BrasileirasPeloMundo.com
Finlândia

Shows internacionais na Finlândia

shows internacionais, eventos culturais, festivais de musica, festivais de verão, Finlândia

Shows internacionais na Finlândia.

A Finlândia é um país com a maior quantidade de bandas de metal per capita do mundo. É um dos gêneros musicais que mais se aprecia aqui e que atrai um grande público aos festivais todos os anos.

Para quem gosta desse gênero, é um prato feito. Existem milhares de shows disponíveis. Mas para quem não, como eu, a variedade de bandas internacionais que colocam o país em sua turnê não é tão ampla assim. Ainda não são muitos os artistas que trazem seus shows pra cá.

Antes de qualquer coisa, gostaria de explicar que existem milhares de eventos, concertos, peças teatrais, óperas e shows pela Finlândia. Principalmente, na capital. Porém, a grande maioria de todos os espetáculos são de artistas nacionais ou mesmo obras internacionais traduzidas ao finlandês. Algo totalmente normal, já que é o idioma do país. Por isso, quando há um artista internacional, se torna algo não tão comum comparado a outros países europeus.

Lembro-me que no nosso primeiro ano, aqui, não havia um show legal (para o nosso gosto) que nos deixou animado. Vimos as agendas de vários artistas e, espantosamente, alguns estariam em Copenhagen, Estocolmo e/ou Oslo, mas não em Helsinki. Não conseguia entender o porquê de eles não virem até aqui, sendo que é do lado. Confesso que ainda não tenho uma resposta concreta, também. Talvez seja porque acreditem que a Finlândia não tem demanda suficiente para alguns gêneros? Pode ser.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Finlândia

Quando comprar o ingresso?

Os espetáculos, festivais e shows são divulgados com quase um ano de antecedência. Então, desde o verão passado, os artistas começaram a ser divulgados e os ingressos começaram a ser vendidos.

Às vezes parece surreal a ideia de ter que se planejar com tanta antecedência. Afinal, quem no Brasil compra um ingresso para um show que vai acontecer dali a quase 8 meses ou mais? Pois então. A realidade lá é diferente, porque a quantidade de shows durante o ano todo é enorme e há demanda para todos. Aqui, ainda há o detalhe que os maiores eventos ocorrem entre o fim da primavera, o verão e alguns até outubro. Porque convenhamos, o inverno pode chegar a durar quase 6 meses.

Por isso, acho que consigo entender um dos possíveis porquês dos finlandeses se planejarem para tudo com muito tempo antes. Sim, porque se você os convida para sair, provavelmente precisará convidar com pelo menos um mês de antecedência. E isso é só para tomar um drink no bar. Não precisa ser uma festa muito elaborada. Acredito que todo mundo fica tão ansioso para que os dias longos e bonitos cheguem logo, que é simplesmente normal para eles programarem tudo que irão fazer. E nós, acabamos por nos adaptar a isso, também.

Desse modo, as pessoas compram o seu ingresso, geralmente, logo que começam as vendas. Assim, elas também garantem os melhores lugares na plateia. No entanto, se você quer aproveitar os shows e festivais durante o verão e ainda não comprou, veja a lista de sites abaixo. Você ainda tem tempo para assegurar o seu ingresso.

Onde ocorrem?

Normalmente, os eventos musicais ocorrem no Hartwall Areena em Helsinki. Quando na região metropolitana, em Espoo, por exemplo, ocorrem no Metro Areena, como o show da Sarah Brightman que ocorrerá este ano. Ambos são os rings de hóquei com fácil acesso para o metrô.

No entanto, quando se tratam de festivais ou alguns artistas específicos, os shows são feitos em ambientes que comportam um número maior de pessoas.

Onde comprar?

Existem alguns sites com a relação dos artistas e de todos os tipos de eventos que ocorrem pelo país e não somente em Helsinki.

No site do My Helsinki, também é possível encontrar tudo que ocorre por aqui. Está sempre atualizado e vai te informar desde shows maiores até eventos culturais menores para todas as idades.

shows internacionais, eventos culturais, festivais de verão, Finlândia, festivais de musica,
Photo by Jeremy Bishop on Unsplash

O futuro

O interessante foi perceber que este ano essa realidade pode mudar daqui pra frente. Acredito que um show em especial vai contribuir para que outros artistas  comecem a colocar a Finlândia na turnê no futuro: o do Ed Sheeran. A venda foi aberta em setembro e, em apenas 20 minutos, venderam todos os 60 mil ingressos para a única apresentação que havia sido divulgada (no final de julho).

Foi tão inesperado que a notícia saiu até no jornal. E, deve ter sido tão inesperado, que abriram um segundo show com a mesma capacidade. Um total de 120 mil pessoas para ver um artista que nunca veio ao país. Isso é quase 20% da população apenas de Helsinki. E para comportá-lo, fecharam a pista do Aeroporto de Malmi, que é como se fosse o Campo de Marte, em São Paulo. É gente pra caramba!

Eu não sei ao certo se foi o fenômeno dessa venda ou não. Mas desde então, já foram anunciados novos artistas que variam desde Andrea Bocelli, Eros Ramazzotti, Michael Bublé, Backstreet Boys, Bob Dylan, entre outros gêneros diferentes para shows até o final do ano.

E eu só posso ficar feliz com isso. Sei que o tempo que estou aqui não é tanto e podem ter passado diversos artistas internacionais ao longo dos anos. Entretanto, ao meu ver, a Finlândia está crescendo aos olhos do mundo e não somente pelo seu sistema incrível de educação. O estereótipo de que aqui é só heavy metal pode estar começando a ser desmistificado, abrindo o caminho para a diversidade musical. Deixando claro que existem artistas finlandeses de vários gêneros e que também são muito apreciados.

Fiquei feliz que teremos mais de um show internacional para ir este ano. Espero que cada vez mais os artistas se interessem pelo público e tragam suas turnês para cá!

Até a próxima,

Lili

Related posts

Tudo que você precisa saber para morar na Finlândia

Ann Moeller

Cidades para Conhecer na Finlândia – Parte 2

Lili Simmelink

10 mitos sobre a Finlândia

Maila-Kaarina Rantanen

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação