BrasileirasPeloMundo.com
Áustria Turismo Pelo Mundo

Turismo durante a primavera na Áustria

Caras leitoras e caros leitores!

O tempo ruim está deixando lugar para a primavera na Áustria chegar de leve, trazendo todas as suas belezas, seu sol em maior quantidade, suas flores abundantes e coloridas e a melhora do humor inclusive!

Hoje, deixarei 5 lugares pra se visitar no país, se você quiser entrar no clima austríaco de primavera. A Áustria, a qualquer tempo é linda, mas na estação das flores, ela fica deslumbrante!

O povo, em geral, aos primeiros raios de sol, já sai correndo rumo às floriculturas para comprar insumos, sementes, vasos, mudas e iniciar os primeiros trabalhos de jardinagem do ano. Aqui, não é comum se ter um jardineiro para o cuidado básico do pátio. Eles existem, mas geralmente são contratados para trabalhos de ordem mais pesada, do tipo corte de árvores grandes, preparo do gramado para a nova estação, poda de galhos ou vegetação alta, enfim. As tarefas normais, corte de grama e cuidado das flores, plantas ou hortaliças, são feitas – na imensa maioria das vezes – pelos proprietários dos jardins. É lindo de se apreciar as casas com florzinhas nas janelas e em seus gramados. O austríaco tem muito orgulho de seus jardins na estações mais quentes.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Áustria

Muito bem, feita essa introdução, vamos ao que realmente nos interessa hoje: belos lugares para se apreciar a primavera na Terra de Mozart.

HALLSTATT :

Fonte: Pixabay

Conhecida mundialmente por ter sido eleita, inclusive, um dos 10 lugares mais lindos do mundo para se visitar, Hallstatt é a cidadezinha de “boneca” da Áustria. É patrimônio da humanidade e de beleza idílica sem igual. O local fica no Estado de Salzburgo, na região de Salzkammergut (onde foram feitas algumas tomadas do filme A Noviça Rebelde).

Além da beleza natural e arquitetônica, Hallstatt tem muita história para contar. Há as minas de sal, que tornaram a região riquíssima em tempos passados e muitos atrativos turísticos.

Sugiro uma visita na primavera em razão do altíssimo número de visitantes que ocorre no verão. Fica quase impraticável caminhar pelas ruas estreitas milenares ou tentar estacionar o carro em qualquer lugar próximo ao centro histórico, caso você alugue um. Na primavera, ainda é possível de se apreciar o local com certa displicência (no bom sentido da palavra), sem preocupação com horário ou fila de restaurante.

A cidade é tão famosa que arquitetos chineses vieram visitá-la para construírem uma igualzinha, lá na China.

Os preços de souvenirs, preços nos restaurantes, nas lojas de vestimentas e de produtos típicos costumam ser um pouquinho mais “salgados” do que nos lugares de turismo comum, por isso, se você pretende passar o dia ou até mesmo pernoitar, sugiro que faça uma busca prévia na Internet (site linkado acima como “Hallstatt”) dos locais que deseja frequentar a fim de não se surpreender de última hora.

Vale muitíssimo o passeio e a atmosfera do lugar, sobretudo quando o tempo está firme e o sol brilhando!

SCHÖNBRUNN:

Fonte: Pixabay

Parada obrigatória para quem visita a capital, o palácio de Schönbrunn era a residência de verão, da monarquia Habsburgo, dentro de Viena. Seu interior é belíssimo e guarda um mundo de História e cultura, como, por exemplo: a sala onde Mozart tocou para a nobreza, pela primeira vez, aos 6 anos de idade ou por ser o local de nascimento de nossa imperatriz Dona Leopoldina.

Afora o acervo cultural, Schönbrunn tem jardins belíssimos cuja entrada é grátis! O cuidado de Departamento de Jardins da Áustria é extremo e a beleza dos canteiros e da vegetação é um presente aos olhos.

Para quem vai com pequenos, o parque zoológico – situado dentro dos muros do palácio – é uma atração imperdível. Note-se que esse foi o primeiro zoo do mundo, inaugurado ainda quando os Habsburgo ali habitavam.

Apaixone-se pelo por do sol visto da Gloriette – colina do palácio -, que possibilita, ao mesmo tempo, uma belíssima vista de Viena!

VOLKSGARTEN: 

Fonte: Pixabay

Situado na área central de Viena, o “Jardim do Povo” é especial nessa época do ano, porque conta com uma ala inteira apenas de roseiras de todas as espécies possíveis. É de uma beleza e um colorido ímpares. Vale sentar em um dos seus vários bancos para ficar apreciando a generosidade da natureza e – novamente – o cuidado do Departamento de Jardins da Áustria.

Como é um parque público, a entrada é livre. A sua frente está a sede do Parlamento austríaco e, às suas costas, está a sede da Presidência da República e a Chancelaria do Primeiro Ministro. Pode-se fazer, dali, vários roteiros a pé pelo centro de Viena.

SALZBURGO:

Fonte: Pixabay

Cidade natal de Mozart e palco das filmagens da Noviça Rebelde, Salzburgo encanta pela atmosfera histórica e cultural. No verão, ocorre o famosíssimo Festival de Teatro: a cena cultural é elevada ao máximo com intensa programação, o que aumenta o coeficiente de turismo também ao máximo.

Dentre as tantas atrações, ponto obrigatório é a casa onde nasceu Mozart e, para quem vai levar seus pequenos, vale a visita no Museu do Brinquedo.

Vale lembrar que Salzburgo, após Viena, é uma das cidades mais caras da Áustria para se visitar. Se você decidir se hospedar no centro, procure com cautela e verifique bem os preços, que, nessa região, costumam ser bem “salgados”.

A dica que deixo é se hospedar nos distritos ao redor de Salzburgo e rumar ao centro de ônibus ou carro.

Fica aqui uma sugestão de hotel. O ônibus passa na frente do hotel e pára no centro da cidade: Hotel Kamml.

Ah, e se você aprecia cerveja, não deixe de visitar a Cervejaria dos Monges Agostinianos (Augustiner Bräu). Cerveja da melhor qualidade produzida desde 1621. Sente do lado de fora, no Biergarten e bom proveito!

As Cantinas de Viena:

Fonte: Pixabay

O distrito mais nobre de Viena, após o Primeiro Distrito, chama-se Grinzing e é o Décimo Nono Distrito. Lá também estão localizadas as melhores cantinas produtoras de vinho da cidade.

O vinho austríaco é excelente e uma visita a esses lugares é essencial. Ali, você consegue compreender um pouco da alma do povo. São servidas comidas e bebidas típicas e o ambiente é familiar no sentido real da palavra, ou seja, você verá turistas, moradores, crianças, vovós e vovôs, juventude, enfim. Um mix.

Repito o mesmo que já mencionei quanto à cervejaria em Salzburg: sente-se no Biergarten, do lado de fora, e aprecie a gastronomia, a atmosfera e o tempo ao seu redor.

Deixo como dica a Cantina “zum Berger“. A comida é boa, os vinhos, excelentes e a música típica vienense, tocada ao ar livre, entre as mesas – quando há apresentação -, é o ponto alto do lugar.

Renda-se ao que a Áustria tem a lhe oferecer durante a estação das flores!

Bom passeio!

Related posts

Glasgow é verde até no nome

Narister Oliveira

Apresentando a cidade de Lille na França

Regiane Legras

Vivendo no paraíso: Ilhas Maldivas

Marcela Ito

2 comentários

Eduardo Menezes Setembro 7, 2019 at 1:08 am

Olá, Ana. Tudo bem? Parabéns pelo ótimo post! Eu tenho uma viagem marcada para a Áustria dos dias 15/04/20 a 30/04/20. Você acredita que eu consigo aproveitar bem a região dos lagos (Salzkammergut) próximos de Hallstat? O que eu devo esperar do clima e da cor dos lagos? Não me importo com frio, só acho ruim quando se está nublado ou chovendo e os lagos não ficam esverdeados. Agradeço se puder me ajudar, pois dependendo da resposta, vou concentrar meu tempo em outras regiões. Obrigado.

Resposta
Ana Dietmüller Setembro 10, 2019 at 9:51 am

Alô, Eduardo.

Obrigada por ler e comentar.

O clima em abril já vai melhorando em relação ao que foi o inverno, mas ainda não é firme, ou seja, já peguei inclusive neve nesse mês. Existe um ditado em alemão em que eles dizem: “April macht was er will”, ou seja, abril faz o que ele quer. É exceção nevar, mas pode acontecer. Chuvas não são tão frequentes como as conhecemos no Brasil. Quando ocorre, chove um dia, dois, depois para.

Mesmo que o tempo esteja ainda frio (pela manhã, em muitas localidades, pode fazer negativo), recomendo a visita. São locais lindíssimos e, claro, tendo sol, tudo se abrilhanta.

Te deixo o AccuWeather Austria (https://www.accuweather.com/en/at/hallstatt/23679/weather-forecast/23679). Assim, quando chegares podes ter uma ideia mais real de como o tempo estará se comportando e, com a previsão para alguns dias, consegues decidir se vais para lá ou não.

Abraço e muito bom passeio!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação