BrasileirasPeloMundo.com
Finlândia

Comidas e bebidas típicas na Finlândia

comida típica, Finlândia, culinária finlandesa, alimentação, alimentação na Finlândia

Comidas e bebidas típicas na Finlândia.

Não existem tantos feriados assim na Finlândia. Pelo menos não tantos como temos no Brasil. Porém, aqui eles têm uma tradição, talvez, de ter uma comida especial para cada um deles. E, nem sempre são feriados, mas datas comemorativas importantes.

Runebergin Torttu

A tortinha, feita de amêndoas e araca (aguardente de arroz) com recheio de geleia de framboesa, foi nomeada em homenagem a Johan Runeberg. Ele foi um poeta nacional, autor da música Maamme, que se tornou o hino da Finlândia. E, do início de janeiro até o dia 5 de fevereiro, dia do aniversário dele, é possível encontrar esta guloseima pelas cafeterias e mercados das cidades.

Dica: Muitos cafés vendem a tortinha em Helsinki, mas gosto de dois, em especial. Você pode provar esta iguaria no Kappeli e no Café Ursula.

Hernekeitto

O hernekeitto é uma sopa feita de ervilha com presunto e tradicionalmente servida com mostarda. Ela é o prato típico do Laskiainen, ou terça-feira de carnaval, que é a última celebração antes do início da quaresma. Hoje em dia, não é um feriado nacional. Porém, as pessoas o celebram andando de trenó e comendo! Também servem o laskiaispulla, um bolinho típico recheado de chantilly e pasta de amêndoas ou geleia.

Foto: Sopa de ervilha (arquivo pessoal)

Apesar de tomarem a sopa de ervilha neste dia, ela também é servida em diversos restaurantes às quintas-feiras com panquecas de sobremesa. A tradição se origina da era pré-Reforma Protestante, quando as pessoas se preparavam para jejuar na sexta. Nas escolas e universidades, também é o prato do dia!

Mämmi

A tradicional sobremesa de Páscoa é feita de farinha de centeio, malte, sal e raspas secas de laranja azeda. É como um bolinho massudo, servido com uma calda de baunilha por cima. Existe uma lenda que diz que, antigamente, as pessoas comiam o mämmi durante a quaresma, como forma de se purificar, já que pode ter um efeito laxativo. E como não estraga rápido, faziam com antecedência para comer na Sexta-Feira Santa, já que naquela época os costumes religiosos não permitiam que se cozinhasse no dia.

Vappu’s Brunch

Se existe um dia no ano que o brunch é tradicional, aqui, é no dia primeiro de maio. Ao contrário de outros lugares, aqui não é uma festividade específica dos trabalhadores. A história é um pouco mais antiga e contei tudo pra vocês neste vídeo. As pessoas reservam com muita antecedência e os restaurantes ficam lotados.

Neste dia também comem o Tippaleipä que podemos dizer que se assemelha ao nosso bolinho de chuva, porém tem um sabor leve de limão. Junto a ele, toma-se a Sima. Uma bebida fermentada feita de hidromel que pode ou não ser alcoólica. Fora isso, também comem os tradicionais Munkkis, o donut finlandês. Apesar de serem consumidos durante o ano todo, no Vappu são bem tradicionais!

Batatas Novas

Pode parecer estranho incluir as batatas aqui, já que elas são consumidas, literalmente, durante o ano todo. No entanto, existe uma época do ano que ela é mais apreciada, quando ocorre a colheita. Os finlandeses celebram a chegada do verão em junho e esta festividade é chamada de Midsummer (ou pleno verão, em português). E, com as batatas recém-colhidas, eles as cozinham e comem com arenque em conserva durante o dia de solstício de verão.

Rapujuhla

No final de julho, a temporada do lagostim começa na Finlândia. E, até setembro, os finlandeses se juntam para celebrar o final do verão com a festa do Lagostim. A tradição originou-se na Suécia e foi introduzida no país pela comunidade sueco-falante.

comida típica, Finlândia, culinária finlandesa, alimentação, alimentação na Finlândia
Foto: Festa do Lagostim (Carol Loureiro)

É uma festa divertida, com decoração temática e acessórios específicos, como o avental de pescoço para cada integrante.

Além disso, cantam uma música na hora de brindar:

Tilli suussa, kruunu päässä
sinut pöytää kannetaan.
Paahtoleivän päälle sulle
snapsikylpy annetaan.

Que em português se traduz em: ‘Dill na boca, coroa na cabeça. Levaremos você até a mesa, com pão torrado e daremos um banho de aguardente.’

Joulupöytä

O joulupöytä nada mais é que a mesa de Natal. Eles servem vários pratos típicos como o pernil, a caçarola de batatas, o graavilohi (que é um salmão curado no sal), salada de cogumelos, entre vários outros. Você pode conferir mais sobre a tradição de Natal neste outro post. E, toda essa comida é servida com glögi. Uma bebida quente à base de frutas vermelhas e especiarias. Ela pode ser alcoólica também e essa versão leva vinho tinto. Ambos acompanham amêndoas e uvas-passas.

Comidas sazonais

Além dessas comidas típicas, existem algumas outras que são consumidas conforme a estação do ano.

Ruibarbo

O ruibarbo é muito usado para fazer tortas e existem receitas deliciosas que também levam morangos. Ademais, também fazem sopa dele e é encontrado nos mercados durante a primavera.

Frutas Silvestres

As frutas vermelhas fazem parte do dia-a-dia dos finlandeses. Durante o verão, todos colhem o máximo que conseguem nas florestas para armazenar para o restante do ano. Elas também são o ingrediente principal das sobremesas nessa época. As deliciosas tortas de morango e de mirtilo fazem a alegria de todos.

As frutas também são usadas para fazer suco. Existem panelas específicas chamadas de mehustin para retirar o néctar e muitas pessoas o extraem para congelar. O suco fica uma delícia, é natural e uma boa fonte de vitamina C sem conservantes e açúcar. Sem contar que todas elas podem virar geleia.

Veja quais frutas existem na Finlândia!

Salmão

O salmão se come durante o ano todo de diversas formas. Um prato muito típico é a sopa cremosa que leva batatas, cenoura e dill. Porém, durante o verão, os finlandeses aproveitam para usar suas máquinas de defumar e se deliciam com o savulohi! Ele também é encontrado no mercado durante o ano, mas no verão, as pessoas aproveitam para defumar em casa.

Cogumelos

Existe uma variedade enorme de cogumelos na Finlândia e a maioria são retirados de dentro da floresta ou dos quintais dos mökkis (cabanas finlandesas). Para quem não colhe, é possível comprar de baciada nas feiras durante o verão. Com eles fazem saladas, sopas, cremes e tortas.

Grilli

O grilli é o famoso churrasco finlandês que é feito com makkara (linguiça), vegetais grelhados, cogumelos recheados, grillijuusto (parecido com o nosso queijo coalho) e carnes. Com os meses intensos de inverno, assim que o sol aparece, as pessoas já aproveitam para desfrutar de um bom churrasco.

Conheça mais sobre a culinária finlandesa e veja receitas que você pode fazer em casa!

Até mês que vem!

Lili

Related posts

Transporte público em Helsinki

Lili Simmelink

Finlândia – Alvar Aalto: Arquitetura e Design

Lili Simmelink

Finlândia: Dicas importantes para quem sonha em imigrar

Maila-Kaarina Rantanen

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação