Facebook Twitter Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    • Home
    • Sobre o BPM
      • Time do BPM
      • Autoras
      • Contato
      • Na Mídia
      • Blogs
    • Colabore
    • Custo de Vida
      • Quanto custa
      • Cheguei e agora?
      • Custo de Vida Pelo Mundo
    • Países
      • Alemanha
      • Austrália
      • Áustria
      • Canadá
      • EUA
      • Espanha
      • França
      • Inglaterra
      • Itália
      • Japão
      • Polônia
      • Portugal
      • Suécia
    • Mais
      • Dicas para viajar sozinha
      • Relacionamentos online
      • Turismo Pelo Mundo
      • Vistos
    • Intercâmbio
      • Intercâmbio pelo Mundo
    Facebook Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    Home»Luxemburgo»Quero morar em Luxemburgo – como faço?
    Luxemburgo

    Quero morar em Luxemburgo – como faço?

    Patrícia SouzaBy Patrícia SouzaAugust 28, 201873 Comments6 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Fonte: Pixabay
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Quero morar em Luxemburgo – Como faço?

    Para qualquer brasileiro sem dupla nacionalidade, o primeiro passo para começar a organizar uma mudança para Luxemburgo envolve entrar com um pedido de autorização de permanência no país seguido pela solicitação da permissão de residência junto ao governo.

    Como brasileiros, não precisamos – ainda – de visto de curto prazo para circular na área de Schengen (Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Liechtenstein, Luxemburgo, Noruega, Malta, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça), ou seja, para quem quer vir e visitar ou fazer reuniões em Luxemburgo por até 90 dias dentro de um período de seis meses, ter o passaporte válido por pelo menos três meses é o suficiente.

    No entanto, se seus planos se estendem por mais de três meses, é necessário passar pelos trâmites burocráticos envolvidos para a autorização para permanecer no país e para a permissão de residência (sim, são documentos diferentes). Luxemburgo possui uma gama de permissões diferentes, para diferentes circunstâncias (estudante, autônomo, trabalhador, expatriado, investidor, etc.), contudo, focarei no processo pelo qual passei e que afeta a maior parte daqueles que vêm ao país atualmente.

    No meu caso, vim para cá direto da Alemanha, ou seja, eu já possuía o Blue Card na Alemanha, que me permitia trabalhar e residir tranquilamente. De qualquer forma, ter a permissão prévia não facilitou, nem encurtou o processo; pelo contrário, foi necessário juntar mais documentos.

    Documentos solicitados

    O primeiro passo foi o fechamento do contrato com a empresa e estipular uma data para início do contrato – por precaução, apesar de o contrato ter sido fechado no final de novembro, em virtude dos contratos de aluguel e mudanças, colocamos 01.03 para início. Apesar de três meses parecer muito tempo, para a minha situação, foi o tempo ideal para fazer uma mudança tranquila e sem atropelos, fechamento do contrato de aluguel e demais trâmites.

    Eu organizei com a empresa para ter assessoramento com o processo de imigração, logo aguardei o contato da empresa para dar início aos trâmites, o que somente ocorreu na metade de dezembro. Além da cópia do contrato de trabalho, foram-me solicitadas cópias da certidão de nascimento, do passaporte completo (isso mesmo, inclusive capas e páginas em branco, 34 páginas ao todo bem caras!), dos diplomas e certificações e originais de antecedentes criminais do Brasil e da Alemanha, além da cópia da minha permissão de residência da Alemanha e de um currículo atual. Todos os documentos devem ser ou cópias certificadas ou originais (apostilamento também é aceito) e, para todo documento que não esteja em inglês, alemão ou francês, uma tradução juramentada deve ser providenciada.

    Leia também: Tipos de visto para morar na França

    Passo a passo

    Dificuldades que eu enfrentei: meus documentos originais (como certidão de nascimento) ficaram no Brasil, então foi bem corrido conseguir juntar todas as cópias considerando ser véspera de Natal. Levando em conta que o processo pode levar até 90 dias para ser concluído, a documentação deve ser levantada o mais rápido possível. Por isso, minha sugestão: tragam originais e cópias desses documentos antes de viajar. Eles são requisitados para dar entrada no processo, para a renovação, enfim. Pode poupar algum tempo e preocupação desnecessária!

    Luxemburgo não tem o mesmo nível extremo de burocracia da Alemanha (ponto para Luxemburgo), então as traduções juramentadas podem ser feitas por qualquer profissional reconhecido. Eu tive a sorte de usar o serviço de uma brasileira indicada em um dos grupos locais. Ela foi supereficiente e prestativa. Mesmo durante o período do Natal, entregou tudo muito rápido e com excelência. Depois que toda a documentação estava pronta e juntada, eu submeti por e-mail as cópias escaneadas para conferência do time e, posteriormente, por correio. É importante ressaltar que para alugar um imóvel em Luxemburgo, muitos locadores solicitam a cópia ou comprovante de residência válido, portanto, esse processo é importante até mesmo para estabelecer a residência.

    Após envio da documentação e encaminhamento para o Ministério, a permissão temporária foi processada e eu a recebi em meados de fevereiro. Em uma linha rápida do tempo: entre o e-mail de solicitação dos documentos que recebi e o envio da solicitação, foram necessários em torno de uns 15 dias. A entrada do pedido foi feita em 05.01 e aproximadamente em seis semanas eu estava com a permissão temporária. Vale lembrar que entre 90 e 120 dias é o prazo estipulado pelo Ministério, logo é bom levar esse tempo em conta.

    Leia também: Mudei para Luxemburgo – mas, onde fica isso?

    Fonte: Pixabay

    Apesar dessa parte do processo ter sido super-rápida, ela foi apenas a autorização temporária de permanência. O primeiro passo, portanto, para a permissão de residência. Após receber o documento e chegar no país, o solicitante tem três dias para se dirigir à comuna de sua residência e concluir a declaração de chegada. Em 90 dias, o solicitante deve ainda concluir um exame médico e enviar a solicitação da permissão de residência.

    Exames médicos

    Após concluir a minha declaração de chegada, fui ao centro de saúde dar seguimento ao segundo passo (exame médico e de tuberculose). O exame médico é simples e conduzido por um clínico geral; o exame de tuberculose consiste em um reagente que o médico passa na pele e, após alguns dias, o paciente deve retornar para ver o resultado. Para minha surpresa reagiu!! Sim, o “círculo” do reagente no meu braço estava maior que o permitido e esperado. Por sorte, eles me questionaram se eu havia tomado a vacina da BCG no Brasil e explicaram que seria uma justificativa.

    Obviamente, eu saí do médico já achando que tinha tuberculose encubada ou algum outro tipo que não se apresentava. Apenas após dez dias de tensão veio o resultado confirmando, no exame de sangue, que não havia sinal de tuberculose. Ufa! Você, brasileiro, hipocondríaco como eu, saiba que a BCG reage com o exame, então fique tranquilo que talvez seja só da vacina mesmo.

    Bem, passada a correria da documentação e o susto da tuberculose, última etapa: levar a documentação e o pedido formal da permissão de residência permanente junto da cópia da declaração de chegada e registro na comuna, comprovante de residência, mais uma cópia do passaporte e pagamento de uma taxa de EUR 80,00 exigida pelo Ministério. A confirmação do exame médico é enviada direto pelo clínico geral e o exame de tuberculose, pelo centro médico, para o Ministério.

    Após algumas semanas, por correio, chegou uma carta convite pedindo para que eu me apresentasse diretamente ao Ministério para fazer a foto biométrica. Em uma semana a permissão de residência fica pronta e o solicitante deve buscar no dia combinado. A carteirinha tem um chip e os principais dados do solicitante. A primeira permissão tem validade de um ano e uma extensão deve ser solicitada dois meses antes de expirar (mais cópias, mais documentos e mais uma taxa…).

    Ainda estou dentro do “prazo de validade”, mas compartilharei também quando for feita a renovação da carteirinha – espero que não haja mais exames-surpresa.

    Até o próximo texto!

    Textos relacionados

    • Transporte Público em Luxemburgo: Gratuidade total a partir de março de 2020!
    • Vantagens e desvantagens do sistema de saúde Luxemburguês
    • Instituições financeiras e as trocas de informações
    • O que devo preparar para morar fora do Brasil?
    • Morar fora e o medo da violência
    • Um ano morando em Luxemburgo
    Clique aqui para ler mais artigos da mesma autora
    Luxemburgo vistos vistos para morar em Luxemburgo
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Patrícia Souza
    • Website

    Patricia é gaúcha de Porto Alegre, administradora e casada. Descobriu que o mundo era maior que Porto Alegre em 2008 e, desde então, resume seus hobbies entre a próxima viagem e o planejamento para a próxima viagem. Já publicou poemas e plantou árvores. Morou em Munique entre 2016 e 2017, mudou para Colônia e desde fevereiro de 2018 vem descobrindo os encantos do pequeno gigante Luxemburgo, onde trabalha para a EY Consultoria Tributária, auxiliando outros expatriados com suas dúvidas.

    Related Posts

    Como faço para ir à Argentina?

    April 15, 2021

    Mudanças no Departamento de Migração Lituano

    November 5, 2020

    Transporte Público em Luxemburgo: Gratuidade total a partir de março de 2020!

    November 13, 2019

    73 Comments

    1. camilla on September 18, 2018 11:44 pm

      Olá tudo bem?
      Gostei muito do seu artigo. Porem tenho duvidas, meu marido, eu e nossos filhos somos brasileiros mas possuímos cidadania italiana. Como seria para emigrar para Luxemburgo? Quais as facilidades e dificuldades encontraríamos?
      Gostaria de ter uma ideia, pois não acho nenhum site que trata disso.
      Obrigada.

      Reply
      • Patrícia Souza on September 19, 2018 10:46 am

        Olá Camilla, tudo bem sim e você? Obrigada pelo feedback e que bom que o texto pôde lhe ajudar 🙂 Sua pergunta é bastante aberta, pois depende muito de que seriam dificuldades e facilidades para você – sim, porque depende de pessoa para pessoa, cada realidade. De qualquer forma, vou te trazer a nossa realidade, pois meu marido também veio com a nacionalidade italiana. Bom, a primeira facilidade que vocês terão, em comparação com alguém que não tem a cidadania, é a parte migratória. Chegamos na comune para nos registrar e, enquanto eu tive de fazer dois exames médicos, entregar muita documentação, comprovantes, ele bastou entregar o passaporte e um comprovante de renda – pois, trabalha para o Brasil. Eventual dificuldade que vocês podem enfrentar é na parte de conseguir aluguel, por estarem longe e, para se registrar (o que deve ser feito em até três dias), precisa de comprovante de residência. Outra dificuldade/barreira seria a parte da língua. Se vocês não falarem francês ou alemão, podem ter alguma dificuldade na parte administrativa do processo. Por outro lado, mais de 1/3 da população fala português, então para serviços em geral será bem tranquilo. Conseguir emprego aqui também é bem tranquilo, depende da formação de vocês. A parte de escola e subsídios do governo para os filhos é muito boa…enfim, eu teria alguns parágrafos para discorrer aqui, mas para começo, acredito que essas dicas já podem dar um norte. Abraços e avise quando estiverem por aqui.

        Reply
        • Manuel Makamu on January 25, 2021 11:41 pm

          Ola espero que estejas bem, eu sou o Emanuel, tenho 20anos e sou orfao de pai e mae, sou um menino sonhador e batalhador,aprendi fazer certas coisas cedo para poder sobreviver e posso dizer que tenho conhecimento em varios trabalhos de mao de obra, estou lutando desde 2018 aqui em Angola-Luanda, para conseguir emigrar para luxemburgo, preciso de algumas dicas.. obrigado pela atencao.

          Reply
          • Patrícia Souza on January 27, 2021 6:53 pm

            Olá Emanuel, obrigada pelo seu email e apresentação. Parabéns para você por ter conseguido sobreviver e se virar e ainda manter sonhos e lutar por eles. Fico à disposição para saber quais dicas você precisa. Abraços

            Reply
        • Marcelo on February 22, 2023 4:24 am

          Olá, compartilho da cidadania italiana, mais não falo outras línguas, apenas o português-Brasil.
          Eu e minha esposa, temos um filho e gostariamos de seguir nossas vidas em outro país, gosto de Luxemburgo e estou muito afim de migrar do Brasil.

          De forma simples, gostaria de saber como consigo;
          *Alugar casa
          *Arrumar emprego
          *Estudar outras línguas, principalmente a local!
          Dicas como; sites, agências, imobiliárias etc…

          Obrigado…

          Reply
    2. Rafael on September 19, 2018 11:16 am

      Olá Patricia, parabéns pelo Artigo, isso deve ser parecido com meu caso, porém estou registrado no trabalho em Portugal, mas ainda não tenho a residencia portuguesa, mas meu patrão tem uma sede em Luxemburgo, e gostaria de me transferir pra lá. Pode me indicar alguma acessoaria para me ajudar com o processo? Obrigado

      Reply
      • Patrícia Souza on September 19, 2018 12:27 pm

        Olá Rafael, eu atuo nesses processos pela EY aqui em Luxemburgo. Caso vocês busquem uma assessoria menor, dependendo do que for, posso verificar se eu poderia lhe assessorar (se não haverá conflito de interesses). Me manda um email pode ser? patricia.sco@hotmail.com

        Reply
        • Gabrielly on August 16, 2019 6:20 pm

          Olá Patricia, tudo bem? Eu sou a Gabrielly e eu gostaria de sair do Brasil, porém eu iria como turista iniciante, você acha que seria muito complicado pra mim conseguir um emprego na área da beleza por aí? E se eu conseguir eu consigo residir? Um beijo e obrigada!

          Reply
          • Patrícia Souza on August 17, 2019 2:36 pm

            Olá Gabrielly, tudo bem? Como turista você não está permitida a trabalhar e não conseguiria nenhum emprego formal. Além disso, o primeiro passo seria se registrar na comune da cidade onde você alugará alguma coisa. Sem emprego e sem documentos, você não conseguirá alugar nenhum imóvel, tampouco conseguirá se registrar e ficará em uma bola de neve. O ideal seria você dar entrada num possível visto do Brasil, dependendo das suas qualificações e línguas que você fale, você rapidamente consegue algo. Bjs e boa sorte.

            Reply
    3. Camilla on October 29, 2018 9:11 pm

      Olá Patricia, tudo joia! Desculpe a demora em responder. Agradeço seu retorno. Meu marido é fluente em inglês e eu estou estudando francês para tentar um pequeno dialogo rs.. Nossa maior preocupação são com nossos filhos para adaptação escolar. Se abrir empresa por ai, facilitaria? Muito obrigada pela sua atenção! E com certeza, te aviso. Será um prazer conhecê-la 🙂

      Reply
    4. Leonardo on November 6, 2018 4:16 pm

      Olá, Patrícia!
      Sou brasileiro e não tenho cidadania europeia. Minha tia mora no Luxemburgo. O que me aconselha fazer para conseguir o visto de trabalho ou de residência?

      Reply
      • Patrícia Souza on November 6, 2018 5:34 pm

        Olá Leonardo, obrigada por seu comentário. Você precisa conseguir um contrato de trabalho. Com o contrato em mãos, o empregador dará entrada no seu visto de trabalho/permissão de residência. Espero poder ter auxiliado. Abraços.

        Reply
      • Virgínia Lima on November 29, 2018 4:45 pm

        Olá, Leonardo!
        Me chamo Virgínia.
        Sou brasileira e também não possuo cidadania européia.
        Eu gostaria de poder trocar algumas informações com você sobre o assunto, se possível.
        Caso sim, entre em contato comigo pelo seguinte e-mail: virginiapereiralima@yahoo.com.br
        Desde já, grata!
        Cordialmente,
        Virgínia Lima.

        Reply
        • Francisco de Sousa Santos on January 29, 2020 11:12 am

          Olá, Francisco, sou brasileiro e recebi uma proposta de trabalho em luxemburgo, mas eu nunca viajei pra outro país, quais são os documentos necessários para migrar e trabalhar em luxemburgo? E quais serão os gastos e tempo?

          Reply
          • Patrícia Souza on February 1, 2020 2:20 pm

            Olá Francisco, primeira etapa é voce ter um passaporte válido que deverá ser feito juntamente à Receita Federal. Posteriormente, conseguir a permissão de trabalho e residência que deverá ser feita diretamente por Luxemburgo através de um procurador ou pelo consulado mais próximo de voce. Quando voce já tiver em mãos a autorização, voce poderá começar a procurar apartamento e/ou moradia em Luxemburgo. Caso a empresa que lhe contratou precise de uma assessoria, fique à vontade para me contatar, pois trabalho com esse processo pela EY de Luxemburgo. Abraços

            Reply
    5. Fernando Santos Araujo on November 8, 2018 9:31 pm

      Oi Patrícia gostei muito do seu artigo mas me explica uma coisa como e possível conseguir contrato de trabalho tem alguma indicação

      Reply
      • Patrícia Souza on November 13, 2018 2:15 pm

        Olá Fernando, obrigada pelo feedback. O contrato de trabalho vai depender muito da sua área de atuação. Luxemburgo é vastamente conhecido pela área financeira, portanto se voce tiver experiência nesse ramo, um bom conhecimento das línguas do país, as chances sao bastante grandes. LinkedIn é uma excelente ferramenta. Abraços

        Reply
    6. Naiara on November 25, 2018 10:19 pm

      Boa noite Patrícia.
      Ótimo artigo.
      Meu marido está tirando a dupla cidadania de Luxemburgo mas eu não tenho direito. Como funciona para requerer como esposa e sabe se é possível morarmos (principalmente eu) na França, Bélgica ou Portugal com a cidadania européia dele somente?
      Patrícia, se tiver indicação de grupos de whatsapp de brasileiros residentes em Luxemburgo, agradeço.
      Abraço.
      Naiara

      Reply
      • Patrícia Souza on November 26, 2018 8:14 am

        Bom dia Naiara, obrigada pelo feedback. Não tenho conhecimento das leis dos outros países, contudo entendo que pela lei de free movement europeia, voce tem o direito de acompanhá-lo, como family reunification, não sei quais são os trâmites nestes países. Não tenho grupo de brasileiros no WhatsApp para lhe informar. Abraço

        Reply
    7. Gabriela on December 3, 2018 3:20 pm

      Olá Patricia,
      Sou brasileira de nacionalidade luxemburguesa e tive o prazer de conhecer o Luxemburgo no ano passado.
      Eu gostaria de perguntar como está o mercado de artesanato no seu país?
      Eu sou artesã e trabalho com lembranças personalizadas para aniversários e casamentos.
      Aqui no Brasil, costumamos decorar as festas e fazer lembrancinhas para que os convidados levem embora.
      Você poderia me ajudar me respondendo como as pessoas comemoram os aniversários de seus filhos em seu país?
      Me desculpe se te perguntar uma coisa tão específica mas não há material de pesquisa na Internet.
      Agradeço desde já!
      Abraço

      Reply
      • Patrícia Souza on December 3, 2018 3:34 pm

        Olá Gabriela, tudo bem? Não há o que se desculpar, é uma satisfação poder colaborar. Infelizmente, contudo não é minha area, por isso meu conhecimento é bastante limitado. O que geralmente recebi em nascimentos foram cartões compartilhando o nascimento dos bebes, porém não era próxima da pessoa. De casamento, recebi do meu colega indiano uma sacolinha, mas bastante específica também. Não sei até que ponto nossa tradição se aplica aqui- Abraços

        Reply
        • Gabriela on December 3, 2018 6:52 pm

          Muito obrigada!! Um grande abraço e tudo de melhor pra vc!

          Reply
    8. Ana Lucia Dutra on December 28, 2018 3:28 pm

      Adorei seu texto. Muito esclarecedor. Conheci Luxemburgo esse ano(abril-2018) e me.apixonei. Acabei de me aposentar no Brasil como psicóloga e professora universitária. Tenho renda de minha aposentadoria e alguns bens. Gostaria de saber se há algum visto específico para aposentados como o D7 para Portugal ou não. Se há exigência de renda? Se é necessário falar a língua para requerer visto? Agradeceria se me orientasse. Obrigada.

      Reply
      • Patrícia Souza on December 29, 2018 1:15 am

        Olá Ana Lúcia, obrigada pelo carinhoso comentário. Em Luxemburgo, existe o visto para razões pessoais de mudança, mas concedê-lo depende única e exclusivamente da sua capacidade de se financiar e da boa vontade das autoridades. Há exigência de renda e de cobertura de seguridade social/médica. Posso lhe auxiliar a requerer esse visto pois presto consultoria para brasileiros. Fico à disposição. Abraços

        Reply
    9. Blaise on December 29, 2018 9:16 am

      Bom dia, bom dia Patricia.

      Desculpa pela pergunta, tem como fixar residência em Luxemburgo, indo Como turista, como é o processor?

      Grato!
      Deus abençoe

      Reply
      • Patrícia Souza on December 31, 2018 12:50 pm

        Olá Blaise tudo bem? Não há o que se desculpar. O visto de turista lhe permite permanecer até 90 dias no país como turista, isto é, em caráter temporário e visitando o país. Para brasileiros, nenhum visto é requerido para entrar na área de Schengen ainda (essa regra está mudando), ou seja, basta termos o nosso passaporte válido por pelo menos seis meses. De qualquer forma, você não terá autorização para permanecer no país enquanto residente sendo turista. Abraços e um ótimo ano novo.

        Reply
    10. Andreia on January 3, 2019 11:29 pm

      Olá Patricia gostaria de uma assessoria tenho interesse de ir pra Luxemburgo pra trabalhar e levar meus filhos adolescentes pra estudar, mas só tenho o inglês básico vou entrar num curso de francês tenho um comércio aqui em São Paulo como funciona a questão de renda pra ter essa autorização pta morar por um tempo?

      Reply
      • Patrícia Souza on January 4, 2019 1:10 pm

        Olá Andreia, tudo bem? Você precisa comprovar ter renda/meios suficientes para se manter aqui pelo tempo do visto. Não recordo de ver na legislação um valor específico, contudo imagino que eles calculem uns EUR 50/dia por pessoa, mais valores de aluguel e demais despesas. Além disso, voce precisa comprovar estar coberta pela seguridade social do Brasil e ter uma cobertura de seguro à parte. De toda forma, acredito ser pouco provável voce conseguir autorização sem falar inglês e sem falar nenhuma das línguas oficiais do país. A menos que possua um currículo muito específico e que seja uma demanda especifica do país. Abraços

        Reply
    11. Silvia on January 4, 2019 10:37 pm

      Oi Patrícia muito obrigada pelas dicas.
      Tenho nacionalidade espanhola e gostaria de saber em que consulado preciso ir para obter autorização para trabalhar em LUX?
      Por curiosidade, qual seria o salário mínimo necessário para se ter uma vida confortável para 1 pessoa em LUX ? Incluindo-se despesas de moradia, assistência médica, divertimento , etc?

      Reply
      • Patrícia Souza on January 6, 2019 12:13 am

        Olá Silvia, como cidada europeia, voce nao precisa ir a nenhum consulado pedir autorizacao, voce se beneficia da livre circulacao e transito da uniao europeia. Dificil de estimar, mas o governo calcula em EUR 2500/mes.

        Reply
    12. beatriz on January 10, 2019 5:44 pm

      Bom dia Patricia, parabéns pelo seu texto!! Muito bom!

      Eu tenho cidadania Luxemburguesa e penso em ir morar em Luxemburgo. Sou formada em arquitetura, vc sabe me informar como esta área ai no país, em questão de trabalho?
      Você faz alguma consultoria de ajuda pra quem pretende morar neste país?
      Obrigada desde já

      Reply
      • Patrícia Souza on January 10, 2019 9:11 pm

        Boa tarde, Beatriz, obrigada pelo feedback. Fico feliz que o texto possa contribuir de alguma forma. Infelizmente, não tenho muito conhecimento em mercado de trabalho para áreas alheias à minha, de qualquer forma, dependendo da consultoria que voce precisar, posso lhe assistir sim. Deixe-me saber de que forma posso lhe assessorar. Abraços

        Reply
    13. Jose Sampaio on January 19, 2019 12:40 am

      Olá Patrícia,

      Parabéns pelo texto! Tá bem esclarecedor e a tua escrita é extremamente gentil, é um prazer ler.

      Entretanto fiquei com algumas dúvidas. Sou brasileiro sem cidadania europeia e vivo e trabalho em Portugal através de um visto de trabalho (highly skilled labour). Estou em fase de negociação com uma empresa de Luxemburgo e gostaria de saber algumas coisas antes de avançar.

      Sendo residente Português necessito da autorização temporária de estadia?
      Já é possível começar a trabalhar com a autorização temporária de estadia, ou é necessário aguardar pelo titulo de residência?

      Gostaria também de contar com a tua assistência no processo de imigração, caso o mesmo ocorra.

      Obrigado!

      Reply
      • Patrícia Souza on January 21, 2019 7:31 am

        Olá José, obrigada pelo retorno, é realmente muito gratificante ter esses retornos. Se voce já tiver o Blue card por mais de 2 anos, provavelmente não precise de uma nova permissão, pois já poderá circular livremente com essa permissão pela Europa. Caso contrario, sim, precisa de uma nova permissão. Fica à vontade para entrar em contato comigo caso necessite desse suporte. Patricia.sco@hotmail.com

        Reply
    14. Nelio on January 22, 2019 7:47 pm

      Boa tarde, Patricia!
      Sou servidor público aposentado, e gostaria de sabe de q forma vc poderia me ajudar no trâmite da documentação e informações referentes à obtenção do visto p residência não lucrativa em Luxemburgo. Saberia dizer quantos euros para o cabeça do casal e para cada dependente? Qtos anos de residência nesse pais para requerer a cidadania?
      Desde já agradeço-lhe pela atenção!
      Aguardo resposta.
      Felicidades…

      Reply
      • Patrícia Souza on January 22, 2019 9:32 pm

        Boa noite, Junior, tudo bem? Caso voce tenha interesse em uma assessoria, posso lhe ajudar. Caso contrario, voce pode encontrar todas as informações principais através do site: http://www.guichet.lu. Todas os documentos e passos para cada tipo de visto voce pode encontrar nesse site. Note, contudo, que não há um valor específico, mas sim a informação de que a pessoa deve ser capaz de se sustentar pelo período e estar vinculada a um sistema de seguridade social. São cinco anos de residência para dar entrada ao pedido de cidadania (um teste da língua será requisitado). Espero ter ajudado e fico à disposição. Abraço

        Reply
    15. Hélida on January 24, 2019 2:46 pm

      Boa tarde, Patrícia.

      Muito bom seu texto! Parabéns por todas as suas conquistas!

      Estou pensando em ir fazer um Master 2 em Luxemburgo. Já fiz um M1 em Paris em 2015. No entanto, verifiquei que o custo de vida em Luxemburgo é muito alto. Eu precisaria trabalhar enquanto faço meu curso.

      Sou da área do Direito Internacional, mas sei que encontrar um trabalho de meio período nessa área seria muito difícil. Você sabe se é possível encontrar algum subemprego de meio período que possa me ajudar nas despesas? Você havia dito que é fácil encontrar emprego, mas seria em alguma área específica?

      Muito obrigada

      Reply
      • Patrícia Souza on January 28, 2019 11:11 pm

        Olá Hélida, tudo bem? Obrigada pelo retorno. E muito bom saber que podemos alcançar tanta gente! Não sei como funcionaria a parte de mini job, mas entendo que se o visto de estudante permitir o mini job, nâo deveria ser tão dificil. Emprego aqui realmente é o que não falta. Abraços

        Reply
    16. Amanda on January 28, 2019 5:18 pm

      Olá, Patrícia! Adorei o texto, foi uma ótima síntese do que andava procurando!
      Meu namorado possui dupla cidadania luxemburguesa e estamos com planos de nos mudarmos para Luxemburgo. Gostaria de te perguntar se o fato de possuirmos uma União Estável me qualifica para aplicar o visto de family reunification ou se eles reconhecem apenas o casamento.

      Andei lendo nos sites do governo de Luxemburgo e eles falam muito sobre tanto Marriage quanto “Registered Partnership”, e vi também que existe uma união luxemburguesa bem similar à União Estável, mas mesmo assim fico com dúvidas se eles reconheceriam o documento brasileiro na hora de analisar meu requerimento para permissão de moradia

      Reply
      • Patrícia Souza on January 28, 2019 9:44 pm

        Olá Amanda, que delícia ouvir seu feedback. Obrigada! Em princípio, eles reconhecem registered partnership, porém seria interessante pesquisar se a união estável do Brasil seria reconhecida aqui como tal. entendo que sim, mas voce pode pesquisar no site Guichet.lu – as informações estão em inglês. Qualquer dúvida, deixe-me saber. Abraço

        Reply
    17. Gisele Bitencourt Soares on February 20, 2019 3:39 am

      Olá Patricia nossa amei os seus depoimentos cara por gentileza vê se você consegue me da um norte .
      A minha irmã quer ir residir em Luxemburgo por sua vez temos tios residentes e com trabalho e moradia .
      Ela tem duas filhas que vai ficar no Brasil como ela deve proceder ? Tia o visto de passeio e procura o emprego.nesse período se ela conseguir ela consegue solicitar o visto de residência? Em consegue pegar as duas filhas delas é levar para morar lá é ter todo acesso a escola etc ? Desde já agradeço vou te mandar email bjs

      Reply
      • Patrícia Souza on February 20, 2019 9:56 pm

        Olá Gisele, obrigada pelo feedback. A autorização de permanência ou de trabalho deve ser retirado no país de origem. O visto de turismo tem o único propósito de turismo, portanto ela não poderia vir com esse visto e procurar emprego, pois estaria atuando ilegamlmente. Espero ter ajudado e desejo sucesso a vocês com a solicitação do visto. Abraços

        Reply
    18. Ariadne on February 24, 2019 3:51 pm

      Eu tenho passaporte como cidadã Italiana!!!
      Consigo fazer essa transição com mais facilidade?

      Reply
      • Patrícia Souza on February 25, 2019 11:57 pm

        Olá Ariadne, desculpe, mas não entendi seu questionamento. Qual transição? Abraços.

        Reply
    19. Henrique Macedo on March 27, 2019 3:04 pm

      Olá Patrícia,

      Primeiramente parabéns pelos posts, temos pouca coisa a respeito de Luxemburgo (sob o ponto de vista de brasileiros) na WEB.

      Sou Brasileiro e Luxemburguês e trabalho na área bancária aqui no Brasil, sei que é uma das áreas mais fortes aí em Luxemburgo, gostaria de saber mais detalhes sobre o sistema financeiro e como me preparar para num futuro próximo me qualificar para uma vaga em algum Banco aí, se tiver algumas dicas ou indicações agradeço.

      Obrigado,

      Henrique

      Reply
      • Patrícia Souza on April 2, 2019 9:20 am

        Olá Henrique, tudo bem? Obrigada pelo comentário e feedback. No seu lugar, eu investiria nas línguas. Ter experiência na área bancária não é tudo, voce precisa também ter uma graduação e conhecer as línguas do país, pelo menos inglês e francês. Invista nisso aí do Brasil, que possibilidades de emprego sao muitas por aqui. Abraços

        Reply
    20. Francina Mª. Bandeira Assunção on April 3, 2019 5:24 pm

      Olá Patricia, boa tarde!
      Adorei ler o seu post e a sua presteza no esclarecimento das dúvidas, parabéns!
      Moro em Portugal desde 2017, visto D7, reformada no Brasil. Este ano, 2019, irei conhecer Luxemburgo para, futuramente, passar uma temporada. Obrigada e parabéns pelo trabalho.

      Reply
      • Patrícia Souza on April 3, 2019 9:50 pm

        Olá Francina, obrigada pelo carinho e feedback. Espero que goste de Luxemburgo assim como eu. Abraço.

        Reply
    21. Jaqueline on April 3, 2019 7:50 pm

      Olá , boa tarde ! Poderia me ajudar indicando algumas agência de aluguel de quartos ? Estou com muita dificuldades de encontrar um. Estou indo a trabalho .
      Obrigada

      Reply
      • Patrícia Souza on April 3, 2019 9:52 pm

        Olá Jaqueline, tudo bem? Obrigada pelo comentário. Eu utilizei o app atHome.lu além de pesquisas no Google. Desconheço agências de alugueis de quartos, mas voce pode encontrar bastante oferta pelo Facebook também. Abraço e seja bem-vinda. Seu empregador não consegue lhe auxiliar com a parte de relocation?

        Reply
    22. Tatiane Fátima Da Silva on April 18, 2019 7:32 am

      Bom dia Patrícia
      Estou a passeio na Bélgica , mais queria residir em Luxemburgo e gostaria de saber o que devo fazer para arrumar um emprego e dar entrada na minha documentação para ficar legal no país
      Fico no aguardo , adorei a matéria

      Reply
      • Patrícia Souza on April 18, 2019 8:36 pm

        Bom dia Tatiane, tudo bem? Obrigada pelo feedback. Eu não tenho informações suficientes sobre a sua situação para lhe passar uma opcçao precisa, contudo considerando voce ser cidadã brasileira, solteira, sem qualquer outra nacionalidade e/ou visto europeu, o caminho correto seria aplicar para alguma das opções de visto do Brasil (ou do seu país de origem) e, então, vir para Luxemburgo. O visto mais “normal” seria o visto de trabalho. Para tanto, voce precisa de um contrato de trabalho aqui em Luxemburgo que justifique o governo lhe entregar a permissão. Para conseguir emprego em Luxemburgo, além de enviar suas inscrições para as vagas de emprego a que voce teria interesse, seria importante voce ter um currículo bastante qualificado e o domínio de alguma das línguas oficiais, além do inglês. Existe também o pedido de visto por raZões pessoais, mas voce precisa comprovar ter meios suficientes de subsistência (em torno de EUR 2k/mês, além das despesas básicas) e um plano de saúde próprio que comprove uqe voce nao ficara dépendente do sistema Luxemburgues. Qualquer dúvida extra, fico à disposicao. Abraços

        Reply
    23. HIAGO REZENDE on May 8, 2019 2:05 am

      Olá Patrícia, tudo bem?
      Estou interessado em me mudar para luxemburgo, a intenção é trabalhar e estudar.
      Tenho dúvidas com relação a conseguir a autorização de permanência no país.
      Como eu não tenho nenhuma oferta de emprego, eu poderia mesmo assim entrar com a solicitação de residencia no país como autônomo? Se não, eu poderia ir (pelo direito de permanecer até 90 dias sem visto) e durante minha estadia tentar conseguir uma oferta de emprego para apresentar o contrato da empresa ao governo? Ou fazendo isso eles entendem como se você estivesse burlado a legislação ao estar utilizando do direito de permanecer os 90 dias a passeio, para conseguir trabalho?

      Reply
      • Patrícia Souza on May 8, 2019 1:18 pm

        Olá Hiago, tudo bem? Como non-EU citizen, o processo de visto deve ser feito no país de origem – seja de estudos, seja de trabalho. Existe um visto especial chamado de visto para Razões pessoais, em que as autoridades entregam o visto para pessoas que tenham algum motivo pessoal muito forte para virem para o país. Contudo, é necessário comprovar capacidade de se sustentar com pelo menos EUR 1000/mes, ter um local para morar já com contrato ou algum vínculo e um seguro saúde que prove que você não estará às custas do sistema previdenciário daqui. Sim, você não pode se candidatar a vagas de emprego estando em Luxemburgo com visto de turista. Minha sugestão: candidate-se ppelo Brasil e, quando surgir a oportunidade, a empresa deverá lhe auxiliar com o processo de visto. Se você tiver um curriculo cujas qualificações são necessárias aqui no mercado, deverá conseguir com bastante rapidez. Boa sorte e sucesso!

        Reply
    24. Valeriano da Silva on June 7, 2019 3:02 pm

      Olá Patricia!

      Eu sou Angolano, que imigrar e trabalhar no Luxenburgo, quais são os pasos que eu devo dar?

      Reply
      • Patrícia Souza on June 8, 2019 6:51 am

        Olá Valeriano, obrigada pelo seu comentário. Primeiro passo seria entender o tipo de visto e permissão de trabalho que você precisa para vir para cá. No site http://www.guichet.lu você terá uma boa ideia. Após entender se um visto será necessário e o tipo de permissão de trabalho que você necessita, você pode dar seguimento ao processo. Como você tem interesse em vir trabalhar aqui, dependerá muito da sua qualificação e do ramo que quer seguir. Eu sugiro procurar vagas no LinkedIn ou sites de emprego e começar a dar andamento a entrevistas à distância. Assim que você tiver com a proposta em mãos poderá dar entrada no pedido de permissão de trabalho junto às entidades migratórias. Abraços e muita sorte nesse processo.

        Reply
    25. Jefferson on July 31, 2019 8:16 pm

      Oi Patricia, boa tarde !
      Meu nome e jefferson. Sou do RS. Eu e minha esposa estamos pensando em ir morar ai. Tenho bastante experiencia em vendas e consultoria de Tecnologia de informacao. Sou formado em economia, sistemas de informacao com pos em gerenciamento de projetos. Hoje trabalho na dell tecnologies e estou saindo da empresa. Minha esposa e formada em gestao financeira mas sua carreira sempre foi com vendas. Como funciona para ir para ai. Precisaria levar qual valor para nos mantermos por um tempo ate conseguirmos emprego. Quais documentos precisaria ter (Visto, passaporte, etc…) … Eu nao falo frances, alemao e luxemburgues, mas tenho um ingles basico e portugues … Sera que conseguiriamos nos virar por um tempo pelo menos ate aprender bem as linguas dai…

      Reply
      • Patrícia Souza on August 1, 2019 11:11 am

        Oi Jefferson, tudo bem? Suas perguntas sao bastante amplas. Para vir para cá, primeiro ponto seria ter o visto para vocês dois e, para se conseguir o visto, geralmente é necesário um motivo (trabalho, estudos, etc). Vocês podem dar entrada em um visto por motivos pessoais para vir, mas a autorização do mesmo depende exclusivamente das autoridades. Com relação às línguas, sem falar ao menos inglês, será bastante difícil vocês conseguirem entrada no mercado de trabalho. No mínimo inglês fluente ou francês seriam necessários, De valores, depende de muitas variáveis (local de aluguel, custo de vida, etc). Espero ter ajudado, abraços

        Reply
    26. Jeferson on August 28, 2019 7:33 pm

      Olá Patricia, atualmente moro em Portugal e estou pensando em imigrar para Luxemburgo, ainda não tenho residência em Portugal, entretanto já dei entrada ao processo de residência no país, minha dúvida e se algum documento que tenho de Portugal serve em Luxemburgo, e se vale mais a pena eu esperar mais um pouco e conseguir a residência de cá e depois ir, ou não faz diferença me aventurar agora ou depois. Não falo francês mas estou me empenhando pra aprender pelo menos o básico e depois de estar em Luxemburgo aperfeiçoar o idioma. Desde já muito obrigado

      Reply
      • Patrícia Souza on September 14, 2019 1:43 pm

        Olá Jeferson, tudo bem? Não ficou claro para mim sua primeira dúvida, mas tentarei responder de qualquer forma. Os documentos de Portugal a que você se refere seria a permissão de residência, imagino? Eu não tenho certeza se a permissão de residência em Portugal, sendo temporária, é válida em Luxemburgo, mas creio que não. De qualquer forma, para imigrar para Luxemburgo e construir residência aqui alguns pontos são importantes. 1. Você tem a(s) devida(s) permissão(ões)? Permissão de trabalho/residência? 2. Você fala alguma das línguas oficias do país? 3. Você tem a(s) qualificação(ões) que o país demanda para conseguir trabalho? Essas perguntas são importantes, pois sem permissão, você não consegue emprego e nem alugar um espaço para morar, consequentemente não consegue se registrar no país e não possuirá cobertura médica. Qualquer dúvida, deixe-me saber. Abraços

        Reply
    27. Daniele Almeida on September 7, 2019 12:26 pm

      Olá, tudo bem?
      Esta permissão de residencia dá direito a trabalho?

      Reply
      • Patrícia Souza on September 14, 2019 1:48 pm

        Olá Daniele, tudo bem sim e contigo? A permissão de residência garante ao portador residência e direto a trabalho. Abraços

        Reply
    28. Antônia Jeaneth on November 11, 2019 10:06 am

      Olá Patricia
      Sou brasileira moro à 6 anos em Portugal e tenho residência portuguesa (3° residencia)
      É passaporte brasileiro já emitido em Portugal.
      Gostaria de ir viver em Luxemburgo. Meu problema inicial é que não falo outra língua, mas estou dicidida a estudar, claro.
      Gostaria se possivel de Sua ajuda em relação a documentos para eu poder mudar me.
      Por onde devo começar?
      Desde de já obrigada

      Reply
      • Patrícia Souza on November 11, 2019 4:24 pm

        Olá Antônia, tudo bem. Obrigada pelas infomações. Para que eu possa lhe auxiliar, preciso entneder um pouco melhor o contexto. Seu objetivo é vir para trabalhar aqui, imagino? Que tipos de documentos você precisaria? Você jã está com residência portuguesa, imagino permanente, seria interessante você ir até o consulado de luxmeburgo em Portugal verificar se essa residência lhe Dá permissão para residir em qualquer país da UE.

        Reply
    29. Luciana lima on April 1, 2020 7:04 pm

      Olá!
      Sou brasileira mas tenho nacionalidade luxemburguesa tamb. Estou pensando em mudar de São Paulo para Luxemburgo .
      Sou arquiteta, meu marido advogado e tamb formado em Comercio exterior.
      Temos uma filha de 9meses.
      Como poderíamos fazer isso?
      Você poderia nos ajudar?

      Reply
      • Patrícia Souza on April 4, 2020 12:58 pm

        Olá Luciana, conforme respondido por email.

        Reply
      • Patrícia Souza on April 4, 2020 1:00 pm

        Conforme email.

        Reply
    30. Giovanna Stamato on June 15, 2020 2:42 am

      Olá Patricia, boa noite!

      Parabéns pelo texto, bem esclarecedor. Me chamo Giovanna, tenho passaporte europeu (cidadania Italiana) e estou planejando morar em Luxemburgo no início de 2021.

      Fiquei com uma dúvida em relação ao aluguel de residências. Chegarei sem contrato de trabalho, mas com renda para 2-3 meses até que eu consiga me recolocar profissionalmente. Qual a orientação que você me sugere para conseguir um aluguel sem contrato de trabalho? Existe essa possibilidade nas imobiliárias ? Desde já agradeço a atenção.

      Reply
      • Patrícia Souza on June 15, 2020 8:04 pm

        Olá Giovanna, tudo bem? Obrigada pelo feebdack.
        Acredito que seja bem pouco provável voce conseguir, depende muito de quanto voce tem. No aluguel aqui vai de largada o valor da caução + aluguel + charges. Ou seja, os dois meses que voce tem seriam para o primeiro mês e, considerando a situação do mercado e não haver outras référencias, um locador teria que estar muito disposto a arriscar o imóvel dele alugando para um estrangeiro e ainda sem emprego….estou sendo bastante Honesta, pois o mercado aqui é bastante aquecido, então a Seleção já começa nos emails, quando eles pedem, visto/passaporte, contrato de trabalho, renda, etc.….o ideal seria voc’e de repente procurar um air bnb ou um quarto para diviir.

        Reply
    31. Eduardo Backer on October 11, 2020 10:42 pm

      Olá Patrícia, obrigado pelo artigo. Minha intenção é ir estudar, porém ,ao longo do master, também procurar emprego na área financeira (a qual trabalho no Brasil). O visto é o mesmo para estudo e trabalho? Eu consigo a permissão de residência ao ser aceito na uni?

      Obrigado!

      Reply
      • Patrícia Souza on November 3, 2020 3:28 pm

        Olá Eduardo, tudo bem?
        Obrigada pelo feedback. O visto de estudo não é o mesmo de trabalho, e seria necessario pesquisar os trâmites para conseguir trabalhar enquanto inscrito na faculdade. Você pode verificar em http://www.guichet.lu
        Acredito que você consiga permissão de residência sim, mas não de trabalho. Da uma verificada no site acima e, caso precise de mais informações, pode ficar à vontade para me contatar.
        Abraços

        Reply
    32. camila on June 9, 2022 12:42 pm

      Olá Patricia
      obrigada pela sua publicação.
      onde posso me candidatar para vagas de trabalho em Luxemburgo?
      venho pensando nos últimos anos a tentar algo fora do Brasil, poderia me dar algumas dicas e orientações?

      Reply
    33. Aurio on February 17, 2023 11:13 pm

      Eu sou angolano como fazer para imigrar em Luxemburgo?

      Reply

    Leave A Reply Cancel Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    • Facebook
    • Instagram
    Curiosidades Pelo Mundo

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    By Alessandra FerreiraMarch 1, 20230

    Olá! Mais um ano se passou, agora o Covid-19 e a pandemia ficaram cada vez…

    Terremoto na Turquia

    February 10, 2023

    Natal em tempos de guerra

    December 21, 2022

    10 fatos mais chocantes ao mudar para Turquia

    October 25, 2022
    Categorias populares

    Green Card e Residência permanente após o casamento

    April 26, 2015

    Como morar legalmente na Espanha

    August 7, 2015

    Como estudar no Ensino Superior em Portugal

    August 14, 2014

    Como é morar em Santiago no Chile

    June 28, 2014

    Validação do diploma brasileiro nos EUA

    May 20, 2016

    Cinco razões para não morar na Dinamarca

    April 19, 2015

    É brasileiro e reside no exterior? A Receita Federal ainda lembra de você!

    February 9, 2017

    Passo-a-passo para fazer mestrado ou doutorado com tudo pago nos EUA

    March 2, 2016
    BrasileirasPeloMundo.com
    Facebook Instagram
    • Sobre o BPM
    • Autoras
    • Na Mídia
    • Anuncie
    • Contato
    • Aviso Legal
    • Política de privacidade
    • Links
    © 2012-2023 BrasileirasPeloMundo.com

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.