BrasileirasPeloMundo.com
Croácia Empregos Pelo Mundo

Oportunidades de trabalho na Croácia

Oportunidades de trabalho na Croácia.

A Croácia entrou na União Europeia em 2013, com o objetivo de melhorar sua integração econômica, social e cultural com outros países da Europa. Um dos principais objetivos é facilitar a locomoção de pessoas, bens e capital, o que pode trazer vários benefícios econômicos.

Por ser uma economia pequena, a Croácia sofreu muito com a crise econômica de 2008, durante a qual mais de 140 mil croatas ficaram desempregados. Atualmente, a Croácia tem o 3º maior índice de desemprego na União Europeia (em torno de 15%), atrás da Grécia com 25% da população desempregada, e Espanha, com 20%.

O salário médio líquido equivale a 780 euros mensais, e o salário mínimo equivale a 400 euros. Em torno de 20% da população está em situação de risco de pobreza, sendo que o número total de habitantes na Croácia é 4,2 milhões de pessoas.

A situação econômica croata não é uma das melhores na Europa, porém existem alguns setores promissores que possuem várias oportunidades de trabalho e investimento, sobre as quais vou falar a seguir:

Turismo

Nos oitos primeiros meses de 2016, a Croácia recebeu mais de 13 milhões de turistas, o triplo do número de habitantes do país. Isso significa que há uma procura muito grande por profissionais de turismo, como guias turísticos, gerentes de hotéis, animadores, garçons, motoristas, agentes de viagem, cozinheiros, e todas as outras profissões ligadas à área. Além da língua croata, o conhecimento de inglês e de preferência mais uma língua estrangeira, é essencial para obter um bom trabalho. Muitos estudantes aproveitam as férias de verão (de julho a setembro) para trabalhar e ganhar dinheiro para se manter o resto do ano. As agências, hotéis e outras empresas ligadas ao turismo já começam a procurar por profissionais em fevereiro, pois eles precisam estar com o quadro de funcionários completo quando a alta temporada começar, em meados de junho. A melhor época para se trabalhar com turismo é de junho até setembro, que é alta temporada do turismo na Croácia.

Para investidores, existem também várias oportunidades. A maioria das acomodações oferecidas são em apartamentos ou quartos nas casas das pessoas que vivem aqui, o que significa que há um grande potencial para construções de hotéis e pousadas. Tais tipos de acomodação oferecem maior privacidade e um nível maior de conforto aos hóspedes. Há também falta de agências de viagem especializadas em diferentes tipos de turismo, como gastronômico, aventureiro, de navegação, dentre outros, o que pode ser uma janela de oportunidades para aqueles que queiram investir no próprio negócio.

Lagos Plitvice. Fonte: Unsplash

Restaurantes

Os croatas não têm o hábito de “comer fora”, devido principalmente aos altos preços que os restaurantes oferecem. Porém, com o aumento da renda das pessoas nos últimos anos, existem mais pessoas interessadas em restaurantes exóticos, como comida chinesa, tailandesa, brasileira, japonesa, mexicana, etc. Em Zagreb há somente 629 restaurantes, segundo o TripAdvisor, e a maioria deles oferece somente comida típica croata. Isso mostra que há oportunidades para aqueles que desejam abrir o seu próprio restaurante, pois há várias áreas gastronômicas inexploradas na Croácia.

Setor de serviços

Por ser um país com poucos habitantes, o mercado consumidor croata é pequeno, o que não despertou o interesse de grandes marcas mundiais. Por exemplo, na Croácia não há Starbucks, Dunkin Donuts, Subway, Kipling, North Face, Forever 21 (só para citar alguns) e o Burger King abriu seu primeiro restaurante em Zagreb a menos de 3 anos. Talvez isso seja até bom, do ponto de vista da nossa dieta de todo dia, mas isso mostra que há pouca oferta no setor de serviços. Há duas ou três lojas em Zagreb que vendem alimentos exóticos, e é muito difícil encontrar nos mercados comida estrangeira (saudades, pão de queijo!). Isso mostra que há grandes oportunidades para franquias e novas marcas, que os croatas desejam conhecer e comprar.

Setor de tecnologia

Nos últimos anos, houve um aumento muito grande no número de empresas de tecnologia em Zagreb. Essas empresas são principalmente da área de desenvolvimento de softwares e aplicativos, e também na área de tecnologia da informação. Por ter uma mão de obra barata, muitas agências decidiram abrir filiais na Croácia, principalmente em Zagreb, o que pode ser uma oportunidade para profissionais da área.

Área da saúde

Os profissionais croatas da área da saúde, oferecem um serviço de mesma qualidade com um preço muito mais em conta do que nos países vizinhos (como Itália, Áustria e Eslovênia), o que levou ao crescimento do turismo médico na Croácia, principalmente na área de ortodontia. Isso quer dizer que muitas pessoas aproveitam a proximidade entre os países desta área para se consultar com dentistas e médicos croatas. Muitos até marcam as consultas durante as férias de verão, ou seja, aproveitam as praias croatas depois de uma passadinha no dentista! Além disso, áreas menos tradicionais da medicina, como homeopatia e tratamento com águas termais, estão em plena expansão na Croácia, o que pode ser uma oportunidade para profissionais da área.

Existem outros setores que também necessitam de investimentos e profissionais qualificados, mas espero ter ilustrado um pouco sobre o mercado e as oportunidades de trabalho na Croácia.

Pozdrav!

Related posts

Dicas para encontrar emprego em Barcelona

Marianna de Castro

Dicas para conseguir emprego no Canadá

Priscila Carda

Por que o mar é tão importante para os croatas?

Renata Ferrari Pegoretti

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação