BrasileirasPeloMundo.com
EUA

Stamford, opção perto de Nova Iorque

No mês passado, foi publicado um texto da colunista Gabriela Castanha em que ela compara alguns custos entre Nova Iorque e Parsippany em Nova Jersei. Neste mês, gostaria de compartilhar com vocês algumas das minhas percepções também como vizinha da Big Apple, porém do lado oposto ao da Gabriela.

Moro em Stamford, localizada no estado de Connecticut, pertinho de Nova Iorque, mas quando falo o nome desta cidade, muitas pessoas pensam que estou na Stanford da Califórnia que é mais famosa. A verdade, é que há diversas cidades no país com esse nome, daí também a confusão.

Fonte: www.connecticut.com

Stamford é uma cidade pequena se comparada a Nova Iorque, mas uma das maiores do estado de Connecticut – o terceiro menor estado do país, ficando atrás somente de Delaware e Rhode Island. De acordo com o último censo realizado em 2010, a cidade fundada em 1641 conta com pouco mais de 120.000 habitantes e está localizada a aproximadamente 60km ou a 1 hora de trem de Nova Iorque.

Uma curiosidade é que algumas das maiores cidades dos estados de Nova Jersey e Connecticut, e no caso deste último inclusive Stamford, fazem parte da Região Metropolitana de Nova Iorque, algo que particularmente considero interessante por ultrapassar fronteiras estaduais. Essa região é também chamada de Tri-State area.

Como muitos já sabem, morar em Nova Iorque custa caro. Segundo dados de 2016 da Economist Intelligence Unit (EIU) – instituição ligada a revista Economist, a cidade é considerada uma das mais caras do mundo para se viver e esse, acaba sendo um dos principais fatores que levam pessoas a buscar alternativas de moradia mais acessíveis, incluindo então, cidades da Região Metropolitana. É muito comum, portanto, encontrar pessoas por aqui que vão trabalhar diariamente em Manhattan ou “na cidade”, como os moradores do lado de cá costumam se referir a Ilha.

Para se ter uma ideia básica em termos de custos, pesquisando no site numbeo o valor médio mensal do aluguel de apartamento de 1 dormitório no centro de Stamford, custa $2063,00 (dois mil e sessenta e três dólares), enquanto que um apartamento com a mesma característica no centro de Manhattan, custará pelo menos $1000,00 (mil dólares) a mais.

Mesmo tendo um custo de vida mais baixo que Nova Iorque, Stamford ainda pode ser considerada uma cidade cara perante outros municípios do estado, pois além de ser uma das cidades de Connecticut mais próximas a Nova Iorque, também conta com a presença de grandes empresas, como General Electric, Oracle, os bancos RBS e UBS além das consultorias KPMG e Deloitte. Por isso mesmo, muitos moradores de cidades vizinhas também se deslocam diariamente para trabalhar aqui, tornando Stamford um polo regional.

Um nova iorquino ou uma paulistana como eu, pode achar uma cidade de 120.000 habitantes pequena, mas posso dizer que independentemente do tamanho, Stamford não deixa nada a desejar a grandes cidades em termos de infraestrutura de comércio, lazer e serviços, algo praticamente incomparável quando pensamos em cidades brasileiras com uma população semelhante.

Leia também: Vistos para morar nos EUA

Aliás, a praticidade que se tem por aqui é uma das coisas que mais me agrada. Como eu e meu marido moramos no centro da cidade, não temos carro e nem precisamos de um, fazemos tudo o que precisamos a pé. A cidade é totalmente plana e com as calçadas largas muito bem conservadas, o que facilita muito nossa caminhada diária. A 10 minutos de caminhada chegamos a supermercados, bares, cafés, restaurantes, farmácias, o shopping, bancos, cinemas e andando um pouco mais, cerca de 20 minutos, chegamos à estação de trem que é a porta de entrada para qualquer lugar que se pretende ir neste país.

Somos servidos pela companhia Amtrak que literalmente cruza o país, mas também temos um trem regional – Metro-North Railroad – MTA que atende várias cidades do estado e chega até a Grand Central em Manhattan. Como exemplo, um bilhete de trem daqui para Manhattan custa $11.50 (onze dólares e cinquenta centavos), enquanto que daqui para as cidades vizinhas o preço de um bilhete de trem custa o mesmo que o metrô de Nova Iorque, $2.75 (dois dólares e setenta e cinco centavos). Além disso, os trens são super pontuais, limpos, confortáveis e com carregadores para seu notebook ou celular.

Ainda falando sobre transporte público, a passagem de ônibus aqui custa atualmente $1,75 (um dólar e setenta e cinco centavos) e esse tipo de transporte, também funciona muito bem mesmo já tendo ouvido alguns locais dizerem o contrário. Com certeza, eles nunca precisaram pegar um ônibus no Brasil em horário de pico. Aqui os ônibus passam nos pontos no horário certinho e até em horário de pico, nunca vi ônibus lotados, uma maravilha!

Embora a cidade ofereça um transporte público de qualidade, o número de carros também chama atenção. A facilidade que se tem para comprar um carro nesse país, com menos burocracia e condições de pagamento mais acessíveis, ajuda a entender o fenômeno e, falando de Stamford neste aspecto, mesmo com todo mundo tendo seu carro particular, o trânsito aqui, na minha opinião é muito tranquilo, nunca chegará a ser caótico como conhecemos no Brasil.

Nova Iorque é uma cidade conhecida pela sua beleza, história, efervescência gastronômica e cultural, e, mesmo adorando aquela cidade e tudo de fantástico que ela tem para oferecer, digo que também é muito gostoso viver em uma cidade próxima, completamente oposta a ela. Stamford é uma cidade bonitinha, prática, fácil para se locomover, sem atrativos turísticos, é verdade, mas com um ritmo totalmente tranquilo. Em alguns momentos, esse sossego me leva a pensar e sentir que estou em uma cidade do interior, porém, sempre que sinto falta de um agito, vou para Nova Iorque afinal, está aqui ao lado.

Related posts

Imagem, vaidade ou transformação?

Liliane Oliveira

Os desafios de ser mulher no Brasil e Estados Unidos

Gabriela Albuquerque

EUA – Especial Entrevista – “Vegan Diva” Fernanda Capobianco

Monica Bateman

14 comentários

Pâmella Caroline Janeiro 19, 2018 at 11:14 am

Prezada Liliane Oliveira, bom dia

Meu nome é Pâmella, e sou de Campinas-SP.
Meu esposo irá trabalhar em Stamford no período de Maio a Agosto, e eu vou ir em Julho (que é o período de minhas férias da faculdade) para ficar um pouco com ele e conhecer a cidade também. Quem sabe visitar Nova York, já que vou estar tão pertinho né, rsrs.
Porém, a viagem dele será toda paga pela empresa, e por enquanto nós não conseguimos ter acesso aos dados de aeroportos e tudo mais. A minha viagem já será custeada somente por nossa conta.
Eu gostaria de saber se você pode me ajudar, em questões de aeroportos mais próximos de Stamford, e depois como faço para chegar a cidade.
Porque as vezes, comprar a passagem para um aeroporto em outra cidade acaba saindo mais barato e depois pego outro meio de transporte para chegar ao destino.
Porém, sou completamente leiga em relação a tudo isto.
Você pode me ajudar? Entre em contato comigo pelo e-mail: [email protected]
Dese já te agradeço muito!

Resposta
Liliane Oliveira Janeiro 19, 2018 at 3:08 pm

Olá Pâmela,
Responderei suas dúvidas no e-mail que você deixou, ok?
Obrigada,
Liliane

Resposta
Helena Março 3, 2018 at 9:14 pm

Boa tarde Liliane
Estarei em Stamford no mes de Maio visitando uma amiga, sou Cabelereira e Maquiadora,e Designer de sobrancelha em fim faço de tudo em um salão,vc sabe me informar se tem alguma escola de cabelereiro em Stamford:meu e-mail e [email protected]

Resposta
Liliane Oliveira Março 3, 2018 at 9:34 pm

Olá Helena,
Infelizmente não sei dizer se há alguma escola de cabeleireiro por aqui.
Sugiro que você entre em alguma das comunidades de brasileiros em Connecticut no Facebook e faça um post, pois como há brasileiros vivendo há mais tempo por aqui, se houver alguma escola na região possa ser que alguém conheça e indique alguma instituição.
Boa sorte!
Um abraço,
Liliane

Resposta
Ana Cecilia Março 30, 2018 at 10:47 pm

Liliane boa noite! Adorei seu blog. Estou de férias do trabalho no Brasil em maio e busco alguma cidade na costa leste para estudar um pouco de inglês e conhecer a região, então encontrei seu blog. Eu fiz ESL em San Diego em 2016 e adorei. Estudava e trabalhava num hostel.
Minha pergunta é na onde building community é possível conseguir em maio ao chegar?
Sobre o custo de aluguel na cidade é realmente muito alto? Onde vc indica buscar essas informações. (Já estou no grupo de brasileiros do estado). Em San Diego deu para trocar trabalho por estadia no hostel mas dessa vez acredito que não vai dá tempo buscar mas irei tentar para reduzir os custos.
Caso tenha alguma dica ficarei muito grata. Meu e-mail é [email protected]. caso possa podemos conversar por lá ou Instagram @aceciliacorreia

Resposta
Liliane Oliveira Abril 1, 2018 at 11:44 pm

Olá Ana Cecilia,
Tudo bem?
Respondendo sua pergunta, sim acredito que seja possível iniciar aulas no Building One Community no mês de maio, no entanto, aconselho que você envie um e-mail para eles para se certificar.
Quanto ao custo de aluguel, não sei dizer se aqui em Stamford existe um esquema de trabalho como o que você fez em San Diego trocando hospedagem por trabalho. Acredito que você procurasse algo nessa linha, talvez tivesse que estar em NY, mas também não sei dizer se lá é possível encontrar um local para estudar inglês ESL sem pagar como aqui.
Para ter uma ideia sobre preços de alugueis e/ou quartos, por exemplo, sugiro que entre em comunidades de brasileiros em Connecticut, pois sempre vejo anúncios de alugueis, talvez seja uma alternativa.
Muito obrigada pela sua leitura e comentário.
Me coloco à disposição para quaisquer dúvidas.
Um abraço,
Liliane

Resposta
gabriela Setembro 23, 2018 at 6:52 pm

Olá Liliane,
Estou indo passar uma semana em Stamford agora em Outubro, pois vamos visitar uma sobrinha que está estudando em Greenwich.
Vc teria alguma indicação para estadia que tenha estrutura de pequena cozinha e seja bacana?(vou com meu filho de 3 anos e marido)
Ficamos em duvida entre o Crown Plaza e o Holidayinn.
Obg!

Resposta
Liliane Oliveira Setembro 23, 2018 at 9:46 pm

Olá Gabriela,
Apesar de morar em Stamford, confesso que nunca estive em nenhum hotel da cidade.
De qualquer maneira, os dois hoteis que vocês escolheram me parecem bons e estão sempre movimentados. Como você me pediu uma sugestão, acho que valeria a pena você olhar também o Hamptoninn que está mais pertinho do centro. Assim vocês teriam opções de restaurantes e ficariam mais próximos ao shopping e estação de trem. Veja o link abaixo: https://hamptoninn3.hilton.com/en/index.html
Espero ter ajudado.
Boa sorte!
Um abraço,
Liliane

Resposta
Juliano Outubro 29, 2019 at 2:42 pm

Liliane, Bom dia!

Estamos indo em Dezembro próximo com as crianças para Stamford e vamos visitar NY pelo menos umas 04 vezes no período de 10 dias. Gostaria por gentileza que nos informasse qual o melhor trasporte para irmos até NYC e voltar. Pensamos inicialmente em carro, mas não tenho ideia se é muito trânsito para chegar em NYC.

Muito Obrigado.

Resposta
Liliane Oliveira Outubro 29, 2019 at 2:49 pm

Olá Juliano,
Então, penso que a melhor opção para ir de Stamford para NYC é de trem. Daqui para Manhattan leva-se no máximo 1 hora. Os trens são super confortáveis, limpos e pontuais. Além disso, estacionar em NYC é caro e complicado.
Espero que aproveitem!
Liliane

Resposta
Valeria Wong Novembro 1, 2019 at 3:39 pm

Ola, td bem? Meu nome é Valéria Wong e estou aqui em Stamford até 08/11. Vi que vc disse fazer trabalhos voluntários. Teria algum por esses dias? Faço vários no Brasil e gosto de fazer algum quando viajo.
Meu e-mail é [email protected]

Resposta
Liliane Oliveira Novembro 1, 2019 at 7:29 pm

Olá Valeria,
Vou te responder por e-mail, ok?
Obrigada,
Liliane

Resposta
Luiz Carlos Fernandes do Nascimento Novembro 24, 2019 at 7:52 pm

Olá Liliane, tudo bem?
Adorei as informações e dicas que você passou de Stanfort. Tenho muito vontade de estudar nos EUA. Estou num intensivo de inglês aqui no Brasil. Moro em Campo Grande/MS e estou me preparando para ir visitar os EUA. Sou advogado e meu sonho é advogar na área internacional. Não tenho condições de pagar um curso, por isso, se puder me dá umas dicas sobre qual a melhor época de ir, seria ótimo. Se puder me mandar no email eu agradeceria muito. Valeu e parabéns pela trabalho. [email protected]

Resposta
Liliane Oliveira Novembro 25, 2019 at 2:27 pm

Olá Luiz,
Obrigada pela mensagem.
Vou ter responder por e-mail, ok?
Um abraço,
Liliane

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação