BrasileirasPeloMundo.com
Itália Turismo Pelo Mundo

Sardenha: um sonho a ser realizado

Caros leitores, aqui estamos juntos, outra vez, como prometido, para descobrir outra maravilhosa região: Sardenha.

A Sardenha é a segunda maior ilha do Mediterrâneo, graças a sua localização estratégica e riquezas naturais. Desde a antiguidade tem uma população significativa e um alto desenvolvimento de trocas comerciais e culturais entre suas cidades e zonas costeiras.

Em razão das montanhas, florestas e planícies que a compõem, juntamente com os territórios ainda em grande parte desabitados, rios, litorais rochosos e praias arenosas, a ilha é metaforicamente conhecida como um microcontinente.

Muitos viajantes e escritores contemporâneos têm elogiado a beleza e o esplendor do local, sendo imerso em uma paisagem na qual se podem observar os restos da civilização nurágica.

Sardinia, Italy: nuraghe building near Macomer - Sardegna, Macomer: Nuraghe Succuronis
Construção nurágica nas proximidades de Macomer, na Sardenha (Foto: ?)

O clima mediterrânico é típico de grande parte da Sardenha. Nas zonas costeiras, onde mora a maior parte da população, a presença do mar promove invernos suaves, com temperaturas que raramente caem abaixo de zero. Os verões são quentes e secos, com uma ventilação considerável. A brisa do mar e a ventilação constante permitem suportar as temperaturas do verão.

A Sardenha também tem um patrimônio histórico e cultural de grande importância, com traços das culturas indígenas e influências das grandes potências coloniais antigas.

É impossível não se surpreender com a paisagem encantadora. As gaivotas voam suavemente no profundo azul do céu, enquanto na terra, a região inteira é movida pelo amor e pelo mar. A vegetação mediterrânica se mistura em meio às cavernas e tumbas, memórias de um tempo que ficou para trás. A brisa do mar acaricia a pele e relaxa a mente.

Sardenha1

Longe da vida cotidiana e do desgaste do dia a dia, Sardenha é um grande refúgio para passar férias de beleza, cultura e entretenimento. É um presente para os olhos: um show de extrema beleza natural e vastas extensões de azul; o céu e o mar parecem se mesclar como se fossem únicos.

A prática de turismo na Sardenha é um fenômeno relativamente novo; mas, hoje, a qualidade da estrutura hospitaleira não perde em nada se comparada a outras regiões turísticas italianas.

E não é só em áreas costeiras, a área interna da ilha também contribui para o crescimento do turismo, pois oferece boa estrutura de recepção de visitantes em quase todos os lugares, inclusive naqueles onde o forte é a atividade pastoral-agrícola.

As opções de escolha são vastas e as variedades de passeios são inúmeras. Se você quiser experimentar a emoção do contato com a natureza, fazendo longas caminhadas pela orla do Mediterrâneo e apreciando belas paisagens, as áreas de camping são certamente uma das soluções mais recomendadas.

Sardenha torre

Eu definiria Sardenha como um canto de paraíso localizado no coração do Mediterrâneo.

Para os amantes da história antiga, é irresistível a busca do tempo perdido há milênios dos antigos povos nuragiche que, apesar de parecer tão distante, se faz presente através das evidências arqueológicas. E dentro de cada um de nós faz recordar o entusiasmo e o calor das coisas vivas. Aqui é possível sentir que os Nuraghe ainda são os vigilantes do lugar com suas torres repletas de lacunas. Não muito longe dali, as sepulturas antigas aparecem tão caracterizadas por câmaras funerárias esculpidas nas paredes das muitas colinas, que a superstição popular batizou o local como “casas das bruxas”.

A Sardenha é única em todos os sentidos. É uma terra de grandes tradições e o berço de uma cultura antiga. Uma cultura que vem do contato com a terra e com o mar e que, durante séculos, tem sido um elemento determinante na vida do povo sardenho. Suas praias arenosas com águas cristalinas são perfeitas para férias inesquecíveis e repletas de aventuras.

Cidades e locais como Cagliari, Alghero, Costa Smeralda e Olbia são ideais para os viajantes do mundo.

Sardenha Cagliari

As principais cadeias de montanhas da Sardenha são adequadas para caminhadas e trekking. Entre elas, o destaque vai para o Gennargentu que tem o pico mais alto (1834m).

Além disso, a Sardenha é uma área do Mediterrâneo ocidental que tem mantido com zelo, ao longo do tempo, suas próprias formas de vida e mentalidade. Mesmo como visitante é possível observar claramente esse conjunto de traços culturais característicos que marcam profundamente a Sardenha.

O forte sentimento de união e as peculiaridades que inevitavelmente você sente são ainda mais evidentes nas tradições folclóricas que se repetem com um charme infinito. Deixe-se contagiar pelas cores claras do céu e pelas praias, com aromas inebriantes da vegetação característica.

Sardenha costa-rei-526164_1920

Procure descobrir, também, os sabores dessa cultura milenar. A cozinha da Sardenha é simples e refinada ao mesmo tempo. Cruzando a região do sul ao norte você vai conhecer lugares incríveis para parar e relaxar, desfrutando dos produtos típicos da gastronomia da Sardenha, acompanhados pela gentileza e hospitalidade de seu povo. Se você nunca provou o licor de mirto, não sentiu o perfumado mel das seadas ou ainda nunca experimentou a fragrância do pão carasau, então, você está pronto para esta viagem.

A Sardenha vai surpreender você com seus muitos tesouros em qualquer época do ano. Os saborosos queijos da Sardenha (queijo pecorino) e vinhos fortes (Cannonau, Mônica, Vermentino e Nuragus), representam bem o sabor dessa terra antiga, completando o quadro de uma ilha muito especial.

Por tudo isso, fica até difícil resumir as maravilhas desta ilha italiana chamada Sardenha. Para muitos, é a terra do belo mar; para outros, a terra da arqueologia, da natureza, da boa comida e das valiosas tradições.

Entre os lugares mais populares da ilha está a Costa Esmeralda, um trecho da Costa da Gallura, no norte da Sardenha. A Costa Esmeralda tem cerca de 20 km de comprimento com belas praias de areia branca, enseadas e baías de tirar o fôlego. Não muito longe da costa estão algumas das mais belas ilhas da Sardenha, as ilhas do Arquipélago de Maddalena. Nesta parte da costa as praias da cor de esmeraldas são conhecidas em todo o mundo como a bela Cala Capriccioli, Cala Volpe, Pevero e Romazzino. O coração da Costa Esmeralda é o Porto Cervo, local que abriga, além das belas praias de Cala Volpe e Romazzino, um centro comercial onde se pode fazer compras e aproveitar a vida noturna. A Costa Esmeralda tem alguns dos lugares mais famosos do mundo, como o conhecido Billionaire.

Sardenha capo-dorso-758435_1920

Entre as mais belas praias da região, destaco:

  • O Piccolo e o Grande Pevero, preferido por aqueles que passeiam em família. O mar de lá é raso e o espaço de areia é grande, ideal para crianças.
  • Rena Bianca, muito perto de Santa Teresa di Gallura. A Spiaggia del Principe (chamada de Praia do Príncipe; pois, diziam ser esta a favorita do príncipe Agha Khan, que construiu o trecho da costa).
  • A Praia Rosa é localizada no Arquipélago de Maddalena, mas a partir da costa é facilmente acessível. Por causa da cor rosada da areia e do granito do entorno é considerada uma das mais belas praias do mundo.
  • Cala Liscia Ruja é uma praia para quem gosta de se sentir VIP porque é o local mais organizado e estruturado da região, frequentado por turistas do jet set e absolutamente cheio de paparazzis.
  •  A Celvia, belíssima, é também muito popular entre os VIPs. Além disso, é um dos locais mais movimentados da Costa Esmeralda.

Já para o lado leste da Sardenha, preciso mencionar Ogliastra. Situada entre o mar Tirreno e as montanhas de Gennargentu, bem no coração da Sardenha Oriental, ainda existem paisagens intocadas e selvagens, motivos de orgulho dos habitantes e de curiosidade dos visitantes que optam, cada vez mais, por passarem suas férias em Ogliastra.

VISTA SULLO STAGNO DEI NOTTERI, VILLASIMIUS, SARDEGNA, ITALIA

As praias da costa leste da Sardenha são banhadas por um esplêndido mar azul de águas cristalinas. Sejam elas contornadas por areia como no Lido de Orrì, ou por cascalho como o incrível Coccorocci, ou até composto por pequenas pedras como é o caso da praia de Torre di Bari ou da bela Cala Goloritze. Seja qual for a sua escolha, não pode deixar de visitar Ogliastra.

Tirar férias nesta região fascinante é também uma emocionante descoberta das inúmeras belezas naturais oferecidas pelo Leste da Sardenha: só para citar alguns, a encantadora Grotta del Fico e Su Marmuri, ou o espectacular desfiladeiro chamado Gola di Su Gorroppu.

Sardenha 5
Outra pérola da Sardenha é o Supramonte, alma da província de Nuoro: é uma cadeia de montanhas e planaltos que ocupam a parte noroeste do Golfo de Orosei, bem de frente para o mar. O Supramonte esconde belas paisagens de natureza intocada. Nos terrenos irregulales  destas montanhas vivem carneiros selvagens, veados, javalis e grandes aves de rapina, como águias douradas, corvos e falcões peregrinos. Nestas montanhas ainda reinam as tradições arcaicas mais profundamente enraizadas, de modo que toda a área é afetada pelos projetos de revitalização e de proteção ambiental.

Graças a natureza calcária das pedras, a rede fluvial da região alimenta uma vasta rede de aquíferos cársticos que contribuíram para a formação de cavernas como a Grotta del Bue Marino ou nascentes de água como no Su Gologone. Também ligados aos fenômenos cársticos ou erosivos, estão o planalto Doinanicoro e o despenhadeiro de Gorroppu.

Sardenha 4

Como você bem pode ter notado, as maravilhas a serem descobertas são muitas na Sardenha. O calor e a magia da região estão esperando por você, bem pertinho do mar, para encantar sua alma com as cores mais belas, os sabores mais intensos e os aromas mais inebriantes. Tudo pronto para acolher o visitante e se abrir, diante dos seus olhos, como a mais bela das conchas.

Sardenha: Férias perfeitas para a realização de um sonho. Presenteie-se e boa viagem!

Related posts

Ilha de plástico na Itália

Raquel Gonçalves

Festival de Tulipas em Istambul

Anna Carvalho

Mochilar aos 35, sim ou talvez?

Fernanda Pereira

3 comentários

Por que conhecer a Sardenha? | Touristico Outubro 13, 2015 at 4:23 pm

[…] Leia o texto agora!! […]

Resposta
Igor Outubro 14, 2015 at 3:19 am

Belas paisagens! Certamente a Itália será um dos meus próximos destinos… Claro, muito mais pela gastronomia rsrs… ;p

Resposta
Ana Patricia da Silva Outubro 14, 2015 at 6:44 am

Olá! Se é pela gastronomia com certeza você não vai se arrepender… a Itália é maravilhosa em todo sentido!!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação