BrasileirasPeloMundo.com
EUA Melhores bairros e onde morar Nova Iorque

Onde morar em Nova Iorque? Parte 2

Conforme prometido no meu post anterior, este mês dou continuidade ao assunto sobre onde morar em Nova Iorque.

Brooklyn, Queens, Bronx, Staten Island e Manhattan são as 5 regiões de Nova Iorque sobre as quais falei a respeito em meu último artigo. Que cada uma delas têm seus respectivos encantos vocês já sabem, por isso, desta vez contarei um pouco mais sobre a minha região preferida: Manhattan.

Manhattan é uma ilha banhada pelos rios East e Hudson, considerada a região mais povoada e mais antiga, é dividida em 3 grandes regiões: downtown (abaixo da rua 14) midtown (entre as ruas 14 e 59) e uptown (acima da rua 59).

Mas onde morar em Manhattan? Os bairros, cada um com suas marcantes características, variam em suas vantagens e desvantagens quando se trata de preço, distância de viagem (ao seu trabalho ou local de estudo, por exemplo), acesso ao transporte, vida noturna e outras amenidades de estilo de vida.

Contarei aqui um pouco sobre meus locais preferidos em cada uma das 3 grandes regiões da cidade:

  1. Downtown (abaixo da rua 14): onde fica o Meatpacking, Tribeca, West e East Village, Soho, etc.
  • Soho (South of Houston – Sul da Rua Houston): o charmoso bairro icônico da cidade que nunca dorme, com várias lojas conceitos de marcas famosas, galerias de arte e ótimos restaurates. O bairro é considerado um dos mais caros para se morar. A maioria dos prédios foram construídos em lugares que antigamente eram armazéns do século 19, com fachadas em ferro fundido, tetos altos e uma estrutura que pouco se vê em construções mais novas, tão características da cidade retratada nos filmes de Hollywood. No SoHo, por exemplo, uma penthouse (cobertura) bem bacana, foi vendida por aproximadamente US$ 28 milhões. O preço médio dos apartamentos de 1 quarto, para aluguel, é de 4 mil dólares por mês.
Midtown em Manhattan, Nova Iorque. (Fonte pessoal – Reprodução não autorizada).

2. Midtown: Essa é a região que eu mais gosto de Manhattan, porque é super bem localizada para qualquer que seja seu objetivo na cidade (é o “meio” da ilha de Manhattan), têm tanto os prédios com arquitetura mais clássica (aqueles que aparecem nos filmes), como edifícios super modernos. Uma mistura interessante. A região por mim escolhida para ser chamada de home (lar em inglês). E também é onde está localizado o Empire State, Sul do Central Park, a Time Square, Hell’s Kitchen, The Flatiron District, etc.

  • The Flatiron District: o bairro recebeu esse nome por abrigar o Flatiron Building, prédio super famoso da cidade, que lembra um ferro de passar roupas e fica na esquina da 5a avenida X Broadway. Várias lojas de design, fotografia, artigos esportivos e de coisas para casa estão presentes no bairro, além do primeiro Eataly (famoso centro gastronômico italiano) da cidade. E como se não bastasse todos esses atrativos, ainda há o Madison Square Parque, no bairro, onde acontecem vários eventos de acordo com cada estação do ano. O preço de um apartamento de 1 quarto para venda não sai por menos de 1 milhão de dólares e o preço médio dos apartamentos de 1 quarto, para aluguel, é de 5 mil dólares por mês.
  • Hell’s Kitchen: Este autêntico bairro fica no coração de Manhattan, ao sul do Central Park West e a poucos minutos da Time Square. Há vários restaurantes, de diferentes nacionalidades e um mais gostoso do que o outro. Na 9a avenida (entre as ruas 42 e 57), existe restaurante japonês, árabe, mexicano, brasileiro, italiano etc, e o mais interessante: um do lado do outro. É uma volta ao mundo sem sair de uma única avenida deste bairro. Há também muitos bares, baladas, mercadinhos e lojinhas. Isso faz do bairro uma das áreas mais interessantes em Manhattan para comer, beber e passear. Com arquitetura que mistura o antigo com o novo, o bairro já serviu de cenário para incontáveis filmes e séries de TV que se passam em Nova Iorque. Muito comum ver filmagens nas ruas 53 e 54 entre a 9 e 10 avenidas (rotina que “agita” o trânsito local). O preço médio dos apartamentos de 1 quarto, para aluguel, é de 3.500 mil dólares por mês.

Leia também: Vistos para morar nos EUA

3. Uptown:

  • Upper West Side: O Upper West Side é um bairro super residencial, com poucas atrações turísticas, então torna-se menos cheio de turistas transitando no meio da sua rotina. Este conta com muitas atividades culturais, tanto para adultos quanto para as crianças. É onde fica o Museu Americano de História Natural, Museu Infantil de Manhattan, Lincoln Center e a Universidade Columbia. O Central Park acompanha o bairro inteiro e é o oásis no meio da cidade. Há também o Riverside Park, super frequentado por moradores locais tanto para a prática esportiva quanto para os piqueniques nos finais de semana de verão. A compra de um apartamento de 2 quartos não sai por menos de 1 milhão de dólares. Nas avenidas Broadway e West End há muitos edifícios pré-guerra, onde encontram-se apartamentos clássicos e para famílias maiores (coisa meio rara em Manhattan). O preço médio dos apartamentos de 1 quarto, para aluguel, é de 3.500 mil dólares por mês.

Existe até um ranking, feito pela Niche – empresa que compila dados sobre a cidade, que listou os melhores bairros para se morar em Nova Iorque. Este ranking levou em consideração fatores como: educação, custo de vida, taxas de criminalidade, tendências habitacionais, estatísticas de emprego e acesso a amenidades.

São muitos bairros, cada um com suas peculiaridades em Manhattan e a escolha não é nada fácil, porém há uma feliz verdade que é: qualquer que seja o seu eleito, você viverá como em um filme de Hollywood. Morar em Nova Iorque é um grande presente da vida. Aproveite!

Related posts

Consumismo nos Estados Unidos

Larissa Rinaldi

Lugares Escondidos nos EUA – Parte 2

Flávya Siqueira

EUA – Um Passeio por Houston

Monica Bateman

2 comentários

Kamila Tiemi Agosto 31, 2017 at 7:48 pm

Aaaa que matéria legal. Meu sonho de princesa é morar em NY. Estou me formando em publicidade e não pude deixar de notar que você é formada tbm.
Você trabalha na área aí? Como é a área da publicidade para estrangeiros, não só em nova iorque como nos EUA no geral.
Sucesso, adorei o blog!

Resposta
Debora L. Juneck Dezembro 4, 2017 at 1:51 pm

Oi Kamila, tudo bem? Obrigada pelo comentário. A área de publicidade, em Nova Iorque, é super concorrida assim como outras grandes cidades do mundo! Abraços, Debora.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação