BrasileirasPeloMundo.com
Curiosidades Pelo Mundo EUA

O mistério de Michigan

O mistério de Michigan.

Você certamente sabe o que é o Triangulo das Bermudas, com seus misteriosos acontecimentos como naufrágios, desaparecimento de aviões e outros casos sem explicação. Mas e o Triângulo do Michigan, voce já ouviu falar?

Para entender o que é o Triangulo, primeiro é preciso explicar um pouco sobre o lago Michigan. É o maior lago dos EUA, com uma área maior que 57 mil km2 e profundidade que chega a quase 300 metros. Fica entre os estados de Illinois, Wisconsin, Indiana e Michigan, de onde vêm o seu nome. É cercado por praias de areia branca e cidadezinhas pitorescas, muito visitadas no verão. Mas suas enormes proporções e belezas naturais não são os únicos destaques desse lago. Ele é também palco de muitos mistérios que vem há décadas intrigando moradores, visitantes e até autoridades das áreas cercanas. Esses acontecimentos foram mapeados e formam coincidentemente um triangulo dentro do lago, com suas 3 pontas ligando três cidades da região: Manitowoc a oeste, a cidade de Ludington a leste e Benton Harbor ao sul.

Leia também: As melhores experiências que tive nos EUA

Inúmeros navios e cerca de 40 aviões, a maioria de pequeno porte, desapareceram nessa área. Mas o caso mais famoso foi o do voo 2501 da Northwest, que no ano de 1950 decolou de New York e se dirigia a Seattle com escala em Minneapolis com 55 passageiros e tripulação. Na metade do voo, bem sobre o lago Michigan, a aeronave simplesmente sumiu dos radares. Apesar da procura exaustiva e busca com equipamentos como sonares e submarinos, a fuselagem nunca foi encontrada. O avião era um turbo hélice de 4 motores, um DC-4 dos mais modernos na época, capaz de enfrentar turbulências e situações adversas (como a falha de 2 motores) e ainda assim continuar em voo. Mas ele desapareceu sem nenhum aviso ou alerta, e permanece como um caso inconclusivo até hoje. Luzes misteriosas no céu foram descritas como anormais naquela noite, e teorias de óvnis fazem parte das especulações sobre o que poderia realmente ter acontecido.

Outro mistério é constantemente relatado pelo serviço de controle de voo do aeroporto de O´Hare, o maior da cidade de Chicago. Seus radares captam misteriosas aparições sobre o lago Michigan, bem na área do Triangulo. O trafego áereo é monitorado 24 horas por dia e apresenta curiosas imagens de “aviões fantasmas”, que surgem e desaparecem sem aviso, deixando abismados os controladores em expediente. Nada foi provado e nem dados suficientes foram coletados para que se chegasse a uma explicação plausível para essas aparições.

Mas não são só os aviões que são vitimas do Triangulo de Michigan. A escuna Thomas Hune desapareceu em 1891 sem deixar vestígios. Ela navegava de Chicago para Muskegon e sumiu juntamente com seus sete tripulantes. Nem um único pedaço de madeira ou destroço foi encontrado. Outro mistério aconteceu com o cargueiro OM McFarland no ano de 1937, que rumava para Port Washington, sob o comando do capitão George Donnor. Durante a noite o capitão se retirou aos seus aposentos, avisando aos marinheiros que o despertassem as seis da manha. Nessa hora, apesar das repetidas tentativas de chama-lo, não houve resposta. Os tripulantes então arrombaram a porta e encontraram a cabine vazia, intacta e arrumada. Nem um sinal do capitão. O mais curioso foi que as escotilhas e a porta estavam trancadas por dentro. O capitão Donnor desapareceu sem nenhuma explicação.

Leia também: Visto para morar nos Estados Unidos 

Esses mistérios são apenas alguns exemplos do que vem ocorrendo no Lago Michigan. Apesar da descrença de muitos, alguns cientistas acreditam na existência de um fenômeno físico descrito como uma ligação de matérias através de portais interdimensionais. O famoso físico Albert Einstein desenvolveu uma teoria chamada Einstein-Rosen bridge, que descreve a ligação entre mundos distantes milhares de anos-luz um do outro, através de portais que são como funis de energia. Segundo a teoria, existem várias dessas pontes em variados pontos do nosso planeta, como por exemplo no Triangulo das Bermudas e no Triangulo do Michigan. Além de ser uma passagem energética, esse portal também pode eventualmente atrair matérias que se aproximam dele, como aviões e navios ou qualquer outro objeto que esteja perto o suficiente para ser captado por essa estranha força. Outros pesquisadores ainda acreditam que alienígenas podem ser a explicação para esses desaparecimentos, já que supostos Óvnis são frequentemente avistados por moradores e navegantes nessa área.

Sendo essas teorias verdadeiras ou não, o fato é que diversos incidentes realmente aconteceram, e diante deles as autoridades americanas criaram o Lake Reporting Service. Esse serviço orienta navegadores e tripulações aéreas a informarem a Federal Aviation Administration sobre qualquer fato anormal ao percurso, assim como mudanças climáticas ou observações sobre modificações das condições em terra, água ou ar. Várias diretrizes foram desenvolvidas para aumentar a segurança de quem voa ou navega por essa área.

Assim como outros mistérios ao redor do mundo (vide o mais atual deles, o desaparecimento do voo da Malaysia Airlines em 2014), a explicação para o Triagulo do Michigan talvez exija muito mais conhecimento do que a mente do homem na atualidade permite. Pode ser que forças sobrenaturais (ou reais) ainda venham a ser descobertas. Inúmeros sumiços e desaparecimentos nunca terão uma resposta na atualidade, e eventualmente no futuro também não. Esses fenômenos podem ser opinados através de crenças ou de estudos, mas a verdade é que a interpretação que cada um de nós dá a eles é a única explicação plausível nos dias de hoje.

Related posts

A terrível ideia de confinar mulheres amamentando

Michelle Marinho

Lago Powell em Utah

Flávya Siqueira

Entre costuras, um resgate de histórias e rituais na Argentina

Fabi Lima

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação