BrasileirasPeloMundo.com
Psicologia

Mulheres em busca de um amor verdadeiro

Este texto vai para todas as mulheres que estão em busca de um amor verdadeiro e para aquelas que permanecem em relacionamentos destrutivos ou não saudáveis.

Muitas mulheres sonham encontrar o amor verdadeiro e viver um relacionamento de conto de fadas. Porém, nunca se questionaram o que realmente significa relacionar-se com o outro e dividir uma vida a dois.

As mulheres criam fantasias românticas a respeito de um casamento ou de um relacionamento. O amor verdadeiro é visto pelo senso comum como algo parecido com os contos de fadas, se  casando, tendo filhos, adquirindo um cachorro, o parceiro lhe tratando como uma princesa.

Não estou dizendo que estas fantasias sejam ruins, mas sim que é preciso também ter em mente a responsabilidade e o compromisso envolvidos no dia a dia. Muitas pessoas pensam mais na decoração da festa de casamento do que como será a convivência e quais comportamentos devem ter para que esta relação se mantenha saudável. Estamos falando aqui de um trabalho de prevenção, porque esperar só melhorar a relação quando ela já está muito desgastada? Com isto quero dizer que acredito no relacionamento e no amor verdadeiro, mas é preciso um compromisso de ambos parceiros para viver este amor, pois o amor não é a base da relação e sim a maneira de nos relacionarmos com o parceiro.

Para ser capaz de amar e ser amado por muitos anos de maneira saudável é necessário esforço e disciplina de ambos parceiros. É uma questão de decidir não agir de determinada maneira que pode chegar a ferir o parceiro ou estragar a relação. Por exemplo, xingar o parceiro, ser egoísta, não elogiar o parceiro ou não tratá-lo de forma carinhosa, não levar em consideração as necessidades do parceiro ou trair o parceiro.

Procurando por psicólogas brasileiras pelo mundo?

Amar é uma questão de decisão e envolve dedicação

No livro “Getting Past Your Breakup and Getting Back Out There”, a autora Susan J Elliott dá dicas que podem ajudar a você garantir um relacionamento mais saudável.

  1. PARA ENCONTRAR A PESSOA CERTA, VOCÊ PRECISA SER A PESSOA CERTA. Antes de se envolver em uma relação, construa sua vida. Resolva coisas pendentes. Seja objetiva em relação ao que deu errado em sua relação passada e nos relacionamentos anteriores. Faça uma avaliação de seus relacionamentos e de sua vida. Assim, você vai descobrir alguns padrões e hábitos que afetaram seus relacionamentos.
  2. PARA SER A PESSOA CERTA E ENCONTRAR O AMOR VERDADEIRO, VOCÊ PRECISA PENSAR EM SEUS LIMITES. Descobrir quais coisas você não suportaria. Traição? Abuso? Bebedeira? Esquecer de ligar? Uma pessoa que não trabalha? Desonestidade? Instabilidade financeira? É importante saber quais são seus limites, pois vai estar mais forte quando for testada. Você vai ser capaz de dizer- “Se tal coisa acontecer, estou fora!” O importante é nao ficar preso em uma relação disfuncional.
  3. O AMOR VERDADEIRO SE COMUNICA DE MANEIRA SAUDÁVEL. Xingar, culpar o outro, criticar o outro constantemente, mentir, acusar o outro, desgasta o relacionamento. Os dois devem aprender a começar as sentenças com “Eu sinto…” ou “Eu penso…” em vez de “Você…” Em uma relação saudável não existem jogos e disputa de poder, a comunicação é honesta.
  4. O AMOR VERDADEIRO PRECISA DE METAS E ASPIRAÇÕES, AMBOS INDIVIDUALMENTE E COMO UM CASAL. Vocês dois têm planos e sonhos em comum e concordam com o futuro. Vocês devem apoiar um ao outro para alcançar tanto as metas individuais e como casal. É importante conversarem sobre o cada um sonha para o futuro e o quanto podem apoiar um ao outro para atingir as metas.
  5. PARE DE AGIR COMO VÍTIMA. Pare de pensar que não tem controle sobre o que acontece com você. Seja responsável pelo que acontece com você, tome o controle sobre si mesma e sobre sua vida. Não é outro que faz sua vida ficar ruim, é você que permite que o outro faça sua vida ficar ruim. Então, viver a vida como vítima não é atrativo para pessoas saudáveis.
  6. VIVA COM PROPÓSITOS. Tenha momentos para você. Um momento em que pode pensar em sua vida, relaxar, meditar. Meditação não é so aprender a sentar em um travesseiro e meditar. É viver o dia a dia, é viver a cada momento o melhor possível, aprender a silenciar a mente e concentrar no aqui e agora. Por que não aproveitar e estar consigo mesmo nem que seja 20 minutos por dia?
  7. SABER QUE O AMOR VERDADEIRO NÃO MACHUCA CONSTANTEMENTE. Todos sabem que é natural ocorrer crises, desintendimentos e decepção em qualquer relacionamento, mas em um relacionamento saudável isto não acontece frequentemente. O amor verdadeiro não é algo fácil, mas tendem a fluir naturalmente porque ambos se comprometem com isto. O amor verdadeiro não faz a sua vida ficar mais difícil constantemente, não transforma tudo em argumentos, não estraga a sua felicidade diária, não joga ou manipula. Pessoas saudáveis se recusam a viver desta maneira.
  8. O AMOR VERDADEIRO NÃO FAZ VOCÊ SE SACRIFICAR DAS COISAS QUE AMA. Se alguém está pedindo para que se afaste das pessoas que ama ou de alguma maneira manipula este afastamento, isto não é saudável.
  9. O AMOR VERDADEIRO APARECE QUANDO VOCÊ SE AMA DE VERDADE. Quando você tem amor próprio, se posiciona em uma relação de maneira mais positiva e escolhe parceiros que te fazem bem e não fica presa em uma relação disfuncional. Você deve ser tratada com respeito independente do tipo de relação que tenha com os demais.

Se as pessoas entendessem do que se trata o amor verdadeiro, seria menos inclinado a se envolver em relacionamentos disfuncionais ou sair de relacionamentos saudáveis. Use seu tempo fora de um relacionamento com sabedoria, para construir o que você precisa para estar em um relacionamento saudável.

Related posts

Saúde Mental dos imigrantes

Vanessa Coelho Trajano

Mudança de vida: Como usar a ansiedade a seu favor

Debora Pedroni

Como dizer adeus sem se culpar quando perdemos alguém no Brasil

Verônica Ferreira Iwarson

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação