BrasileirasPeloMundo.com
Peru

Os 10 melhores cafés de Lima

Os 10 melhores cafés de Lima

Ah, os cafés de Lima são uma maravilha! Lima é uma cidade cheia de lindos e aconchegantes cafés. Para os apaixonados pela bebida, assim como eu, vou contar todos os meus favoritos.

Geralmente, os cafés servidos são produzidos no Peru. Os melhores que já experimentei vêm de uma região chamada Cajamarca. Os cafés daqui geralmente tem versões bem mais fortes do que estamos acostumados no Brasil e mais fracos também. O mais comum é o americano que é servido em uma imensa xícara. Já o expresso é extremamente forte, como se fosse a essência mesmo, sem água, e vem acompanhado, dependendo do lugar, de uma jarra de água quente para você acrescentar ao café, de acordo com o seu gosto.

E vamos à minha lista de preferência:

Buena Vista

Buena Vista
Buena Vista

Encontrei um que se tornou a minha segunda casa, chamado Buena Vista. É muito charmoso e está localizado na beira de um precipício com vista para o mar. Um lindo lugar para ouvir o som do mar e admirar o Oceano Pacífico, ler, ver os surfistas se empenhando em se jogar contra as ondas, beber um café ou um chá acompanhado de uma manta oferecida pelo próprio lugar; à noite, há luz de velas nas mesas, fazendo um estilo bem romântico.

É o meu pedaço de espelho, onde vejo a Viviane nesta cidade. Foi o primeiro lugar pelo qual me apaixonei, me identifiquei, aproximando-me mais de Lima. Quando recebo visitas é o meu destino certo para levá-las a sentir um pouquinho do aconchego que sinto nesse lugar, e sempre fazemos lindas fotos.

Aromia Café

Aromia café
Aromia café

Outro lugar legal para amantes de café é o Aromia. É bem pequenininho e está incrustado em uma esquina perto do parque Kennedy. Todo branquinho e bonitinho, o que o torna ainda mais convidativo é o cheiro do café. Chegava até a minha sala de aula, que estava a alguns metros de distância, na Bajada Balta. Eu bebia até em pé, quando não havia mais espaço para sentar. O capuccino é o melhor de Lima! Foi aí que aprendi a comer chia com iogurte e amei.

Pan de la chola

Pan de la chola

O Pan de la chola é um café com ambiente especialmente cool, pra gente descolada que adora comidas e pães da linha saúdavel, é bem gostoso. Levei um amigo nigeriano pra conhecer, fiz ele andar um bocado até chegar lá, enquanto ele reclamava por todo o caminho. Logo depois de ter comido o seu lanche, ele me disse algo sobre a impressão que teve do lugar que nunca esqueci, porque me fez rir muito. Ele disse assim: “Aqui é um lugar de gente que tem dinheiro e que não quer morrer vem pra comer!”. Eu adoro a sinceridade desse meu grande amigo!

Neira Café

Neiracafé
Neiracafé

O Neira café foi um lugar bem interessante que conheci. Fui levada pela minha grande amiga Ericka que realiza tour gastronômico por Lima. Neste lugar, provei um dos melhores cafés do Peru e, de quebra, tive a oportunidade de conhecer o barista campeão nacional, Mauricio. Uma pessoa da melhor qualidade que aprendeu tudo no Brasil e que me fez passar por todo o procedimento para se fazer um capuccino. Enfim, amei!

Café do museu MATE

Café Mate

Um que também vale muito a pena é o café do Museu MATE – Museu do Mario Testino, fotógrafo peruano mundialmente conhecido, principalmente porque foi o preferido da Lady Di. Além de você poder ver mostras de fotos belíssimas de modelos famosas, atrizes e grandes personalidades, como a princesa Diana, poderá ver uma mostra lindíssima sobre roupas do folclore peruano feitas em Cusco e, na saída, ainda dar de cara com um cheirinho irresistível de um bom café.

Cafés franceses em Lima

Lap´titeFrance

Existem cafés franceses com madeleines, pain aux raisins, pain au chocolat, croissant, de encher a boca. Entre eles, posso citar os meus preferidos: Les Gourmands, La p´tite France e La Boulangerie. E, fazendo um adendo aqui, os peruanos são loucos por tudo o que é francês, a ideia de viagem chique é para a França e o idioma queridinho é o francês. Não vejo o mesmo entusiasmo com os EUA, como acontece no Brasil.

Café de Lima

Café de Lima

Outro queridinho da minha lista é o Café de Lima. Situado em um casarão, é um lugar bem tranquilo aonde você pode encontar um delicioso café da manhã com opções bem peruanas, como tamal (uma espécie de pamonha dos Andes, feita com milho, que tem como recheio um pedaço de frango, ovo cozido e azeitona), pão com abacate, entre outros, além de um café de excelente qualidade.

Don Mamino

Don Mamino
Don mamino

Existe, também, uma rede de cafés que vale a pena conhecer, apesar da minha preferência pelos mais artesanais, que é a Don Mamino. Ela já é antiga, existe desde 1992 e, de fato, é bom por ter um sabor de coisa feita em casa e um café gostoso. Existe neste lugar um sanduíche criollo típico daqui que é saborosíssimo, sendo possível encontar o chicharon – um pedaço de porco bem típico que acompanha o café da manhã tradicional.

Café Rilke

CaféRilke

Um café que propicia o encontro de uma biblioteca, arte e música em um ambiente bem acolhedor. Em algumas noites, também existem saraus, apresentações de Tango e declamações de poemas. É possível encontrar notáveis intelectuais e escritores da sociedade peruana. Um lugar bem frequentado, inspirador e, como sempre nessa terra de excelência gastronômica, com boa comida e café à altura.

Café verde

CaféVerde

Possui um tostador gigante já na vitrine e o cheiro, como em desenhos animados, move-se, assim como a neblina em Lima, invandindo todo o espaço em volta. Além dos tostador, se utilizam de métodos típicos para filtrar e mil maneiras de pedir. O verdadeiro paraíso dos amantes de café. É viciante!

Os cafés daqui são muito especiais para mim, por serem meu refúgio para reuniões, para ler, para estar só e curtir minha boa companhia, para aquele momento especial a dois, enfim, para tudo cabe um bom café na minha vida!

Related posts

Opção econômica para viajar no Peru

Maria Isabel Camargo

Coisas que eu não gosto em Lima

Janayna Guerra

Violência contra a mulher no Peru

Viviane Naves de Alencar

1 comentário

CLESIA Fevereiro 23, 2019 at 10:58 pm

Adorei suas dicas e anotei tudo pra experimentar na minha viagem em Abril/19.
Obrigada por compartilhar.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação