A Dinamarca tem se estabelecido como um pólo de centros de dados, o que significa que a procura por profissionais de TI pelas empresas estabelecidas no país continua em alta. Grandes empresas de tecnologia como IBM e Apple já aportaram por aqui e a novidade mais recente é a notícia da criação de um centro de dados do Facebook em Odense, terceira maior cidade dinamarquesa. Portanto, caso seja um profissional de TI com um desejo mudar de país, e se achar que a Dinamarca é um destino para você, comece a clicar nas vagas de ‘procura-se’ agora mesmo!
Vantagens
Os profissionais de TI estão entre os mais bem remunerados do país e figuram na Lista Positiva da imigração. A média salarial de um líder de projeto na área de IT na Dinamarca é de 46.488 coroas dinamarquesas (antes do imposto de renda), segundo o site de empregos Jobindex, podendo chegar a 80 mil em algumas empresas. Mesmo que esse profissional pague a alíquota mais alta de impostos, ainda é um excelente salário para se viver por aqui, apesar do alto custo de vida. Leia sobre custo de vida na Dinamarca aqui.
Outra vantagem é que como muitas vezes a linguagem corporativa exigida para esses profissionais é o inglês, há mais chances para profissionais estrangeiros ingressarem nesse competitivo mercado de trabalho.
A Dinamarca está sempre entre as primeiras posições nas listas de países com melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional, melhores países para se criar filhos e o mais importante, é o número um na lista de países com menor índice de corrupção do mundo. Já é vantagem que chega, não é mesmo?
O que é preciso para ter chances reais?
Tenha em mente que a parte mais difícil é obter o visto. Como o programa de Green Card foi encerrado, é preciso partir para outras alternativas.
Algumas possibilidades são:
- Você já tem cidadania de algum país da Comunidade Europeia ou de outro país nórdico
Nessas condições você obtém automaticamente a permissão de trabalhar na Dinamarca, dentro de certos parâmetros determinados pela lei. Dessa forma, teoricamente basta conseguir que uma empresa se interesse na sua contratação. Depois de assinado o contrato, você poderá realizar os processos administrativos para garantir a sua permanência na Dinamarca de forma legal.
- A empresa patrocinar o seu visto
Profissionais que são referência na área ou que possuem comprovadamente experiência e qualificações excelentes têm uma probablidade maior de conseguirem um visto patrocinado pela empresa. Via de regra, o patrocínio de visto é uma exceção aberta a raros casos. Também é preciso observar se a vaga e a pessoa a quem ela é oferecida estão dentro dos parâmetros ou do Fast-Track Scheme ou do Pay Limit Scheme.
Leia mais sobre vistos para a Dinamarca aqui, aqui e aqui.
Outras recomendações ao se procurar por uma vaga de emprego na área de TI na Dinamarca são:
- Falar inglês em nível avançado;
- Falar um mínimo de dinamarquês é um diferencial para o estrangeiro que é muito competente e tem referências excelentes. É bom lembrar que em muitas empresas a linguagem corporativa é o inglês mas a língua do dia a dia é o dinamarquês, então demonstrar interesse pelo aprendizado do idioma é visto com bons olhos pelos recrutadores, como um sinal de compromisso e vontade de crescer e permanecer na Dinamarca e na empresa – senioridade nas empresas é algo muito comum e esperado;
- Ter experiência relevante na área onde irá procurar por oportunidades. Se tiver recomendações relevantes, melhor ainda;
- Ter algum conhecimento sobre o país e sobre como funciona o mercado corporativo local;
- Conhecer dentro das empresas os profissionais de IT que poderão falar a seu respeito e até fazer indicações – para isso, o LinkedIn é uma ótima ferramenta.
IMPORTANTE: Profissionais de TI não precisam reconhecer seus diplomas para exercer a profissão no país.
Onde procurar as vagas?
O mercado nessa área é tão interessante que há até mesmo bancos de profissionais inteiros especializados exclusivamente em vagas para TI.
Os sites mais recomendados para quem quer tentar trabalhar em TI na Dinamarca são:
IT-Jobbank – esse é o site mais completo para os profissionais de tecnologia da informação. Há ofertas de vagas em diversos níveis e áreas dentro do segmento.
Jobnet – tido como o maior portal de empregos do país, é o portal oficial do governo e tem oferta de vagas em vários segmentos, incluindo TI.
Jobindex – mais conhecido site de empregos local, o Jobindex oferece vagas em diferentes níveis.
Computerworld – publicação especializada em computação e tecnologia da informação, disponibiliza em seu banco de dados diversas vagas no setor. As vagas são de múltiplos sites, incluindo os dois acima.
Work in Denmark – esse site oferece vagas em diversos setores da economia dinamarquesa. Além das vagas, há a vantagem de dar informações sobre aspectos práticos como moradia, documentação e vida na Dinamarca. Tem também tutoriais que ensinam os profissionais estrangeiros a procurar emprego na Dinamarca, tudo explicado em detalhes.
Mais dicas para conseguir um emprego na Dinamarca
Tenha um currículo no LinkedIn
A ferramenta mais utilizada por recrutadores no país é o LinkedIn. Portanto, capriche no perfil, que pode inclusive ser todo em inglês para quem busca uma carreira internacional.
Faça contato com profissionais da área no país
Através de grupos em redes sociais é possível construir relações com pessoas que trabalhem em tecnologia da informação na Dinamarca e, assim, conseguir informações sobre o mercado de trabalho, além da oportunidade de ouvir e aprender com as diversas experiências de cada pessoa.
Adapte o seu CV ao modelo dinamarquês
“Em Roma, faça como os romanos” é um ditado bem válido. Na Dinamarca, além do CV enxuto e conciso é preciso escrever uma carta de apresentação que consiga passar aos recrutadores a sua motivação para a vaga e que desperte neles o interesse pelo seu perfil, levando a um convite para uma entrevista. Dicas de como escrever um CV e uma carta de apresentação nos moldes dinamarqueses estão nos tutoriais do Work in Denmark.
2 Comments
Oi, Cristiane! Tudo bom?
Gostei muito das tuas postagens!
Por favor, se for possível, me envie um e-mail para que eu consiga tirar algumas dúvidas:
crammstein80@gmail.com
Muito obrigado.
Cristiano.
Rio de Janeiro – Brasil.
Olá. Desculpe mas eu não tiro dúvidas por email. Se tiver perguntas, faça-as por favor por aqui, assim mais leitores e leitoras poderão ser beneficiados.
Obrigada pelo contato e um abraço