BrasileirasPeloMundo.com
Sistema Educacional Pelo Mundo

Projetos educacionais inovadores pelo mundo

O mundo está despertando para uma revolução transformadora na área da Educação. Existe um grande movimento global acontecendo com projetos inovadores tornando o modelo tradicional atual cada vez mais obsoleto.

A maioria das crianças recebem uma educação com o objetivo de serem preparadas para o mundo real que muda muito rápido, sendo que o sistema de ensino tradicional permanece com os padrões do século XVIII. A realidade do mundo moderno busca pessoas criativas, que consigam comunicar suas ideias e colaborar com os outros. No entanto, os alunos do sistema tradicional não têm a chance de desenvolver essas habilidades porque aprendem valores da era industrial, de produção e controle em massa.

A excelente notícia é que esse cenário está mudando! Há centenas de inovações em andamento inspirando cada vez mais novas iniciativas. O novo foi semeado e está brotando, inclusive dando alguns frutos que já podem ser saboreados.

Neste texto, apresento 15 projetos inovadores selecionados pela organização finlandesa sem fins lucrativos HundrED, que busca e compartilha 100 inovações inspiradoras na Educação por ano em todo o mundo.  É impossível expressar em palavras minha alegria e esperança ao compartilhar projetos inspiradores como esses. Saboreiem os frutos e ajudem a plantar novas sementes!

Leia também: vale a pena viajar sozinha pelo mundo?

América

Escola Nova (Colômbia)

Escuela Nueva transforma o modelo convencional de escola repensando os processos de ensino e aprendizagem para garantir que toda criança, em qualquer lugar, receba educação relevante, acessível e de alta qualidade.

A fundadora Vicky Colbert define a escola como um modelo centrado na criança que coloca a aprendizagem cooperativa, construtiva, personalizada e ativa acima da memorização e aprendizagem passiva, e capacita as crianças como parte de uma comunidade autônoma.

Participação comunitária (EUA)

O projeto coloca o “público” de volta à educação pública, criando oportunidades de aprendizado no mundo real por meio de parcerias com a comunidade.

Transforma cidades em bibliotecas humanas por meio de uma plataforma on-line que combina conhecimento e experiência local com as necessidades e objetivos de alunos e professores. Desde o lançamento em 2015, o CommunityShare conectou cerca de 7.000 alunos e professores com parceiros da comunidade que atuaram como mentores voluntários, colaboradores de projeto, palestrantes convidados, anfitriões de estágio, dentre outros diversos papéis.

Fundação Esperança Verde (Canadá)

Green Hope Foundation é uma organização juvenil que trabalha a educação para o desenvolvimento sustentável, direitos da criança e proteção ambiental, capacitando os jovens e ajudando a construir parcerias eficazes com todas as partes interessadas da sociedade civil. Mais de 1000 guerreiros ecológicos estão fazendo a diferença no Canadá, EUA, Emirados Árabes, Omã, Índia, Nepal e outras regiões.

Os jovens membros trabalham como agentes de mudança em campanhas que abrangem o combate à degradação do solo; consumo e produção sustentável; mudança climática; pegada de carbono; energias alternativas; conservação da biodiversidade; igualdade de gênero; e justiça futura.

Leia também: 10 curiosidades sobre a viagem de trem Transiberiana 

Europa

A Maior Lição do Mundo (Reino Unido)

O projeto apresenta às crianças os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) de uma maneira significativa e proposital para trazer uma mudança de atitude.

Segundo a Diretora Alison Bellwood, “The Worlds largest lesson”(a maior lição do mundo) não é apenas sentar em uma sala de aula e aprender alguma coisa, mas sim usar o mundo real ao seu redor para criar uma ponte entre o aprendizado tradicional e o aprendizado ativo; incentivar as crianças a agir, refletir e mudar seu estilo de vida.

Escolas HEI (Finlândia)

É o primeiro conceito abrangente que licencia a educação infantil finlandesa para mercados internacionais e foi cuidadosamente desenhado e planejado com currículo baseado em pesquisa, treinamento de professores, espaços bonitos e funcionais e materiais de aprendizagem de alta qualidade.

Abraçando os valores nórdicos de acessibilidade e abertura, a missão das Escolas HEI é disponibilizar educação infantil finlandesa de alta qualidade para crianças, professores, pais e operadores, alimentando mentes criativas e criando crianças que não apenas se adaptarão ao mundo em mudança, mas também mudarão o mundo.

Oportunidades iguais (Moscou, Rússia)

O programa visa reduzir a desigualdade organizando competições educativas e fornecendo financiamento para projetos inovadores. Três competições buscam professores progressistas que adotam estilos modernos de ensino, equipes de estudantes que desenvolvem ideias para criar uma “escola dos sonhos” e iniciativas que podem ser replicadas em toda a Rússia e no mundo.

A ideia é que todos os alunos e professores tenham oportunidades iguais para a implementação de projetos globais, influenciando não apenas o seu próprio desenvolvimento, mas o desenvolvimento da escola e sua comunidade na implementação de projetos mútuos.

África

Programa Segunda Chance (Etiópia)

Como podemos dar aos alunos uma segunda chance na educação?

O programa da Luminos Fund emprega uma abordagem intensiva centrada no aluno para alcançar a população mais marginalizada, crianças que não recebem educação devido à pobreza, conflito ou discriminação.

Fazendo as meninas ganesas grandes! (Gana)

MGCubed é o primeiro projeto interativo de aprendizado à distância de Gana, que aproveita a tecnologia para levar ensino de qualidade a escolas rurais e impacta 18.000 estudantes do ensino fundamental e médio, fora da escola, equipando-os com habilidades de vida e autoconfiança para buscar uma vida plena.

Usa infraestrutura de ensino à distância movida à energia solar e satélite para oferecer sessões interativas de aprendizado para estudantes, professores, comunidades e funcionários do governo. O objetivo da intervenção é impactar positivamente os resultados da aprendizagem em matemática e inglês e promover a retenção de meninas na escola.

Ásia

5 áreas de desenvolvimento (Butão)

Uma nova cultura escolar que redireciona o currículo para abordar 5 áreas-chave do desenvolvimento e usa métodos inovadores para avaliar alunos, professores e a escola como um todo:

– Cerebral: ensina comunicação, compreensão, pensamento crítico e curiosidade para melhorar a aprendizagem acadêmica;
– Físico: se concentra na saúde e esportes;
– Social: ajuda os alunos a se envolverem em suas comunidades, trabalharem em prol de objetivos comuns e compreenderem a si mesmos e aos outros;
– Espiritual: foca em valores centrais, na consciência e na prática, e não em uma religião específica.
– Emocional: incentiva os alunos a prestarem atenção a suas emoções, a fim de identificar, entender e expressá-las de forma positiva e produtiva.

Design para Mudança (Índia)

Quer capacitar os jovens para criarem soluções para problemas locais e globais?

Design for Change capacita estudantes a serem agentes de mudança socialmente conscientes e proativos em sua comunidade. Através da realização de projetos comunitários autodirigidos, as crianças mudam sua mentalidade de “posso?” para “eu posso!”.

Iniciativa pela Paz (Singapura)

Uma iniciativa da United World Colleges para treinar jovens a se tornarem construtores da paz, com o objetivo de projetar e facilitar conferências de paz para jovens de áreas de conflito ou pós-conflito, inspirando-os a se tornarem construtores da paz em suas próprias comunidades.

Instituto de Inovação (China)

É um programa de aprendizado interdisciplinar de dois anos no ensino médio, no qual os alunos lidam com uma série de perguntas abertas e complexas que abordam alguns dos problemas mais urgentes da humanidade por meio de processos colaborativos e criativos, desenvolvendo habilidades de aprendizado do século XXI.

Oceania

Ideias de Playgrounds (Austrália)

Construindo playgrounds para construir cérebros. O projeto Playground Ideas é uma organização sem fins lucrativos que oferece gratuitamente ideias, planos e manuais para capacitar as comunidades a construírem seus próprios playgrounds.

Existem mais de 150 ideias que podem ser adaptadas para diferentes faixas etárias. Uma ferramenta de desenho 3D permite o design de um parque infantil sob medida para atender às necessidades locais. Os playgrounds são feitos com materiais disponibilizados de maneira fácil e barata, em vez de equipamentos sofisticados e caros.

De dentro para fora: todos nós pertencemos (Nova Zelândia)

É um conjunto de recursos de ensino baseado em vídeos disponíveis gratuitamente que visam diminuir o bullying homo, bi e transfóbico usando uma abordagem pedagógica desafiadora para cultivar o pensamento crítico, a tomada de perspectiva e a empatia.

Os recursos foram lançados no final de 2015 e ganharam um prêmio de prestígio no NZ Design Awards 2017(categoria de bem social). Já registraram mais de 20.000 acessos ao website. Os vídeos foram avaliados pelo Ministério da Educação da Nova Zelândia e recomendados para as escolas no Guia de Educação Inclusiva LGBT+.

Global

Eco-Escolas

É o maior programa global de escolas sustentáveis que começa na sala de aula e se expande para a comunidade, envolvendo a próxima geração em aprendizado baseado em ações. Presente em 51.000 escolas de 67 países, a maior conquista do programa é, sem dúvida, o fato de produzir gerações de pessoas ambientalmente conscientes e sustentáveis que ensinarão à próxima geração hábitos para fazer a diferença.

 

(Fonte principal para o desenvolvimento desse texto: evento transmitido online pela organização HundrED nos dias 7, 8 e 9 de novembro de 2018 e website da instituição).

Related posts

Como é o maternal em uma escola francesa?

Lilian Moritz

Sistema de ensino austríaco

Ana Dietmüller

Onde estudar em São Francisco

Flávia Criss

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação