BrasileirasPeloMundo.com
Empregos Pelo Mundo Psicologia

Terapia online como alternativa para o psicólogo imigrante

Sabemos o quanto é difícil para o psicólogo reiniciar sua carreira em outro país. Ele precisa revalidar seu diploma, realizar cursos específicos, associar-se a determinados órgãos, ter um bom domínio da língua, competir com um profissional nativo, dentre outras exigências a depender do país. Porém, desde o surgimento da internet e o crescente acesso das pessoas aos serviços virtuais, incluindo serviços de saúde de modo geral, a profissão psicologia vem se adaptando e passa a oferecer terapia online, sendo uma ótima opção para o psicólogo imigrante.

A orientação psicológica online é de natureza breve e focal, com duração máxima de 20 sessões, com 50 minutos cada. Diferente da psicoterapia, o objetivo principal desta modalidade de atendimento é trabalhar temas específicos como dificuldades de relacionamento, fobias, timidez, ansiedade, vergonha, medo, tristeza, insatisfação.

A orientação psicológica online é regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), sendo a resolução CFP N° 011/2012 a mais recente. Em seu Art. 1o, reconhece os seguintes serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos de comunicação à distância desde que pontuais, informativos, focados no tema proposto e que não firam o disposto no Código de Ética Profissional do psicólogo:

I. As Orientações Psicológicas de diferentes tipos, entendendo-se por orientação o atendimento realizado em até 20 encontros ou contatos virtuais, síncronos ou assíncronos;

II. Os processos prévios de Seleção de Pessoal;

III. A Aplicação de Testes devidamente regulamentados por resolução pertinente;

IV. A Supervisão do trabalho de psicólogos, realizada de forma eventual ou complementar ao processo de sua formação profissional presencial;

V. O Atendimento Eventual de clientes em trânsito e/ou de clientes que momentaneamente se encontrem impossibilitados de comparecer ao atendimento presencial.

Pixabay

O psicólogo pode prestar orientação psicológica online através de comunicação assíncrona, como o e-mail, ou de comunicação síncrona, como o chat, mensagens instantâneas e vídeo conferência. As ferramentas utilizadas podem ser: skype, whatsapp, sala virtual integrada ao website. O importante é que os aplicativos utilizados na consulta sejam seguros e criptografados para que as informações trocadas entre cliente e terapeuta sejam codificadas e protegidas de pessoas mal intencionadas.

Devemos lembrar que esta área é nova e exige do psicólogo conhecimento sobre todas as questões éticas envolvidas no atendimento online, além da técnica e teoria específica para esta modalidade de atendimento.

Benefícios para o psicólogo imigrante:

  • Atender brasileiros mesmo morando no exterior;
  • Trabalhar no conforto de sua casa;
  • Atender brasileiros que moram em qualquer parte do mundo;
  • Trabalhar com horários mais flexíveis.

Para quem é indicado?

  • Pessoas que precisam de um acolhimento, o que facilita esclarecimentos a respeito de suas questões e o incentivo para buscar um atendimento psicoterápico;
  • Pessoas que apresentam timidez ou fobia excessiva;
  • Brasileiros que moram no exterior;
  • Pessoas com dúvidas diante uma determinada situação e que desejam trabalhar uma tomada de decisão;
  • Pessoas que buscam resolver conflitos pontuais como término de relacionamento, timidez, ansiedade, insegurança, dificuldades de relacionamento, conflitos emocionais, baixa auto-estima, estresse, tristeza, solidão, medos;
  • Pessoas que trabalham em trânsito;
  • Pessoas que trabalham embarcadas;
  • Pessoas que moram em locais onde não tem serviços de um psicólogo;
  • Pessoas que por algum motivo estão impossibilitadas de sair de casa.

Para quem não é indicado?

  • Menores de 18 anos sem a autorização dos pais;
  • Pessoas que apresentam transtornos mentais graves;
  • Casos de tentativa de suicídio.

Quais são os procedimentos para prestar a orientação online?

  • De acordo com o Conselho Federal de Psicologia, os psicólogos deverão estar com seu site cadastrado no Conselho Federal de Psicologia ou fazer parte de um site devidamente cadastrado. Este Conselho, ao autorizar um site, emite uma credencial de autenticação na forma de selo eletrônico, constando: ano de sua concessão e prazo de validade;
  • Estar devidamente inscrito em um Conselho Regional de Psicologia (CRP);
  • Adimplente no Conselho;
  • Sem envolvimento em processos éticos;
  • Elaborar o conteúdo do site de acordo com as exigências da Resolução CFP N° 011/2012.

Procurando por psicólogas brasileiras pelo mundo?

Links úteis para o psicólogo que deseja saber mais informações sobre como proceder para realizar o atendimento psicológico online:

Além de oferecer orientação psicológica online, o psicólogo imigrante pode utilizar a internet como fonte de renda de outras formas. Dentre elas, destacam-se analisar os efeitos da tecnologia no indivíduo; avaliar a dinâmica dos relacionamentos virtuais; analisar a dinâmica do comportamento de uso, pelo indivíduo, de instrumentos tecnológicos; ministrar cursos, workshops, palestras no formato online; gerenciar blogs relacionados a psicologia e gerar renda através dele; criar um canal no youtube com o objetivo não só de criar uma reputação, mas também de gerar renda e atrair novos clientes; criar projetos e negócios online.

Como podemos perceber, a psicologia online é uma área ideal para o psicólogo imigrante. Este mercado de trabalho surgiu a partir de uma demanda social e cabe a nós, psicólogos, utilizar ao máximo o potencial da internet para expandir a nossa prática e ampliar o acesso das pessoas aos serviços psicológicos. E, principalmente, o psicólogo imigrante que não deseja se afastar da sua profissão mesmo que seja temporariamente.

Related posts

Emprego no Uruguai

Adriana Molha

Minha vida como psicóloga nômade digital

Marina Lemos

Adaptar-se não é mudar completamente

Júlia Lainetti

4 comentários

Alex Tavares Maio 22, 2018 at 10:49 am

Parabéns pelo artigo! Para ajudar na atualização com a nova norma… Informo que agora, o psicólogo brasileiro NÃO tem mais limite de número de sessões e pode realizar qualquer intervenção que se enquadre na nova norma publicada pelo Conselho Federal de Psicologia: consultas e/ou atendimentos, processos de seleção de pessoal, utilização de instrumentos psicológicos, supervisão técnica. Veja a Resolução CFP nº 11/2018 aqui: http://psicologoclinico.com.br/novas-regras-da-psicoterapia-online-atendimento-psicologico-via-internet-com-novas-regras-do-conselho-federal-de-psicologia-cfp/

Resposta
Liliana Alves Lopes Junho 9, 2018 at 8:21 pm

Olá, você sabe me dizer se, morando no Brasil, posso atender um estrangeiro que viva em outro país e tenha me encontrado por indicação de um amigo? Ou esta técnica está autorizada apenas para atendimento de brasileiros que estejam no exterior?

Grata, Liliana.

Resposta
Liliane Oliveira Junho 10, 2018 at 4:03 pm

Olá Liliana,
A Marina Lemos infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Nathalia Março 29, 2020 at 6:26 am

Oli, Marina! Fiquei muito feliz em encontrar sua página por ter me identificado muito com sua história. Me formei em psicologia e após isso saí do Brasil. Inicialmente meu sonho era ser “psicóloga nômade”, amo a clínica e desejo muito atender online, porém estou confuso se realmente é permitido. Comecei a pesquisar sobre isso e no site do conselho de psicologia diz que para o psicólogo oferecer atendimento on-line ele deve residir no Brasil. É isso mesmo?
Obrigada!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação