BrasileirasPeloMundo.com
Tailândia

Explorando um night market em Bangkok

A melhor forma de conhecer um país, para entender seus hábitos e costumes, é visitar lugares frequentados prioritariamente por pessoas locais. Ao conhecer o mercado noturno Ratchada, que no meu ponto de vista é um dos lugares mais interessantes da cidade, a certeza é de que você vai viver uma experiência única, tendo a oportunidade de observar um local típico dos tailandeses.

Como a maioria dos mercados noturnos, ele fica aberto das 18:00h à 00:00, de terça a domingo, e é frequentado por muitos jovens tailandeses  e alguns poucos turistas que estão começando a descobrir o local. A vantagem é que ele fica muito bem localizado, com fácil acesso através do metrô, estação Thailand Cultural Center saída 3, logo atrás do shopping Esplanade, em uma região central de Bangkok.

No Train Night Market, também conhecido como Rod Fai (que significa “trem” em tailandês), você vai encontrar inúmeros corredores com barracas vendendo todo tipo de produtos, na maioria das vezes voltados para o estilo e gosto do público local, com preços muito atrativos. É possível encontrar roupas, acessórios, maquiagem, roupas para cachorro, objetos de decoração, calçados, acessórios para telefone, miniaturas, entre outras excentricidades.

Como estamos falando da Tailândia, é claro que algumas coisas nos surpreendem. Além de passear pelo mercado e ter a oportunidade de experimentar muitas comidas, você também pode separar um tempinho para cortar o cabelo. Isso mesmo! Até salões de cabeleireiro e barbeiros fazem parte dessa louca mistura. Mas o que mais se destaca  sem dúvida é a variedade de comida que pode ser encontrada.

Grande parte da feira é composta por barracas de comida, “street food” e coisas exóticas do ponto de vista ocidental. Passear pelos corredores observando a grande quantidade de opções de frutos do mar, carnes, cogumelos, saladas, frutas, doces e até insetos, e a forma como são servidos pode ser muito mais interessante do que parece. É possível identificar o que eles realmente comem no dia a dia, que na maioria das vezes é muito diferente do que estamos acostumados.

Falando em comida, o que mais chama atenção é a forma inusitada como alguns restaurantes servem frutos do mar. O prato principal é um balde (literalmente) com frutos do mar ao molho. O cliente pode escolher o tamanho do balde e a intensidade da pimenta. O mais interessante é como se deve comer o prato: a mesa é forrada com um papel e aquele mix de frutos do mar é despejado em cima da mesa sem nenhuma cerimônia. As pessoas vestem luvas plásticas e se divertem comendo com a mão, lembrando os tempos medievais. Só lembre-se de tomar cuidado com a pimenta e aproveite a experiência, sem frescura!

O mix de frutos do mar servido no balde (acervo pessoal)

Além da parte da comida, o mercado também oferece várias opções de bares montados no estilo de contêineres, com música ao vivo e decoração moderna. É legal explorar os corredores laterais onde ficam a maioria dos bares, em clima bem agitado. Muitos deles oferecem promoções de happy hour. A decoração no estilo retrô é característica do mercado.

É uma boa opção para quem deseja tomar alguns drinks, conversar e ouvir uma música. Alguns oferecem música ao vivo, mas a maioria do repertório é de música local tailandesa, o que acaba se tornando uma experiência, no mínimo, engraçada. E como de costume, muitos lugares possuem apenas cardápio de bebida, o que não é problema, já que você pode comprar sua comida na feira e levar para comer onde você estiver. A dica é escolher um bar que tenha dois andares, de onde se pode ter uma bela vista das barracas do mercado e aproveitar para tirar algumas fotos.

Bar no estilo “ônibus” no night market (acervo pessoal)

Como já deu para perceber, esse mercado é um ótimo retrato da população e da vida tailandesa. Um local aberto, que mistura tudo que eles mais gostam de fazer: comprar, comer e se divertir. As pessoas passeiam com a família e em grupos de amigos, sentam nos bares para conversar, comem as comidas de rua e aproveitam para fazer algumas comprinhas.

A visita ao local é uma verdadeira imersão cultural, uma enxurrada de informações, cheiros, cores, sabores, sons, hábitos e uma excelente oportunidade para aprender e entender um pouco mais sobre o povo tailandês e sobre o país. É impossível passar por lá sem se surpreender e até hoje, é esse o sentimento que o lugar me traz todas as vezes que volto lá.

Portanto, se estiver por Bangkok, pense nisso. Reserve uma tarde/noite, abra sua cabeça e deixe a cidade te surpreender. O night market Ratchada não vai decepcionar, eu garanto!

Como chegar:

O Night Market fica localizado atrás do shopping Esplanade e a forma mais fácil de chegar é através do metrô. Desça na estação Thailand Cultural Center, saída 3 e caminhe para a esquerda em direção ao shopping. Logo atrás, você encontrará o Ratchada.

Um dos restaurantes que oferece o balde de frutos do mar se chama Kung Tep

Related posts

Carteira de motorista na Tailândia

Ágatha Transfeld

Custo de vida na Tailândia

Ágatha Transfeld

O que fazer com as crianças no período das chuvas na Tailândia

Jonine Brancher

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação