer que o estilo de vida croata é bem tranquilo, as pessoas se preocupam com o futuro mas, ao mesmo tempo, sabem muito bem aproveitar o presente.
Existem vários outros motivos para morar na Croácia além destes citados! E vocês, o que acham?
Pozdrav!
29 Comments
Que bacana! Agora fiquei curiosa pela Croácia rsrsrs
sempre achei a Croata lindaaaa…. mas eu tinha receio em pensar na possibilidade de moradia por causa do preconceito. Como será que os negros são tratados neste país de beleza ímpar?
Oi Kely! A população croata é majoritariamente branca e bem homogênea, por isso os croatas não estão acostumados a verem negros por aqui. Quando veem negros, muitas vezes ficam encarando, não por preconceito mas por curiosidade mesmo. Eu, pelo menos, nunca vi nenhum negro ser discriminado pela cor da pele aqui em Zagreb. Abs, Nathália
Eu moro 25 anos na Suíça em Zurique, lá o povo suíço ideia os croatas, albaneses etc… então resolvi passar o verão em Split com marido e filhos, fiquei chocada o povo são mal educados, ficam encarando mesmo quando eu passo já que sou negra, não intendo hoje em dia não é novidade um negro andando na rua, nas televisões internet, todos os lugares vc encontra negros mas na croácias eles ainda vivem bem primitivo.
Olá Lucia! Na Croácia há poucos negros, por isso muitos croatas ficam olhando quando vêem uma pessoa negra. Não é por mal, é só por curiosidade. Um abraço, Nathália
Afinal, ser negro é um problema que deve ser colocado em questão? Sou moreno e pretendo me mudar para o litoral croata.
Sou diretor de arte, bacharel em comunicação social, publicitário, investirei na carreira de autônomo como freelancer.
Olá Tiago, não, ser moreno não é um problema que deve ser colocado em questão. Sobre os vistos de residência na Croácia, confira o seguinte artigo: https://brasileiraspelomundo.com/tipos-de-visto-para-morar-na-croacia-290880856.
CROÁCIA******
Oi Natália! Estou indo fazer um programa de trainee nesse verão 2017, em Split. Há poucas informações sobre a Croácia, sobre a perspectiva de um brasileiro, então é bom ter seus posts! Queria te pedir uma coisa: se você souber contatos de brasileiros que moram em Split, pode me passar? Preciso de uma alma brasileira para me ajudar haha
Te agradeço muuito!
Oi Isadora! Que legal, vc vai adorar Split durante o verão! Não conheço pessoalmente nenhum brasileiro que more em Split, mas vc pode entrar no grupo https://www.facebook.com/groups/brasilcroacia/ e perguntar. Com certeza alguém vai te ajudar! Se vier para Zagreb, avise! Abs, Nathália
Oi Nathália, eu tenho muito interesse em aprender a língua croata, você poderia me indicar uma forma, site, etc?
Olá Carolina, tudo bem? No momento está aberto o concurso para as bolsas de língua croata até o dia 19 de junho. Segue o link https://goo.gl/JrBXUR. Os clubes croatas em São Paulo também têm curso de língua. E por fim, eu também dou aulas particulares de croata para estrangeiros! Espero ter ajudado, Nathália.
Você por acaso é da família do saudoso sr. Cosmo Mocivuna, pai da Dona Lúcia, do João e do sr. Cosmo? Vim para aqui numa notícia sobre as disputas do mar territorial entre Croácia e Eslovênia. 🙂
Olá Daniel! Sim, sou bisneta do sr. Cosmo! Você os conhecia da onde? Abs, Nathália
Olá! Eu nasci e cresci na Quarta Parada e tinha longos papos com ele em italiano., que ele fazia questão de relembrar/praticar comigo. Grande sujeito!
Boa noite Nathalia!!
Gostaria de uma informação sua,se Zagreb já foi um dia Agram ou Agramo,pq estava tentando tirar dupla cidadania italiana achava que era da região de Trento, más achamos o sobrenome nome verdadeiro que é Mesic e novosel….
Se tiver alguma informação agradeço!!!
Olá Daniel! Sim, Zagreb já foi chamado de Agram. O sobrenome Mesic é da região de Zagreb e de Jastrebarsko, enquanto o sobrenome Novosel é da região de Zagreb e de Varaždin. Espero ter ajudado, Nathália
Olá,
Meu noivo está tentando informações em como obter dupla cidadania.
Seu avó materno nasceu em Karlovac e pelo que entendi, agora faz parte da Croácia.
Poderíamos conversar por email?
Grata
Denise
Olá Nathália.
Acabei de me aposentar e li alguns artigos sobre a Croácia. Gostaria de saber um pouco mais sobre o custo de vida em Split ou nas proximidades próximas ao mar adriático. Por exemplo, será que com um salário de aproximadamente US 2000 viveria-se bem lá ? As autoridades permitem que um estrangeiro aposentado fixe residência no país ? Muito obrigado
Olá Roberto, você pode ter uma ideia do custo de vida em Split e na Croácia em geral no site Numbeo. Segue o link: https://www.numbeo.com/cost-of-living/in/Split. Considerando que o salário médio na Croácia é entre 700-800 euros, acredito que 2000 dólares são mais que suficientes para morar em Split, mas claro que depende do seu estilo de vida. Você comprovando renda e que pode se sustentar no país, é possível obter visto de estadia. Espero ter ajudado! Nathália
Olá, estou pensando em deixar o Brasil e a Croácia tem sido uma das minhas opções. Sempre tive um fascínio pelo país. Tenho cidadania europeia, falo Inglês, Português e Italiano. Teria alguma dificuldade em arranjar emprego por não falar croata? Que tipo de empregos são oferecidos? Faixa de Salário?
Teria como me ajudar com alguma dessas informações? Obrigado.
Olá Gustavo, por favor dê uma olhada no texto que escrevi sobre oportunidade de trabalho na Croácia, no link: https://brasileiraspelomundo.com/oportunidades-de-trabalho-na-croacia-371451745. Depende muito da sua área de atuação, mas o ideal seria saber croata para encontrar um emprego mais facilmente na Croácia. Espero ter ajudado! Nathália
Olá Nathalia. Estou pensando em me mudar para a Europa. Ainda não decidi pra onde, estou pesquisando. Me interessei pela Croacia. Sou dentista. Sabe como é feita a validação do diploma aí? Pesquisei e nao achei nenhum dentista brasileiro na Croácia.
Oi Juliana! Para reconhecimento de diplomas estrangeiros na Croácia, você deve entrar em contato com a AGENCIJA ZA ZNANOST I VISOKO OBRAZOVANJE, que é a agência do governo que lida com isso. Nos links a seguir está tudo explicado como fazer a validação do diploma na Croácia (você pode usar o Google Tradutor porque o texto está em croata)- https://www.azvo.hr/hr/ured-enic-naric/upute-za-pokretanje-postupka-strucnog-priznavanja-ivk e https://gov.hr/moja-uprava/obrazovanje/visoko-obrazovanje/priznavanje-inozemnih-obrazovnih-kvalifikacija/249. Espero ter ajudado! Nathália
Oi Natalia! Me apaixonei pela Croacia e decidi ir morar lá. Inicialmente faria um curso da língua croata por uns 6 meses. Vc teria como me ajudar a saber onde achar curso para este período em Zagreb?
Olá Renata, o melhor curso em Zagreb é o Croaticum que fica na Faculdade de Filosofia da Uni de Zagreb. Eu fiz 3 semestres de curso lá e recomendo muito. Segue o link: http://croaticum.ffzg.unizg.hr/.
Onde posso aprender croata online?
Ola Nathalia, como vai?
Tenho estudado países da Europa. O que me diz sobre um estrangeiro fixar-se na Croácia com intuito de investir explorar o turismo no litoral? Sabe me dizer se o país é fechado para fixação de estrangeiros ou se há incentivos?
Nathália, existe algum site para eu mochilar trabalhando na Croácia? queria ir conhecer e pagar com o meu trabalho.