BrasileirasPeloMundo.com
Carnaval Pelo Mundo Suíça

Tem Carnaval na Suíça?

Tem Carnaval na Suíça?

Chegou fevereiro e com ele a saudade do calor, das músicas e das festas de Carnaval, dos bailinhos, dos bloquinhos de rua e da alegria que contagia o Brasil. Acho que essa é uma das épocas do ano que mais sinto falta do Brasil.

Mas estamos na Suíça e como vamos fazer para curtir o Carnaval? Pois é, quando me contaram que aqui tinha festa de Carnaval, a primeira imagem que me veio à cabeça foi um bloquinho de rua, mas não é bem assim, então fui atrás de descobrir como seria o Carnaval suíço.

Na Suíça, conforme a tradição, a temporada carnavalesca começa no dia 11 de novembro, a partir das 11h11 da manhã. Oi? Como assim? Pois bem, nesse dia é celebrado o nascimento do Hoppeditz, um personagem que, de acordo com a história, surge de um pote de mostarda. O Hoppeditz participa das festas até a quarta-feira de cinzas do ano seguinte, quando é queimado e enterrado. Na quarta-feira de cinzas, na madrugada escura, a iluminação pública é apagada e lanternas enormes ilustrando motivos políticos e sociais são acesas. Músicos com flautas e tambores passeiam pela cidade.

As festividades são divididas por cantões (estados) e aqui no lado alemão tem o nome de Fasnacht. Além disso, também são divididas por religiões, nos cantões protestantes, por exemplo, o Carnaval começa uma semana depois dos festejos já terem sido realizados no resto do mundo.

Na Suíça Central, tudo se concentra antes da quarta-feira de cinzas e no fim de semana anterior. Bandas com percussão e instrumentos de sopro desfilam, enquanto os carros alegóricos comentam motivos políticos e sociais.

Como estamos no hemisfério norte e neste período é inverno, as fantasias são pesadas, bem elaboradas e coloridas, cobrem todo o corpo para se proteger do frio e muitas pessoas usam máscaras. O desfile é muito colorido e acompanhado por uma banda que toca um estilo musical bem típico da região, chamado Guggenmusik.

Banda – Imagem cedida pelo site www.swiss-360.com

Todos vão fantasiados. As pessoas que vão assistir também entram na onda e se fantasiam com perucas e maquiagem. Na maioria das cidades os restaurantes ficam abertos e também encontramos muitas barraquinhas de comidas pelas ruas.

As festas mais famosas e conhecidas são as das cidades de Luzern e Basel, mas na maioria das cidades suíças, mesmo naquelas menores, sempre tem um desfile e uma festa de Carnaval. Mas vale lembrar que, apesar de todas essas comemorações, nessa época não é feriado na Suíça.

Outra coisa que me chamou a atenção foi que nos mercados encontrei um doce super tradicional aqui na época do Carnaval, se você não comer nessa época vai ter que esperar o próximo ano para experimentar. É uma massa frita, coberta com açúcar, que lembra muito (quase igual mesmo) a nossa massa de pastel, mas não tem recheio. Encontramos algumas variações de sabores como com açúcar e canela e, vi outro dia no mercado, com cobertura de chocolate. O nome desse doce é Fasnachtschüechli, você encontra em todos os mercados na Suíça. Mas não esqueça, somente no período de Carnaval.

Fasnachtschüechli – Arquivo pessoal

As lojas também decoram um pequeno espaço para vender fantasias, confetes e serpentinas. Mesmo sendo uma festa diferente da nossa, nem melhor nem pior, apenas diferente, as pessoas curtem e se divertem muito.

Carnaval na Suíça

Luzerna – 8 a 13 de fevereiro de 2018

O Carnaval de Luzerna é considerado um dos mais bonitos! Começa na chamada “quinta-feira suja”, às 5 horas da manhã, e termina na terça-feira com o desfile do Montecorso, que simboliza a perseguição dos fantasmas de inverno.

Basel – 18 a 23 de fevereiro de 2018

É o maior Carnaval da Suíça. O evento combina instrumentos musicais únicos, criatividade e performances artísticas. O Carnaval de Basel foi reconhecido pela Unesco como um elemento do patrimônio cultural imaterial.

A comemoração começa na segunda-feira após a quarta-feira de cinzas, com uma procissão de lanternas gigantes e as luzes da cidade ficam todas apagadas. O ponto alto é o desfile de máscaras variadas. Deve ser muito interessante, preciso ir conferir!

Berna – 15 a 17 de fevereiro de 2018

Em Berna, a festa sempre começa na quinta-feira, depois da quarta-feira de cinzas, às 20 horas. Diz a lenda que é nesse horário que o urso, que está preso na Prison Tower (Käfigturm), é acordado do seu sono de inverno de 111 dias, pelo Ychüblete (rufar dos tambores) e então, é liberado. Pessoas vestidas de urso e outras mascaradas saem pelas ruas e restaurantes da Cidade Velha. O Guggenmusik (bandas de músicos de carnaval) faz a rota de 6 quilômetros ao longo dos arcos de Berna com muita música e animação.

No site MySwitzerland, tem a programação do Carnaval em várias cidades da Suíça. Se você estiver por aqui, morando ou de férias, vale a pena se programar para assistir os desfiles e ter uma ideia de como é o Carnaval suíço.

Boa diversão!

Related posts

Vale a pena cruzar as fronteiras da Suíça para fazer compras ?

Janaína Abreu

Visões de uma carioca sobre o Carnaval croata

Debora Pedroni

Dicas de turismo de verão em Tessino na Suíça italiana

Selma Poncini

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação