BrasileirasPeloMundo.com
Croácia Sistema Educacional Pelo Mundo

Sistema de ensino na Croácia

Sistema de ensino na Croácia

Para alguém que terminou a sua educação na Croácia, o sistema educacional do país parece lógico e normal.

O sistema de ensino na Croácia é similar ao dos países vizinhos, mas difere-se muito dos sistemas de ensino em outros países, como na Inglaterra, Espanha, Portugal, EUA, ou Brasil. Os croatas não entendem por que as crianças começam a escola aos 3 ou 4 anos na Inglaterra e Espanha, ou como é possível ter apenas 4 disciplinas obrigatórias nos EUA quando aqui eles têm mais de 15!

Mas como é, enfim, a educação croata? A educação escolar na Croácia inclui 4 níveis. Estes são: educação infantil, ensino básico/fundamental, ensino médio e educação superior. Embora o ensino básico seja o único nível obrigatório para todos os cidadãos croatas, a maioria dos croatas também acabam o ensino médio, e muitos entram na faculdade. Isso porque eles têm o grande privilégio de ter uma educação gratuita. Em geral, todas as escolas e faculdades croatas são estaduais. Todos os alunos e estudantes têm educação subsidiada, nutrição subsidiada, seguro de saúde gratuito, e desconto para transporte público. Os estudantes também têm direito à acomodação subsidiada nos dormitórios, bem como ajuda do Centro de Atendimento ao Estudante, que serve como mediador entre estudante e empregador para os estudantes regulares que querem trabalhar.

Confira abaixo os 4 níveis da educação croata, em detalhes.

Educação Infantil

As crianças entram no jardim de infância aos 3 anos. Para mais novos, de 0 a 3 anos, também tem a creche/berçário. A educação infantil não é gratuita, são poucas as cidades na Croácia que subvencionam este ciclo de ensino para seus cidadãos mais novos. A maioria dos jardins de infância são estaduais, mas existem cada vez mais jardins privados surgindo, inclusive devido à falta de vagas nos estaduais. Dependendo da cidade, os pais pagam entre 50 e 100 euros por mês para o jardim de infância público. Os jardins privados são mais caros do que os estaduais, mas oferecem o serviço em grupos menores.
Geralmente os jardins de infância têm horário de funcionamento: das 8 às 16 horas durante os dias úteis.

Leia também: Como foi aprender uma língua eslava

Não é possível escolher em qual unidade se deseja matricular as crianças. De maneira geral, a escolinha acaba sendo sempre a mais próxima ao local de residência. Um detalhe importante é que a educação infantil não é obrigatória. As crianças podem ficar em casa com os pais ou avôs, ou com uma babá, se essa for a opção da família. Aos 6 anos, muitas crianças entram na pré-escola. Aqui na Croácia a pré-escola também não é obrigatória, mas oferece uma preparação melhor para ensino básico que segue.

Ensino Básico

O ensino básico é um ciclo de educação obrigatório para todos os croatas. Dura 8 anos e é dividido em 2 níveis. As crianças entram na escola aos 7 anos e acabam aos 15. O primeiro nível dura 4 anos (1º ao 4º ano). Os alunos são divididos em classes de aproximadamente 25 pessoas e cada classe tem uma professora que dá todas as aulas. Neste ensino os alunos têm 4 aulas por dia. As disciplinas do primeiro grau são: Língua Croata, Matemática, Inglês, Ciências da Natureza, Esporte/Educação Física, Arte, Música e Religião – que não é uma disciplina obrigatória. Para as crianças cujos pais trabalham e que não têm ninguém que possa cuidar deles, também há ensino estendido; ou seja, integral. Depois das aulas eles ficam na escola, almoçam, recebem ajuda com o trabalho de casa e fazem algumas atividades extras.

O segundo nível também dura 4 anos (5º ao 8º ano). Neste grau os alunos têm 6 aulas por dia e um professor para cada disciplina. As disciplinas obrigatórias em todos os 4 anos são Língua Croata, Matemática, Inglês, Esporte/Educação Física, Arte, Música, Biologia, História, Geografia e Introdução às Ciências Técnicas. No 7º e 8º ano as aulas de Química e Física são adicionadas. As disciplinas não obrigatórias incluem Religião, Informática e Alemão.

Leia também: Como obter a cidadania croata

Quase todas as escolas do ensino básico são estaduais. Há escolas privadas, mas estas são escolas Waldorf, escolas Montessori, escolas católicas ou escolas de ensino nas línguas estrangeiras. Vale lembrar que as escolas estaduais são gratuitas, mas a comida na escola e o ensino estendido/integral, que não são obrigatórios, pagam-se à parte.

Ensino Médio

Aos 15 anos, ao acabar o ensino básico/fundamental, dependendo do seu desempenho, da nota final e das suas preferências, os alunos começam o ensino médio. Existem vários tipos de ensino médio na Croácia, com duração de 3 ou 4 anos. Os alunos com melhor desempenho e notas, e que desejam ir pra universidade, normalmente entram naquilo que eles chamam de ginásio. O ginásio é um tipo de escola com duração de 4 anos, voltada para a preparação dos alunos que desejam entrar na universidade.

As disciplinas desse ensino são: Língua Croata, Inglês, Alemão, Matemática, Física, Biologia, Química, História, Geografia, Arte, Música, Esporte/Educação Física e Religião (ou Ética para os alunos que não são católicos). Além dessas disciplinas, eles têm Latim, Psicologia, Lógica, Sociologia, Filosofia, Política e Informática, obrigatórias com duração de 1 ou 2 anos. Também há diversas disciplinas optativas, como Arte do Cinema ou línguas estrangeiras. Existem também escolas de arte, que têm um programa similar àquele do ginásio, mas incluem algumas disciplinas específicas e têm mais aulas práticas voltadas às artes.

Para ao alunos que não desejam ingressar no ginásio existem também as escolas técnicas, com duração de 3 ou 4 anos. Este tipo da escola oferece educação profissional, ou seja, ao terminar a escola, os alunos já poderão entrar no mercado do trabalho porque eles já adquiriram formação numa área específica. Dependendo do programa, as escolas técnicas podem ser: escola de informática, escola de economia, escola de enfermagem, escola de hotelaria e turismo, entre outras.

Neste tipo de escola, alunos têm várias disciplinas específicas que não estão no programa do ginásio. Os alunos que terminam a escola técnica com duração de 4 anos podem continuar a educação na faculdade, mas aqueles que optaram pelos programas de apenas 3 anos, não têm esta oportunidade.

Claro, há algumas escolas que são privadas, ou seja, pagas, mas geralmente são apenas para a opção de ginásios e nas maiores cidades do país.

No próximo texto, confira como funciona a educação superior aqui na Croácia.

Related posts

A natureza deslumbrante da Croácia

Marília Oliveira

O Primeiro Ano na Escola Polonesa

Gizelli Gliwic

Projetos educacionais inovadores pelo mundo

Vanessa Tenório

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação