Existe Halloween na Finlândia?

0
183
Halloween, Finlândia, Feriados na Finlândia, Dia de Finados, Dia das Bruxas
Foto: Arquivo Pessoal
Advertisement

Existe Halloween na Finlândia?

O Halloween é uma celebração anglo-saxônica que se espalhou pelos Estados Unidos. A palavra deriva de All Hallows’ Evening ou Holy Evening – que é a noite dos santos ou noite sagrada. A história dele é antiga e mistura crenças pagãs com influência cristã. No entanto, na Finlândia, ele não é tão bem visto assim como em outros lugares mundo afora. Principalmente, entre os mais velhos e conservadores.

A Tradição

A verdade é que a tradição do dia de Halloween, onde crianças saem às ruas para pedir doces e acendem fogueiras para espantar os maus espíritos é feito na Páscoa. Sim, a celebração de Páscoa aqui é um pouco diferente da nossa. Inclusive, mostrei um pouco a respeito em meu canal do Youtube. Além disso, muitas pessoas acreditam que ele se tornou uma celebração comercial. O que vai contra o Dia de Finados, que é um dia importante e de respeito para os finlandeses. Portanto, preferem não associá-lo ao dia sagrado.

Diferente de outros lugares, onde o feriado cai nos dias 1 ou 2 de novembro, a Igreja Luterana da Finlândia não segue o mesmo calendário. Há muito tempo, ele era celebrado no dia primeiro como no restante da Europa. Porém, por volta de 1774, foi transferido para o primeiro domingo do mês. E, desde a década de 50, é celebrado no sábado mais próximo. Desta forma, ele sempre será entre o dia 31 de outubro e 6 de novembro.

Halloween, Finlândia, Feriados na Finlândia, Dia de Finados, Dia das Bruxas
Foto: Pixabay by goszka

No Pyhäinpäivä, que em tradução livre quer dizer ‘Dia de Todos os Santos’, ao anoitecer, milhares de pessoas vão até o cemitério acender velas, decorar os túmulos com plantas e flores de inverno para recordar seus entes queridos. É um dia em família. Triste e feliz ao mesmo tempo, em que todos se juntam para celebrar a vida daqueles que já se foram. Com a noite escura que já faz nessa época de outono, o local fica todo iluminado e bonito de ver. Muitas pessoas também acendem velas do lado de fora de suas casas e é um momento de união.

Leia também: Halloween na Alemanha

É uma tradição que se formou através das celebrações medievais da Igreja Católica – que se referem ao dia dos Santos – com o que chamam de the Memorial Day for All Blessed Christians, que é o dia de finados, junto a uma antiga celebração pagã de colheita chamada Kekri. E foi, após a Segunda Guerra Mundial, que as visitas aos cemitérios se tornaram frequentes.

Halloween na Finlândia

Apesar de toda a tradição finlandesa, ainda é possível viver um pouco do espírito da data e comemorá-la. Entre setembro e outubro, na cidade de Vantaa, é possível colher as suas próprias abóboras para fazer os famosos Jack-O’-Lanterns.

Fazenda Nassula é especializada nisso e conhecida como o Kurpitsakauppa, ou seja, o mercado de abóboras. O dono, Jyri, cultiva vários tipos diferentes e faz vários eventos durante a temporada. A programação é bem divertida tanto para adultos como para crianças.

Eu descobri a fazenda no ano passado e tive a sorte de conseguir conhecê-la no último dia da temporada. Foi uma aventura, pois, na época, não tínhamos carro, chovia e, para ajudar, só abria após as 18h. Nós levamos 14kg de abóboras para casa por um ótimo preço. Foi tão divertido (e um perrengue engraçado ao mesmo tempo que você pode ver aqui), que este ano voltaremos, com certeza, para comprar mais!

Apesar de existirem várias outras fazendas, ela é a única que abre para o público. Todas as outras vendem apenas para os mercados. O curioso é que mesmo não sendo algo típico, 40% da produção de abóbora é comercializada nesta época do ano.

O lado comercial também está crescendo no país. Logo, é possível encontrar artigos de decoração nas lojas, lugares decorados e até abóboras caracterizadas para serem vendidas nos mercados.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Finlândia

Festas

Não são muitos os eventos pelo país. Em Helsinki, você encontra alguns na página do My Helsinki. Ano passado, a empresa que meu marido trabalha fez uma festa à fantasia. O interessante é que a festa não ocorreu no dia de Halloween ou nos dias próximos. Foi comemorada com vários dias de atraso. Acredito que pode ter sido por respeito para não coincidir com os dias sagrados.

No entanto, não são todas as empresas que têm uma festa assim. Neste caso, era a festa de confraternização anual da empresa. Já que no Natal não haveria tantos funcionários presentes, resolveram antecipá-la. E por isso não foi exatamente para celebrar o Halloween.

Ainda assim, há festas à fantasia e outras celebrações, principalmente entre os jovens, estudantes e estrangeiros. No fim das contas, acredito que todos celebrem o mesmo, porém, cada um com sua crença e forma de fazer.

E para você que o comemora, Happy Halloween!

Lili

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.