O que visitar em um roteiro turístico na China?
Todos sabem que a China é um país de dimensões imensas. Quando se decide fazer uma viagem para cá, logo vem a pergunta: o que devo conhecer?
As opções são inúmeras, e cada uma tem seu potencial, sua beleza especial, sua característica marcante. O leque de opções é tão grande que fica impossível traçar um único roteiro e dizer ‘é isso!’ Mas claro que, se temos 10 dias de viagem, existem aqueles pontos imperdíveis. Da mesma forma que não dá para ir a Roma sem visitar o Vaticano, não dá para vir à China e não visitar as Muralhas… (quer dizer, que dá, isso dá… mas não vamos falar de exceções, certo?).
Então se você está pensando em vir à China para conhecer o país, perceber sua cultura, vou deixar o que é imperdível, na minha opinião. Agora, só para ter uma ideia, para visitar a China ‘basicamente’ são necessários 15 dias dentro das fronteiras, no mínimo. A melhor época do ano é entre os meses de abril e maio, e de setembro e outubro. Quem não se incomoda com um frio suportável pode arriscar março e novembro também. O restante do ano são os extremos do calor e do frio.
Um VISA de turista, geralmente é de 30 dias, contados à partir da entrada na imigração. Pode ser de uma, duas ou múltiplas entradas. Você deve planejar o VISA de acordo com seu roteiro. Se pretende visitar Hong Kong, Macau e Taiwan, necessita do VISA de múltiplas entradas, pois são consideradas viagens internacionais, com direito a passagem pela alfândega, carimbo no passaporte etc. A outra opção é fazer esses países antes de entrar na ‘Mailand China’ ou quando sair de vez.
Leia também: dez cidades para conhecer na China
Mas dentro da China, qual é o ‘pacote básico’?
- BEIJING (ou Pequim)
Claro, essa cidade é a capital da China, onde estão os principais monumentos e pontos turísticos conhecidos pelo ocidente. O trânsito é um caos (de verdade) e a poluição é uma das mais altas taxas do mundo. O metrô é uma boa opção de transporte. Aqui recomendo quatro dias e visitar os pontos estratégicos: Great wall (Muralha da China) – a única que realmente precisa contratar um guia ou, ao menos, entrar numa excursão (geralmente os hotéis oferecem). Fica a 70 km da cidade. E esse passeio exige um dia. Forbiden City (Cidade Proibida), Temple of Heaven (Templo do Céu), Summer Palace (Palácio de Verão), Pedestrian Street (rua de pedestres) – aqui é onde se encontram as famosas barraquinhas com os bichinhos esquisitos para saborear (escorpião, baratas, besouros, cavalo marinho). Mas vale ressaltar que isso é atração turística! Os chineses não comem mais esse tipo de comida. Nessa rua, você também pode encontrar o restaurante mais famoso que serve o ‘Pato de Pequim’, para quem gosta (eu recomendo!). E para finalizar a Olimpic Villa (Vila Olímpica) – nunca fui nesse local, mas sei que hoje em dia faz parte dos roteiros turísticos em Beijing.
- SHANGHAI (ou Xangai)
Essa cidade é o centro nervoso da China. Uma cidade moderna, globalizada, cheia de constrastes entre a China tradicional e a nova China aberta ao mundo. Shanghai é uma cidade dividida por um rio, o Huan Pu. De um lado está o que há de mais moderno: Pudong, e do outro, a glamourosa Shanghai dos anos de 1920 ainda sobrevive: Puxi. Também aqui, quatro dias são o mínimo. E aconselho que seja no meio da viagem, pois é possível comer comida ocidental de ótima qualidade (rs) e assim dar uma trégua às aventuras gastronômicas chinesas.
Leia também: custo de vida em Dongguan na China
Em Pudong, o ponto alto é a Pearl Tower e os outros 3 edifícios que caracterizam essa área, chamados de 3 irmãos: Jin Mao Tower, SFC – Shanghai Financial Center e o Shanghai Tower (que será inaugurado no final de 2014). Se quiser subir num deles para avistar a grandiosidade da cidade, recomento o SFC, por ser mais alto e moderno. Mas só vá se o céu estiver limpo, senão não verá quase nada. Outra dica, é ir no final da tarde, assim poderá contemplar a cidade durante o dia e a noite com todas as suas luzes. Lindo demais!
Também se pode fazer um passeio de barco pelo rio e ver os dois lados do rio e suas características marcantes do antigo e do novo, de uma forma bem clara.
Existem vários parques nessa área da cidade, como o Century Park e o Science and Technology Museum, além do EXPO Site, que foi o local construído para abrigar a EXPO 2010, e agora está sendo utilizado para abrigar museus e exposições, além de grandes espetáculos. Mas é bom ressaltar que essa parte da cidade é toda super hightech. Tudo que existe foi construído há 30 anos no máximo.
Já Puxi, é onde se tem atrações mais tradicionais e charmosas. Para mim é a melhor parte de Shanghai, parece que tudo ‘pulsa’ mais… É mais intenso, mais vivo. Em Puxi podemos ver os constrastes de modo mais simples, pois estão ali, lado a lado.
Tanto que as opções de locais para se visitar aqui são imensas, mas para ficar no básico, podemos resumir em: People Square, Bund, Museu de Shanghai, Yu Garden, French Concession, Jin’an Temple, Nanjing Road (paraíso das griffes). Claro que no meio disso existem locais inusitados em que se deve dar uma atenção especial.
São duas cidades próximas a Shanghai e se estando aqui vale muito à pena conhecer. Elas fazem parte da chamada ‘Veneza Oriental’, pois são cortadas por rios e canais (que facilitaram a rota da seda), com direito a gôndolas e tudo mais. Para chegar, a melhor opção é o trem bala. De Shanghai para cada uma dessas cidades, a viagem é de aproximadamente 1 hora e 15 minutos. Dá para ir e voltar no mesmo dia.
Hangzhou tem como principal atração o West Lake – Lago Oeste – Xi Hu. Além de templos e plantações de Chá. O museu do chá e a cerimônia tradicional do chá, são atrações curiosas para se fazer.
Suzhou se destaca pelas fazendas de pérolas, museu da seda e o Humble Administrator’s Garden – Jardim do Administrador Humilde – Zhuōzhèng Yuán. Suzhou hoje também é conhecida como a cidade das noivas, pois possui um shopping de 72mil m² só de vestidos e acessórios, além de várias lojas de rua!
Essa é a cidade onde estão os Guerreiros de Terracota, ou Terracota Warriors. Algumas coisas ficam difícil de explicar. É necessário ver. E esse é um dos casos. Por mais palavras que eu possa colocar aqui, visualizar aqueles milhões de soldados enterrados por um imperador que queria garantir sua boa vida quando morresse é indescritível. Uma viagem de três dias é suficiente. Saindo de Shanghai são 2:30 horas de vôo. A cidade é bem estruturada com metrô, hotéis internacionais e várias facilidades. Da mesma forma que em Beijing, para visitar os Guerreiros de Terracota, precisa de um ‘tour’. Fica quase 2 horas da cidade.
Os locais para visitar são: Terracota Warriors Site, Bell and Drum Tower (Torres do Sino e do Tambor) e o Muslin Site (Bairro Mulçumano) e as Muralhas de Xi’an (que merecem um passeio de bicicleta pelos seus 14 quilômetros de extenção).
Bom, como disse no início, isso é o roteiro básico do básico para se conhecer a China. Aqui tem atrações para um ano de viagem.
Os links que coloquei em alguns pontos te levam ao sites de viagem na China e da Embaixada da China no Brasil. De lá vocês podem ter idéia que as opções de viagem aqui são imensas. E nesse link tem algumas ‘recomendações’ para quem vai viajar para esse lado do mundo.
Espero que se divirtam…
66 Comments
Ahhhhh amei Christiane!! Assim não dá vou ter que ir logo à China… que legal, tanta coisa interessante que eu nem tinha ideia! Muito bom mesmo 🙂
Pois venha… tenho certeza que irá se surpreender.
Beijo
Olá, Christine!Amei o post! Estive em Shangai em 2012 e gostei bastante, mas como estava com o tempo apertado, não pude conhecer as cidades mais próximas, Isso significa que tenho que voltar mais vezes à China. Acho que China e Índia (onde eu moro) uma vida inteira não é suficiente para conhecer o país e rica cultura. Um abraço e tudo de bom!
Olá Juliana,
A India é que deve ser dificil de se adaptar… hoje em dia a China já não é mais um bicho de sete cabeças. É um lugar diferente sim.
E realmente, esses países são impossiveis de conhecer numa unica visita.
Abraço!
Oi Christine,
Amei seu texto e suas dicas. Vou te contar um segredo …rs… O sonho de conhecer a China está prestes a se realizar e quando eu for vou avisá-la, ok?
Beijos
Oba… avise mesmo! =]
Pingback: China na minha vida
Pingback: Mais artigos sobre a China… | China na minha vida
Olá Cristina!
Lendo vc me animei em conhecer a China. Vou ver se consigo visitar a China em Novembro. Você acha que terei muitas dificuldades por não saber falar chinês e não ter um inglês fluente??..kkkk.Não me deixe sem resposta , por favor..kk
Olá Cristina ,
Adorei suas dicas ,mas estou em dúvida ,eu e o meu marido vamos fazer essa viagem em 19 /03/2015 ,vamos direto p/ Xangai, ficaremos 5 dias .
Faremos um cruzeiro de 8 noites e 9 dias pelo Japão ,com a Royal Caribean ,gostaria de saber se em Xangai eu teria como ver parte das Muralhas e se tem algum passeio imperdível em Xangai ,com o tempo apertado que teremos ,pois nossa data para retorno é dia 03/04/2015 às 24:00 .por ser uma longa viagem ,gostaria de aproveitar o máximo .
Aguardo o suas dicas,desde já agradeço.
Olá Sandra,
A muralha da China não chega até Shanghai. Vocês teriam que ir a Beijing mesmo!
Em Shanghai tem muitas coisas interessantes sim.
Eu tenho um blog somente sobre a China. Como moro em Shanghai tem muitas dicas da cidade.
http://www.chinanaminhavida.com
E em 5 dias você poderá conhecer bastante coisa nos arredores da cidade.
Hangzhou por exemplo é uma cidade que dá para ir e voltar no mesmo dia de trem bala e é super famosa como roteiro turístico.
Abraço.
Ola Christine,
Muito obrigada! O post é claro e era exatamente o que estava procurando. Todos os roteiros que as operadoras tem me apresentado não estão me atendendo. O tour fica muito corrido com pouco tempo para explorar o local. Minha viagem está programada para o dia 29/6. Pretendo explorar sozinha os locais visitando as cidades que você indicou e utilizarei seu material como guia. Estou buscando os hotéis. Uma preocupação que tenho é o de ficar bem localizada a fim de conseguir me locomover rapidamente e descansar quando necessário. Você teria condições de indicar os bairros onde devo fechar os hotéis?
Muito obrigada.
Hellen.
Olá Hellen.
Obrigada pelo comentário e pela visita ao blog.É complicado falar de hotel sem saber exatamente como será sua viagem.
Geralmente eu busco um mapa da cidade em algum site de viagem em inglês e tento visualizar os locais turísticos com a oferta de hotel.
Uma dica é optar por hotéis internacionais (sempre uso a rede Accor) pois a chance de você errar é infinitamente menor. Os hotéis chineses, mesmo os chamados internacionais, nem sempre oferecem staff que fale inglês e o café da manhã é chinês.
Eu tenho um blog somente sobre a China, e lá tenho artigos mais detalhados de cada um desses locais. É só colocar na busca.
http://www.chinanaminhavida.com
Abraço e volte sempre!
Olá Christine,
Parabens pelas informacoes. Estamos aprendendo muito com seu site. Vamos passar 3 dias em Xangai, depois vamos para Hong Kong. Qual o melhor meio de transporte para fazer essa viagem. Li que ha um trem que gasta apenas 3horas. Ce sabe o nome dele?
Olá Mirela.
Obrigada pela visita!
Tanto faz você ir de trem ou avião. O trem que leva menos tempo são 11 horas, e você terá que descer em Shenzhen (que ainda é China) e dali pegar a balsa para Hong Kong.
http://www.chinahighlights.com/china-trains/search-result.asp
De avião que são 3 horas (um pouco menos talvez).
Abraço.
E querida.estava vendo o seu blog afim de ver mais fotos de Xangai Pois minha filha se encontra aí hoje.Lembrei-me dela.gostei muito de suas informações. Um beijinho.
Que legal Rosângela… Espero que ela esteja gostando da vida aqui!
Abraço e obrigada pela visita!
Cristina, moramos em Recife e gostaríamos de visitar Hong Kong, Shangai e Macau.Qual seria a ordem desses lugares; 1º, 2ª e terceiro, o que visitar, qual é o mais interessante para compras (mais baratos) roupas do dia a dia Shoppings? o que seria mais interessante avião ou um cruzeiro… de onde para onde?
Obrigada
Dayse
Olá Dayse!
Você pode ir primeiro a Hong Kong e Macau, pois não precisamos de visto. Shanghai já está na China continental e é necessário visto de entrada. Da China, vocês podem voltar para Hong Kong, mas não fazer o contrário. Para compras depende do que você quer. Produtos de grife original são mais baratos em HK. Mas o custo de vida é mais barato na China.
voce pode acessar meu blog pessoal onde tem
Bastante informação sobre o dia a dia na China: http://www.chinanaminhavida.com
Abraço
Oi Cris, em Abril pretendo ir conhecer Pequim e achei curioso aquele restaurante em formato de banheiro. Vc visitou e sabe o endereço desse restaurante lanchonete em Pequim?
Se não me engano chama-se ShitHouse Restaurant….
abs
Olá Pedro!
O que conheço fica em Shanghai e chama-se ‘More than Toilet’. Dá uma olhada nesse post no meu blog: http://chinanaminhavida.com/2014/07/20/mais-do-que-um-banheiro/
Abraço e obrigada pela visita!
Chirs, boa tarde!!!!
Estarei em Xngai agora em maio/2015….
estou fazendo minhas pesquisas e tenho 10 dias,
ja estou fazendo minhas pesquisas de lugares,
entre tantas perguntas vou te fazer duas:
quais lugares mais “exoticos” que consegueria visitar
é facil ir de Xangai para Thailandia?…
obrigado adorei o seu blog!
Olá Marcio.
Obrigada pelo contato!
Você diz ‘exóticos’ onde? Na China ou especificamente em Shanghai?
Na China, acho que tem que visitar a Muralha em Beijing e os Guerreiros de Terracota em Xi’an. Guilin é uma ótima e inesquecível opção também.
Já Shanghai é uma cidade maravilhosa e cosmopolita. Faça um City Tour aqui, com aqueles ônibus de 2 andares, isso te dará uma noção da cidade e depois você poderá visitar algum lugar específico que te interessa.
E para ir para Thailand o vôo Shanghai Bangkok são 4 horas. Depois disso, vai depender do local que você queira ir.
Abraço.
adorei as respostas, obrigadao!!!!!!!!!!!!
Olá Christine,
Estou de passagem comprada para shangai no inicio de setembro, vamos passar 30 dias mas ainda não defini o roteiro. Apesar de falar inglês, estar estudando mandarim e já conhecer mais de 20 países, confesso que estou com um frio na barriga. Tenho muitas dúvidas mas aqui vão as principais: Gostaria de conhecer além do óbvio e visitar, por exemplo, as montanhas coloridas, como fazer? Vale a pena contratar um guia local para nos acompanhar nessas incursões pelo interior? Dessa forma, o que voce me sugeriria para 15 dias, já que pretendo passar os outros 15 no Japão?
Obrigadíssima, precisa dizer que adorei seus textos? Parabéns!
Oi Christine, parabens, seu site é muito bacana. Estou pensando em ir a China no final de outubro/ início de novembro. Como é o clima nessa época? Muito frio? Chove muito? Voce recomendaria essa época para ir? Muito obrigada e parabéns novamente.
Olá Érica.
Obrigada pela visita!
Outubro é melhor que julho. Se bem que esse mês de julho está atípico aqui (o julho mais frio dos últimos 150 anos).
A estação das chuvas é agora. No meu blog há um post exatamente sobre isso: qual a melhor época para ir para China.
O link é este:
http://chinanaminhavida.com/2015/01/22/visitar-a-china-qual-a-melhor-epoca/
Abraço.
È perigoso ir apenas sozinha? Meu sonho é conhecer a China
Olá Fernanda,
De jeito nenhum. A China é um lugar seguro. Você poderá vir sem medo.
E aproveite a viagem!
Abraço.
Cristine – Eu e minha esposa comemorando Bodas de Ouro vamos fazer uma viagem de navio Brasil-China, saindo do Rio de Janeiro dia 2 de marçlo e encerrando o cruzeiro dia 1 de Maio de 2016. São 61 dias e será, certamente, uma viagem de sonhos passando por mais de vinte portos, desde o Brasil. Já tivemos outras experiências de viagens em cruzeiros para Europa e outros destinos, mas esta meia volta ao mundo é muito especial. Gostaria de uma palavra sua, através do meu e-mail, informando sobre minha preocupação. Devo ficar dois ou três dias em Xangai e mais dois ou três dias em Pequim, cidades que me interesso em conhecer. Gostaria de uma orientação de quem conhece, como você, pois imagino ir até Pequim e conhecer além da Cidade Proibida também a Grande Muralha, que fica ali perto. Você nos ajudaria muito dando idéia de um roteiro para esses cinco dias, mais ou menos, que ficaremos na China antes do retorno ao Brasil com uma conexão que estamos ainda acertando. A viagem no trem bala, ida e volta entre Xangai e Pequim me pareceu interessante mas gostaria de saber alguma coisa por parte de quem conhece. Sou jornalista e por isso me desculpe por escrever tanto, buscando pedir esta atenção a preocupação deste casal de amigos que sem a conhecer já ficamos admirando pela disposição em ajudar com informações de seu site. Obrigado antecipadamente. Luiz Fernando.
Wow, Luis Fernando! Vocês vão fazer essa viagem? Que show! Outro dia postei a matéria que saiu na imprensa brasileira na fan page do meu blog pessoal e todo mundo achou o máximo!
Que tudo corra muito bem e o sonho de vocês se concretize.
Bom, mas vamos às suas questões: Com certeza Beijing (Pequim) tem muito mais do que essas duas atrações, 3 a 4 dias é um ótimo período. Dê uma olhada nesse post aqui
http://chinanaminhavida.com/2015/06/16/beijing-capital-da-china-roteiro-de-4-dias/
Shanghai (Xangai) com 3 dias vocês conhecem o básico. É uma cidade linda e cheia de contrastes.
A viagem de trem bala vale muito à pena, super recomendo.
Qualquer dúvida, entre em contato novamente.
Abraço.
Christine,
Devo ir a China com amigos ano que vem. Fiquei com duas dúvidas. Os 4 dias sugeridos em Xangai incluem os dois bate e volta à Hangzhou e Sizhou ? Ou são dois dias a mais?
Outra é com relação à época. Vi no seu blog que as melhores épocas são abril e maio, mas estávamos pensando em ir em março (11/03 a 2/04). Acha ruim?
Obrigada e parabéns pelo blog!
Olá Isabella,
Obrigada pela visita!
Sobre os dias em Shanghai, eu coloquei a possibilidade de visitar uma das duas cidades, que vai te tomar um dia, as duas não dá para 4 dias na Cidade. Na realidade, se vocês tiverem tempo, eu sugiro no mínimo 3 dias inteiros em Shanghai.
No meu blog pessoal, http://www.chinanaminhavida.com tem outras sugestões de roteiros pela China.
E marco não é um período ruim, mas ainda é frio, principalmente em Beijing (Pequim). O período que realmente não recomendo é julho/agosto, por ser muito calor.
Abraço.
Christine,
Primeiro parabéns pelo blog.
Estou com viagem agendada para Hong Kong em Fevereiro de 2016. Seria interessante eu contratar um guia? Você poderia indicar um?
Muito obrigado,
Ricardo
Olá Christine,
Estou com viagem marcada para início de Março/2016, ficarei em Wuhu. Que opções de transporte você me recomenda para ir de Wuhu à Shanghai e depois de Shanghai à Beijing? Vi no seu blog que vc super recomenda o trem bala e eu gostaria de tentar essa opção. Precisa comprar bilhete antecipado? Em média quanto custa a passagem?
Obrigado e parabéns pelo blog!
Olá Alexandre.
Obrigada pela visita e comentário.
Realmente a viagem de trem é algo que vale à pena na China.
De Shanghai para Beijing com certeza você terá bastante opções de trem.
Da cidade onde você estará , não sei.
Mas dê uma olhada nesse site, que pode te ajudar:
http://www.chinahighlights.com/china-trains/
Abraço.
Olá, Christine. Estou planejando viagem para setembro próximo. Gostaria muito de visitar, além das dicas que você já passou, alguma região rural. Poderia me sugerir algo? Obrigado!
Olá Thiago,
Obrogada pela visita!
Muitos dos lugares que fui, possuem sua zona rural: Hangzhou e Moganshan, com as plantações de chá, Guilin com os terraços de arroz, Xi’an, Chengdu que fica na Província de Sichuan. Eu escrevo um pouco sobre essas cidades no meu blog http://www.chinanaminhavida.com
e também recomendo um site em inglês, que propõe uns roteiros bem interessantes: chinahighlights.com
Abraço.
Boa tarde Christiane,. Primeiramente adorei seus relatos e fotos.
Gostaria de visitar os principais pontos turisticos,, pois irei em outros lugares, neste pacote de mais ou menos 25 dias na Asia, gostaria de conhecer Tailandia, India, China e Japão. O país que mais me identificar depois voltarei com mais calma. Tem algum guia desses locais citados para me indicar? E mais ou menos sabes um valor que cobram?
Agradeço muito
Abraços.
Olá Dayanne,
Visitar todos esses países em 25 dias vai ser bem corrido e o melhor seria você focar nas capitais de cada um. Na China, por exemplo, para conhecer Beijing (Pequim) você precisa de ao menos 3 dias, bem corridos, mais um dia de trânsito. Nesse post do meu blog pessoal, tem a indicação de um guia, o Xiaowei. http://chinanaminhavida.com/2015/06/13/muralha-da-china-estacao-de-mutianyu/
Todas as informações dele estão nos comentários, e a impressão de várias pessoas, além da minha, que o contrataram.
Com a sua agenda super apertada, ter um guia acaba sendo uma economia de tempo sem precedentes. Os deslocamentos, mesmo dentro da cidade de Beijing, são imensos.
Abraço e boa sorte!
Muito Obrigada pelas dicas! Fiz o roteiro baseado nas suas dicas, principalmente as ond eday trip de Xangai.
Olá Juliana!
Que bom que pudemos te ajudar com algumas informações!
Boa viagem e aproveite. A China tem muita coisa para mostrar.
Abraço.
Ola Christine,
Em primreio lugar gostaria de agradecer pelas suas dicas, sao muito uiteis para quem pretende visitar a China! Estamos indo fazer a maratona da Grande Muralha em 15 de maio de 2016. Ficaremos em Bejin ate o dia 17/05 e depois ainda nao temos um roteiro de viagem. Nosso voo de volta sera de Bajim no dia 26/05. Gostariamos de contratar um guia que fale pelo menos ingles para nos auxiliar. Voce teria algum para nosindicar ou nos dizer onde poderemos encontrar?
Agradeco se puder nos auxiliar.
Vandira
Olá Vandira,
Obrigada pelo contato.
No tempo que você ficará na China após a Maratona dará para conhecer alguns locais bem interessantes.
Sugiro Shanghai, Xi’an e Nanjing, partindo do princípio que você já visitou todas os principais locais de Beijing (Cidade Proibida, Palácio de Verão e Templo do Céu).
Tenho um blog pessoal somente sobre a China e lá tem artigos sobre todos os locais que já visitei, além de indicações de guias que contratei.
Abraço.
Muito obrigada pelo rapido retorno! Entrarei no seu blog sim!
Abs,
Vandira
Olá, Christine
Gostei de suas dicas, Estarei no Japão por 13 dias a partir 02/07 mas vou usar 4 dias para visitar Shangai.
você pode me indicar um guia que conheça bem a cidade e fale português ou espanhol ?
Olá Renata,
Obrigada pela visita e comentário.
Eu dou assessoria a pequenos grupos, vou te contatar por email.
Abraço.
Obrigada pelo retorno, Vou aguardar seu contato pelo e-mail.
Abraço
Oi Cristine. Sou Rosana Oliveira. Moro no RJ Brasil. Fiz o curso de mandarim. No momento faco curso de agente de viagens porque quero trabalhar com receptivo chines aqui no RJ. Vou criar pacotes turisticos para os chineses. Voce tem alguma dica? Estou tentabdo conhecer a China, mas economicamente ainda estou um pouco apertada. Desde ja agradeco sua atencao. Meu contato 21 982589926
Olá Rosana,
Obrigada pelo contato ao BPM. Poderia ser mais clara? Você está pedindo dicas de roteiro para chineses no Brasil? Ou roteiros para a China?
Abraço.
Oi Christine,
Estamos (eu meu marido, uma amiga e filho) programando uma viagem para Beijing e Shangai no período de 26/11 a 04/12/2016. Pretendemos ficar 3 dias inteiros em Beijing e o restante em Shangai onde estará ocorrendo a feira Automechanica. Minha experiência internacional e. EUA e da minha amiga Europa. Nível do inglês básico .
Pergunto:
É muito arriscado irmos sem pacote?
Vc teria indicação de um guia que fale português ou espanhol para Beijing?
Em Shangai eu e minha amiga faremos turismo enquanto os homens nos dias 01/02/03 vão visitar a feira. Vc ainda trabalha como guia? Qual o mínimo de pessoas para um grupo?
Agradeço sua atenção e aguardo sua resposta.
Celina
Olá Celina,
Obrigada pelo comentário e visita ao blog.
Fique tranquila, não é arriscado não. Basta você se programar. Tenho vários roteiros de Beijing e Shanghai em meu blog pessoal.
Dá uma passada no http://www.chinanaminhavida.com
Sobre os guias, te envio email.
Abraço.
Boa noite Christine, chego em 21 de janeiro em Pequim e saio 2 de fevereiro, pretendo conhecer além de Pequim Shangai, T pergunto, o frio é tão ruim que possa atrapalhar meu passeio?
OLá Alexandre,
Obrigada pela visita!
Bom, essa é a época mais fria do ano. Em Beijing (Pequim) você pegará temperaturas bem baixas, que podem chegar a -15°C.
Shanghai é mais ameno, mas também terá o pico de frio. A vantagem é que em Shanghai não neva. Já em Beijing a neve é constante.
Mas o maior problema da data da sua viagem, é que será bem na época do ano novo chinês, que em 2017 será dia 23 de janeiro.
Então prepare-se, porque a coisa é tensa! Se for visitar a muralha da china, recomendo que vá no dia 23, pois é o único dia de celebração que os chineses não saem de casa, é o dia da família.
Veja aqui:
https://brasileiraspelomundo.com/china-vai-comecar-o-maior-movimento-migratorio-do-planeta-571925236
https://chinanaminhavida.com/2014/01/29/china-a-maior-migracao-do-planeta-acontece-agora/
Abraço!
Tianzi (as montanhas coloridas) ficam muito longe desses destinos mencionados? Quanto por dia em media se gasta na china incluindo transporte, hospedagem em hostels (mas em quarto privado) entre as cidades e alimentacao barata. ? Pretendo ir com minha mae que ja tem 84 anos.. Obrigada!
Olá, tudo bem?
Terei cer a de 26 dias em dezembro e queríamos conhecer a China… é muito frio? Chega a que temperatura, tem idéia? Somos Brasileiros e moramos no Paquistão e só teremos dispensa do trabalho em dezembro… um forte abraço! seu site está muito esclarecedor! Amei!
Ola Chris, estou pronto para a minha oitava viagem a China, Nesta oportunidade meu destino é visitar Feira em Fuzhou, e a melhor escala de voo que encontrei é desembarcando em Xangai, sendo minha quinta visita, fato que me desanimou por não haver mais muitas novidades para conhecer por lá. Com sua dica de Hangzhou e Suzhou fiquei muito mais animado.
Viajo por todos os cantos do mundo, mas a Asia, e em especial a China me encantam.
Obrigado
Renato
Olá Renato,
Obrigada pelo comentário.
No meu blog, tem artigos específicos sobre essas duas cidades.
https://chinanaminhavida.com/2011/11/02/1313/
https://chinanaminhavida.com/2011/04/26/2parte-suzhou-perolas-e-seda/
Abraço e aproveite Shanghai… aqui sempre tem uma novidade, acredite!
Oi Christine! passarei por Pequim voltando do Japão para o Brasil, chegando 18:30h e partindo 14h do outro dia. Vc poderia me indicar um guia que fale portugues, ou um tour, que nos levasse aos pontos turísticos mais importantes de Pequim?
Obrigada! bjs!
Olá Luciana,
Eu não conheço guias em português, somente em inglês.
Mas esse seu tempo é muito curto para conhecer qualquer coisa em Beijing.
Do aeroporto até o centro da cidade, de metro dá 1:30 hs. Fora o tempo que vai passar na imigração, logo que chegar.
QUalquer atração, como Cidade Proibida ou Templo do Céu, se gasta ao menos 3 horas para conhecer.
No dia que chegar, nada mais estará aberto. O máximo que poderá fazer, se pegar um hotel central, é visitar a rua onde tem as comidas exóticas – Wangfujing food market.
https://chinanaminhavida.com/2015/06/16/beijing-capital-da-china-roteiro-de-4-dias/
No outro dia, precisa estar no aeroporto ao menos 2:30 horas antes do embarque, e nunca se sabe como é o trânsito nessa cidade.
Abraço e boa viagem!
Olá Pessoal… Qual o lugar mais barato para ir para a China?
Olá Beatriz,
Viajar para a China não é muito barato, se sair do Brasil. E qualquer cidade pode ser viável, vai depender do que você escolher para acomodação, passeios com guia ou não, e o tipo de comida.
As cidades do interior, fora da rota Beijing, Shanghai, são bem mais baratas, mas de muito mais dificil acesso.
Então são diversas coisas a ponderar, inclusive que às vezes o barato, pode sair caro!
Abraço.
Olá Christine, estarei me aventurando pela China daqui alguns dias. Vou para estudar a língua na Zhejiang University. Adorei suas dicas de passeios, não vejo a hora de ir. O coração já está a mil por hora.
Grande abraço.
PS: aceito dicas, sugestões/recomendações referente a China. (ficarei um ano!!!!) HAHAHAHAH
Olá Brayan!
Obrigada pelo contato e vista ao blog.
Se você quiser mais dicas sobre a China, de modo geral, coloca na busca aqui do BPM a palavra China, e também visita meu blog pessoal http://www.chinanaminhavida.com
Espero que sua estada por aqui seja muit boa!
Abraço.
Olá! Parabéns! Muitas dicas legais! Vou para a China em janeiro/2018 e está sendo muito difícil escolher o roteiro. Esse país é encantador! Chegarei por Shanghai e ficarei 1 mês rodando pela China. Queria saber se você acha muito? Se valeria a pena conhecer outro país também? Tenho loucura de conhecer Butão, Myanmar e Laos
Olá Monique,
Obrigada pelo contato.
Realmente a China tem muitas coisas a serem descobertas. Para janeiro, um local imperdível é o Festival de Gelo em Harbin.
E vai depender de quanto você quer andar dentro da China. Para descansar do frio, também há Sanya, o único local com clima tropical no país.
Não esqueci do seu contato anterior. Te respondo inbox.
Abraço.