BrasileirasPeloMundo.com
Finlândia Natal Pelo Mundo

Papai Noel, o maior do encantos no Natal na Finlândia

É quase impossível falar de Finlândia e não ouvir comentários ou perguntas referentes a esta ser a ”terra de papai Noel”. A lenda do bom velhinho varia um pouco de país para país. No ocidente a história mais difundida tem suas raízes em São Nicolau, o Bispo de Myra, que viveu na Turquia no século IV d.C., leia mais aqui. Mas apesar das diferenças culturais que levaram a lenda a ser conhecida de maneiras diferentes em diversas partes do mundo, o que normalmente é unânime é o local onde papai Noel vive: o Polo Norte, a Lapônia finlandesa.

Mas será que o papai Noel que você acreditava trazer seus presentes enquanto criança, que entrava em sua casa durante a noite, enquanto você dormia, pela janela ou chaminé, é o mesmo que as crianças finlandesas acreditam?

Origens e nome

Na Finlândia papai Noel é chamado Joulupukki (lê-se ”iôulupuki”) e o significado do nome é um tanto curioso. ”Joulu” significa natal em finlandês e ”pukki”, tem vários significados, desde bode, antílope, a um homem velho ”fanfarrão”. Pode parecer sem sentido para nós mas a origem do personagem na cultura finlandesa, que ao que tudo indica data do começo do século XVIII, tem tudo a ver com essa descrição.

O originalmente chamado Nuuttipukki era o personagem central de uma festa pagã, celebrada na Finlândia e na Suécia, no dia 13 de janeiro, conhecida como dia de São Knut (Nuutinpäivä, em finlandês). Neste dia, pessoas andavam pelas ruas vestidas com roupas de pele de animais e máscaras. As crianças, que seguiam a tradição com suas fantasias, percorriam a vizinhança apresentando cantigas tradicionais em troca de doces e presentes.

Dentre os rapazes, a tradição era um pouco diferente. Andavam pelas ruas com um casaco forrado de pele grossa, virado do avesso, e uma máscara com um par de chifres de antílope na cabeça. Seu papel era assustar as crianças e bater de porta em porta pedindo por comida e bebidas alcoólicas, principalmente cerveja.

Este personagem fanfarrão e nada amigável para as criancinhas era o Nuuttipukki . Não se sabe exatamente quando a história mudou. O processo foi, provavelmente,uma fusão contínua de antigos e novos costumes com crenças populares, partindo de fontes variadas e influência externa. Mas o papai Noel finlandês, o Joulupukki de hoje em dia, só começou a ser realmente popularizado no país já no final do século XIX, início do XX, como uma versão boazinha do assustador Nuuttipukki.

Foto: nuuttipukki.blogspot.fi.jpg
Foto: nuuttipukki.blogspot.fi.jpg

Vestimentas

Curiosidade que não diz respeito só a Finlândia, mas a todos os países onde a lenda de papai Noel se difundiu, está relacionada às vestimentas dele. As cores da roupa variavam, apesar de serem parecidas em estilo. A roupa vermelha foi popularizada após 1931, quando o desenhista americano Haddon Sundblom (1899 – 1976), que coincidentemente era filho de pai finlandês, foi contratado pela Coca-Cola para fazer o desenho da campanha de natal do refrigerante. Haddon desenhou papai Noel com roupas vermelhas para combinar com o marketing do produto. A propaganda fez tanto sucesso que, a partir de então, o papai Noel com suas roupas vermelhas passou a ser um símbolo mundial.

httpwww.colourlovers.comblog20081223the-colors-of-christmas-why-santa-wears-red
Foto: httpwww.colourlovers.comblog20081223the-colors-of-christmas-why-santa-wears-red.jpg
Santa in red
Foto: httpwww.colourlovers.comblog20081223the-colors-of-christmas-why-santa-wears-red.jpg

O papai Noel da Lapônia

Ele vive com sua esposa e com seus ajudantes no vilarejo de Korvatunturi, localizado em Rovaniemi, na Lapônia finlandesa. Durante todo o ano a vila de papai Noel encontra-se aberta para visitantes e você pode, inclusive, se hospedar lá. Terá oportunidade de conhecer o papai Noel oficial e conviver com seus ajudantes, os duendes, chamados de tonttu em finlandês.

A importância dada ao personagem é muito grande na Finlândia. Ter o emprego de papai Noel não é nada fácil. Além de treinamento específico, o escolhido para assumir o papel assina um contrato de trabalho permanente, com uma série de cláusulas referentes à proteção de sua identidade e termos de compromisso que assegurem e protejam a lenda. O contratado literalmente assume a identidade de Joulupukki e não pode ter a sua revelada. Ouvi dizer que ele tem um substituto, mas poucas pessoas sabem quem essas pessoas realmente são.

Escola profissionalizante de ajudante de papai Noel

Parece engraçado para você? Na verdade, a existência deste curso, criado em 2007 na escola profissionalizante da Lapônia, mostra como a Finlândia leva a sério a responsabilidade de ser a ”terra de papai Noel” e como o profissionalismo e o perfeccionismo fazem parte dessa sociedade. E para quem acha que o curso é fácil, a duração é de um ano e algumas matérias estudadas são: serviço ao consumidor, contação de histórias, turismo, estudos da natureza e sobrevivência em florestas geladas.

O natal das crianças finlandesas

Para as crianças finlandesas este é o dia mais esperado do ano. Não somente pelos presentes, mas pela expectativa maior ainda de recebê-los de papai Noel pessoalmente. Sim, diferentemente do Brasil, onde acreditamos que é proibido vê-lo e que devemos estar dormindo na hora em que ele vier entregar o presente, aqui papai Noel chega durante a tarde, ou no dia 24 ou 25, dependendo da quantidade de casas que ele tiver para visitar.

É uma tradição que em toda casa onde haja crianças, algum familiar, amigo fantasiado ou alguem contratado venha conversar com as crianças e realizar a entrega dos presentes. Uma das tarefas dos duendes ajudantes é observá-las escondidos ao longo do ano. Eles contam ao papai Noel como elas se comportaram e ele decide se elas merecem ou não os presentes pedidos. O dia da ilustre visita é de muita excitação por parte das crianças, pois como todas têm a consciência de que fizeram algumas besteirinhas, ficam em dúvida se papai Noel virá ou não.

natal 2009 com papai noel

 

A chegada dele é algo mágico. Ele não chega nem pela janela e nem pela chaminé. Vem puxando seu próprio trenó ou a pé. As crianças não esperam por renas voadoras, mas por um trenozinho simples do tipo que você mesmo empurra, como se fosse um patinete. Ele toca a campainha e pergunta se há crianças obedientes naquela casa. Ao receber o sim, é convidado a entrar e a festa começa.

Normalmente as crianças cantam cantigas de Natal e oferecem biscoitinhos de Natal, bolo e leite. Depois disso, a entrega dos presentes começa. Trata-se de um momento mágico para todos, inclusive para os adultos que curtem cada instante de forma nostálgica. É comum que no momento em que papai Noel chega, todos na casa usem gorros vermelhos iguais aos dos duendes ajudantes. Muitas famílias finlandesas, e a minha é uma delas, curtem tanto este momento que, mesmo que não haja mais crianças, papai Noel sempre vem pessoalmente entregar os presentes.

Este ano creio que terei o melhor natal de minha vida. Meu primeiro filho está previsto para nascer exatamente neste período. Melhor presente não poderia haver.

Feliz Natal para todos!

Links interessantes em língua inglesa:

Vila do papai Noel na Lapônia

Canal de TV oficial pela internet do papai Noel

A história de Santa Claus

Por que Papai Noel usa roupa vermelha

Related posts

Natal no Canadá

Lila Rosana

Clima de Natal em Zurique

Mel Barbieri

Dez competições finlandesas divertidas

Maila-Kaarina Rantanen

17 comentários

Thais Dezembro 6, 2014 at 3:36 pm

Gostei muito de ler essa descrição do natal na Finlândia. Estive por ai no ano de 2011 para um rapido intercambio em Tampere e foi incrível. Parabéns pelo texto e pela família que está crescendo =)

Resposta
Maila-Kaarina Rantanen Janeiro 9, 2015 at 2:38 pm

Muito obrigada Thais! Tampere é minha cidade finlandesa favorita. Espero que você tenha gostado do intercâmbio e que possa voltar um dia. Beijos!

Resposta
Andréa Guimarães Dezembro 6, 2014 at 5:06 pm

Ameiiii….o comentário sobre a Finlândia.
Estou lendo tudo sobre a Finlândia, pois tenho interesse de morar lá. Eu e minha amiga de 35 anos.
Somos de Fortaleza-Ce.
Se tivéssemos alguém para nos orientar, por onde começamos, seria ótimo e mais seguro.
Nosso interesse é trabalhar, estudar, conhecer e ficar por aí.
Abraços
Andrea Guimarães

Resposta
Maila-Kaarina Rantanen Janeiro 9, 2015 at 2:40 pm

Olá Andréa!
Meu artigo de fevereiro será sobre imigrar para a Finlândia. Vou colocar informações e dicas importantes para quem tem interesse no assunto. Espero que te ajude. Beijos

Resposta
Aline Arruda Dezembro 7, 2014 at 9:06 am

Maila, amei seu post. Muito bacana e informativo.
🙂

Resposta
Maila-Kaarina Rantanen Janeiro 9, 2015 at 2:40 pm

Muito obrigada Aline! 😉

Resposta
Bárbara Hernandes Dezembro 8, 2014 at 11:37 pm

Ai, que demais! Deve ser um sonho passar o Natal na Finlândia!

Resposta
Maila-Kaarina Rantanen Janeiro 9, 2015 at 2:41 pm

Com certeza é Bárbara!
Eu recomendo. Beijos

Resposta
Anete Maria de Oliveira Dezembro 11, 2014 at 6:50 am

Bem legal a história. Deu vontade de ir na Lapônia

Resposta
Maila-Kaarina Rantanen Janeiro 9, 2015 at 2:42 pm

Obrigada Anete!
Se algum dia você tiver a oportunidade de fazer esta viagem, faça! Será sem dúvidas uma experiência única. Beijos

Resposta
Silvia Lira Dezembro 11, 2014 at 12:22 pm

Que maneiro!! Agora vou fazer questão do papai noel lá em casa para entregar meu presente!!! hehehehehe
O Nuuttipukki deve ser o correspondente do Krampus na Áustria. Na Áustria existe o Krampus que é o “diabo” de natal e aparece para as crianças que se comportaram mal e o São Nicolau que tras os presentes para as crianças boazinhas!!! Duvido sair da linha lah!!! heheheheheheh
Saudades! Tudo de bom para vc e o baby!!!
Beijuuuuu!!!!

Resposta
Maila-Kaarina Rantanen Janeiro 9, 2015 at 2:46 pm

Olá Silvia!
Muito obrigada pelas felicitações. 😉
O Nuuttipukki é um personagem que tem origem na Dinamarca, pelo que entendi. Ele “aparecia” em janeiro no dia de São Knutt. Não sei muito mais sobre ele.
Um beijão para vc. Saudades.

Resposta
Maura Dezembro 11, 2014 at 12:54 pm

Oi Maila, você descreveu muito bem o nosso Natal aqui, hoje mesmo busquei o serviço de Papai Noel. É um site oficial ” joulupukki palvelu”, é super sério têm cláusulas sobre o horário, abordagem, música, muito legal mesmo. Com a chegada do seu baby para o Natal você vai se sentir criança novamente. Beijos

Resposta
Maila-Kaarina Rantanen Janeiro 9, 2015 at 2:53 pm

Maura querida!
Adorei a dica do serviço de Papai Noel. Eu adoro essa oportunidade que temos aqui de voltarmos a ser crianças. Um beijão!

Resposta
Juliana Dezembro 11, 2014 at 8:31 pm

Adorei o texto e a notícia. Feliz Natal!!

Resposta
Maila-Kaarina Rantanen Janeiro 9, 2015 at 2:54 pm

Que bom que gostou! Tenha um excelente 2015. 😉

Resposta
Uma História de Natal (2007) – REFLETINDO COM O CINEMA Dezembro 23, 2017 at 9:14 am

[…] “acreditar” em Papai Noel!¹ | Onde buscar e como me conectar com meus dons e talentos | Papai Noel, o maior do encantos no Natal na Finlândia | Quem é São […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação