Facebook Twitter Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    • Home
    • Sobre o BPM
      • Time do BPM
      • Autoras
      • Contato
      • Na Mídia
      • Blogs
    • Colabore
    • Custo de Vida
      • Quanto custa
      • Cheguei e agora?
      • Custo de Vida Pelo Mundo
    • Países
      • Alemanha
      • Austrália
      • Áustria
      • Canadá
      • EUA
      • Espanha
      • França
      • Inglaterra
      • Itália
      • Japão
      • Polônia
      • Portugal
      • Suécia
    • Mais
      • Dicas para viajar sozinha
      • Relacionamentos online
      • Turismo Pelo Mundo
      • Vistos
    • Intercâmbio
      • Intercâmbio pelo Mundo
    Facebook Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    Home»Dicas de planejamento para imigrar»Mudar de país em 4 etapas – Parte 2
    Dicas de planejamento para imigrar

    Mudar de país em 4 etapas – Parte 2

    Narister OliveiraBy Narister OliveiraSeptember 15, 2017Updated:September 15, 20179 Comments7 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Primeiro destino. Galway, Irlanda
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Em Agosto escrevi a Parte 1 deste tema detalhando as primeiras fases da nossa mudança : decisão e planejamento. Falei sobre o que eu e meu marido consideramos importante ao escolher a Irlanda como nosso destino em 2015, e como um ano antes da mudança iniciamos nosso plano para garantir o máximo de segurança e conforto para nossa família.

    Agora vou falar sobre como foram as fases de desapegar de tudo no Brasil, e começar de novo num outro país com nossos filhos.

    Desapegando 

    Depois de um mês que meu marido aceitou a proposta de emprego, ele viajou para Galway, Irlanda, para começar a trabalhar em 2 semanas. Levou pouca roupa, muito frio na barriga, e me deixou com os meninos e a árdua tarefa de vender, doar ou guardar tudo que é móvel, e alugar o imóvel, para nos juntarmos a ele em 3 meses. Enquanto eu cuidava do desapego no Brasil, ele cuidava de encontrar um novo lar pra nós na Irlanda. Neste post no Linkedin ele conta um pouco sobre o processo de empacotamento no Brasil, e de começo na Irlanda.

    No Brasil, tinha uma casa nova e grande que montamos com a intenção de viver nela para sempre, portanto tinha muitas coisas que escolhemos com cuidado e carinho, e que doeu muito para desapegar mas… escolhi as mais ‘doloridas’ para guardar no apartamento do meu irmão, dei muita coisa para pessoas queridas, vendi uma boa parte através do boca-a-boca e de um grupo de amigos no whatsapp, e fizemos somente 2 malas para cada um com poucas roupas e alguns objetos pessoais.

    Vendi os 2 carros para conhecidos, e a casa eu coloquei para alugar através de uma imobiliária. Eu e meu marido fizemos procurações separadas dando amplos poderes para pessoas de confiança nos representarem na assinatura do contrato de aluguel, e em várias outras situações. 

    Durante este período meu filho mais velho já tinha deixado o primeiro ano do Ensino Médio, e estava fazendo aulas de Inglês particular em casa; e meu filho mais novo continuou no Ensino Fundamental e na Escola de Inglês até um mês antes da nossa partida. O impacto desta mudança na vida dos meus filhos é um assunto para um outro post, mas de uma forma geral eles encararam de uma forma bem positiva e tranquila, certos de que estávamos buscando o melhor para a nossa família.

    Gastei bastante tempo e dinheiro também com documentação para levar e para deixar no Brasil : copiar, autenticar, reconhecer firma, legalizar na embaixada… certidões, certificados, históricos escolares, RG, passaporte, procurações… Mas nestes 2 anos o único documento que usamos no Brasil foi procuração, e fora do Brasil foi passaporte. Nas escolas dos meus filhos, tanto na Irlanda quanto na Escócia, nunca pediram nenhum documento das escolas do Brasil. Eles foram matriculados no nível correspondente à idade deles, independente do histórico escolar.

    Os 3 meses desde a ida do meu marido para a Irlanda passaram bem rápido, pelo menos pra mim no Brasil. Resolvi tudo, comemorei o último aniversário do meu pai com minha família, chorei em muitas festas de despedidas, juntei os trapos e embarquei com meus príncipes rumo ao Velho Mundo, e à Nova Vida.

    Começando de Novo

    Depois da dor da despedida no Brasil, veio a insegurança sobre a entrada na Irlanda. Levei uma pasta cheia de documentos para responder a qualquer pergunta da Imigração na conexão em Londres,  e na entrada na Irlanda. Mesmo assim tive muito medo da Imigração no aeroporto acabar com nosso sonho de mudar de vida.

    Chegamos em Galway no dia 12 de Junho de 2015. Dia nublado, cinza, mas iluminado pela emoção do nosso reencontro depois de 3 intensos meses.

    Meu marido com a ajuda dos queridos donos do pequeno hotel em que ele ficou por um mês, alugou uma casa mobiliada, comprou os itens básicos de cama, mesa e banho; e quando chegamos a nossa casa estava montada com todo o conforto. Antes de chegarmos ele também buscou informações nos sites do governo e com os novos amigos irlandeses, sobre as melhores escolas públicas para os meninos. Quando chegamos eles já estavam matriculados; mas como chegamos em Junho, as aulas estavam terminando, e os meninos só começariam a estudar em Setembro.

    Aproveitamos os meses de férias para viajar bastante pela Irlanda, melhorar o Inglês, e nos acostumar com o nada agradável clima irlandês : chuva, frio e vento forte quase o tempo todo. 

    Entre passeios e crises de saudades do Brasil, fomos descobrindo a Irlanda : país lindíssimo, cheio de história, paisagens verdes a perder de vista (não é a toa que é chamada de ‘Ilha Esmeralda’), e um povo muito alegre e simpático. No trabalho, na escola, na rua, nos eventos, encontramos sempre pessoas sorridentes e solícitas. Neste post no Linkedin meu marido fala sobre as nossas primeiras impressões da Irlanda.

    Enquanto meu marido trabalhava, eu estive muito ocupada em ajudar os meus filhos a se adaptarem. Não foi nada fácil para eles começar de novo : língua, amigos, cultura, clima, comida, falta da família, cidade pequena. Foram muitos desafios que nos uniram muito, nos fortaleceram, e nos prepararam para outras mudanças que viriam. A experiência de morar fora do seu país é extremamente enriquecedora e dolorosa como já contei aqui . É muito importante que todos os envolvidos estejam muito conscientes e unidos para alcançarem os objetivos. Graças a Deus, nossa família foi muito iluminada e forte para encarar e vencer os perrengues.

    Depois de uns 4 meses morando na Irlanda, meu marido começou a receber propostas de trabalho melhores em vários países. Como ainda estávamos em processo de adaptação, e ainda não tínhamos certeza de que Galway era o melhor lugar para nós, começamos a considerar a possibilidade. Galway é uma cidade de cerca de 90.000 habitantes, muito linda, limpa, turística, com um povo muito alegre, mas com as limitações de uma cidade pequena em relação a emprego, moradia, lazer, escola. Achamos que seria melhor morar numa cidade maior com mais oportunidades, sem abrir mão da qualidade de vida européia.

    Foi então que surgiu a oportunidade em Glasgow, e depois de muita pesquisa,conversas, comparações, dúvidas, medos …decidimos que valia a pena arriscar. A preocupação maior eram os meninos : o mais novo já estava bem adaptado na Irlanda, e o mais velho ainda tinha muita dificuldade para se relacionar e para esquecer o Brasil. Ficamos com medo de mexer com eles de novo, mas de novo eles foram o motivo principal da mudança. Uma cidade maior no Reino Unido traria muito mais futuro para eles.

    E assim a nossa família se preparou para mudar de novo : desapego, mudança, e recomeço em outro país. Foi mais fácil desta vez porque não deixamos família na Irlanda, e não deu tempo de criar laços mais profundos com os amigos que fizemos. Além disso já estávamos mais acostumados com a língua, a cultura, o clima, a comida, que são muito parecidos com os da Escócia. O povo também é muito parecido porque muitos irlandeses migraram para a Escócia no passado, e quase todo escocês tem um parente irlandês. 

    Glasgow tem todas as facilidades e vantagens de ser a terceira maior cidade do Reino Unido, e oferece a qualidade de vida esperada de uma cidade que é considerada também a segunda mais verde. Por tudo isso, hoje, um ano e meio depois de chegarmos em Glasgow, estamos muito felizes com nossa escolha, e não pretendemos nos mudar de novo tão cedo.

    Espero que estes 2 posts tenham sido úteis para quem pensa em morar fora do Brasil, mas se tiver alguma dúvida específica pode escrever nos comentários que eu respondo com o maior prazer.

    Textos relacionados

    • Como ter um Feliz Natal longe do Brasil
    • Dicas para alugar imóvel na Escócia
    • Outono na Escócia
    • Vistos para morar na Escócia
    • Laços culturais entre Brasil e Escócia
    • NC500, a route 66 escocesa
    Clique aqui para ler mais artigos da mesma autora

    Leia mais sobre o whisky escocês!

    como é mudar de país desafios na hora de mudar de país escócia etapas para mudar de país mudança de carreira e país mudança de país mudança de vida mudar de país
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Narister Oliveira
    • Website

    Narister é mineira e foi criada em São Paulo. Tem formação em Matemática e sempre trabalhou na área de TI. Em 2015 foi morar em Galway, Irlanda, com o marido e os filhos. Após 6 meses se mudaram para a Escócia decidindo que uma cidade maior no Reino Unido seria mais atraente e ofereceria mais oportunidades para todos. Morando em Glasgow há mais de 1 ano, ela está adorando conhecer e fotografar o país, se esforçando muito para entender o Glasgwegian e se sentindo privilegiada por ter esta oportunidade de intercâmbio cultural.

    Related Posts

    Empreender na Inglaterra

    May 26, 2021

    Como faço para ir à Argentina?

    April 15, 2021

    Paradoxos argentinos

    March 19, 2021

    9 Comments

    1. Livia Melo on September 17, 2017 6:02 pm

      Esperei ansiosamente pela segunda parte do seu relato! Muito obrigada por compartilhar conosco esse momento tao dificil e ao mesmo tempo especial na vida de vcs. Aqui estamos comecando as pesquisas, e um sonho q eu sempre tive (de morar fora) agora se aliou a necessidade de assegurar que minha familia tenha acesso a educacao e principalmente, seguranca de qualidade. Estamos planejando ir daqui a uns 2 anos, meu esposo esta a concluir a segunda graduacao na area de TI, meu receio esta pelo fato de que nao temos nenhuma cidadania que facilite nossa entrada na Europa. Mas vamos com fe, ninguem disse que seria facil ne?

      Beijos!

      Reply
      • Narister Oliveira on September 17, 2017 9:30 pm

        Oi Livia. Fico feliz que nossa experiência possa ajudar nas suas pesquisas. Para nós também assegurar educação e qualidade de vida para nossa família foi o motivo decisivo. Aproveite o tempo que vocês têm para planejar com calma. A área de TI é globalizada, e tem muita vaga para estrangeiros. A cidadania europeia aqui facilitou muito, mas conhecemos brasileiros que trabalham em TI aqui com a cidadania patrocinada pela empresa que contratou. Isso depende da necessidade da empresa x o perfil do candidato. A Cristiane Leme falou aqui no BPM noutro dia sobre a grande procura por profissionais de TI na Dinamarca (https://brasileiraspelomundo.com/procura-se-profissionais-de-ti-na-dinamarca-041455072 ), e Portugal também está ampliando bastante as oportunidades para tecnologia. Fique atenta, e corra atrás do seu sonho. Boa sorte, e obrigada pelo comentário.

        Reply
    2. Simone cidade on September 24, 2017 7:37 pm

      Ótimo teus relato.estou verificando o melhor local.sou enfermeira, tenho mestrado e um filho de 4 anos.quero muito ir para Escócia, porém tenho q verificar bem o melhor caminho pois com filho pequeno fica mais delicado.muito obrigada, sigo meu sonho.

      Reply
      • Narister Oliveira on September 26, 2017 10:55 am

        Ola Simome. Obrigada pelo seu comentario. Como voce sabe o Reino Unido esta saindo da Comunidade Europeia e nao sabemos ainda como ficarao as regras para europeus e nao europeus, mas de qq forma e mais facil se voce tiver cidadania europeia. E quanto a sua profissao, se informe nos orgaos do Brasil e da Escocia sobre a validade do seu diploma de enfermagem e de seu mestrado. Va atras do seu sonho, e boa sorte.

        Reply
    3. Debora Farias on October 4, 2017 11:52 pm

      Adorei Narister, obrigada por compartilhar!

      Estamos com uma proposta de emprego para o meu marido em Glasgow, tenho uma filha de 7 anos, o que me deixa mais motivada e angustiada é justamente ela, contraditório né rs, sei que será maravilhoso pra ela e ao mesmo tempo penso na adaptação, gostaria muito de saber como são as escolas, ela fará 8 anos em dezembro, como seria recebida sem falar inglês fluentemente?

      Reply
      • Narister Oliveira on October 9, 2017 8:25 pm

        Oi Debora. Os filhos sao nossa maior motivacao e maior preocupacao mesmo, mas pela minha experiencia eu te digo que eles ‘tiram de letra’. Primeiro fui para a Irlanda, e meu filho mais novo chegou la com 7 anos, e falando nada de Ingles tb (apesar de que frequentava curso de ingles em SP). Saimos da Irlanda depois de 5 meses, e ele ja estava super enturmado e fluente no ingles com sotaque irlandes. Chegamos em Glasgow onde o sotaque e muito diferente, e ele com 8 anos teve que se adaptar, e em um mes estava fluente de novo. Todas as escolas aqui tem criancas de varias nacionalidades diferentes (na escola do meu filho tem mais de 15 nacionalidades ) e estao preparadas para receber criancas que nao falam ingles. Inclusive as criancas tambem estao acostumadas com isso, entao os estrangeiros sao bem recebidos e se adaptam facilmente. Conheco varios brasileiros com filhos aqui, e estao todos fluentes e bem adaptados. Quando as criancas se encontram so falam em Ingles. Espero que voces venham mesmo. Boa sorte. Obrigada pelo comentario.

        Reply
    4. Luiz Roberto on October 8, 2017 11:14 pm

      Olá boa noite. Sou Luiz Roberto. Gostei muito de viajar pelos seus posts, rsrsrs. Somos uma família de 4 pessoas, com 2 filhos um com 19 anos e uma menina de 14, e todos nós temos cidadania Portuguesa . O garoto já está em Dundee, na Escócia desde Maio/17. Estamos pensando em irmos morar lá com ele. Confesso que não tenho curso superior, sou motorista executivo na Câmara de vereadores de minha cidade, e tenho experiência de quase 20 anos na área de pintura automotiva, já minha esposa é formada em pedagogia, e é professora eventual no município. Meu filho fala muito bem o inglês e está se adaptando muito bem lá, diz que não voltaria por nada, minha filha estufa no fisk já a uns 3 anos e fala pouco o inglês , eu fala razoavelmente e tenho estudado diariamente para o melhorar e minha esposa não fala nada. Mas hoje o que mais me preocupa é o Brexit, o que vc poderia me dizer em relação á esse assunto tendo em vista que vcs são família da UE e vivem no UK ,país que se manifestou no sentido de deixar a UE. O que dizer ao certo de “assegurar os direitos aos cidadãos da UE” em concreto até o momento. Muitíssimo obrigado pela sua atenção e sucesso.

      Reply
      • Narister Oliveira on October 9, 2017 8:38 pm

        Ola Luiz Roberto. Obrigada pelo seu comentario. Que bom que seu filho esta gostando daqui ! Ter cidadania europeia ajuda muito, mas realmente essa decisao do Reino Unido de sair da UE nos deixa com muitas duvidas. Eu particularmente acho que nao vao mexer com quem ja esta aqui regularizado e cumprindo com os deveres, mas pode ser que dificultem para os novos imigrantes. Em concreto ate o momento nao tem nada. Hoje mesmo a Primeira Ministro fez pronunciamentos que nos deram a entender que nao avancaram nada nas negociacoes e que pode ser que nao haja acordo entre UK e UE, o que sera um caos para todos. Enfim…nao temos certeza de nada, e vamos vivendo um dia de cada vez e aproveitando ao maximo a experiencia. Desculpe nao ter nada de concreto pra te dizer sobre isso.

        Reply
    5. Leda Veiga on March 6, 2019 5:22 pm

      Adorei seu posts foi muito enriquecedor, sou do Rio de Janeiro aqui cada dia fica mais difícil de se viver, vc sai para o trabalho sem saber se volta vivo… triste realidade, como vcs são de São Paulo sabe bem da minha realidade. Não tenho cidadania europeia teria que começar do zero. Pelo que percebi o melhor caminho é conseguir um emprego primeiro, tenho algumas dúvidas cruciais que é referente a oportunidade nas áreas que eu e meu esposo temos qualificação e experiência. Sou formada em administração de empresas e trabalho atualmente como assistente administrativo e meu esposo e soldador/Torneiro mecânico. Vc saberia Se nessas áreas tem bastante oportunidades? Teria uma estimativa de custo médio com todas as despesas desde passagem até aluguel de casa e comida?
      Meu sonho é ir para Escócia/Irlanda.

      Reply

    Leave A Reply Cancel Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    • Facebook
    • Instagram
    Curiosidades Pelo Mundo

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    By Alessandra FerreiraMarch 1, 20230

    Olá! Mais um ano se passou, agora o Covid-19 e a pandemia ficaram cada vez…

    Terremoto na Turquia

    February 10, 2023

    Natal em tempos de guerra

    December 21, 2022

    10 fatos mais chocantes ao mudar para Turquia

    October 25, 2022
    Categorias populares

    Green Card e Residência permanente após o casamento

    April 26, 2015

    Como morar legalmente na Espanha

    August 7, 2015

    Como estudar no Ensino Superior em Portugal

    August 14, 2014

    Como é morar em Santiago no Chile

    June 28, 2014

    Validação do diploma brasileiro nos EUA

    May 20, 2016

    Cinco razões para não morar na Dinamarca

    April 19, 2015

    É brasileiro e reside no exterior? A Receita Federal ainda lembra de você!

    February 9, 2017

    Passo-a-passo para fazer mestrado ou doutorado com tudo pago nos EUA

    March 2, 2016
    BrasileirasPeloMundo.com
    Facebook Instagram
    • Sobre o BPM
    • Autoras
    • Na Mídia
    • Anuncie
    • Contato
    • Aviso Legal
    • Política de privacidade
    • Links
    © 2012-2023 BrasileirasPeloMundo.com

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.