BrasileirasPeloMundo.com
Empregos Pelo Mundo EUA

Trabalhar nos Estados Unidos

Recebo frequentemente e-mails de pessoas me perguntando sobre como devem fazer para viver e trabalhar nos Estados Unidos. Pois saiba que mudar para os Estados Unidos não é difícil: defina
seus objetivos, faça muita pesquisa sobre onde morar e tenha um pouco de dinheiro. Mas por onde começar? Afinal, quais são as opções de um Brasileiro que queira se mudar para os Estados Unidos?

Abaixo eu listo algum destas opções:

• Venha passar uma temporada como estudante. Você pode fazer um curso de inglês (dicas aqui), procurar um curso que complemente seus estudos no Brasil ou ainda uma pós-graduação ou mestrado. Para estas últimas opções, seu inglês deve ser fluente pois será necessário a aprovação em alguns testes, como o TOEFL. Também será necessário pagar o curso e provar para o consulado americano que você tem condições de se manter durante todo o período do curso – e ainda provar que irá voltar ao Brasil. Neste caso você virá com um visto F1.

• Se você se formou recentemente numa universidade, você pode participar de um programa de estágio ou trainee numa empresa Americana. Existem empresas no Brasil que fazem a intermediação entre o candidato e o empregador, tais como a Aiesec ou a STB (Student Travel Bureau). O custo do programa, pelos site da STB, é de $ 3.500, mas você participará de um programa de treinamento de 6 a 18 meses de duração, e será remunerado. O tipo de visto, neste caso, é o J1, o mesmo usado para Au Pairs ou médicos em treinamento.

• Participar do Programa Ciência Sem Fronteiras. Criado pelo Governo Brasileiro, este programa visa levar estudantes Brasileiros da área de ciência e tecnologia a estudarem em outros países (não somente EUA, mas diversos países Europeus). É necessário ser fluente no idioma – aliás, li recentemente várias matérias a respeito, onde estudantes foram enviados sem o nível adequado do idioma, e isto está dando o que falar! E se o programa tinha a intenção de levar estudantes de todos os níveis sociais, esbarrou no velho problema– quantos alunos universitários no Brasil têm a fluência no Inglês necessária para cursar uma faculdade fora? Poucos, infelizmente! No próprio site do Programa você encontra um link que disponibiliza um curso de inglês para estudantes de graduação ou pós graduação, promovido pelo Ministério da Educação e pelo Capes. O programa chama MEO – My English Online. O visto necessário para o Programa Ciência sem Fronteiras também é o J1 e o governo Brasileiro paga uma bolsa de $ 300 mensais como ajuda de custo.

Lista de vistos para morar nos Estados Unidos

Mas se mudar para os EUA não é tão complicado, arrumar emprego aqui estando ainda no Brasil é quase impossível, a não ser nos casos em que a pessoa já trabalhe em uma empresa e acabe expatriada. Dificilmente uma empresa aqui nos EUA irá dar atenção ao seu Currículo (CV) se você já não tiver autorização para trabalhar. Isto significa ter um EAD (Employment Authorization Document- ou Documento de Autorização de Trabalho) associado ao seu visto (que não poderá ser de turista) ou um Green Card (aquela famosa carteirinha que já virou até nome de filme com o ator Gerard Depardieu).

Mas se você já tem autorização para trabalhar e está procurando emprego, pesquise muito em sites como o Monster, Indeed, Simplehired, Elance, Careerbuilder ou Glassdoor. Nestes sites você pode fazer buscas e receber as ofertas de novos empregos por email. Faça um bom CV em inglês e uma carta de apresentação resumindo suas habilidades.

Estima-se que cerca de 2.5 milhões de brasileiros vivam no exterior, sendo que cerca de 1 milhão somente nos EUA (dados do Ministério das Relações Exteriores – você pode acessar a íntegra da pesquisa aqui). Mas sabe-se que é muito difícil identificar este número com precisão, pois não é segredo algum que muitos brasileiros chegam aqui com visto de turista e acabam ficando mesmo depois do visto expirar. Acabam arrumando um emprego no mercado informal e se tornam um imigrante ilegal indocumentado (o termo ilegal não é considerado “politicamente correto”!). Uma forma nada fácil de começar a vida em um novo lugar – você não poderá obter um Social Security, dificilmente conseguirá tirar uma carteira de motorista – e neste país, com a exceção de algumas cidades, sem dirigir a sua situação fica bem difícil – e vive no mercado informal de trabalho. Nãopoderá visitar a família no Brasil – pois se sair dos EUA, não conseguirá mais voltar. Mas como dizem lá no Brasil, cada um sabe “onde o calo aperta” e tem suas razões para decidir imigrar desta forma para os EUA.

Pesquise bastante e escolha a melhor forma para você!

Related posts

Curiosidades sobre o Halloween nos EUA

Lorrane Sengheiser

Cupons de descontos nos EUA

Renata Salas Collazo

O sonho de morar em Los Angeles

Raiane Rosenthal

24 comentários

Cristiane Leme Março 25, 2014 at 12:45 pm

Ótimas dicas, principalmente com tudo o que se está vivendo no Brasil e as pessoas buscando alternativas para viver com mais dignidade, já que está difícil mudar as coisas no país. Gostei muito da forma como você colocou, e também ficou bem didático pros que ainda acham que a única maneira de entrar nos EUA é cruzando ilegalmente a fronteira. Parabéns, Monica!

Resposta
Monica Bateman Março 25, 2014 at 6:03 pm

Obrigada Cristine! eh isso ai, existem muitas formas de se mudar para ca legalmente! Bjs

Resposta
Nathalia Março 25, 2014 at 2:10 pm

Oi, adorei suas dicas e eu e meu marido temos uma dúvida, será que vc poderia nos ajudar?
Se eu vender tudo aqui no Brasil e quiser abrir uma franquia nos EUA , vamos dar o exemplo tipo: MAC DONALDS, eu iria ate ai compraria a franquia , isso me da direito de viver nos EUA??
Estamos pensando seriamente em abrir franquia e queria saber se isso é viável mesmo e se vale a pena, ou se é história sabe ?
Obrigada
Nathalia

Resposta
Monica Bateman Março 25, 2014 at 6:08 pm

Oi Nathalia, tudo bem?
O ideal seria voce consultar um advogado especializado na area, mas vou te falar o que eu sei. Se voce investir U$ 1,000,000 (sei que este valor pode ser menor, dependendo da area de investimento) e dar emprego a 10 Americanos, voce pode aplicar para o Green Card. O link com detalhes esta no site do USCIS: http://www.uscis.gov/green-card/green-card-through-job/green-card-through-investment. Isto vale para o investidor, esposo(a) e filhos(as) menores de 21.
Espero ter ajudado!

Resposta
Cris Rivera Março 25, 2014 at 9:32 pm

Parabens, sua informacao e de muito valor Obrigado,successo, Cris

Resposta
Monica Bateman Março 26, 2014 at 3:14 pm

Obrigada por acompanhar o blog, Cris!

Resposta
Ana Cristina Kolb Março 26, 2014 at 12:52 am

Otimo texto Monica,:objetivo, completo, informativo, escrito com muita propriedade! Importantissimo as pessoas se conscientizarem que mudar de pais requisita preparo, tempo de planejamento, informação, pesquisa e acima de tudo tempo pra se organizar e fazer as coisas como devem ser feitas, conscientemente e legalmente! Eu acho a experiência de viver em outro pais super valida e enriquecedora, entretanto acho sempre valido as pessoas conhecerem o pais destino antes de tomar esta decisão, tenho a impressão que as pessoas no Brasil acham que mudar de pais vai resolver todos os problemas delas e não é bem assim. Parabens pelo texto! Outro ponto importante nos EUA, é a região pois por ser um pais gigantesco, as culturas locais são bem diferentes assim como o estilo de vida e oportunidades. Vi que a taxa de desemprego a nível nacional caiu de 10% em 2010 para 6.7% 2014, variando regionalmente entre 8.7% e 3.1 %, Achei também interessante este links : Ignore unemployment rate, http://online.wsj.com/news/articles/SB10001424052702303496804579364852603962422! Bjus 🙂

Resposta
Giuliana Braga Março 26, 2014 at 2:55 am

Otimo texto Monica! Nathalia, acho que nesse caso o visto de investidor e necessario. Pesquise!

Resposta
Monica Bateman Março 26, 2014 at 3:15 pm

Obrigada, Giuliana! Bj

Resposta
Felipe Argollo Março 26, 2014 at 7:46 am

Parabéns pelo post! Só nao entendi quando vc diz que se a pessoa tiver uma autorização para trabalho, ela podera entrar em alguns sites de emprego como o Monster…. Pelo que eu saiba a pessoa so pode conseguir a autorização para trabalho somente quando ja tem o empregador?? Como a pessoa pode ter a autorização para trabalho antes de conseguir o emprego? Será que vc saberia esclarecer? Obrigado

Resposta
Monica Bateman Março 26, 2014 at 3:19 pm

Ola Felipe. Em alguns casos voce pode obter a autorizacao de trabalho sem ter o empregador. No meu caso, quando nos mudamos para NY, viemos com um visto L1 (meu marido) e eu com o L2. Com o L2 em maos eu pude pedir a autorizacao de trabalho, e ai sim procurar emprego. Este link tem mais detalhes: http://www.uscis.gov/i-765.
Espero ter ajudado!

Resposta
Katia Abril 28, 2016 at 8:57 pm

Qual o custo da autorizacao de trabalho (EAC – employment authorization card)? Mais ou menos.

Resposta
Ann Moeller Abril 29, 2016 at 5:44 am

Ola Katia, a Monica não colabora mais com o BPM. Siga os textos das outras colunistas dos EUA, são várias. Equipe BPM

Resposta
Tati Sato Março 26, 2014 at 1:17 pm

Oi Mô! Ótimas dicas para quem quer morar no exterior. Aliás, acho que todas as dicas do Brasileiras pelo Mundo bem interessantes e válidas porque damos uma sugestões de como se pode viver no exterior de forma legal.
Quando era jovem (falou a voz da maturidade e experiência! Haha), não conhecia as opções disponíveis!
Show!
Beijos

Resposta
Monica Bateman Março 27, 2014 at 1:06 pm

Oi Tati! Amei o “quando era jovem” LOL…….Bjs

Resposta
Emilia Hanashiro Março 27, 2014 at 11:22 pm

Ótimas dicas e oportunidade para quem pensa em estudar fora, parabéns.

Resposta
heyka Junho 30, 2014 at 12:29 pm

estive duas veze nos eua gostei muito de la meu sonho é viver ali mas não sei que tipo de visto posso pedir para viver lá tive isto de turista e nucnca fui ilegal mas não me deramde novo foi negado mas não tenho nenhum problema la o que faç[email protected]

Resposta
Carolina Abril 5, 2015 at 6:16 pm

Olá Monica, preciso muito de uma ajuda, meu marido e eu pretendemos estudar inglês na Florida, para em seguida tentarmos uma universidade, hoje temos o visto de turista, é possível mudarmos para o J1 estando no estados unidos? Queremos começar com um curso gratuito de 4 meses, o que acha?

Resposta
Anderson Marcelo Ferreira Abril 8, 2015 at 12:29 am

Olá Mônica

Hoje resido em Houston TX faz 3 meses, deixei meu trabalho no Brasil para acompanhar minha esposa que foi transferida pra cá por uma multinacional do petróleo e vivo um grande dilema, meu Inglês não é o suficiente, vim com uma base boa do BRASAS e estou estudando em uma escola aqui, tive muitas dificuldades por causa da língua, tirei meu SSN, meu Driver’s License será finalizado com a prova prática no próximo dia 28 e minha autorização para trabalho está em processo faz 25 dias, apesar de minha esposa me dar um bom suporte não estou confortável com isso e preciso conseguir um trabalho logo, não sou formado pois deixei minha faculdade de engenharia pela metade em Macaé-RJ mas tenho nível técnico e muita experiência com petróleo e muitas outras habilidades.
Apesar de não ter autorização para trabalho estou procurando uma oportunidade em todo tipo de segmento e só consegui uma entrevista que seria marcada para o dia do meu comparecimento no Driver’s License que inclusive foi adiado, o que me impediu de poder aceitar o convite da entrevista e estou aguardando uma semana para ver se retornam.
Gostaria de saber de você quanto tempo pode demorar essa autorização para trabalho, já que recebi mais uma carta depois de 10 dias me informando que está “in process”.
Desde de já agradeço por qualquer ajuda, inclusive orientações para uma oportunidade de trabalho.

Resposta
Diana Bellucci Dezembro 29, 2015 at 1:27 am

Gostei muito da informações. Sou arquiteta e gostaria de saber como faço prá fazer uma faculdade de arquitetura nos Estados Unidos, estou bem em dúvida se faço novamente a faculdade ou se faço um mestrado. Pois gostaria muito quando for morar por aí trabalhar na minha área.

Resposta
Angelica Anaira Abril 11, 2016 at 8:25 pm

Obrigada pelas informa’coes. Eu tenho duvidas…
Se eu tenho o visto de turista, como posso conseguir um de trabalho?
a) melhor fazer isso no brasil?
b) melhor conseguir um emprego primeiro e a empresa aplicar?
c) isso demora muito tempo?

Resposta
Kamilla Outubro 22, 2016 at 3:13 pm

Olá Mônica, tudo bem?
Gostei bastante do seu site, muito interessante..
São assuntos difíceis de encontrar algo na net que falam sobre isso.
Enfim, estou com uma dúvida e talvez você tenha conhecimento e possa ajudar.
Você sabe quanto tempo a pessoa é obrigada a morar no Brasil depois de ter participado do programa ciências sem fronteiras com o visto J-1?
Pelo Capes falam que é o mesmo período que eu fiquei em outro país estudando, e pela lei do Brasil, você sabe se é o mesmo período?
Pois arrumei um trabalho fora e não sei se posso aceitar.
Desde já obrigada!!

Resposta
Cristiane Leme Outubro 23, 2016 at 7:31 pm

Olá. A Monica parou de colaborar com o BPM mas temos diversas outras colunistas nos EUA. A Lorrane tem vários textos sobre vistos e permissões nos EUA, dê uma consultada ou procure textos mais recentes sobre o país para redirecionar sua pergunta para uma das colunistas na ativa.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
monica godoi borges Agosto 20, 2017 at 9:45 pm

Ola ,Monica minha chara kkk,trabalho no Brasil como confeiteira a 5 anos na mesma empresa mas sonho ir para os USA para aprimorar meu conhecimento,tenho 44 anos ,gostaria de saber se ha alguma agencia q possa me encaminhar como devo fazer ,tenho q estar cursando faculdade e e quero tambem fazer um bom curso de ingles,por onde posso começar,agradeço…

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação