No Qatar ainda não existe o curso de Odontologia por isso todos os profissionais ou são estrangeiros ou estudaram fora. Cuidar da saúde dental no país não é um dos programas mais baratos. Os valores dos tratamentos não chegam nem perto do que se cobra no Brasil; uma obturação, por exemplo, chega a custar QR 800,00 ($220,00). Geralmente os planos de saúde cobrem apenas parte do tratamento e por conta disso dá para imaginar que tem muita gente com os dentes nada amigáveis por aqui.
Escovar os dentes mais de duas vezes por dia pode virar chacota no ambiente de trabalho, acredite! Eu escondo minhas escovas de dentes para ninguém me taxar de “senhora que escova os dentes 3x ao dia” rs
Conheci uma brasileira que topou o desafio de trabalhar nesse sistema de saúde dental curativa e não preventiva. Abaixo segue a entrevista cheia de dicas e como é ser dentista aqui no Qatar.
Um dia como: Dentista
A Mariana Jatahy tem 30 anos, é casada e mãe da Sofia. Dentista formada pela Universidade Estácio de Sá em 2008. Especializada em ortodontia e endodontia. Mora em Doha desde maio de 2015 e atualmente trabalhando na Al Wehda Dental Center.
BPM – Como tem sido a sua trajetória profissional?
Mariana -Sempre batalhei muito para conseguir alcançar meus objetivos. Já morava sozinha no final da minha faculdade, então já tinha muitas responsabilidades além de só estudar. Em 2012 consegui montar o meu consultório em Jacarepaguá e, quando decidi cursar endodontia, minha filha já tinha nascido e essa foi a parte mais difícil para mim porque além de trabalhar e cuidar dela ainda estava estudando novamente. Mas eu consegui terminar e hoje me considero realizada profissionalmente.
BPM -Como surgiu a ideia de trabalhar no Qatar?
Mariana – No ano de 2015 vim de férias para o Qatar visitar a minha família que já mora aqui há 10 anos. Conversei com amigos que viviam aqui e achei que seria uma boa oportunidade tanto financeira quanto em qualidade de vida; então comecei a pesquisar clínicas para obter informações de salário e benefícios. E concluí que valia a pena. A partir de então comecei o processo de validação de diploma.
BPM – Você fez faculdade ou algum outro curso específico no Qatar? O que é preciso fazer para ser dentista no país?
Mariana – Não fiz nenhum curso no Qatar. Para validar o diploma caso não tenha especialização é preciso fazer uma prova. Como tenho especializações não precisei fazê-la. No caso dos especialistas, com mestrado, por exemplo, precisa comprovar três anos de experiência e mais três anos de duração de curso. Se é especialista porém não se enquadra nos requisitos acima, deve entrar com o pedido para a licença de clínico geral porém não é preciso fazer a prova. Após conseguir a licença como clínico geral pede-se o privilégio para poder trabalhar na sua área de especialização.
Existe aqui o que eles chamam aqui de “privilege specialist” (especialista com privilégio) que é o título dado aqueles que não conseguiram validar o diploma ou por não ter tempo de experiência ou por não ter o tempo de curso.
BPM – Como é a sua rotina? A que horas começa a trabalhar e qual é a sua carga horária?
Mariana – A rotina é bem puxada; o horário de trabalho é de 9:00h as 21:00h com intervalo de almoço de 13:00h ás 16:00h. Folga só as sextas feiras.
BPM – Quais as diferenças da sua profissão, se houverem, entre o Brasil e o Qatar?
Mariana – Ao meu ver não há diferença entre Brasil e Qatar. A forma de se trabalhar é a mesma.
BPM – Que cursos você recomendaria para as brasileiras que queiram ingressar na mesma profissão e seguirem carreira, no Qatar?
Mariana – Não há um curso específico para essa prova. Existem apostilas especificas para o golfo com as questões da prova, e dá para estudar por essas questões . É importante ter um nível de inglês bom.
BPM – Qual a média de salários, para uma pessoa iniciante e já no topo da carreira?
Mariana – Os salários variam bastante mas fica numa media de QR 13.000,00- QR 15.000,00 para clínico geral, QR 17.000,00 para clínico com privilégio e QR 25.000,00 para especialista mais comissão. ($ 3.500- $4.100; $4.700; $ 6.850)
BPM – Como é trabalhar em uma área científica, em outra língua, sendo mulher? Você sente alguma espécie de discriminação?
Mariana – Os termos técnicos são bem parecidos com o português. Eu vejo discriminação sim aqui. O que mais me chamou atenção foi saber que o dentista homem tem direito, por exemplo, a passagens para o país de origem anuais para ele e a família e quando se trata da dentista mulher a passagem e só para ela. Esse e só um dos muitos exemplos da diferença de tratamento entre o profissionais homens e mulheres.
BPM – Qual seria o aspecto mais positivo e o negativo (se houver) de ser profissional na sua área, no Qatar?
Mariana – O lado positivo de trabalhar no Qatar é ter acesso a alta tecnologia e as melhores marcas e materiais de primeira linha. O negativo é a questão de gênero que pesa muito no ambiente de trabalho.
BPM – Você acha que teria as mesmas chances na carreira se estivesse no Brasil, ou o fato de estar no Qatar lhe proporciona mais opções profissionais?
Mariana – Por trabalhar com materiais e tecnologia de primeira linha aqui no Qatar posso evoluir profissionalmente e fazer tratamentos que talvez não faria no Brasil por falta de oportunidade.
BPM – Como você concilia a vida de mãe e profissional em uma cultura diferente do Brasil?
Mariana – Está sendo muito difícil para mim trabalhar quando o assunto é conciliar ser mãe e profissional. Pelo fato da jornada de trabalho ser muito longa eu quase não tenho tempo para ficar com a minha filha; quando chego em casa ela já esta dormindo. Esse é o lado ruim de trabalhar aqui.
14 Comments
Oi Thaís, adorei o post, sou dentista e namoro essa idéia de trabalhar aí já a algum tempo, pretendo ir em breve pra conhecer o país e se possível conversar com alguns dentistas que já trabalham aí…mas essa mudança requer planejamento e atualmente minha esposa é médica residente em oftalmo, quem sabe iremos em poucos anos…aliás, que acha de manter essa linha falando de profissões e entrevistar médicos, iríamos adorar, mais uma vez parabéns!!
Bjs Thiago.
Oi Thiago! Fico feliz que tenha gostado. Vou ver se encontro alguma médica brasileira e tento a entrevista. Obrigada pela sugestão. Grande abraço!
Boa Tarde Thais, gostei da entrevista e queria saber mais sobre o pais. Sou dentista e tenho interesse em trabalhar e morar fora com minha família!!
Tipo custo e qualidade de vida!
Um abraço e parabéns pelo trabalho
Eduardo Neves
Olá Thais! Eu comecei a faculdade de odontologia agora. Quando eu finalizar, quero muito morar em Qatar, Será que teria como você passar o contato da Mariana ou avisá-la que eu gostaria de ter mais informações?
Grata, Beijos.
ola mariana! sou dentista há 08 anos e especialista há 06 anos…estou planejando mudar para Qatar…
Oi Thais,
terias algum contato no Brasil para que possa me orientar e dar entrada na papelada para trabalhar no qatar?
Obrigado
Boa noite,
Queria mais informações sobre como validar o titulo. e como é a qualidade de vida e custo la.
Atenciosamente
Stefanni
Olá boa noite gente, alguém conseguiu respostas da Mariana?
Mariana, também estou interessado em ir, será que tem como me enviar a apostilha ou me falar as formas de conseguir?
Desde já obg!
Tenho interesse tbem, como eu faço para obter mais informações? Grato
Oi td bem sou descendente de palestino com nacionalidade brasileira ou seja nasci no brasil será que tenho mais dificuldade de conseguir o visto permanente?? faço engenharia civil o processo de validação será que é o mesmo? Se puder me responder muito obrigado
Oi Abed.
Se o seu passaporte é o brasileiro acredito que você não tenha nenhuma dificuldade em conseguir o visto.
Na verdade esse processo de validação é apenas para profissionais da área da saúde. Exatas e Humanas precisam apenas traduzir e validar os diplomas nas respectivas embaixadas.
Grande abraço!
oi Thais, tenho muito interesse em sair do Brasil para trabalhar, você saberia me indicar alguma empresa ou clinica na qual eu poderia enviar meu curriculum, sou especialista em prótese dentária. obrigado desde já!
Será que poderia auxiliar , sou especialista em endodontia microscópica,implantodontia,ortodontia ,faço mestrado na UFF e gostaria de mudar pro catar tenho esposa ortodontista e dois filhos
Olá Guilherme,
A Thais Cunha, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM