BrasileirasPeloMundo.com
Natal Pelo Mundo Suíça

Natal na Suíça

Então já é época de Natal na Suíça. Mesmo sem o especial do Roberto ou o CD da Simone tocando nas lojas (Deus é pai!), eu realmente posso sentir o clima natalino invadindo a cidade. O frio que no final do Outono já vai chegando “daquele jeito”. A neve que, aos poucos, vai visitando as cidades e os Alpes suíços. E até os próprios suíços, que vão ficando mais sorridentes.

Como a Suíça faz fronteira com quatro países, o Natal helvético acabou sofrendo múltiplas influências culturais. Eu vivo na parte alemã – em Basel – e por isso, quase todas as tradições natalinas daqui tiveram origem lá, na terra dos nossos amigos loirinhos.

As semanas que antecedem

No início de novembro já é possível achar alguns itens de Natal, mas é no final do mês (4 semanas antes do Natal) que as cidades se transformam.

Do dia pra noite, as lojas ficam abarrotadas de bolinhas decorativas e pisca-pisca. A variedade de artigos decorativos é imensa. Cada um mais lindo que o outro. Eu fico pensando, como pode? Uma cidade de 200 mil habitantes ter tantas opções? Será que o estoque não encalha? Esses $uíço$ devem realmente gostar de enfeitar a casa…

 

Ainda sobre a decoração, os cidadãos helvéticos mais tradicionais se mantêm fiéis aos pinheiros naturais e tem verdadeira repulsa pelas árvores de Natal artificiais do Ikea. Além da decoração, surgem também as pequenas tradições herdadas dos nossos vizinhos alemães. Uma delas é Calendário do Advento, uma espécie de contagem regressiva para o Natal. Para cada dia de dezembro (até o Natal) o Calendário traz uma “surpresa”, brinquedo ou chocolate (claro, estamos na Suíça). A variedade é grande e as grandes marcas de guloseimas também lançaram seus próprios calendários.

A coroa do Advento é outra tradição que os suíços mantêm até hoje. Nos quatro domingos que antecedem o natal, uma das quatro velas da coroa é acessa. Está achando que acabou? Pois o melhor ainda nem começou.

Os mercados de Natal

As grandes estrelas desse período são os famosos Mercados de Natal (Weihnachtsmarkt). O que é isso? Bom, digamos que seria uma feirinha com itens e comidinhas de Natal, mas no padrão suíço de qualidade. Aqui em Basel, por exemplo, as barraquinhas são uma espécie de cabaninhas de madeira, onde cada expositor decora a sua maneira (com temas natalinos, é claro).

IMG_3779

A iluminação é um show a parte. A abertura oficial do Mercado de Natal foi feita pelo Governador da cidade. Após um breve discurso, uma contagem regressiva para que todas as luzes da cidade fossem acesas. Simples, mas muito bonito!

O tema comidas é “pácabá” com qualquer dieta. O famoso vinho quente (glühwein) é, sem dúvida, o item mais consumido da feirinha e faz todo o sentido quando se encara qualquer temperatura abaixo de 0°C.

IMG_3780

Mas não para por aí. Raclette, fondue, as famosas salsichas no pão e uma super especialidade de Basel, o Läckerli- uma espécie de biscoito a base de mel, avelãs, amêndoas, laranja cristalizadas, casca de limão e as melhores especiarias. Lembra um pouco o nosso “pão de mel”, só que melhor! Tudo isso para arruinar de vez a sua dieta.

Os mercados de Natal na Suíça, duram aproximadamente 1 mês e terminam pouco antes do Natal. O calendário e mais informações você pode ver aqui.

IMG_3759

Enfim, chegou o grande dia!

Bom, como esse vai ser meu primeiro Natal por aqui, ainda sei pouco sobre o grande dia. Parece que a comemoração acontece no dia 24 de dezembro (24 mesmo, bem antes da meia noite). Os suíços fazem um jantar, onde muitas vezes são servidos os pratos típicos do país, como o Fondue.

O dia 25/12 serve mesmo para descansar ou visitar algum familiar. A boa notícia é que dia 26/12 também é feriado, mas nada tem a ver com o Natal. É dia de St. Stephen. Segundo a Bíblia, ele viveu na mesma época que Jesus e foi considerado um “herói”, por ser a primeira pessoa executada em razão da sua fé cristã.

Espero ano que vem voltar aqui e contar mais detalhes sobre essa época tão especial. Se o Natal aqui na Suíça for tão bom quanto o “pré-Natal”, eu vou precisar de um personal trainer já no dia 1º de janeiro.

Leia mais sobre Natal Pelo Mundo

Related posts

Oxitocinas: reconectando mulheres à sua essência

Fabi Mesquita

Existe Natal em Hong Kong?

Ana Clara Oliveira Garner

Natal na Romênia

Cristina Hélcias

9 comentários

Vânia Romão Dezembro 12, 2013 at 12:35 pm

Chris!
Deve ser uma delícia mesmo curtir todo esse clima de Natal na Suíça. Fiquei aqui cheia de vontades das comidinhas e desse pão-de-mel. Yummy! Agora, se tudo isso é “pácabá” com qualquer dieta, na Suécia você entra na dieta. Espere para ler o que eles servem durante a ceia… é “pácabá” de tristeza! 😀
Beijos.

Resposta
Chris Dezembro 24, 2013 at 4:12 pm

Hahaha a Suécia e suas comidinhas ” estranhas” rs um super beijo pra você e um ótimo natal!

Resposta
Juliana Dezembro 12, 2013 at 4:27 pm

Definitivamente não é a época de fazer dieta…Belo relato! Experimentei a versão francesa do vinho quente e é muito bom.

Resposta
Chris Dezembro 24, 2013 at 4:11 pm

Oi Juliana, pois é… Depois a gente pensa (e sofre) sobre as calorias adquiridas! Rs um ótimo natal pra você!

Resposta
Ana Cristina Kolb Dezembro 16, 2013 at 9:56 pm

Christiane adorei seu texto sobre o natal suiCo da Basileia! Seja bem vinda ao seu primeiro natal SuiCo, tomara que tenha a oportunidade de partilhar com nativos, pra sentir o rostinho bem tradicional. Vou tentar partilhar um pouquinho da versão francesa, embora tenha muitas similaridades! rsrsrsrr Namasté!!!!

Resposta
Chris Dezembro 24, 2013 at 4:10 pm

Ana, obrigada! 🙂 eu queria muito ter um primeiro Natal branquinho, mas esse ano já vi que não vai rolar! Rs um beijao e um super natal pra você aí no lado francês!

Resposta
Cristiane Dezembro 28, 2013 at 6:37 pm

Chriiiiis, amei as fotos. Deu vontade de conhecer a feirinha pré-natal!
Aqui no Brasil estava uma semana fresca antes do Natal, até que bem no dia 24 e 25 começou a esquentar beeem. Estamos agora com sensação térmica de 45º. Da desânimo de ir até a praia. Nem em Manaus faz tanto calor!!! rsrs
Aí vejo suas fotos da galera de casacos e dá até uma invejinha de sentir um friozinho. E olha que eu gosto de calor, hein! kkkk
Curiosa agora pra saber como foi anoite do dia 24 aí.
Beijoooos

Resposta
isabella Setembro 4, 2019 at 11:09 pm

olá
vou chegar na suiça no dia 24 em Berna, e gostaria de saber se ainda vou conseguir pegar alguma feira de natal, e se existe algumas atrações no feriado do dia 25 e 26, pois como vou estar a passeio, não queria ficar sem atividades nesses dias, pode me ajudar?

Resposta
Liliane Oliveira Setembro 5, 2019 at 1:38 pm

Olá Isabela,
A Christiane Lima parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Suíça que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com ela deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação