BrasileirasPeloMundo.com
Alugar/Comprar Imóvel Pelo Mundo França

Passo a passo de como alugar um apartamento em Paris

Passo a passo de como alugar um apartamento em Paris.

Morar em Paris é para os fortes e você consegue entender isso muito bem quando começa a procurar o seu futuro lar. A gente aprende logo no início que para viver na capital francesa são necessárias três coisas: paciência, persistência e planejamento. E a razão disso tudo você vai entender melhor durante a leitura deste texto.

Antes de iniciar a sua busca, é importante conhecer os tipos diferentes de acomodação que aqui são oferecidos. Isso vai ajudar a facilitar a pesquisa e também a entender sobre a diferença de preços.

O primeiro tipo de acomodação é o studio ou kitchenette, e a surface oscila entre 15m² e 30m². Esse tipo de acomodação será mais em conta que um apartamento com preços variando entre 800 até 1000 euros, dependendo da região. Caso queira optar por um pouco mais de espaço, ou seja, a partir de 50m², os valores serão a partir de 1200 euros, em média.

Outro tipo de acomodação é a colocation, uma espécie de república, e é amplamente difundida na França. Em razão dos altos valores de aluguel, a colocation atrai todo tipo de perfil. É muito comum ver pessoas que já trabalham e que possuem um certo tempo de carreira dividir o apartamento com outras, sejam elas próximas ou não!

Leia também: tudo que você precisa saber para morar na França

A vantagem da colocation é que podemos ter um pouco mais de espaço pagando um preço menor. E a desvantagem é sempre a questão da convivência; uma vez que nem sempre é possível escolher os colocs, nome que damos aos residentes.

Leia também: Tipos de vistos e residência na França

Finalmente, temos a chambre de bonne ou aluguel de quartos. Para contextualizar, a chambre de bonne é basicamente o quarto de empregada e antigamente ele ficava separado do resto da mansão. Podemos visualizar facilmente estes quartos quando olhamos no alto dos prédios parisienses, visto que eles contam com uma iluminação que vem das janelas do telhado. Este tipo de acomodação é mais procurada por estudantes, pois o espaço disponível é de 10m². O banheiro geralmente se encontra nos corredores dos quartos e pode ser de uso individual ou coletivo.

O primeiro mês de aluguel é o mais importante e também o mais oneroso, por isso falo da questão do planejamento. E necessário estar preparado para gastar até três vezes o valor do aluguel, já que é necessário levar em conta o pagamento do cheque caução, equivalente ao valor do aluguel, as taxas da agência imobiliária, caso queira optar por este tipo de serviço. E, finalmente, todas as contas domésticas, como luz, seguro moradia, Internet, telefone, etc., caso elas não estejam incluídas no valor do contrato.

Existem vários sites disponíveis para realizar a busca e eles irão depender do tipo de acomodação escolhida; se o interesse é negociar diretamente com o proprietário ou fazer todo o processo por meio de uma agência imobiliária.

Listo, aqui, alguns dos melhores sites para realizar a sua pesquisa:

PAP – De Particular a Particular. Site especializado em anúncios feitos diretamente pelos proprietários.

Le Bon coin – Um tipo de « mercado livre » onde podemos encontrar todas as formas de anúncios.

Plan coloc – Um site dedicado à colocation.

Orpi – Este site reúne as principais agências imobiliárias de Paris.

Grupos Facebook – existem inúmeros grupos no Facebook e, por isso, não teria como listar todos aqui. Recomendo utilizar palavras-chave na procura, como: coloc, sous-loc, bon plan appart.

Outro ponto importante que devemos levar em conta é em relação às especificidades do contrato. Como a concorrência em Paris é estratosférica, você deve estar preparado para demonstrar ter todas as qualidades solicitadas pelos proprietários: um salário que seja três vezes mais elevado que o preço do aluguel; ter dois ótimos fiadores em território francês, e ter um emprego em contrato CDI, ou o equivalente ao nosso CLT no Brasil.

Listo, aqui, a documentação, que geralmente é solicitada durante as visitas para locação:

– Cópia e original dos 3 últimos holerites; – Cópia e original do último imposto de renda; – Cópia e original da identidade, passaporte ou visto; – Cópia e original do contrato de trabalho; – Cópia do número da conta bancária; – As últimas cópias de pagamento do aluguel, caso já tenha morado na França anteriormente. Para comprovar que tem um fiador: – Cópia e original dos 3 últimos holerites e – Cópia da identidade, passaporte ou visto.

Por último e mais importante, temos as questões que devemos prestar atenção. Às vezes, temos pressa em encontrar um lugar para chamar de lar e, por conta disso, acabamos não prestando a atenção que deveríamos.

Leia também: Como comprar imóvel na França

Por motivo de grande demanda, em Paris, é muito comum vivenciar tentativas de golpe, principalmente quando optamos por realizar a busca por iniciativa própria. Para evitar esse tipo de dor de cabeça, recomendo não aceitar qualquer pedido de depósito ou transferência bancária caso não tenha feito a visita do apartamento antes ou assinado o contrato de locação!

Além disso, sempre que possível, faça a visita acompanhada de um amigo (ou alguém próximo) para poder verificar, com mais clareza, todos as condições do apartamento, vizinhança, umidade, etc., e também se todas as paredes são bem sólidas, para o caso de querer colocar aquela bela rede que você trouxe do Brasil.

Related posts

Como alugar apartamento em Istambul

Juliana Lima

Custo de Vida em Toulouse

Rafaela Honorato

Onde morar em Los Angeles – Praias

Natália Baldochi

4 comentários

Ana Paula Oliveira Março 27, 2019 at 1:06 pm

Olá, vcs poderiam fornecer nomes se algumas locadoras de imóveis?
Estou de mudança para a França, devido trabalho e procuro local se possível imobilhado para morar e gostaria de mais dicas

Resposta
Liliane Oliveira Março 28, 2019 at 1:44 pm

Olá Ana Paula,
A Amy-Carole Diene parou de colaborar conosco, mas temos as colunistas Laura Leal e Luciana Sena que moram em Paris e talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Roberta de Azevedo Braga de Andrade Abril 24, 2019 at 11:41 pm

Boa noite gostaria de saber o valor do aluguel em paris

Resposta
Liliane Oliveira Abril 25, 2019 at 2:35 pm

Olá Roberta,
A Amy-Carole Diene parou de colaborar conosco, mas temos as colunistas Laura Leal e Luciana Sena que moram em Paris e talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação