BrasileirasPeloMundo.com
França Natal Pelo Mundo

Preparativos do Natal na França

Dezembro chega e traz com ele os preparativos de Natal na França. As crianças têm participação ativa, pelo menos aqui em casa. Acho que é a época do ano que minha filha mais gosta, pois nos divertimos muito nos arrumando para as festas. Por aqui, existem vários hábitos e tradições natalinas que incorporamos bem, alguns provavelmente similares ao Brasil. Então, decidi compartilhar com vocês como são os preparativos do Natal na França.

Calendário do Advento

De acordo com o wikipedia, o Calandrier de l’Avent (calendário do advento) é uma tradição de origem alemã. Ele nada mais é que um calendário do mês de dezembro que termina no dia de Natal e a cada dia que passa tem uma surpresa. Essa surpresa pode ser um brinquedo, um chocolate, uma tarefa a ser feita ou mesmo uma mensagem sobre o espírito de Natal. O formato do calendário é variado, desde caixinhas por data até saquinhos e meias. O objetivo é fazer as crianças terem paciência e transformar a ansiedade em uma espera feliz pela noite de Natal. 

Aqui é uma febre no comércio: tem calendário do advento de todos os tipos e gostos, principalmente chocolates e brinquedos. Não lembro de ver este tipo de calendário à venda no Brasil como é feito por aqui (mas faz tempo que não vou ao Brasil no Natal e não sei se isso mudou).

A dica é fazer o seu próprio calendário, pois é uma excelente atividade com crianças. Posso afirmar que além de participar feliz da vida e ficar orgulhosa do trabalho final, a criança fica ansiosa no final de cada dia para abrir o pacotinho correspondente e receber a supresa. Aqui nesse texto tem uma ideia de calendário do advento para reforçar o aprendizado da língua portuguesa.  Neste outro link , você encontrará um passo a passo para criar um calendário para crianças menores. 

Fizemos um ateliê na casa de uma amiga e cada criança criou o seu calendário com os pais (só a montagem, as surpresas coloquei depois para manter a magia). Nós fizemos em formato de árvore de natal e “colamos” na parede com pate a fix ( um tipo de borracha-massinha ), ficou lindo! O legal é não colocar as datas em ordem e a criança tem que saber o dia e procurar o número correspondente.

Este ano vamos usar o mesmo, só vou colocar novas surpresas 🙂

A carta para o Papai Noel

Descobri, no ano passado, que aqui no Natal na França a criança pode enviar a carta para o Papai Noel pelos correios colocando como destinatário “Pére Noel” e preenchendo corretamente o seu endereço no remetente. A resposta chega alguns dias depois em forma de uma carta de agradecimento! Imagina a cara da criança quando recebe, antes do Natal, a resposta do Papai Noel?

fonte: arquivo pessoal

Este ano já separamos o papel com tema natalino e mais os desenhos que serão feitos na carta, para que no início de dezembro possamos enviá-la. Pela minha filha a carta já estava nos correios desde meio de outubro.

Vídeo personalizado do Papai Noel

Conhecemos também o site portablenorthpole.com, onde você pode criar um vídeo gratuito do Papai Noel para o seu filho. Eles pedem dados sobre a criança como nome, idade, ano escolar. Dessa forma, você recebe um vídeo personalizado e é alegria garantida ver o Papai Noel falando diretamente para a criança. O engraçado são as perguntas do tipo: “Mas, mamãe , como ele sabe de tudo isso?”. Vale a pena e faz parte dos nossos preparativos de Natal.

Decoração natalina

Aqui em casa não temos grandes decorações, o grande evento mesmo é a árvore de Natal. Na França, é muito comum ter árvore natural, é uma corrida aos pontos de venda e quanto mais perto do Natal você montá-la, mais ela dura. A nossa é artificial mesmo, pois suja menos e é mais fácil na hora de jogar fora (existe um local específico para jogar fora as árvores de Natal), além de durar vários anos.

Montamos e decoramos a árvore juntos. É claro que colocar a estrela no topo é de responsabilidade do membro mais novo da família – no caso, nossa filha. Isso a faz se sentir super importante, e com razão!

Biscoitos para presentear

Por aqui é muito comum presentear os amigos e os professores com biscoitos de Natal caseiros. Várias lojas/supermercados vendem caixas de metal para biscoitos com temas de Natal justamente para isso. Tem várias receitas na internet e sempre que dá faço com a minha filha. O mais divertido é a decoração.

Podemos dizer que é um dia super animado aqui em casa. Colocamos o avental e o chapéu de cozinheiro e partimos para a ação. Separamos juntas os ingredientes e ela mistura tudo, depois faço os montinhos para fazer os sabores. Geralmente faço de três a quatro sabores: baunilha, gengibre, limão e canela. Então eu abro os biscoitos e ela corta. Depois de pronto, decoramos juntas. É claro que quando o volume de biscoito é muito grande, a participação da criança não será do início ao fim. Chega um momento que eles cansam, mas a iniciativa é válida.

O mais interessante é o orgulho na hora de entregar os biscoitos e dizer “fui eu quem fiz com a mamãe”. Isso não tem preço! Vale a pena tentar, pelo menos uma vez. Mas não só os biscoitos fazem sucesso, qualquer presente feito à mão pela criança é valioso.

Esse é o nosso Natal na França. E aí, como são os preparativos de Natal onde você mora?

Related posts

O que fazer em um final de semana em Lille

Regiane Legras

O que os franceses comem no inverno?

Lilian Moritz

Festas religiosas cristãs na Bélgica

Tábata Senna

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação