BrasileirasPeloMundo.com
Curiosidades Pelo Mundo Tailândia

Tailândia- Songkran, o Ano Novo Tailandês

No mês de abril, além de comemorar um ano morando na Tailândia, tive o prazer de participar da maior festa do país – o Songkran, também conhecido como Ano Novo Tailandês.

O Songkran, que em sânscrito significa “passagem astrológica”, acontece entre os dias 13 e 15 de abril e representa a passagem de ano de acordo com o calendário tailandês. Sem dúvida é um dos festivais mais interessantes do mundo, onde as pessoas comemoram a passagem de ano de uma forma bastante peculiar.

De acordo com as tradições, é um tempo de renovação para receber o ano que chega. O dia 13 é o dia dos idosos, para se prestar respeito aos mais velhos; o dia 14 é considerado o dia da família, dia de celebrar; e o dia 15 é o dia em que o ano novo realmente começa. As datas da comemoração podem variar um pouco de acordo com a região do país, mas em geral, esses são os três dias principais.

Sendo assim, é uma época em que as pessoas geralmente vão passar perto de suas famílias, tempo de festejar e recomeçar. É o maior feriado do ano e os comércios em geral se fecham. Os templos permanecem abertos, e muita gente vai ate lá para celebrar e agradecer. O clima é de festa e comemoração.

E como eles comemoram? Jogando água! Isso mesmo. Muita água!!!

Hoje em dia a festa se tornou um verdadeiro festival de água! As pessoas lavam as mãos dos mais velhos e as imagens de Buda, em sinal de respeito e prosperidade, e o que se vê nas ruas é uma verdadeira guerra. Nao há como sair sem se molhar. Portanto, ao sair de casa durante esses 3 dias, é bom estar preparado. As pessoas usam roupas coloridas e floridas e se posicionam estrategicamente nas ruas, com verdadeiros arsenais, prontos para jogar água em todos que passarem. Baldes de água com gelo são abastecidos a todo momento. Muitas armas de brinquedo são vendidas e a brincadeira é geral. Todos participam e não há como ficar de fora. Mesmo que você queira apenas sair pra comprar alguma coisa, saiba que vai tomar um banho de água.

Sabe aquela famosa frase, está na chuva, é para se molhar?? Pois é, se enquadra bem por aqui. E tudo vira uma grande festa, já que o mês de abril é o mês mais quente do ano com temperaturas passando da casa dos 40 graus, a brincadeira é muito conveniente, refrescante e agradável.

Como estrangeira, tive uma experiência muito legal durante a comemoração, pois nós somos muito bem-vindos. Os tailandeses se divertem ao nos colocarem na brincadeira, e o país recebe muitos turistas durante esse período. Apesar de parecer arriscado, a festa é em clima de paz e não se vê sequer uma confusão, mesmo com as verdadeiras batalhas de água travadas entre desconhecidos. Tudo acontece em harmonia e todo mundo agradece pelo refresco!

Esse ano, particularmente, as comemorações foram um pouco reduzidas devido ao período de luto pelo qual o país passa, depois da perda do Rei Rama IX, em outubro do ano passado. Em algumas regiões foi suspensa a venda de armas de brinquedo e as festas e eventos tinham hora pra terminar. Nos locais de maior concentração de pessoas foi extremamente proibida a venda de bebida alcoólica e de música. Apesar disso, as ruas foram fechadas e havia policiamento para organizar a comemoração.

Apesar do extremo respeito ao Rei e ao período de luto, os tailandeses não deixaram de comemorar. Muitos costumam viajar para a cidade de suas famílias e a capital Bangkok acaba ficando mais vazia, com um trânsito irreconhecível (e bom!).

Como moro em Bangkok, passei o Ano Novo por aqui e foi uma experiência sensacional. Uma festa linda, com crianças, idosos, gente de todo mundo, todos unidos e participando da brincadeira, com muito respeito e, claro, com um baita sorriso no rosto. Eu, como boa turista, comprei minha arminha de água e encarei as batalhas durante os três dias de festa, literalmente voltando a ser criança.

É incrível poder ver a felicidade com que os tailandeses encaram essa festa, realmente como um período de passagem e renovação, muito comemorado entre as famílias, com votos de agradecimento e prosperidade para o novo ciclo que se inicia.

Para quem tem interesse em conhecer o festival, já digo: Vale muito a pena! Apesar de Bangkok se transformar durante os dias de festa, é uma experiência única e inesquecível, e os bahos de água fria vêm a calhar com o calor louco desse lugar. Agora, é preciso se precaver, guardando celular, dinheiro e documentos em bolsas plásticas, porque quando menos se espera, o banho de água vem e não tem como evitar!

Bom, então é isso. Essa foi mais uma experiência incrível que vivi na Tailândia e recomendo. E já que estamos por aqui, ficam meus votos de Feliz Ano Novo Tailandês, Feliz 2560!
Sa Waa Dee Ka!

Batalha de água nas ruas de Bangkok

Related posts

10 Reclamações de turistas alemães durante as férias

Karina Finke

Curiosidades sobre o Peru

Maria Isabel Camargo

Natal em Bangkok

Bárbara Santos

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação