Reciclando a árvore de Natal nos EUA

5
547
Advertisement

A árvore de Natal é um símbolo desta data tão especial, e aqui em St. Louis não é diferente. Aqui, assim como na maioria das cidades americanas, durante as festas de fim de ano usamos pinheiros de verdade como árvores de Natal. Como estamos no interior, existem fazendas inteiras que vivem apenas disso. Elas cultivam pinheiros o ano todo para que estes sejam vendidos nos dias que antecedem o Natal, e inúmeras famílias americanas vão até estas fazendas para comprar seus pinheiros e enfeitá-los. Lá você pode escolher sua árvore e cortá-la diretamente do pé pra levar pra casa. Após o corte, os funcionários da fazenda usam toda uma técnica para embrulhar a árvore e fixá-la no topo do seu carro para que a mesma chegue em segurança no seu destino final.

Cena comum nos EUA nos dias que antecedem o Natal: famílias levando suas futuras árvores de Natal pra casa no topo dos carros
Cena comum nos EUA nos dias que antecedem o Natal: famílias levando suas futuras árvores pra casa no topo dos carros

Existem árvores de vários tipos, tamanhos e preços, e fica a critério de cada família escolher a árvore que melhor lhe convêm. É o famoso “Pick Your Own Tree” (escolha a sua própria árvore) ou Cut Your Own Tree (Corte a sua própria árvore), assim como há o “escolha a sua abóbora” nos Pumpkin Patches durante o Halloween. Aqui a escolha da árvore é uma tradição de família que ocorre logo após as festas do Thanksgiving.

Depois de cortar ou escolher a árvore, os funcionários do local de compra embrulham o pinheiro para que o mesmo chegue ao destino final sem ser danificado
Depois de cortar ou escolher a árvore, os funcionários do local de compra embrulham o pinheiro para que o mesmo chegue ao destino final sem ser danificado

Mas passadas as comemorações do Natal, muitas famílias se perguntam… O que fazer com a árvore? No primeiro ano que passei a data aqui nos EUA, achei muito interessante a forma como algumas famílias em St. Louis se questionam sobre isso, afinal, no Brasil não temos esse tipo de preocupação. Nossas árvores são de plástico, e assim, após o Dia de Reis guardamos as decorações e a árvore propriamente dita até o próximo ano.

Muitas famílias americanas jogam suas árvores fora. Algumas tentam plantar o pinheiro no quintal de casa, mas você já imaginou como ficaria o seu quintal após algum tempo plantando pinheiros todos os anos? Não dá né?

Pinheiros e mais pinheiros de Natal
Pinheiros e mais pinheiros de Natal

Pensando nisso e com toda a preocupação sobre as mudanças climáticas que vem ocorrendo no mundo, campanhas para preservação da natureza, incentivo ao não desmatamento das florestas, reciclagem, dentre muitos outros assuntos, muitas prefeituras americanas criaram programas de doação de árvores de Natal pós-festividades.

As famílias retiram a decoração e ligam para o Departamento de Conservação Ambiental marcando um horário para fazer a doação. Um caminhão passa recolhendo as árvores (organizadamente por distrito ou subdivision) e as leva até a sua próxima “casa”. Outras famílias transformaram a doação em uma nova tradição. Levar as árvores até o local das doações se tornou um programa pras crianças, assim como a colheita da árvore nos dias que antecedem o Natal. Além de verem o destino de suas árvores, as crianças aprendem sobre os benefícios de suas doações para o meio ambiente. (Coisa de primeiro mundo, gente!)

Após as doações as árvores são colocadas em lagos e rios, pois através de pesquisas, se descobriu que as mesmas se tornam um tipo de complexo aquático para milhares de espécies de peixes e invertebrados, que passam as usá-las como habitat natural, alimento e tem muito mais facilidade de reprodução. Além disso, as árvores possuem um mecanismos de oxigenação que ajuda na despoluição da água.

Pois é, você já tinha parado pra pensar em como a sua árvore de Natal pode ser reciclada e beneficiar a natureza? É a magia do Natal! Como dizem os Americanos: “It is the most wonderful time of the year!” (É a melhor época do ano!)

Exemplo de lago onde as árvores são reaproveitadas
Exemplo de lago onde as árvores são reaproveitadas

Ficou interessado em saber mais? Segue um link do Departamento de Conservação Ambiental de St. Louis contando detalhes sobre a reciclagem das árvores de Natal na cidade.

5 Comentários

  1. Parabéns Lorrane os seus textos são muito interressantes e criativos, sou sua fã. Vc tem umas sacadas muito boas e sempre aprendo muito com os seus textos. Me tornei leitora asídua do bloc por causa dos seus textos .Aproveito para lhe desejar um excelente 2015. E que venham mais textos tão informativos . Grande beijo.

    • Cassia, obrigada pela mensagem tão cheia de carinho. Espero poder continuar escrevendo e informando você e muitas outras pessoas. Um Feliz 2015 pra você também. Beijo grande

  2. Oi Lorrane,

    Mesmo morando há 4 anos nos EUA, em 2014 foi o primeiro que usei um pinheirinho de verdade.

    Olha, no início deu um trabalho porque compramos uma árvore grande e imagina o malabarismo que tivemos que fazer para passar na porta… risos… Mas depois veio a preocupação, o que faríamos com árvore em janeiro. Então analisei algumas opções e daí me lembrei que em junho temos festa junina e sempre é difícil conseguir lenha (grande) para fazermos a fogueira.

    Tcharam!!! Decidi cortar a árvore para a nossa fogueira. Acho que daqui poucos anos poderemos fazer uma fogueira enorme reciclando a o pinheiro de Natal….rs…

    Mwah!

  3. Olá muito interessante seu texto, me tira uma dúvida o pinheiro é cortado semanas ou dias antes do Natal? Eles não ficam amarelados? Depois que é cortada dura quanto tempo?? Desde já obrigada.

    • Vânia,

      Obrigada pelo comentário.
      O pinheiro é cortado logo após o Thanksgiving, que geralmente ocorre 4 semanas antes do Natal. Existe uma base que a maioria das pessoas aqui tem, onde colocamos o pinheiro, e ali coloca-se água. Dessa forma o tronco dele fique na água e ele geralmente não amarela. É bom também colocá-lo perto de um lugar onde haja claridade, isso ajuda a manter a corzinha. Aos pouquinhos, na medida em que se aproxima do Natal algumas folhinhas caem sim, mas o pinheiro geralmente continua bonito. Eu nunca tive problemas.

      Continue nos acompanhando.

      Abraço,

      Lorrane

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.