BrasileirasPeloMundo.com
China Vistos & Cidadanias Pelo Mundo

Novidades sobre os vistos para morar na China

Novidades sobre os vistos para morar na China.

Há algum tempo atrás escrevi aqui sobre os vistos chineses, as implicações de estar na China com visto vencido ou atuando em uma área que seu visto não contempla.

O fato é que muitas dúvidas surgem, e ultimamente as perguntas sobre como mudar para outro país estão pipocando por aqui ( e não só para a China).

Por esse motivo, estou escrevendo novamente sobre esse assunto. Como já foi dito, as normas chinesas sempre mudam, vão se adaptando às necessidades do país.

Isenção de visto ‘em trânsito’

Uma boa notícia para quem vem para a Ásia e quer conhecer a China, é que o período de estada no país por 72 horas (3 dias) sem visto, foi estendido para 144 horas (6 dias). Essa nova regulamentação visa acelerar a estratégia de “Desenvolvimento impulsionado pela inovação” de vários portos de entrada. Essa isenção de visto de 144 horas é válida para as cidades de  Shanghai (Xangai), Nanjing, província de Jiangsu e Hangzhou, província de Zhejiang.

Sim, isso mesmo: desde fevereiro de 2016, foi liberada a estada, para 51 países que mantém relações diplomáticas com a China, entre eles o Brasil, por 6 dias sem visto desde que esteja em ‘trânsito’. E o que isso significa?

Para caracterizar ‘trânsito’, a pessoa tem que estar vindo de um país, passar pela China Continental e o próximo destino ser um terceiro país. Por exemplo: Brasil – Shanghai (Xangai) – Hong Kong. Essa parada em Shanghai (Xangai) é considerada trânsito. Mas é bom lembrar que não se pode sair da cidade que foi dada a entrada. Para mais informações, podem consultar o website do ‘Shanghai General Station of Immigration Inspection‘ (em inglês).

Ainda não conheço ninguém que tenha utilizado esse recurso. Mas quando o de 72 horas estava em vigor, meu primo veio do Japão, parou aqui por dois dias e foi para Singapura. Na entrada ele só precisou mostrar o bilhete aéreo do vôo para o próximo destino. Um alerta: tragam o bilhete impresso. O único aborrecimento que ele teve, foi que seu bilhete estava no celular, aí causou um pequeno estresse por parte da imigração. Então, caso queira usufruir desse benefício, não custa nada trazer toda a documentação em papel, preto no branco!

Para as cidades de Beijing (Pequim), Guangzhou e Chengdu, Dalian, Shenyang, Guilin, Chongqing, Kunming, Xi’an e Xiamen, ainda vale o trânsito de 72 horas.

Leia também: dez cidades para conhecer na China

Mercado aberto para estudantes internacionais

Uma outra boa notícia para quem esta cursando ou pretende vir cursar a graduação na China: os estudantes universitários estrangeiros graduados na China, poderão aplicar para um visto de residente após o término do curso, com o objetivo de poder iniciar sua carreira no país.

Até o ano passado isso não era permitido, e quando terminassem a universidade, os estudantes teriam que deixar o país no prazo de menos de um mês, já que eles entrariam na regra geral de ‘permissão de trabalho na China’ que exige 2 anos de experiência comprovada para vir trabalhar no país. Agora, os que cursaram toda a graduação em universidades chinesas, não entram mais nessa regra e poderão começar sua vida profissional aqui. Esse é o caso dos meus filhos, que já estão aqui desde o Ensino Médio. Foi um grande alívio para todos nós!

‘Isto foi feito com o propósito de atrair mais elites e talentos globais, otimizando os procedimentos e requisitos de aplicação de racionalização para atender à demanda global de desenvolvimento da China’, segundo  o Gabinete Geral do Conselho de Estado.  Voce pode obter mais informações nesse link (em inglês): Laowai Career.

Para finalizar, aqui vai uma tabela atualizada do tipos de visto que são expedidos para entrar na China, seja como turista, estudante, visitante comercial ou para um emprego formal. A fonte dessa tabela foi a Embaixada da China no Brasil.

Leia também: custo de vida em Dongguan na China

Não esqueçam: o visto na China é coisa séria e requer muito cuidado. Tenham certeza das informações obtidas por agentes, que sempre querem ‘facilitar’ a vida dos clientes para não perder o negócio! Sempre procure os serviços credenciados pelo governo chinês ou com uma boa indicação de quem já usou e não teve problemas.

Tipo de VistoDescrição de Visto
CEmitido para tripulantes de linhas ferroviárias, aéreas e  marítimas internacionais,   motoristas de transporte em rodovia internacional, e   familiares acompanhados nos meios de transporte acima mencionada.
DEmitido para pessoas com intenção de residir na China  permanentemente.
FEmitido para pessoas que irão à China para praticar atividades de intercâmbio, visita, estudo, entre outras.
GEmitido para pessoas em trânsito pela China.
J1Emitido para jornalistas estrangeiros de organizações de imprensa estrangeiras residentes na China, cuja permanência ultrapassa mais de 180 dias.
J2Emitido para jornalistas estrangeiros que irão à China para fazer entrevista de curto prazo(menos de 180 dias).
LEmitido para pessoas que irão à China como turista.
MEmitido para pessoas que irão à China para atividades comerciais.
Q1Emitido para pessoas com finalidade de residir na China por motivo de reunião familiar cujo membro da sua família (cônjuge, pais, filhos, cônjuge dos filhos, irmãos e irmãs, avós e avôs, netos e netas,  pais dos cônjuges) é cidadão chinês ou estrangeiro que possui permissão da residência permanente na China, e  pessoas com finalidade de residir na China por causa de adoção.
Q2Emitido para pessoas com finalidade de visitar por período curto (menos de 180 dias) parente que é cidadão chinês ou estrangeiro que possui permissão de residência permanente na China.
REmitido para pessoas talentosas de alto nível que a China  necessita ou profissionais que a  China está precisando com urgência.
S1Emitido para pessoas com finalidade de visitar por um longo prazo (mais de 180 dias) seu cônjuge, pais, filhos menores de 18 anos, pais do cônjuge estrangeiros que se encontram na China por causa do trabalho, aprendizagem etc., ou pessoas que precisam residir na China por causa de assuntos particulares.
S2Emitido para pessoas com finalidade de visitar por um curto prazo (menos de 180 dias) seu cônjuge, pais, filhos menores de 18 anos, pais do cônjuge estrangeiros que se encontram na China por causa do trabalho, aprendizagem etc., ou pessoas que precisam residir na China por causa de assuntos particulares.
X1Emitido para pessoas com finalidade de aprendizagem na China por um longo prazo(mais de 180 dias).
X2Emitido para pessoas com finalidade de aprendizagem na China por um curto prazo(menos de 180 dias).
ZEmitido para pessoas com finalidade de trabalhar na China.

Related posts

Transportes públicos na China

Christine Marote

Como saber que é hora de morar fora

Naschara Saraiva

Dez motivos para morar na China

Christine Marote

6 comentários

Joel CB Agosto 5, 2017 at 8:16 pm

Christine, muito útil sua publicação! Acho que acabou de me salvar a pele! rsrs

Eu vou tirar o visto de negócios de 2 entradas para visitar a Canton Fair (entro no país por HangZhou – 1a entrada, voo para Hong Kong, vou de trem para GuangZhou – 2a entrada, volto para Hong Kong e saio da China por HangZhou).

Como posso confirmar se HangZhou ainda aceita o visto de trânsito? Pela sua experiência, será que terei problemas em conseguir este visto de trânsito por conta do meu visto de 2 entradas?

PS: não pedirei o de múltiplas entradas porque uma agência que auxilia a emissão aqui no Brasil me disse que para isto seria necessário carta convite de uma empresa chinesa (só tenho carta convite da própria Canton Fair).

Muito obrigado!

Resposta
Christine Marote Agosto 7, 2017 at 4:40 am

Olá Joel,
Já te respondi no meu blog. Mas nunca é demais esclarecer com a Embaixada da China na hora que for fazer seu visto.
Abraço.

Resposta
Rafaela Hayado Novembro 2, 2017 at 7:20 pm

Oi Christine tudo bem? Adorei a matéria! Gostaria de saber se vc tem um e-mail particular para que eu posso tirar uma dúvida com vc em relação a esse assunto!

Resposta
Christine Marote Novembro 10, 2017 at 10:14 am

Olá Rafaela.
Você pode encontrar mais informações sobre viver na China no meu blog pessoal. Lá tem um link de contato direto.
http://www.chinanaminhavida.com
Abraço

Resposta
Camila Agosto 13, 2018 at 1:42 am

Olá, meu visto do tipo F vai expirar 12 dias antes do meu voo de volta, a empresa onde eu faço estágio já tentou renovar a para mim mas não conseguiu. Você saberia me dizer qual instituição poderá me ajudar nesse processo? Mandei e-mail para o consulado mas não obtive resposta.

Resposta
Liliane Oliveira Agosto 13, 2018 at 4:24 pm

Olá Camila,
A Christine Marote parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na China que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação